[Resenha] Névoa

Névoa
Título Original: Mist (Mist #1)
Autor(a): Kathryn James
Editora: Farol Literário         Páginas: 336
Lançamento: 2013              ISBN: 9788562525759
 ||Compare & Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
NEVOAcapaWEB

Você já ouviu falar das Garotas Perdidas? Elas entraram no bosque e nunca mais retornaram...  Meia-noite, uma névoa assombrada com uma má reputação. Uma festa de aniversário e Nell está tentando manter sua irmã fora de perigo. Sem chance. Gwen desaparece na névoa. Apenas Nell tem uma pista de quem pode ajudar a desvendar o sequestro: o misterioso e atraente menino que ela conheceu no colégio, o menino que ela pensou que fosse seu amigo... Evan River. Todas aquelas histórias que Nell ouviu de sua avó, contos de fadas sobre meninas sendo capturadas por criaturas mágicas... São verdadeiras. Essas criaturas conhecidas como Elfos são belas, ferozes, frias, e elas querem o seu mundo de volta. Uma batalha tem sido travada há séculos. A avó de Nell faz parte do grupo de Observadores e foi uma das responsáveis por prender os Elfos em campos de ferro isolados na Sibéria. Somente Evan, seu fanático irmão Fen e algumas crianças Elfas ainda continuam livres. Os Elfos querem vingança e agora mantêm Gwen aprisionada em uma fortaleza protegida pela névoa. O preço para o seu retorno seguro? A libertação de todos os Elfos — mas os Observadores nunca irão concordar com isso.
Elfos são criaturinhas traiçoeiras, e depois de saber pelas amigas que Névoa era um livro fofo, resolvi conferir se os elfos estavam mais bonzinhos. 

Névoa é o primeiro volume da série Mist, de  Kathryn James publicada no Brasil pela Editora Farol Literário, é uma história que conseguiu me capturar logo nas primeiras páginas e mesmo querendo saber qual seria o desfecho reservado para personagens tão cativantes, eu não queria que o livro acabasse, tão boas foram as horas que passei com ele. 

Nell é uma garota bem diferente, enquanto sua irmã Gwen é a popular, a garota que todos seguem e imitam, Nell faz de tudo para ser o oposto, para fugir do estereótipo que a irmã carrega. Para muitos ela é apenas a irmã de Gwen, mas não se enganem, ela é dona de uma personalidade única, que nem de longe se deprime por não ter o status de Gwen, chega a ser divertida a maneira que ela não dá importância aos comentários maldosos das pessoas. Na verdade ela até liga, mas não para fazer o que os outros querem...

As irmãs vivem em uma cidade cercada por um bosque sombrio, que alimenta muitas lendas locais, não é aconselhável ir lá durante a noite, mas Gwen quer comemorar seu aniversário na mata, ao redor de uma fogueira,  e mesmo a mãe proibindo a festa, ela vai escondida. Nell segue a irmã, pois quer que a mesma fique em segurança, contudo um ataque surpresa separa o grupo e Nell vê a irmã ser levada por uma criatura mítica, que para ela era apenas parte de um conto de fadas. Surge na mente da menina uma história contada pela avó, das garotas perdidas levadas por um Elfo-Rei através da névoa que cerca o bosque. A história de ninar virou sua realidade, e como ninguém acredita em tal fantasia, ela vai ter que ir sozinha salvar Gwen.

Narrado em terceira pessoa este livro é leve, mas também consegue ser sombrio quando necessário, possui uma mistura perfeita, de aventura, mistério e um sutil romance, mesclado com trechos de lendas, é uma viagem através de um mundo mágico, encoberto por uma densa névoa.

Nell é curiosa e persistente, isso percebemos logo nas primeiras páginas, cada vez que cisma em mostrar que nada teme, podem se preparar para boas risadas, seu jeitinho irreverente é cativante e não há como não cair em seu encanto. Uma menina de treze anos que mostra um amadurecimento e discernimento muito grandes, mais do que qualquer pessoa na trama e vai até o fim de sua jornada para salvar a irmã. Porém o tempo é curto, apenas vinte e quatro horas, assim, somente muita astúcia poderá ajudar.

Nossa protagonista não está sozinha em sua jornada, ele segue  nela com Evan River, um garoto misterioso que a cercou nos últimos tempos e tornou seus dias mais interessantes, ele é controverso e me confundiu diversas vezes, eu não sabia se ele era mocinho ou bandido, e no final vai de cada um julgar este fato, pois a história de Evan justifica suas ações. Mas ele é um fofo, não poderia ser outra pessoa junto com Nell, mesmo não confiando nele, dá vontade de confiar.

Nell descobre em sua busca muito mais que um sequestro, encontra uma batalha entre elfos e humanos travada há muitos anos e para sua maior surpresa, sua avó excêntrica, faz parte disso. Quando descobrimos cada detalhe sobre este problema entre humanos e elfos dá um aperto enorme no coração, eu fiquei muito furiosa com tanta crueldade e egoísmo, seria tão bom que houvesse paz entre estes seres, isso facilitaria muito a relação de Nell e Evan que caminha para algo mais forte que uma amizade.

As páginas de Névoa voam, é tanto conteúdo inovador e criativo em cada linha, que eu fiquei surpresa, não é apenas uma história de fantasia para jovens, é algo além, que trabalha elementos de suma importância, como preconceito, amizades, confiança, auto-estima, esperança e amor. É rico e consegue transmitir uma mensagem singular, mas de maneira sutil, que mexe com você de maneira positiva, escrito de maneira inteligente, feito mesmo para encher seu coração, é doce e sincero. A ambientação é perfeita, cria um mundo mágico para o leitor com maestria, é um livro que te permite viajar aos seu cenário.

Com uma heroína que cresce a cada virada de página, guiada por seu imenso coração, Névoa termina de maneira exemplar, deixando o leitor satisfeito com a conclusão desta aventura inicial, mas com um gostinho de quero mais pelo que virá pela frente, a autora deixou a porta aberta para uma aventura mais eletrizante e nos deu um vislumbre de um romance promissor.

" Cuidado com os Elfos, minhas crianças. Não sejam iludidas por eles. São belos como a luz das estrelas, ferozes como lobos e frios como o gelo." Contos Populares Misteriosos. Druscilla Church, Sociedade Britânica de Folclore.




















2leep.com

40 comentários:

  1. Oi Cida,
    eu não conhecia o livro, mas gostei. Não parece ser muito meu estilo de leitura, mas curti a história.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Que resenha incrível. Eu queria ler esse livro antes e agora quero mais ainda depois da sua resenha. Ainda tenho um pé atrás, vou admitir, porque não gosto de elfos, tenho um pouco de medo básico deles. Sim, tenho medos bizarros UAHSUAHSAUS Que bom que gostou do livro :)

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, eu mudei de ideia em relação aos mesmos depois deste livro.

      Excluir
  3. Oie flor!
    Estou com Névoa aqui pra ler, não vejo a hora de me jogar neste mundo fantástico, que como você disse é misterioso e intenso e que podemos acompanhar o amadurecimento de algumas personagens!!! A capa dele é maravilhosa!! Amei o fato da autora inovar com um mundo fantástico que é dos elfos!!! Preciso ler o mais rápido!!!

    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  4. Eu sou doida para ler esse livro desde que ele saiu há algum tempo. Adoro histórias desse tipo e a sinopse dele me pegou, mesmo que as pessoas digam que tem muito dos elementos infantis nele. Fazer o que se sou apaixonada por literatura infanto? Acho que gosto justamente por causa desses valores básicos que são agregados a ele.
    Quero ler já!

    bjs
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida, muito legal saber que o livro te capturou nas primeiras páginas, isso é um diferencial.. Preciso ler este livro, comprei ele na bienal e até hoje não li e não sei bem porque, não costumo ler sobre esses seres...
    Adorei sua resenha!!

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/04/resenha-o-comeco-de-tudo.html

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro elfos!
    Gostei muito do enredo do livro, sua resenha me fez ficar curiosa.
    E a capa é linda!

    ResponderExcluir
  7. Oie Cida =)

    Embora eu já tenha visto a capa desse livro em alguns blogs e até mesmo na livraria, essa é a primeira resenha que eu leio. E bem ... fiquei morrendo de vontade de ler o livro agora rs... Isso não se faz viu!

    Adoro elfos (mesmo quando eles são um pouco maus rs...)

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  8. Own Cida, esse livro é tão lindo, fiquei até arrependida de ter lido rápido demais! É uma aventura rica e doce, adorei a coragem e inteligência da Nell e o fofo do Evan =) Estou impressionada com a consistência das publicações da Farol, até agora não me decepcionei em nenhuma leitura!!
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis! Sua recomendação mais uma vez foi certeira, amei o livro, a protagonista tão forte e inteligente foi um presente.

      Excluir
  9. Oi Cida tudo bem, eu também adorei esse livro, a sua resenha resume ele perfeitamente, é um livro agradável de ler e estou ansiosa esperando o segundo livro para ler!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  10. Névoa parece ser muito bom. Adoro livros de fantasia, mas nunca li nada sobre elfos, então estou super curiosa para conhecer essa história.
    Nell parece ser uma personagem bem forte e ainda bem que ela é diferente da irmã rs Parece ter uma narrativa bem envolvente e ter algumas partes misteriosas e sinistras na medida certa =)
    Além disso, a capa é linda! Espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  11. já conhecia o livro e acho a história interessante. O que conta mais ponto ainda à favor é o fato de ter mistério. Amo mistério <3 haha A capa é linda e remete à história do livro. Mt bacana.
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida, primeiro de tudo: AMO ESSA CAPA!!!
    Ela é linda demais!
    Ainda não li mas adorei essa ideia diferente... Elfos malvados!!! OMG!!!
    Ainda não comprei porque o preço é salgadinho... mas está na minha lista de desejados!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  13. Oi Cida!
    Nossa, tenho esse livro na estante mas não estava muito animada para ler. Agora fiquei curiosa!
    Não sei a diferença entre elfos e fadas, mas nunca tive uma boa experiência com esse tema. Espero que com esse, seja diferente! :)

    ResponderExcluir
  14. Hey
    Não fazia ideia que esse livro envolvia elfos, sério!
    Pela capa eu pensava que fosse algum suspense.

    Imagino que deve ser tudo tão mágico sim, apaixonante :)

    beijos e um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Amei a sua resenha! Eu não ia ler esse livro, mas agora fiquei com vontade e vou comprar!

    Bjs,

    Pati

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bom?
    Minhas amigas blogueiras vivem recomendando esse livro e fico cada vez mais curiosa. Fantasia não é meu gênero favorito, mas tem livros que chamam minha atenção e Névoa é um deles.
    Ainda mais porque fala de temas importantes e pela narrativa ser agradável.
    Além disso, tem o trabalho de diagramação da Farol que é perfeito.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. apesar de tantos comentários positivos esse é um livro que não me atrai
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Cida!
    Adoro livros de fantasia e sobrenatural, então lógico que quero ler esse livro, ainda mais depois da sua resenha!
    Mistura de aventura, mistério e romance, parece ser perfeito para mim!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  19. já conhecia o livro e achei a história bem diferente. A imaginação cria asas nesse livro ! Fora que tem um mistério básico e amo isso. A capa é bonita e retrata muito bem o enredo do livro. Gostei.
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  20. Oi Cida, tudo bem?
    Estou lendo esse livro no momento e vou te dizer a verdade: por mais que o enredo esteja me atraindo bastante, ele ainda não me ganhou. Não consegui me envolver na história de vez, mas vai ver é porque ainda estou na página cento e pouquinho. Vamos ver.
    Espero gostar tanto quanto você gostou.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Lu!?Tomara que no final da leitura você consiga sentir mais atraída, eu achei bem legal.

      Excluir
  21. Oi Cida,
    tudo bem?
    Já tinha lido algumas resenhas sobre esse livro, ele está inclusive em minha lista. mas gostei muito da sua resenha, colocou a história diante dos meus olhos de forma diferente, acho que gostei mais dele agora.
    ótima a sua resenha, adorei.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Já vi duas resenhas sobre este livro e continuo meio em duvida se o leio ou não.
    Não posso dizer que nunca li um livro onde contivesse um personagem que fosse uma fada, seria mentira, mas nunca li um livro que uma fada fosse personagem principal. Eu sou louca para ler, para ver como o enredo vai ser desenvolvi com esse ser mágico. Mas este livro não seria um que eu leria, pois gosto de um bom romance, uma boa pegação, gosto de coisas mais adultas, coisa que neste livro pelo visto não tem, porém sua resenha foi muito boa, parabéns.

    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir
  23. Eu já estava curiosa, mas essa quote me conquistou plenamente! Caramba!
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  24. Eu quero muito ler esse livro, histórias com elfos são muito boas, sim, são criaturas um tanto quanto más, mas eu gosto u.u A-M-O livros de fantasia, são os melhores <3
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  25. Oii!
    Amo escrita inovadora! Esse livro está na minha lista de desejados!
    Beijos

    ELidiane
    Leitura Entre Amigas

    ResponderExcluir
  26. Adorei a resenha Cida. Enquanto lia seu texto lembrei de já ter ouvido falar sobre o livro em outros blogs, mas ele não havia me chamado atenção. Porém, sabendo que você gostou dele, já fiquei com vontade de ler.. hehe Beijos e valeu a dica. Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  27. SIM!! E esse vislumbre do final me deixou com cólicas para ler o segundo logo!!!
    Adorei a resenha flor!! Linda e apaixonante, me deu até vontade de ler o livro de novo ♥
    Gostei desses Elfos deste livro, achei todos interessantes.
    E as características que você deu para as irmãs ficaram perfeitas!!

    Amei como sempre!

    Bjkas

    Lelê
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Estou doida para ler este livro. Eu adorei a premissa.
    Ótima resenha.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. OI Cida, eu fiquei apaixonada pela capa deste livro assim que o vi. Eu tive a alegria de ganhar o livro, mas infelizmente não tive tempo de ler ainda.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  30. Olá Cida, tudo bem??
    O livro parece mesmo ser muito bom, com uma temática bastante diferente, adorei saber mais sobre o livro e amo livro que tenham ação, romance e aventura. E nunca realizei nenhuma leitura que falasse de elfos, o que fez minha curiosidade dobrar.Acho esta capa linda demais!
    Beijocas ♥

    ResponderExcluir
  31. Olá Cida, tudo bem??
    O livro parece mesmo ser muito bom, com uma temática bastante diferente, adorei saber mais sobre o livro e amo livro que tenham ação, romance e aventura. E nunca realizei nenhuma leitura que falasse de elfos, o que fez minha curiosidade dobrar.Acho esta capa linda demais!
    Beijocas ♥

    ResponderExcluir
  32. Olá Cida,

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, confesso que me deixou bastante interessado, por não gostar da capa nunca dei muita atenção, mas me parece uma excelente leitura....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Não gostei da capa e a história também não me encantou de cara, não faz muito meu gênero.

    ResponderExcluir
  34. Fiquei até com medo de entrar num bosque, depois dessa resenha hahaha.
    A capa do livro é linda.
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
  35. Adorei <3
    Eu era encantada com a capa, mas ainda não sabia sobre o que se tratava.. Depois de uma resenha apaixonante dessa não tem como não desejar ler o livro.
    Tenho sentido falta de ler sobrenaturais gostosos assim =)

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  36. Eu tenho vontade de ler todos os livros que tenham elfos no meio, mas essa capa não me agrada nem um pouco. A capa do segundo livro é bem melhor...
    Gostei do enredo e tentarei conseguir este livro em breve.

    ResponderExcluir
  37. Nunca tinha parado para ler resenhas sobre esse livro por achar que era algo completamente diferente, seguindo a linha mais sobrenatural e da fantasia e ainda mesclando vários elementos para tornar o livro mais completo, além de nos trazer um novo mundo, esperarei a resenha de Gelo para saber se devo ou não começar essa leitura.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!