[Resenha] The 100 – Os Escolhidos

The 100 - Os Escolhidos
Título Original: The 100 (The Hundred #1)
Autor(a):  Kass Morgan
Editora: Galera Record          Páginas: 288
Lançamento: 2014               ISBN: 9788501400598
 ||Compare & Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
the 100, kass morgan,galera recordDesde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.

Os Escolhidos é o primeiro volume da série distópica The 100,  da escritora Kass Morgan, publicada no Brasil pela Editora Galera Record. Eu como fã deste gênero literário não poderia deixar esta leitura passar de jeito nenhum!!! Mesmo antes de receber o livro, tive meu primeiro contato com a história vendo o seriado da CW, que estreou há pouco tempo, tem um post especial no blog, #Ficadica – The 100! Uma nova febre chegando. Confiram!

Os humanos estão vivendo seu pior pesadelo, a impossibilidade de viver na Terra, assolada por um apocalipse nuclear. Há décadas, os sobreviventes vivem no espaço, mas até mesmo a melhor e mais moderna estação espacial tem seus limites, chegou a hora de voltar à Terra ou morrer por falta de oxigênio e demais recursos básicos. Os escolhidos para vir a Terra, numa missão de reconhecimento, são os jovens deliquentes desta colônia, lá as regras são rígidas e até mesmo uma gravidez sem a permissão do Chanceler e do conselho é caso de prisão e condenação à morte, sendo assim com as cadeias em lotação máxima, fica fácil saber quem vai arriscar a vida nesta exploração.

A partir desta premissa, a autora Kass Morgan desenvolve sua trama. Narrada em terceira pessoa, é dividida em capítulos dedicados aos quatro principais personagens, Clarke, Wells, Glass e Bellamy, traz tanto os momentos atuais, quanto flashes do passado de cada um deles.

No começo você sabe bem pouco sobre cada um, mas conforme vamos avançando na leitura as personalidades vão sendo reveladas, vemos suas motivações e desejos, e claro, suas qualidades e defeitos. Por estas vidas conseguimos entender melhor a situação da humanidade nos dias atuais. É por suas ações que temos consciência da vida complicada no espaço e como funciona viver sem a abundância de recursos que temos hoje.

Estes jovens são personagens enigmáticos, você pode até achar que sabe algo sobre eles, mas garanto que não, cada vez que uma camada era descoberta eu ficava mais surpresa. Não dá para definir quem é mocinho ou não e ao final eu escolhi os meus por afinidade, não por suas atitudes corretas, já que nada aqui pode ser considerado certo, é tudo questão de sobrevivência.

Tive dificuldades no começo da leitura, por ter visto o seriado de TV primeiro, tinha em mente a imagem e jeito de ser dos personagens, e com isso  já tinha opinião formada, mas eis que no livro, eles são bem diferentes, e tive que reformular minhas ideias e repensar cada um outra vez, comparando eu prefiro o livro, nele todos são mais humanos e menos egoístas, Bellamy foi minha maior surpresa, por ser dedicado e mostrar sentimentos fortes, tornou-se meu predileto

Embora tenhamos quatro personagens principais, saliento que Glass não vem para a Terra, ela permanece no espaço, acaba sendo um coringa, não sabemos exatamente qual será sua importância na história, pois está longe, e isso atiça a curiosidade.

É um livro totalmente introdutório, que preocupa-se em apresentar seus personagens e mostrar seus primeiros momentos na Terra após o período exilados. A ação começa depois da metade, com os conflitos que nascem da convivência entre cem delinquentes e seus problemas em obedecer regras, ninguém gosta de ninguém e são poucos os laços que surgem; existem romances, Wells ama Clarke, mas cometeu um erro grave com a garota, perdendo sua confiança, ela acabou sentindo-se ligada à Bellamy ao chegar aqui. Há um triângulo e eu torço por Bellamy, o que Wells fez, ao meu ver, é imperdoável, além de ele ser fraco. Clarke precisa ser mais enérgica, mas vejo um crescimento promissor para seu personagem, no entanto, são Bellamy e Glass que roubam a cena.

A história é instigante, prende fácil, você viaja nessa nova realidade, quando virei a última página fiquei procurando mais. Como assim havia acabado?! É muito bom mesmo, mas senti falta de esclarecimentos adicionais em relação à alguns assuntos, por exemplo, há uma divisão de classes na colônia, entre Arcadia, Walden e Phoenix, os moradores de Phoenix são os “ricos”, os demais os “pobres”, eu queria saber mais sobre a forma como a divisão ocorreu e também sobre os primeiros dias após o apocalipse nuclear, um conto 0.5 seria bem-vindo.

Em suma, The 100 é uma série que promete, com uma proposta que poderá dar muitas reviravoltas e ser bem explorada por várias vertentes, vamos ver qual a autora vai escolher... A aventura sangrenta, mesclada com um romance sincero? A sobrevivência marcada por grandes sacrificios? Ou algo totalmente diferente? Vamos acompanhar para saber.

Alerto que o seriado de TV traz spoilers, revelando pontos de impacto do livro antes da hora. Há muitas diferenças entre ambos, então não fiquem assustados.



 





2leep.com

29 comentários:

  1. infelizmente o livro não me atrai, não sou chegada em distopias então com certeza seria uma leitura arrastada, apesar de saber que muita gente esta doida para ler, pois é o grande lançamento da editora

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida essa serie parece ser mesmo incrível!!! Ainda não assisti o seriado e pretendo ler o livro primeiro, heheheh. Achei bacana ser um livro com personagens bem enigmáticos, que vamos conhecendo e surpreendendo com eles aos poucos! Acredito que esse livro seja bem introdutório mesmo já que ele é o primeiro da série! espero poder ler!

    Beijos!


    Meu Diário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju! Eles te enganam, você tem certeza que sabe tudo sobre cada um, mas aí a história vai seguindo e vemos novos fatos vindo à tona, aos poucos dá para notar o quanto cada um esconde e como são diferentes daquelas primeiras impressões. Bjos!

      Excluir
  3. Gosto bastante de distopias, mas a trama de The 100 não me interessou. Parece muito ficção científica com as espaçonaves e tudo mais. Além disso, estou evitando começar novas séries.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é mais conflitos, se você está com medo de termos extremamente científicos, pode ficar tranquila, não há um excesso, que torne a leitura técnica, pelo contrário, a linguagem é de fácil entendimento.

      Excluir
  4. Não sei o que mais tenho vontade: ver a série ou ler o livro, antes achava que era a série, mas agora fiquei na dúvida

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida,
    o livro não tinha me chamado a atenção, mas agora com sua resenha... Acho que fiquei empolgada!
    A história é bem diferente do convencional! Gostei!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!!!
    Essa febre de distopias estava me dando um certo medo. Mais do mesmo é uma coisa que me irrita muito.
    Aí fiquei esperando resenha, e claro que a sua sai antes de todos, SEM OR como você é rápida, rsrs. Ainda bem!!

    Enfim, gostei do que você disse, e o melhor de tudo é que não conheço essa série, rsrs. Não consigo assistir nem as que eu gosto, quanto mais conhecer séries novas.

    Gostei da proposta do livro, a terra toda ferrada não é novidade em distopia, mas aqui me pareceu diferente... não sei explicar... Preciso ler o livro pra isso, só a resenha não bastou.

    Bjkas


    Lelê
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Lele! Queria eu conseguir ler todos os lançamentos assim que saem, alguns eu até consigo, mas nem sempre dá. Bjos!!

      Excluir
  7. Eu to doida pra poder ler esse livro, Cida. No piquenique da Galera a Manu falou tanto dele que eu to super curiosa. Bom saber que vc curtiu!!!

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Conheci o livro pela Série de Tv, mas não imaginava que seria assim tão diferente... bem, pretendo dar a ele uma chance, mas espero que eu não fique comparando muito (eu sei que farei isso! kkk)
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  9. Adoro séries disópicas, mas nunca li nada da autora... Por isso estou na dúvida se me arrisco ou não.
    O livro não parece ruim, mas também não me deu AQUELA VONTADE de ir direto pra livraria adquirir.

    ResponderExcluir
  10. Já conhecia o livro e, sinceramente, não curti muito não. Não sei dizer exatamente o porque, a história apenas não me atraiu. As vezes acontece , né..
    enfim boa leitura para quem gostou.
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  11. Oi, Cids! (esse apelido é muito tosco, eu sei)
    Quando você anunciou aqui esse livro, fiquei muito curiosa e acho até que cheguei a comentar com uma semelhança com Os Legados de Lorien, não sei se você já leu. Espero gostar de The 100.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Oi,

    estou louca para ler esse livro e sua resenha só aumentou a minha vontade. A trama bem legal e os cenários um pouco inusitados! Ótima resenha, parabéns!

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi,

    estou louca para ler esse livro e sua resenha só aumentou a minha vontade. A trama bem legal e os cenários um pouco inusitados! Ótima resenha, parabéns!

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida, desde que soube do lançamento do livro e da série fiquei em polvorosa. O trailer da série me lembrou um pouco Wall-E e fiquei louca para assistir. Quando ao livro, ainda tenho as minhas dúvidas. Por ter recentemente lido uma distopia, acho que vai ficar para outra hora. Fico feliz que você tenha gostado, mesmo havendo diferenças consideráveis entre ambas as histórias. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Cida, tudo bom?
    Eu amo distopias e quando comecei a ler sua resenha me lembrei um pouco da premissa de Brilho. No entanto, o desenvolvimento de The 100 é diferente. Ainda não acompanhei a série televisiva, mas prefiro ler primeiro. Outra coisa que pretendo fazer é esperar o lançamento pelo menos do segundo livro porque o primeiro livro dessas séries distópicas sempre deixam muitas perguntas em aberto.
    Adorei a resenha. Mais um pra lista de desejados.
    Beijos.
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Cida =)

    Você não tem noção do quanto estou louca para ler este livro. Apesar de ainda estar com um pé atrás, e estar cansada de "livros introdutórios"kkkk. Mas valeu a dica, espero poder ler e ver se a história é boa.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  17. Estou sedenta para ler o livro. Distopias está entrando para minha lista dos prediletos e não vejo a hora de ler.
    Esse livro estava em lançamentos poucos dias atrás, você está muito rápida :D
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
  18. Olá Cida,

    adorei a resenha, quando o livro foi apresentado no evento da Galera eu não me animei muito, pois achei o assunto meio batido, tem tantos filmes sobre a destruição da humanidade.
    Mas sua resenha me deixou mega curiosa rsrsrs

    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  19. Oi Cida!!!
    Não sabia nada sobre este seriado, mas achei super bacana poder conferir a resenha do livro.Mas confesso que tenho dificuldade de olhar séries pela internet, mas creio que esta me agraria!!
    Beijocas ♥

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho lido coisas muito boas sobre esta série, mas eu ainda não comecei a acompanhar.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Esse é o tipo de livro que faz com que eu fique louca ensandecida até terminar. Tá na minha meta de leitura com certeza e assim que conseguir uma graninha extra, pode ter certeza que ele virá parar na minha prateleira!!!

    ResponderExcluir
  22. Eu estou acompanhando a série de tv, pelo jeito é bem diferente e fiquei curiosa sobre o livro, sem falar que eu também adoro distopia.

    ResponderExcluir
  23. Fico imaginando quem serão essa pessoas que recolonizarão a terra! Se são todos delinquentes... no que será que vai dar? Mas, pelo visto, nem tudo é o que parece. :S
    Quero descobrir o mistério do livro e dos personagens... AMO distopia! :D

    ResponderExcluir
  24. Distopias estão mesmo em alta né..
    Eu curti toda a história, mas acho que vou dar uma chance ao seriado ao invés de ler os livros =)

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  25. Essa capa sim chama atenção, parece um imã para os meus olhos e se não bastasse a capa o enredo também é muito bom, pretendo ler o quanto antes!

    ResponderExcluir
  26. Vi que estrearia a série e preferi aguardar a leitura do livro para depois assistir, justamente para não ficar influenciado sobre determinado personagem, um futuro onde não possamos viver na Terra e depois haja a ideia de voltar ao planeta, sem dúvidas envolve várias possibilidades, tomará que a autora consiga desenvolver bem a que escolher e os próximos livros sejam ótimos.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!