[Resenha] O Presente

O Presente
Título Original: The Gift
Autor(a): Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito            Páginas: 320
Lançamento: 2013      ISBN: 9788581633145
1381610_682327985118256_940128120_n
Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, tem sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte, e, quando está em casa, com a esposa e os filhos, sua mente está, invariavelmente, em outro lugar. Numa manhã de inverno, Lou encontra Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha. Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego. Mas logo o executivo arrepende-se de ajudar Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, Gabe lhe fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber... Quando começa a entender quem é realmente Gabe, e o que ele faz em sua vida, o executivo percebe que passará pela mais dura das provações.
No segundo livro que leio de Cecelia Ahern encontro um elemento comum, a mistura de realidade e fantasia, usadas para nos contar uma história que passe uma lição.

O Presente apresenta Lou Suffern, um homem ambicioso, que coloca o trabalho e o sucesso acima de tudo em sua vida, corre muito e nunca, jamais, pensa em “desperdiçar’ seu tempo com a família e amigos. Nas poucas vezes que está na companhia destas pessoas, finge estar prestando atenção no que dizem, mas na verdade está longe, perdido em seus pensamentos e estratégias para crescer mais na vida profissional e ganhar mais dinheiro. 

Em uma manhã, Lou conhece um mendigo, Gabe, ambos conversam e nosso protagonista fica tão impressionado com a sagacidade do outro homem, que o leva para trabalhar em sua empresa, mas o que pareceu uma boa ideia no começo, tornou-se um problema bem grande. Gabe deveria espionar para Lou, mas acabou espionando Lou e lhe dizendo coisas que ele não queria saber, a verdade sobre sua vida egoísta. Gabe é um enigma, sabe demais e tem a capacidade de estar em vários lugares ao mesmo tempo. Quem seria na verdade este homem?

O livro é narrado em terceira pessoa  e nos lembra a fábula de Scrooge, personagem do famoso Conto de Natal de Dickens, não que a história trabalhe o mesmo assunto, mas também acontece na época de Natal e mostra um homem que não se preocupa com sentimentos e pessoas, e sim com bens materiais, que vive totalmente para si, esquecendo daqueles que o amam. Lou é avarento, não com dinheiro, mas com seu tempo e com seus sentimentos.

A autora não diz com todas as letras quem é Gabe, mas dá para imaginar. Tal como no Livro do Amanhã (confira a resenha aqui), a explicação da parte fantasiosa da história, foi deixada por nossa conta, pois na verdade, independente de algo detalhado, a autora consegue passar uma mensagem, tanto para seus personagens, quanto para seus leitores.

Gabe quer dar à Lou uma chance de salvar a si, de não perder o que realmente tem de valor em sua vida com suas atitudes, melhor dizer quem ele tinha de valor. Não é algo fácil, pois Lou é bem determinado e não abre mão do que acha correto. Ele é aquele tipo que está de olhos abertos mas não vê nada.

Confesso que não senti afinidade com nenhum dos personagens, Gabe é bom,  mas intrometido demais e suas evasivas me deixaram irritada e Lou é tão egoísta e pilantra na maior parte do tempo que acabei não torcendo em nenhum momento por sua felicidade. 

Vi um toque espiritual bem acentuado aqui e também Gabe interferindo na questão do livre arbítrio de Lou, é algo que gera discussões, eu particularmente seria á favor que Lou tivesse tido menos interferência em sua vida, porque na verdade ninguém vai me convencer que o desfecho seria o que foi sem a participação de Gabe, ele mudou o rumo das coisas, de forma bem negativa. Quem leu? O quê acham? Se ele não tivesse falado certas coisas para Lou, não teria sido diferente?

Cecelia Ahern consegue sempre em suas obras apresentar um bom tema para debate, mesmo não gostando de certos desdobramentos, não nego que a história gera polêmica, ela  sabe mexer com seu leitor. Aposto que em uma cena ou outra, quem leu ou vai ler, vai achar algo bem familiar. Seus personagens são bons retratos da vida real, não no todo, mas aqui e ali, vemos semelhanças com nosso cotidiano.

O Presente pede que o leitor solte à imaginação para absorver sua mensagem, não é um romance, é um drama, com um desfecho triste, mas extremamente vivo e verdadeiro. É um livro cheio de boas intenções, mas não me cativou, faltou carisma por parte dos personagens, não me conectei com a trama e muitas vezes a leitura foi cansativa. Recomendo que leiam e tirem suas conclusões, já que a resenha reflete a minha opinião. 



2leep.com

37 comentários:

  1. Oie Cida,
    li este livro enganada pensando que era um romance rsrsr
    o livro é mto bonito neh? que pena que você não curtiu tanto.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi o que imaginei Van, queria algo para emocionar, mas a história não deu certo.

      Excluir
  2. Oi Cida, não leria agora e eu gosto da escrita da autora, mais lendo sua resenha eu fiquei em dúvida se vou gostar deste livro ou não.. Sem contar que não curto muito drama..

    Um Beijo, Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/03/os-judeus-do-papa-gordon-thomas.html

    ResponderExcluir
  3. Cecelia é uma autora muito boa, mas não sei o que ocorre em seus livros que geralmente sempre há algo que não funciona, seja cansativo ou nada cativante. O único dela que li e me envolve bastante a ponto de amar foi P.S. Eu Te Amo. Enfim... talvez me aventuraria por essa trama, sim. Quem sabe...

    Ótima semana!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran, O Livro do Amanhã me encantou, mas este aqui não deu certo, preciso ler outro e tirar a prova sobre o trabalho dela e eu.

      Excluir
  4. Oi Cida,
    Ainda não li nada da autora, mas na época de seu lançamento eu achei “O Presente” interessante, então acredito que darei uma chance a ele.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. só falta esse da Cecelia na minha estante, estou doida para ler, o que mais gosto nela é o aprendizado oculto que suas histórias me trazem, parece que ela me faz enxergar algumas coisas que não vi antes
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie Cida =)

    Tenho um pé meio atras com essa autora, pois não curtir muito P.S Eu te Amo, e li muitos resenhas negativas dos demais livros dela lançados no Brasil. Ainda não desisti de conhecer e quem sabe gostar mais do trabalho dela, mas no momento não estou querendo arriscar rs...

    Pena que você não curtiu tanto a história =/

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  7. Ta ai um livro que não e passei pra colunista e acho que fiz bem pelo o que to vendo ^^
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida :)
    Eu já tinha lido que esse é o livro mais "fraco" da autora, mas ainda não li. Tenho 4 livros da autora e não li nenhum (vergonha modo on). Mas quando fizer minha maratona Cecelia Ahern, começarei por ele.
    Beijos
    http://www.coisasdemeninas.blog.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neyla! Pois é, foi uma pena, mas não desisto, quero ler agora A vez da minha vida.

      Excluir
  9. Oiiiii...
    Uma amiga que leu também não gostou muito. Parece cansativo né?!
    Apesar da capa linda, a história não me convenceu!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  10. Oi Cida!
    Não li "O Presente" e não imaginava que o Gabe seria manipulador, se o objetivo é ajudar o Lou a evoluir, esse aspecto acaba sendo conflitante :p
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  11. Sempre vejo todo mundo exaltando esse livro. Fiquei até surpreso com apenas 2,5 estrelas para o livro.

    Parece ser um livro e tanto e a capa dele é muito bonita.

    Provavelmente eu lerei esse livro algum dia.

    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo! Comigo não funcionou, então não tinha como dar uma classificação maior, mas leia, muitas pessoas gostaram muito.

      Excluir
  12. Oi Cida,
    tudo bem?
    Nossa, que pena que não gostou muito da história. Eu estava esperando um conto de natal, todas as resenhas que li antes falaram tão bem!!! Concordo com você, esse assunto de interferência na vida dos outros é muito delicado, gera discussão, mas gosto de livro que me tira da zona de conforto. Gostei muito da sua resenha, analisou a história e me fez analisar também.
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Cida, não sei se o leria. Já li várias criticas não tão positivas a respeito dele :C


    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida, tudo bem?

    Os livros que você leu da Cecelia foram justamente os que eu ainda não li. Li P.S. Eu te amo e adorei, mas aí fui ler A vez da minha vida, e não curti, a sensação foi parceida com esse que você leu, os personagens não me cativaram e não gostei da história. Por esse motivo ainda não arrisquei ler os outros dois dela, mas em breve irei ler para ter uma opinião mais formada sobre a autora.
    Parabéns pela resenha e pela sinceridade.

    Beijos!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oie!!!
    Eu achei esse o mais fraco da autora também. Assim como você disse, a mensagem foi passada, bacana, mas acho que faltou algo.
    Ela é mais que isso!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Desisti de ler esse livro porque a maioria das resenha não são muito positivas.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  17. Oi, Cida.
    Nossa, a história é totalmente diferente do que eu imaginava. Porém, assim como você, eu provavelmente, ou melhor, com toda certeza, não sentiria afinidade com os personagens. Gostei de saber que lembra um pouquinho a história do Charles Dickens (que eu amo), mas ainda assim não fiquei animada em ler O Presente.
    Adorei sua resenha! Aliás, a capa desse livro é super bonita.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. O que mais me atraiu foi, sem dúvida, a narrativa da Cecelia Ahern - o principal motivo para ter lido o livro. Foi o segundo livro que li da autora (tinha lido antes P.S. Eu Te Amo) e minha impressão é a de que ela sabe trabalhar bem os clichês. Não achei a trama emocionante como alguns dizem, nem completamente surpreendente; ainda assim, foi uma boa leitura.

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir
  19. O que mais me atraiu foi, sem dúvida, a narrativa da Cecelia Ahern - o principal motivo para ter lido o livro. Foi o segundo livro que li da autora (tinha lido antes P.S. Eu Te Amo) e minha impressão é a de que ela sabe trabalhar bem os clichês. Não achei a trama emocionante como alguns dizem, nem completamente surpreendente; ainda assim, foi uma boa leitura.

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir
  20. SOu apaixonada pela Cecelia hahahaha. Já li O Livro do Amanhã e gostei muiito, terminei de ler P. S Eu Te Amo hoje e nossa ainda estou aqui suspirando e recordando a emoção transmitida em cada página. O Presente é uma das minhas próximas leituras, estou apenas aguardando ele chegar! rsrs Estou super curiosa pra conhecer a história de Gabe e Lou, e noossa parece que Lou é um cara irritante, egoísta um capitalista exacerbado. rsrsrs Quero ler e ver quais serão minhas opiniões. hehehe Ótima resenha!

    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  21. Estou curiosa para ler ,ele estar na minha lista desde do ano passado ,espero poder ler esse ano!

    ResponderExcluir
  22. vi o livro em outro blog onde a escritora do blog o colocou no top 3 de livros que ela comprou pela capa e se arrependeu.. A capa é realmente muito bonita, mas é a segunda vez em menos de 10 minutos que vejo alguém falando não tão bem dele aushaush Acho que não leria

    ResponderExcluir
  23. Oi, eu ainda não li este livro, mas está na minha lista. Espero gostar da leitura mesmo você não tendo gostado tanto assim.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Cida, gostei bastante desse livro apesar do toque sobrenatural e de algumas falhas na construção da história. Não gostei também do Gabe se intrometendo em tudo e não consegui definir exatamente quem ou o que ele era. Algumas coisas me incomodaram, mas no geral acho que ficaram importantes lições eu eu curti.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  25. Achei a sinopse instigante mas não é o meu estilo de leitura e a sua cotação nem foi boa o suficiente para eu começar a lê-lo.

    ResponderExcluir
  26. Isso do Gabe ir espionar quem o contratou me fez ri. Queria só ver a cena disso!
    Esse livro parece ser cheio de ensinamentos, eu gosto quando um livro nos mostra lições valiosas que pode fazer com que algumas pessoas abram seus olhos para o modo ao qual estão vivendo.

    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir
  27. Oi Cida, tudo bem??
    Eu ainda não li nada dessa autora, mas tenho muita vontade, tenho alguns dela na minha lista de desejado, e depois dessa resenha, vou colocar esse também. Só de ler a resenha já dá para ficar emocionada, e imaginar os sentimentos que devem ter ao se fazer esta leitura!!Espero poder conferir este livro em breve!!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  28. Não creio que "O Presente" seria uma leitura que me cativaria porque dificilmente estou com espírito para ler esse tipo de história. E por eu não conhecer a escrita da Cecilia, fico ainda mais dividida entre ler e me decepcionar ou não ler e me arrepender.

    ResponderExcluir
  29. Oi Cida, o último livro que li da Cecelia eu não gostei muito, mas ela ainda tem créditos comigo. Este eu ainda não tive oportunidade de ler, mas é um enredo que me deixa intrigada e curiosa.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  30. Nossa Cida, essa foi a primeira resenha "negativa" que li a respeito do livro. Interessante ver o seu ponto de vista sobre a história. Até hoje só li A vez da da minha vida escrito pela Cecelia e adorei a sua narrativa e as lições de vida que ela colocou na trama, mas sei de muita gente que não curtiu. Então sei lá, vou fazer o que você disse, vou ler e tirar as minhas próprias conclusões. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  31. Oi, o livro parece ser interessante, mas eu não sinto nenhuma vontade de ler ele, sei lá, a historia não me cativou, nem pela sinopse e por enquanto nenhuma resenha me fez mudar de ideia, acho a capa dele interessante, não sei ainda se gosto ou não.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  32. Cida,
    Fiquei surpresa com a nota desse livro.
    Eu o larguei para ler Eva da Galera (ela sempre fura fila...kkk) e acabei nunca mais voltando...
    Eu gostei da premissa e pretendo terminar para ver qual é que é. Da Cecelia só li P.S. Eu te amo, e tenho todos os lançados pela NC...
    Vamos ver, volto pra contar!

    Beijos
    Chrys Audi

    ResponderExcluir
  33. Todas as resenhas que li de livros dessa autora nunca ganham nota máxima, acho que isso me decepcionou um pouco a respeito dos livros dela, mas a capa eu achei muito fofa.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!