[Resenha] Despertar

Despertar
Título Original: Wake (Watersong #1)
Autor(a): Amanda Hocking
Editora: Planeta      Páginas: 208
Lançamento: 2012      ISBN: 9788576658771

DESPERTAR

Lindas. Corajosas. Perigosas. O tipo de garota que você inveja, o tipo de garota que você quer odiar. Hospedadas na cidade para passar o verão, Penn, Lexi e Thea chamaram a atenção de todos? Mas foi Gemma que conseguiu a atenção delas. Gemma parece ter tudo: bonita, despreocupada e começando um relacionamento com Alex, seu vizinho. Mas em uma noite a sua vida muda para sempre. Quando sai para dar um mergulho durante a noite ela encontra as três forasteiras se divertindo e é convidada por elas para participar da festa. No dia seguinte ela acorda na praia se sentindo mal e com a sensação de que algo em seu corpo mudou. De repente Gemma se torna mais forte, mais rápida e mais bela do que nunca. Mas seus novos poderes vêm com um preço aterrorizante...
 

Faz um tempinho que Despertar foi lançado, no começo eu queria muito ler, mas depois de ver algumas críticas negativas acabei deixando de lado. Esta semana, com todo este calor, a capa foi inspiradora, eu queria mesmo estar no lugar desta garota e queria também uma leitura combinando com o clima. Assim… mergulhei.
 
Neste primeiro livro da série Watersong de Amanda Hocking, viajamos para a cidade marítima de Capri, um local até então pacato, mas que nos últimos tempos vem sendo assolado por uma onda de desaparecimentos. Coincidência ou não, na mesma época que estes acontecimentos tiveram início, chegaram na cidade quatro garotas misteriosas, belíssimas e assustadoras, Penn, Lexi, Thea e Arista, sendo que esta última logo sumiu.
 
Gemma e Harper são irmãs, elas vivem com o pai em Capri desde pequenas. A mãe da meninas, após um acidente, está internada em uma casa de repouso, assim elas dividem o tempo com estudos, visitas à mãe, trabalho e quem sabe logo mais alguns belos rapazes. Porém a rotina é interrompida no dia que as visitantes misteriosas interessam-se por Gemma. O quê elas viram na menina?
 
Narrado em terceira pessoa, este livro é um sobrenatural ambientado em uma cidade marítima em pleno verão. Com um clima de suspense no ar, nos leva pela trajetória de Gemma e Harper e seus problemas corriqueiros e outros nem tanto. A trama vai tomando forma pouco a pouco. Conforme seguimos o cotidiano das irmãs vários eventos vão acontecendo, conhecemos suas origens, na mesma medida que conhecemos os personagens e suas histórias. Gemma é a caçula, e Harper após o acidente da mãe resolveu assumir a criação da mais nova.
 
No começo Harper me tirou do sério por querer tanto opinar na vida de Gemma e não viver sua própria vida, deixando até mesmo seus sentimentos e emoções de lado para mostrar que era forte, no entanto, ela sofreu muito e acabei gostando dela e entendendo suas motivações. Já Gemma, jovem e sem medo de nada, é uma garota egoísta, que faz só o que lhe agrada. Adorei o que o destino lhe reservou, ela acabou prisioneira de suas irresponsabilidades.
 
As meninas tem seus pares românticos, Alex o de Gemma, o vizinho nerd que sempre esteve ali, mas só agora ela reparou nele; e Daniel o de Harper, mas neste caso há só a insinuação de um futuro relacionamento, como eu disse Harper está focada na irmã, e seus desejos ficam em segundo plano, no entanto Daniel marca presença, com muito charme, humor e simpatia, vai ajudar muito a garota com os problemas que estão por vir. E claro que tais problemas estão ligados com Penn, Lexi e Thea e seu interesse em Gemma,  estas garotas bizarras e detestáveis,  vão causar barulho e serão responsáveis pela separação das irmãs. Não sabemos muito sobre seu jeito de ser neste primeiro volume, só vamos descobrir o quê são e o quê querem. Garanto que coisa boa não é.
 
Apesar de a história girar mais em torno de Gemma, vejo em Harper outra protagonista. Ela é muito importante em tudo, tal como a irmã. As tais garotas perigosas tem seu papel em destaque também, sendo responsáveis pelo lado sobrenatural já que são resultado de uma maldição lançada por Deméter, mãe de Persefóne, na antiguidade.
 
Amanda Hocking tem uma escrita dinâmica e muito fluída, insere cada novo elemento em sua trama aos poucos e de forma agradável, seu jeito de conduzir os acontecimentos nos dá a impressão que estar assistindo uma série de TV, cada fim de capítulo com um com argumento que te leva ao próximo e quando vemos o livro acabou. E você quer mais e mais.
 
Não vou dizer que a mitologia sobrenatural abordada aqui é inédita, não mesmo, é algo que já foi usado anteriormente, mas desta vez o assunto não é tratado com doçura e sim com muita maldade. O livro é previsível em muitas partes, mas mesmo assim prende, é gostoso seguir os desdobramentos, como eu disse, são coisas que te levam a não largar a leitura, querendo sempre mais. Os personagens cativam e o cenário te deixa tão à vontade, com em um passeio.
 
Cumpre bem seu papel como volume introdutório e termina com um momento triste, na sequencia eu acredito que vamos ter um grande amadurecimento das irmãs e um avanço no romance de Daniel e Harper (\o/ na torcida \o/). Gostei bastante e já vou engatar na leitura no segundo.


2leep.com

20 comentários:

  1. Que bom que você deu uma chance ao livro! Eu quero ler este também, deve ser bom mesmo. As únicas coisas que não me agradam são o fato de ser narrado em 3° pessoa e de ser uma série, pois estou tentando fugir delas :C

    Beijão,

    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida,
    li este livro e o próximo, Harper é uma mala neste, mas depois melhora. Achei este livro razoável tb rsrsr

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ola Cida, tudo bem flor?
    Já li algumas resenhas negativas, mas a sua despertou a minha vontade de ler. Gosto de livros assim, pela temática mitológica, e ver o lado mais sombrio disso é faz até com que a leitura se torne fora do que é rotineiro. Dica anotada.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  4. Já peguei esse livro para ler uma vez, mas desisti. Como não sou muito fã de livros desse gênero, sempre fico com o pé atrás.

    Beijos, www.rayramii.com

    ResponderExcluir
  5. Eu sou apaixonada por essa capa :/ o enredo também me chamou muito a atenção. Tô com Trocada, da mesma autora, na estante. Vou lê-lo primeiro, se curtir a narrativa, passo pra esse. Adorei a resenha.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Lembro de já ter visto essa capa antes em algum lugar, mas essa é a primeira vez que leio alguma coisa sobre. Quem me conhece sabe que eu não curto muito livros sobrenaturais (depois de ler tantos, acabei enjoado e achando tudo muito clichê), mas acho que Despertar seria uma pedida pra esse momento. Mesmo com a previsibilidade, acho que pela escrita mais objetiva e cruel da escritora valeria a pena.

    ResponderExcluir
  7. Já vi esse livro muitas vezes em promoção, mas nunca tinha visto resenha.
    Não sabia que era tão bom, vou ler sim!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  8. Eu li este livro e adorei. Já li o segundo livro e estou ansiosa esperando pelo terceiro :D

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá! Como vai?
    Comprei esse livro há algum (muito) tempo, entretanto ainda não li. Gostei bastante da sua resenha, pois ela não me deixou com muita expectativa, entretanto deu vontade de ler. Mesmo que esse livro seja um pouco previsível, creio que vale à pena ler. Pelo menos espero que sim.
    Beijinhos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/ [Comenta lá!]

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li este livro, mas a sinopse me chamou bastante atenção. A capa é linda e eu fiquei muito curiosa para saber em que a Gemma se transformou! Adoro livros com estórias sobrenaturais, e gostei de saber que nesta obra o assunto é tratado de um jeito maldoso, diferente dos outros que já lemos.
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida, confesso que esse livro nunca me chamou atenção, mas fico feliz de saber que ele possui qualidade. Então se um dia eu resolver lê-lo, já vou conferir sem medo. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bom?
    Também sou dessas que acha que o livro tem que combinar com o clima e com o nosso estado de espírito hahaha E realmente, nesses dias de calor essa capa é beeem tentadora.
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas fiquei curiosa, principalmente porque estou sentindo falta de uma boa fantasia. Geralmente não me importo muito com situações previsíveis, principalmente quando o autor tem uma escrita boa (o que parece ser o caso, pelo que você disse), mas quando se trata de fantasia, o que eu mais espero são surpresas :/
    Acho que vou esperar você fazer a resenha da continuação e se a série valer mesmo a pena eu leio!
    Adorei a resenha, bem detalhada e super bem escrita!

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  13. Comprei este livro para poder comprar outro, rsrs, aquelas coisas malucas do submarino. Enfim, ele saiu por cinco reais. Deixei ele na estante.
    Que bom que você gostou do livro, me animou muito!!!
    E essa capa, putz, queria ser ela agora mesmo!!!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Você tem razão, é uma ótima leitura para esse calor kkkkkk
    Eu ainda não conhecia o livro, mas gosto de histórias misteriosas e sobrenaturais.
    Só desanimo um pouco por se tratar de uma série, mas eu acabo não resistindo e sempre início mais uma série rs.
    bjs
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Cida!!!!

    Ah, eu sou louca para ler esse livro, a capa é linda e o enredo chama muito a atenção. Não conhecia muito da história, mas depois de ler a sua resenha e saber mais, como a chegada das 4 garotas a cidade... fiquei mega curiosa!!!

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
  16. Não gostei muito da história do livro, não me deu muita vontade de ler... Acho que vou deixar passar

    ResponderExcluir
  17. Também quero ler.
    Uma cidade pacata e vários desaparecimentos misteriosos vem tirar o sono dos habitantes, já imagino oque essas 4 meninas são. o_O
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. não conhecia esse sobrenatural
    achei bem diferente e que como a Sara disse é um livro que promete deixar a gente com a pulga atras da orelha
    cheia de mistérios essa trama
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Muito interessante Cida, curto bastante os sobrenaturais de todos os tipos, e fiquei curiosa com a dinâmica dos relacionamentos de tantas garotas numa só história. Mas eu vou esperar sair pelo menos mais um volume, porque finais tristes me deixam triste, então prefiro já engatar a leitura da continuação na sequência.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  20. Me desanima um pouco o fato de ser uma serie... Parece q tudo hj em dia vira serie. Os autores esticam a historia ao máximo e enchem linguiça ate não poder mais. Mais livros, mas dinheiro, né?!
    Vou esperar sair mais algum volume e ver as criticas dele antes de conferir esse.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!