[Resenha] Veneno

Veneno
Título Original: Poison (Tales From the Kingdoms #1)
Autor(a): Sarah Pinborough
Editora: Única     Páginas: 224
Lançamento: 2013     ISBN: 9788567028002

Arquivo_fechado_CURVAS_final 
Em um reino distante, um velho rei precisa se ausentar para uma batalha, deixando sua bela filha aos cuidados de sua esposa, uma mulher sexy e de extrema beleza que foi obrigada a casar-se muito cedo e que aprendeu a tirar os obstáculos de sua frente tão logo apareçam. Branca de Neve não queria que seu pai fosse para a batalha, ela já tinha problemas demais com sua madrasta. Ela não queria usar corpetes apertadíssimos e se portar como realeza, mas sim aproveitar a sua juventude e se divertir. Sozinha, na companhia apenas de seus estranhos amigos anões, ela sabe que haverá problemas. A rainha não teria problema nenhum com Branca de Neve, desde que ela se portasse como uma dama e não como uma selvagem. Aproveitando a ausência do Rei, ela ensinará algumas lições a enteada, entre outras coisas, ela quer mostrar quem manda ali. Mas Branca de Neve não é do tipo “pobre mocinha”. Aliás, Branca de Neve não é do tipo ‘mocinha’, ‘princesa’, ‘esposa’. E esta disputa de forças irá abalar todos no reino. Seja um caçador de passagem, um príncipe desajustado ou os anões à margem da sociedade: quem escolher um lado pagará um preço muito alto pela ousadia!
 Ousadia e sedução.

Contos de fadas sempre fizeram parte de nossas vidas, desde criança fomos acostumados a dormir ao som da voz de nossos pais ou avós, contando belas histórias cheias de príncipes, princesas e bruxas… anões e dragões… e viveram felizes para sempre.  Também tivemos a oportunidade de assistir as magníficas produções da Disney, puro encanto e magia. Tão doces. Mas isso tudo é mesmo para  criança dormir, os contos em sua origem não eram tão fofinhos assim, na verdade nem sempre os finais eram felizes, e pensando nisso, vários autores resolveram recontar estas histórias, adaptando-as para os leitores mais maduros, mostrando assim algo até mesmo mais próximo de nossa realidade.

Veneno é o primeiro volume da Saga Encantadas da autora Sarah Pinborough, publicada no Brasil pela Editora Única. Este foi mais um livro que conheci quando o lançamento foi divulgado pela editora, logo corri no Goodreads para ver a classificação e ler algumas opiniões, e fiquei mais do que satisfeita com o que encontrei. Então, hora de ler.

Esta é a história de Branca de Neve, a qual nós lembramos sempre pela maçã envenenada, a rainha má, o caçador, o espelho mágico e os sete anões. São estes os elementos básicos que compõe esta trama, e inicialmente a autora manteve-se fiel ao conto que conhecemos, claro que deixando de lado o texto para crianças, aqui a palavra da vez não é encanto e sim sedução.

A rainha má é Lilith, uma mulher repudiada pelo próprio pai por ter em suas veias sangue de bruxas. Uma vilã controversa, que em certas horas reluta, arrepende-se e pende mais para o lado bom, e em outras tem atitudes frias e cruéis. Não é a vilã em sua forma mais diabólica, na verdade temos aqui uma mulher infeliz, rejeitada, que não sabe o que é amor.

Branca de Neve esta em sua caracterização mais esperta e cheia de vida, a mais ousada que tive a oportunidade de conhecer. Tem plena consciência do ódio da madrasta e reage sempre que tem oportunidade, embora nem sempre vença. Fui surpreendida ao vê-la cavalgar melhor que um homem, usar calças, rir de boas piadas, dançar até cair e adorar  a cerveja dos anões. Branca de Neve é moderna e esbanja sensualidade.

Os anões são muitos, têm nomes diferentes e não são criaturinhas doces, são homens calejados pela vida dura nas minas, mas independente de seu jeito, ainda amam a princesa acima de tudo. O príncipe e o caçador são as surpresas da trama, com certeza vale a pena conferir esta nova roupagem de ambos. A autora aproveitou para criar espaço neste livro até para personagens de outros contos de fadas, como a bruxa de João e Maria e Aladim.

Eu gostei de todos e afirmo que cada um dentro de seu papel, teve ótimo desempenho. Como a narração é em terceira pessoa, temos uma visão ampla dos sentimentos que os movem, é tudo bem intenso. Temos ainda vários momentos carregados de tensão sexual, mas nada com vulgaridade.

Há previsibilidade na história, mas ao chegar próximo ao final, eu comecei a imaginar que a autora fosse trazer alguma surpresa, e realmente ela fez isso. Foi naquele momento que vi como a frase que está na capa do livro, “Repense seus vilões”, faz todo o sentido. Aqui ninguém é bonzinho, e a rainha má é com certeza a pessoa com menos maldade no coração. Assim dá para imaginar que o final é de deixar o queixo caído. Muito legal, mesmo achando que já sabemos tudo sobre a trama, ainda há espaço para criatividade e novos caminhos à seguir. Nem de longe sonhei com um acontecimento tão cruel.

Enfim, Veneno cativa do começo ao fim, é muito gostoso de ler. Aqui a história de Branca de Neve cresceu e amadureceu conosco, mas no fundo, conservou sua essência.


Era uma vez…



Saga Encantadas
Veneno (#1)
Feitiço (#2)
Beauty (#3)




2leep.com

27 comentários:

  1. Como fã de Once Upon a Time, tô com grandes expectativas em relação a esse livro e espero não me decepcionar, pelo menos depois dessa sua resenha. Fiquei tão curiosa em relação a esse final que sinto que terei que fazer o impossível para ter esse livro logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Once é mais doce, ao passo que este aqui tem mais crueldade e sensualidade.

      Excluir
  2. eu ja tinha ouvido falar desse livro... é interessante ver como os contos de fadas tem ganhado novas versões e grande repercussões!
    amei a dica!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Desde a primeira vez que eu vi esse livro, fiquei super curiosa para lê-lo, acho que vou curtir muito :)

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  4. É dificil imaginar uma Branca de Neve diferente da nossa infância. Apesar que os contos de fadas são maneiras veladas de situação reais. E que o "foram felizes para sempre" nem sempre é possível.
    Fiquei bem curiosa para saber o que a Branca "apronta".
    soniacarmo
    retalhosnomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não acho estranho a princesa em novas versões, como já li Contos de Grimm e também de Andersen, conheço o original da maior parte dos contos de fada, então são na verdade as adaptações da Disney que me deixam mais surpresa.

      Excluir
  5. Desde que soube do lançamento do livro tenho uma IMENSA vontade de lê-lo. Para começar, me surpreende o fato de que ele seja uma espécie de releitura de Branca de Neve, um dos contos que mais gosto! Agora é esperar para que a oportunidade venha ;)

    ResponderExcluir
  6. Queria dizer que gostei tanto desse livro como você.
    Gostei da escrita da autora e ela é boa em inserir elementos importantes e de forma inusitada, como esse final, por exemplo. Mas tive muita raiva da construção que ela fez nos personagens. Não me apeguei a ninguém e não entendi ninguém. Acho que é porque acabei de ler Feitiço e continuei sem entender a maioria deles.
    Bom, esperando o final para ver qual é a dela.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida, confesso que li recentemente a resenha de Veneno em outro blog e a história não me chamou em nada a atenção, ainda mais por eu estar meio cansada de ler e ver coisas sobre a Branca de Neve. Mas você escreve tão bem, consegue expressar sua opinião e sentimentos de forma tão magistral que realmente conseguiu despertar minha vontade de ler o livro. Fiquei curiosa para saber como a autora repaginou este conto de fadas e como os personagens foram caracterizados. Valeu pela dica. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi! Eu gostei sim, até mesmo porque depois de ler a versão do conto em Branca de Neve e o Caçador não pude deixar de perceber o quanto esta autora conseguiu fazer uma história conhecida ficar interessante, no outro livro que citei tudo é muito superficial.

      Excluir
  8. Finalmente, eu estava louca para ler alguma resenha dessa saga e voilà... Era o que faltava para eu cair de amores. Amo contos de fadas, especialmente os que são mais dark e trazem novos elementos. Apesar de a Branca de Neve não ser uma de minhas princesas favoritas, acho que irei amar esse livro. Aliás, a capa é linda.
    Ótima dica! Já sei qual livro eu quero de presente no Natal, rs.

    Beijocas, Cida.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu li Veneno tem pouco tempo, e me surpreendi. Realmente não esperava aquele final, e a apesar de ter achado meio previsível de início, o final surpreendente fez tudo valer a pena. Sem falar na capa que é linda *---*
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Já li bons comentários sobre esse livro e estou bem curiosa para conhecer mais essa adaptação dos contos de fadas.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ah eu sou louca pra ler essa série, sou fã de releituras dos contos de fadas. Comprei ambos já lançados e deve chegar aqui semana que vem. Espero gostar também, adorei sua resenha!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Depois de assistir Once Upon a Time me interessei por tudo que tivesse relação com os contos mágicos, eu não imaginava que uma adaptação fosse me agradar tanto como a série por isso acho que também vou gostar de Veneno. O livro tem sido muito elogiado, o que me desanima um pouco é o fato de ser série, mas acho que vale a pena conferir. Sua avaliação sobre o príncipe e o caçador me deixaram curiosa, espero poder ler em breve.

    Abraços, Raquel.
    Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel! É uma série, mas cada livro é uma história nova, então dá para você ler o que mais te interessar e se quiser, todos.

      Excluir
  13. Oi Cida, fiquei surpresa em ler sua resenha, eu li uma resenha negativa e fiquei meio em dúvida..
    Quero muito ler este livro, acho a capa muito linda e sou apaixonada por capas né..
    Repense seus vilões, eu acho que já li isso em algum lugar!!

    Adorei sua resenha!!

    beijos \mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida,
    Logo que li uma resenha desse livro e procurei a sinopse me interessei, percebi que seria algo surpreendente.
    Com um final que ninguém esperava, pretendo ler esse livro em breve heheh
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  15. Oba!!! Eu quero =)
    Mocinha cheia de atitude e final surpreendente? Me ganhou rsrsrs...
    Curiosa pra saber como estão caracterizados O príncipe e o caçador!!!
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  16. Ai ai ai *----------*
    Adoro releituras, e essa parece estar encantadora haha
    A branca de neve sempre foi uma das minhas histórias preferidas, então já é um ponto pra ela.
    Pelos titulos, acho que o 3º livro será da Bela e a Fera né? Que é disparado o meu conto favorito!
    Acho que preciso me adiantar e adquirir meus exemplares haha
    Sua resenha está perfeita! Se eu já queria o livro, agora quero muito mais hahaha

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi , tudo bem??
    Gosto também das releituras dos contos (de fada ou não...) antigos.
    O livro parece bem interessante e tenho certeza que vou gostar, afinal gosto da séries da teve baseados nos contos de fada.
    E desde que foi lançada esta trilogia, minha curiosidade esta bem grande...
    Espero poder conferir em breve =)

    ResponderExcluir
  18. Acho super valido essas releituras de contos clássicos, mas elas tem de ser executadas de uma forma perfeita para ficar bom.

    ResponderExcluir
  19. Acho muito valido essa releitura de contos infantis classicos, mas isso tem de ser feito com muito cuidado pra ficar realmente bom. Mexer com historias muito conhecidas pode ser complicado.

    ResponderExcluir
  20. Amo quando essas histórias infantis ganham uma outra vida! hahaha
    Quero muuuuuuuuuuuuuito ler esse livro...

    ResponderExcluir
  21. Eu já havia lido a sinopse deste livro, e fiquei muito ansiosa para tê-lo, só que de um tempo para cá não tenho tanta vontade assim. Não sei. Talvez eu tire um tempo para ler no próximo ano, quem sabe.

    ResponderExcluir
  22. Oie Cida
    Desde quando vi o lançamento fiquei interessada na saga. Depois de Once Upon a Time já fico fascinada com livros que trazem mudanças nas histórias que tanto conhecemos. Com certeza vou ler essa saga. Provavelmente, vou começa por Veneno mesmo. Parabéns pela resenha.

    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!