[Resenha] Almanova

Almanova
Título Original: Incarnate (Newsoul, #1) 
Autor(a): Jodi Meadows
Editora: Valentina     Páginas: 288
Lançamento: 2013     ISBN: 9788565859172
Compare & Compre    Skoob   Facebook   
ALMANOVA_1380823646P
ALMANOVA, Ana é nova. Por milhares de anos, no Range, milhões de almas vêm reencarnando, num ciclo infinito, para preservar memórias e experiências de vidas passadas. Entretanto, quando Ana nasceu, outra alma simplesmente desapareceu... e ninguém sabe por quê. SEM-ALMA, A própria mãe de Ana pensa que a filha é uma sem-alma, um aviso de que o pior está a caminho, por isso decidiu afastá-la da sociedade. Para fugir deste terrível isolamento e descobrir se ela mesma reencarnará, Ana viaja para a cidade de Heart, mas os cidadãos de lá temem sua presença. Então, quando dragões e sílfides resolvem atacar a cidade, a culpa deverá recair sobre... HEART Sam acredita que a alma nova de Ana é boa e valiosa. Ele, então, decide defendê-la, e um sentimento parece que vai explodir. Mas será que poderá amar alguém que viverá apenas uma vez? E será também que os inimigos – humanos ou nem tanto -- de Ana os deixarão viver essa paixão em paz? Ana precisa desvendar grandes segredos: O que provocou tal erro? Por que ela recebeu a alma de outra pessoa? Poderá essa busca abalar a paz em Heart e acabar por destruir a certeza da reencarnação para todos?
O corpo perece, a alma permanece.

Almanova é o primeiro livro da trilogia Incarnate de Jodi Meadows, lançada no Brasil pela Editora Valentina. Um livro diferente, com uma história inovadora.

Em um mundo novo, ou pode até mesmo ser um universo paralelo e se você preferir um futuro distante, onde for, o que importa mesmo é que nesta época, o ciclo de vida é totalmente diferente do que conhecemos, é algo surreal. Você nasce, vive sua vida e ao morrer tem a certeza de que vai voltar em outro corpo, pode ser como homem ou mulher, mas a alma será sempre a mesma. Assim temos pessoas com mais de mil anos de vida, que guardam na memória toda sua história e escrevem cada vida em um diário, que é mantido em um biblioteca muito antiga. A cada nascimento, as almas passam por um aparelho identificador, que confirma o retorno de determinada pessoa, mas um dia as regras foram quebradas, e Ana nasceu.

Era para ser o retorno de Ciana, mas uma nova alma surgiu, a garota foi chamada de Ana, e considerada um sinal de coisas ruins, talvez até o fim daquela realidade. Ela nunca recebeu carinho da mãe e o pai abandonou as duas. Ao ficar mais velha, decidiu partir em busca de respostas e da razão de seu nascimento, mas as dificuldades para chegar ao seu destino começaram desde seu nascimento, o preconceito pelo novo é parte da vida de Ana, permeado pela maldade das pessoas, que se negam a aceitar a renovação da vida.

Mas no caminho de Ana, nem sempre tudo foi cheio de espinhos, ao encontrar Sam, um belo e bondoso rapaz, a jovem viu a primeira chance de esperança e felicidade, embora tenha demorado para aceitar que era digna disso.

O livro é narrado em primeira pessoa pela protagonista e podemos assim conhecer bem a situação complicada em que vive. Ela é fatalista, muito solitária, humilde, amedrontada e triste. Mas nem por isso uma pessoa que desiste de seus ideais, quer descobrir sobre si e vai lutar por isso. Ana desperta a compaixão no leitor, vemos que nunca recebeu carinho da mãe e que as pessoas não a aceitam, então imaginem viver sempre sendo rejeitada, não é nada fácil.

Temos aqui uma garota que não acredita em si e quando conhece o doce Sam, seus sentimentos acabam sendo uma grande confusão, ela não consegue aceitar a devoção do rapaz, mesmo porque ele tem cinco mil anos e muita experiência, e Ana acredita que ele jamais poderia gostar de uma sem-alma, uma pessoa que certamente não irá renascer novamente. Então qual razão para perder tempo com ela?

Mas Sam não é preconceituoso e para ele Ana não é sem alma, ela é uma Almanova, que o conquista plenamente, amor à primeira vista. Os dois protagonizam um relacionamento que vai crescer pouco a pouco, na base de ganhar primeiro a confiança, para depois o amor. É tudo muito terno e embalado por muita música.

Muitos podem até considerar que Ana se faz de vítima, mas eu não, ela foi muito humilhada e menosprezada, então não dá para acreditar mesmo em amor em seu lugar, porque é algo que nunca existiu em sua vida.

O trama é muito envolvente e feita para despertar a curiosidade, tudo muito incomum, mesmo com elementos conhecidos como dragões e sílfides, a história é inédita. A autora conseguiu criar um enredo intrigante e não nos entrega a razão de tudo ser assim de bandeja, vamos tateando no escuro com Ana, e descobrindo a razão de tudo junto com ela. Não são todas as respostas que aparecem agora, muito ficará para os demais livros.

Eu achei bem engenhoso este negócios de almas que voltam em novos corpos, a cada nova vida, é uma imortalidade diferente. Não é reencarnação, é a continuação da mesma vida e os nomes dos personagens foram muito bem pensados, pois servem tanto para homens, quanto para mulheres, dando certo para todas as vidas e sexos diferentes, somente Ana não entra nesta regra, exatamente para destacar sua unicidade.

Não posso entrar em detalhes sobre a trama, o prazer desta leitura é desvendar seu mistério a cada página, algumas vezes pode parecer confuso, mas não é, é muita novidade no mesmo lugar. Uma mitologia original, que me fez parar várias e várias vezes a leitura para assimilar melhor seus detalhes e tamanho. Uma nova realidade para a humanidade, baseada em uma existência contínua e milenar. Incrível, interessante e injusto. Exclusividade para uns e falta de oportunidade para outros. Você vai ficar revoltado com certas coisas e também com muita vontade de decifrar todo o mistério que cerca o nascimento de Ana. Leitura recomendada.

Ah! E a capa gente? Um luxo, entrou para as mais lindas da estante.


Quer ganhar um exemplar autografado?

Clique na imagem e saiba como.



2leep.com

26 comentários:

  1. Oi Cida,
    eu ameiiii essa capa Achei tão linda!!
    O livro parece ser mto bom.
    Dica anotada.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Estou desejando muito ler Almanova! O enredo é super interessante e a capa é linda!

    Beijos,
    Bia Sampaio
    http://www.epilogosefinais.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Estou desejando muito ler Almanova! O enredo é super interessante e a capa é muito linda!

    Beijos,
    Bia Sampaio
    http://www.epilogosefinais.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha vontade de ler este livro só por causa da capa, mas agora que fiquei conhecendo um pouco mais sobre a trama, tô doida para ler este livro! Esse negócio todo de morrer e voltar em outro corpo (o que me lembra muito Doctor Who) e de preconceito pelo novo parece ser muito interessante e você ter citado dragões chamou muito a minha atenção haha. Enfim, adorei a resenha.

    Beijos
    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não esperava que esse livro fosse assim tão bom, não tinha me interessado muito por ele, mas a sua resenha despertou minha curiosidade. Essa história de trocar de corpo, mas manter a alma me lembrou um pouco A do livro Todo Dia, mas só isso mesmo porque vi que a trama é bem inovadora. Fiquei muito curiosa para conhecer esse mundo diferente em que Ana vive, e para saber sobre sua singularidade.
    Abraços, Raquel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles trocam de corpo mas é para um corpo novo e da própria pessoa, não como em Todo Dia que A tomava a vida de outro por um período de tempo.

      Excluir
  6. Oi Cida, parece ser injusto mesmo!!
    Não gosto muito de ficar no escuro, mais to doida para ler este livro!!
    Parece uma mitologia original mesmo..
    Amei!!

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. nunca havia lido uma resenha sobre esse livro, mas ele é lindo!!!!!
    que sensacional essa relação da alma, do amor!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esse livro em me chamando a atenção desde que foi lançado!
    Achei a história muito criativa, e um enredo totalmente novo! Não sei de onde os autores tiram essa criatividade para inovação, mas eu adoro haha

    Ahhhh, lá no blog está rolando uma Gincana de Natal. A Ultima prova está no ar valendo o livro Na ilha!
    Tambem tem a ultima pova surpresa, valendo um kit com diversas coisas da Bruna Vieira e seus livros.
    Quem participar de duas provas ou mais, vai concorrer automaticamente a um kit com vários livros e uma ilustração sua! Confere lá ;D

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  9. Cidaaaa, simplesmente amei a sua resenha. Gente, que maluquice toda foi essa de almas e reencarnação, tudo escrito de uma forma ousada e original? Fantástico! Eu sou uma que acredito em reencarnação, então quando comecei a ler a sua resenha imaginei que fosse apenas ser um livro que trata o assunto. Mas falar de reencarnação de almas que se lembram de todas as existências?! E de uma alma nova, ressurgimento, renascimento, que é tratada como algo ruim e sofre preconceito? Sério, muito legal! Tô doidinha para ler este livro agora. Valeu pela dica viu. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Cida!
    Olha, eu fiquei segurando esse livro na loja e acabei não comprando porque a sinopse não me cativou muito. Apesar de na hora ter achado a capa linda, acabei deixando ele pra trás.
    Ah...se arrependimento matasse!hahahaha
    Quero muito matar a curiosidade e descobrir o motivo da Ana ser uma Almanova.
    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  11. To apaixonada pela capa desse livro, muito mesmo. Ia participar da promoção, mas tirar a foto ia ser complicado :(
    chateada, tem que ser foto minha mesmo?
    huahauauahhuaa
    Beijos,
    paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  12. Oie Cida
    menina, você é rápida no gatilho com suas leituras rs
    Eu estava louca por esse livro desde que vi a edição em inglês, e uma amiga blogueira falou super bem dele. E uau, essa aura de mistério só me faz ter mais curiosidade ainda. Comprando o meu agorinha mesmo rs
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é rapidinho de ler Jaque, e passei na frente de outros porque faz tempo que estava na espera.

      Excluir
  13. Oi Cida :)
    Acho essa capa linda e confesso que nem sabia sobre o que falava o livro, mas já queria ele na estante. rs Gostei MUITO da sua resenha e se antes eu já queria, agora triplicou. E sabe o melhor? É a cara de Ace também, certeza de que ele vai adorar!
    Beijos, adorei a resenha!
    http://www.coisasdemeninas.blog.br/

    ResponderExcluir
  14. Não gostei muito da capa, não gosto muito de pessoas na capa e achei essa borboleta meio assustadora, sei la hahaha Mas a história parece muito legal e muito diferente mesmo! É tipo reencarnação, né?
    Deve ser bem triste mesmo ser assim tão rejeitada só porque é algo novo, que eles desconhecem.
    Pelo que você falou, a história parece muito diferente mesmo e muito boa! Agora fiquei curiosa e com vontade de ler! Vou procurar saber mais sobre o livro!
    Ótima resenha, parabéns!
    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  15. Não gostei muito da capa, não gosto muito de pessoas na capa e achei essa borboleta meio assustadora, sei la hahaha Mas a história parece muito legal e muito diferente mesmo! É tipo reencarnação, né?
    Deve ser bem triste mesmo ser assim tão rejeitada só porque é algo novo, que eles desconhecem.
    Pelo que você falou, a história parece muito diferente mesmo e muito boa! Agora fiquei curiosa e com vontade de ler! Vou procurar saber mais sobre o livro!
    Ótima resenha, parabéns!
    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  16. Oi Cida!!
    A vida de Ana como Almanova deve ter sido difícil mesmo, imagino a experiência milenar de todas as pessoas do mundo, comparada com a dela que é de uma vida apenas. E essas pessoas que revivem a cada vez num corpo diferente devem carregar consigo tanto virtudes como também defeitos eternos. Fiquei bastante curiosa com o enredo, é diferente e reflexivo.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis você captou perfeitamente o sentido, é isso mesmo que ocorre na trama.

      Excluir
  17. Eu não preciso nem dizer que essa capa maravilhosa desperta a curiosidade de qualquer um, né?! rs
    Eu achei super diferente essa coisa de almas que voltam em corpos diferentes, eu acho que não tem nada igual né? pelo menos eu nunca vi. Essa mitologia nova, com um tipo de imortalidade diferente do que costumamos ver nos livros conquista de cara.
    Em outra resenha que eu li eu cheguei a achar um pouco confuso, mas na sua eu não me senti "embolada" em relação a esse mundo.
    Com certeza eu quero ler Almanova, e to até participando do concurso! rsrsrs

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Muito interessante ver um livro abordar um conceito ja tão amplamente conhecido como a "reecarnação" de uma maneira totalmente inovadora.
    A capa esta muito bonita, mas ta meio parecendo uma capa de um dos dvds da cantora Cher! kkkkk

    ResponderExcluir
  19. Cara, eu sou a única pessoa que não tem a menor vontade de ler esse livro?!
    Quanto mais resenhas vejo dele, mais distância quero! hahaha
    Não é muito o tipo de livro que gosto...

    ResponderExcluir
  20. A capa é linda e o tema da reencarnação parece ser abordado de maneira envolvente, mas não me convenceu. Não me despertou interesse e em meio a tantos lançamentos, simplesmente estou em busca de algo novo e diferente. Com um pé na realidade, de preferência.

    ResponderExcluir
  21. Eu já li várias resenhas sobre este livro e não me canso de ficar olhando a capa do livro. É simplesmente linda, a Editora Valentina tem realmente me surpreendido com alguns lançamentos.

    ResponderExcluir
  22. Oie Cida
    Esse me chamou a atenção desde o lançamento e a capa é linda. Gostei da premissa do livro e a respeito das almas, com certeza leria esse livro.
    Parabéns pela resenha e vou adicionar Almanova na minha lista de 2014.
    Beijos

    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!