[Resenha] Olho Por Olho

Olho Por Olho
Título Original: Burn for Burn (Burn for Burn #1)
Autor(a): Jenny Han e Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito     Páginas: 320
Lançamento: 2013     ISBN: 9788581632780
Olho-por-Olho-Frente
Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena... Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho... No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “;aqui se faz, aqui se paga”; poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas.

Olho Por Olho publicado este ano no Brasil pela Editora Novo Conceito é um livro jovem, que fala de vingança. Escrito por Jenny Han (O Verão Que Mudou Minha Vida) e Siobhan Vivian (Conselho de Amiga), tem uma proposta promissora e o kit do livro montado pela editora dá asas à imaginação. Imaginem minha surpresa ao ver todos os apetrechos de vodu quando recebi o livro.

Vamos conhecer aqui três jovens, moradoras da ilha de Jar, estudantes que não costumavam ter nenhuma proximidade, até o dia, que um objetivo em comum as uniu. V-I-N-G-A-N-Ç-A!

Lillia, a jovem oriental, bem de vida, típica patricinha, vive entre os populares do colégio, porém é visível que não gosta de nenhum deles, apenas os suporta, principalmente a suposta melhor amiga Rennie, capitã das líderes de torcida. Esta turminha é muito desprezível, todos cheios de si e como manda o bom clichê, adoram zombar dos outros, ferindo assim seus sentimentos e os humilhando sem dó, nem piedade. Quando a irmã caçula de Lillia começa a andar com eles, envolvendo-se além da conta, Lillia percebe a dimensão do que fazem e representam, mas mais ainda, quando sente na pele, percebe que precisa tomar uma atitude. Para completar, a garota tem um segredo, algo que atormenta seus dias, deixando seus nervos a flor da pele.

Mary,  está acabando de voltar para a ilha de Jar, sua partida, ao que tudo indica, foi meio drástica, mas o motivo não é revelado logo de cara. O que sabemos é que seu retorno é parte de uma meta de vida, que ela tem sérios problemas com Reese, um rapaz da ilha, algo que fica entre amor e ódio, ligado ao passado e que fica mais vivo no presente, um problema que precisa ser resolvido.

Kat, a pária. Razão para isso? Indefinida, ela já andou com as garotas populares, mas do dia, para noite, foi deixada de lado e passou a ser o alvo delas. Isso incomoda Kat, mas o que leva a garota aos extremos é um tal garoto que saiu com ela nas férias, mas na volta às aulas arranjou outra e fingiu que nada havia acontecido. Fora que Rennie, melhor amiga de Lillia, está difamando Kat. E agora? Algo precisa ser feito.

Junte essas garotas em uma panela, com todos os seus problemas e adicione alguns inimigos em comum. Mexa, mexa. Leve ao forno por meia hora e… deixe esfriar. Muito, afinal dizem que vingança é um prato que se come frio.Voilá!

O livro é narrado em primeira pessoa pelas três garotas, onde cada capítulo é de uma delas. Intercalando as vozes, as autoras foram delineando seus perfis e criando  o universo que vai conspirar para colocá –las em um mesmo caminho.

O cenário é uma ilha pequena, onde todo mundo se conhece e sabe da vida do outro. Boa parte do pessoal é bem de vida, e mora na parte alta da ilha, mas também temos os menos abastados, que lutam pelo seu lugar ao sol. Festas, jogos, líderes de torcidas, bailes… enfim, aquele jeito americano de ser, com muitas disputas e brigas no ensino médio.

Logo no começo o clima é de muita provocação, dando munição para nossas vingativas. Logo a seguir, quando as meninas percebem que não podem deixar suas vidas continuarem da mesma forma, sem punir aqueles que de alguma foras as machucaram, o clima passa a ser de estratégia e ataque.

Veja bem, elas não são amigas, apenas parceiras no crime, na verdade aqui falta amizade, nunca vi tanta gente junta querendo prejudicar o outro. Confesso que o jeito maldoso e fútil de alguns personagens me deixou bem irritada. Em relação as protagonistas, eu achei Lillia uma pessoa fraca sem voz ativa, Kat foi a que mais gostei, mais madura e realista. Agora Mary é uma grande incógnita, ela é muito reservada e não sei bem, mas ela pelo visto vai dar um toque sobrenatural às coisas.

As meninas são até engraçadas com suas ideias mirabolantes e gostei bastante de ver cada coisa que fizeram, mas não esperem algo denso e profundo, na verdade são coisas simples, mas que neste contexto, podem significar o fim do mundo. Coisas que mexem com aparência, status social e popularidade.

No quesito vingança o desenrolar foi bem diferente do que imaginei, esperava que elas escolhessem o alvo e derrubassem, mas não, elas cometem pequenos atos, como para deixar a pessoa alerta e ao final aprontam algo tão grande que acaba fugindo do controle.

A vingança final é o que fecha o livro, deixando tanto as meninas, quanto o leitor com muita coisa na mente. Elas foram longe demais e meteram-se em uma grande encrenca. Definitivamente, a brincadeira deu espaço para a tragédia. E como é uma série, temos que aguardar o próximo livro para ver o que vai acontecer. Perguntas? Sim! Várias. Elas ficarão amigas? A vingança continua? Elas serão descobertas?

O final poderia ter sido um pouco mais detalhado, achei que foi repentino, mas enfim, é um livro que mesmo usando um tema forte como vingança, tem sua trama conduzida de maneira mais suave, focando um público mais jovem e descompromissado, assim os acontecimentos acabam ficando mais na superfície.

Eu achei bem legal, li rapidinho, é algo para sentar e ler numa tarde. Não exija muito, leia esperando uma aventura bem jovial e dinâmica.  Quero mesmo que a sequencia chegue logo, para matar minha curiosidade, em especial em relação a Mary, que é muito mais do que conhecemos aqui. Ah! Nunca havia lido nada das autoras, e foi um bom contato inicial.  Um livro de verão.





2leep.com

32 comentários:

  1. Oi Cida não li nenhum livro onde vingança seja o tema propriamentr dito, mas eu curti muito a capa do livro, e o mistério que cerca essas três, realmente o kit é superkkkk mas quem nunca pensou ver a cabeça de alguém explodir do nada kkkk Adorei sua resenha como sempre e ja passei ele na frente para ler, e aguardar a continuação.
    Bjkas
    Dani Casquet-Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida,
    você adivinhou que peguei esse livro ontem para ler neh? rsrsrs
    Não comecei ainda, mas acho que vou gostar.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Cida,

    Esse livro esta na minha lista de espera de leitura, não sei o que esperar dele, mas sua resenha me animou.....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa, esse livro parece ser daqueles de tirar o folego, acho que eu também o leria rapidinho.
    Gostei muito dessa coisa, inimigas, mas parceiras.
    Parabéns pela resenha.
    beijos!
    seforasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Desde quando foi lançado, eu estava com muita vontade de ler, não sabia exatamente sobre o que se tratava, mas a capa me chamou bastante atenção.
    Sua resenha me deixou ainda mais curiosa para ler o livro.

    Beijos.
    http://algoadefinir.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. acho que você abordou de uma maneira muito bacana essa questão da vingança... realmente tudo tem um preço e aqui se faz aqui se paga, certo? e acho que nosso trio de vingadoras promete abalar a escola e os alunos maldosos
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante de Olho por OLho, foi uma leitura que me surpreendeu por ser melhor do que eu imaginava. Já estou lendo Dente por Dente e ele está bem melhor que o primeiro livro da série. Esperava ter algumas explicações sobre Mary, mas até agora as autoras não se detiveram a isso. Vamos ver o que vem pela frente.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Este ponto é o que mais quero explicações.

      Excluir
  8. A vingança delas é bem superficial mesmo, até na continuação é assim, mas o negócio é que o livro é viciante!

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nossa, me surpreendi ao saber dos apetrechos vodu e do toque sobrenatural... Pra mim isso seria um estilo "Meninas malvadas", sabe? Só meninas colegiais se vingando de uma inimiga em comum... Fiquei bem curiosa!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Cida!
    Concordo com você quanto às protagonistas, Kat foi a que mais me agradou.
    Confesso que também esperava vinganças mais elaboradas e intensas, mas foi tudo muito simples.
    Pelo o que li, o segundo livro consegue surpreender mais e é melhor. Espero que não nos decepcione.
    A minha avaliação foi a mesma que a sua. rs
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  11. Eu estou tipo assim...
    LOUCA para ler esse livro.
    Não vejo a hora de comprar!
    Agora lendo sua resenha aumentou um pouco mais a vontade ;( hahaha
    Beijos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida, adorei sua resenha, fez tudo parecer tão divertido.. kkk adorei a parte da "vingança é um prato que se come cru". Olha, sei que tenho lido muitas resenhas positivas não só sobre Olho por Olho, mas também sobre Dente por Dente, mas detestei tanto um outro livro da Siobhan que fiquei super de pé atrás sabe.. mas, quem sabe não dou uma chance né?! Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li o outro dela Mi, mas vi que não foi muito elogiado, este no entanto é bom.

      Excluir
  13. Olá Cida,
    Eu li outra resenha desse livro hoje e assim como a sua me animou bastante. Porém, por se tratar de uma trilogia, vou tentar deixar para ler quando for lançado todos os livros.

    Lucas - Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu ja havia visto esse livro em um outro blog, e eu ja havia me interessado e com a sua resenha eu me interessei mais AINDA *O*
    O livro é tão diferente e tem super a ver com uma leitura para férias ^^
    Resenha perfeita do livro ótimo ^^

    XOXO :D
    {Joven Clube}

    ResponderExcluir
  15. Também nunca li nada das autoras, mas esse simplesmente me atraí! Adoro quando há vingança em jogo (e olha que eu não sou vingativa! kkkk), pois mesmo sendo um livro adolescente elas tem ser perspicazes e sagazes...
    Outra coisa... o boneco vudu do kit (vi em algumas fotos) é mega fofo!!! Eu também queria um!
    ahahahaha
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  16. Oi Cida, tudo bem? Sempre fiquei na dúvida em relação a esse livro, não sabia se valia a pena ler ou não.. Mas adorei a sua sinopse! Despertou ainda mais minha curiosidade e acho que, finalmente, vou dar uma chance pra ele (:

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
  17. Adorei a sua resenha me deu vontade de ler :)
    Não gostei muito desta capa, adoro esses temas de vingança e coisas mirabolantes. Mas fico irritada quando acaba a série num Cliffhanger.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Adorei a sua resenha me deu vontade de ler :)
    Não gostei muito desta capa, adoro esses temas de vingança e coisas mirabolantes. Mas fico irritada quando acaba a série num Cliffhanger.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Esse livro, infelizmente, nunca me chamou muito atenção. A sinopse deixou claro que os motivos para a vingança do livro eram bem bobinhos e eu não curto muito esse tipo de leitura adolescente. Em termos de vingança, prefiro livros mais densos. A resenha está de parabéns, reforçou algumas conclusões que eu tinha tirado do livro sem nem ao menos ter lido.

    ResponderExcluir
  20. Oi, Cida :)

    Adoro narrativas intercaladas, mas, infelizmente, a história em si não me agradou muito. Talvez futuramente eu dê uma chance.

    Beijocas, querida.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi,

    li esse livro faz um tempinho e até que gostei, apesar de ter achado o segundo muito melhor. Também não gostei da Lillia e Kat foi a minha favorita. Realmente o livro é bem adolescente, com todos os dramas típicos dessa fase, e pouco profundo, mas é uma boa leitura. Se fosse a minha história, teria criado vinganças mais elaboradas e muito mais perigosas kkkk Ótima resenha! Ah, só um detalhe, você trocou uma letra no nome do garoto com quem Mary tem os problemas lá. Ele é Reeve e não Reese. ;D

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  22. Cara se existe alguém desesperada por um livro, essa sou eu!
    Só de pensar que eu poderia ter esse livrinho agora na minha estante - com o voodo e tudo - me deixa louca! haha Enfim, enfim. Você tem um dom de atiçar mais minha vontade em um livro Cida. tenho que me proibir de ler resenhas suas de livros que eu quero haha
    Quando eu vi o livro a primeira fez, pensei em algo a la Gossip Girl, acho que não vai me decepcionar!
    Bom saber que é intercalado pelas três protagonistas. livros assim só agregam ao leitor =))

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É legal para dar uma visão mais ampla da história, eu gosto quando isso acontece. E leia sim minhas resenhas, adoro te ver aqui.

      Excluir
  23. Olá Cida! Uau gostei da resenha é bem esclarecedora, mas a estória não me agradou o motivo para a vingança meio fraquinho e confesso que não é o tipo de leitura que gosto. Beijinhos!

    ResponderExcluir
  24. Pois é pois é, mesmas impressões, eu achei que fosse algo mas adulto , mas é bem teen.
    Estou quase terminando Dente por Dente, e..... não vou contar rs

    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Tenho medo quando me deparo com esse tipo de livro...
    Eles acabam ensinando as meninas mais novas a cultura de q ser superficial e popular é mais importante q qualquer coisa, sem falar na parte da vingança. Olho por olho e todo mundo acaba cego... ¬¬
    Tenso isso de as personagens tratarem um estupro como algo normal.
    Esse tipo de livro me assusta muito mais do q qualquer livro do Stephen King jamais vai conseguir.

    ResponderExcluir
  26. Não li o livro ainda, mas quero muito ler ele e o seguinte... que parece ser melhor ainda!
    Desde o começo, sempre achei que seria bem aquelas histórias americanas, de ensino médio... mas que viciam! hahaha
    Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  27. Já ouvi falar tanto deste livro, porém nunca me interessei por ele. Até que eu gostei da sinopse, porém não teve aquele impacto em mim.

    ResponderExcluir
  28. Oie Cida
    Já tinha visto esse livro, mas ainda não li. É um livro que não super desejo, mas que leria. A história não me chamou muito a atenção, mas leria sem nenhum compromisso.
    Parabéns pela resenha.

    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!