[Resenha] O Dom

O Dom (Bruxos e Bruxas #2)
Título Original: The Gift (Witch & Wizard #2)
Autor(a): James Patterson e Ned Rust
Editora: Novo Conceito     Páginas: 288
Lançamento: 2013     ISBN: 9788581632810
Compare & Compre    Skoob   Facebook   

9788581632810_1
Os irmãos Allgood nunca desistem de lutar contra os poderes autoritários e desumanos d’O Único Que É O Único, mas, agora, eles estão sem Margô — a jovem e atrevida revolucionária; sem Célia — o grande amor de Whit; e sem seus pais — que provavelmente estão mortos... Então, em uma tentativa de esquecer suas tristes lembranças e, ao mesmo tempo, continuar seu trabalho revolucionário, os irmãos vão parar em um concerto de rock organizado pela Resistência onde os caminhos de Wisty e de um jovem roqueiro vão se cruzar. Afinal, Wisty poderá encontrar algo que lhe ofereça alguma alegria em meio a tanta aflição, quem sabe o seu verdadeiro amor... Mas, quando se trata destes irmãos, nada costuma ser muito simples e tudo pode sofrer uma reviravolta grave, do tipo que pode comprometer suas vidas. Enquanto passam por perdas e ganhos, O Único Que É O Único continua fazendo uso de todos os seus poderes, inclusive do poder do gelo e da neve, para conquistar o dom de Wisty... Ou para, finalmente, matá-la.

Resenha livre de spoilers.

O Dom é o segundo livro da série Bruxos e Bruxas, escrita por James Patterson e convidados, publicada no Brasil pela Editora Novo Conceito. O primeiro livro Bruxos e Bruxas foi escrito em parceria com a autora Gabrielle Charbonnet e este vem com a participação de Ned Rust.

Depois de não ter minhas expectativas atingidas em Bruxos e Bruxas (resenha aqui), pensei em deixar a série de lado, mas como sou uma pessoa que não gosta de deixar as coisas pela metade resolvi ler O Dom.

Reencontramos aqui os irmãos Allgood, Whit e Wisty, que depois de terem sua vida virada de ponta cabeça, perderem –se dos pais e passar a viver cada dia tentando manter-se vivos, decidem ser membros de uma frente revolucionária contra o líder da Nova Ordem, O Único Que É O Único.

Para quem não lembra, este homem maluco, atual líder do governo, prega a total repressão da alegria, magia, liberdade de expressão e criatividade. Ele deseja uma nação de jovens que lhe sirvam como marionetes, sem nenhuma vontade própria. Seu maior desafio é eliminar a família de Whit e Wisty, mas ao perceber que a menina pode ser alguém que possui O Dom, ele muda seus planos.

Será que agora os irmãos terão paz? Nem pensar, O Único Que É O Único quer poder, e dominar a dupla de protagonistas é sua única chance.

O livro é narrado em primeira em terceira pessoa, alternado a narrativa em primeira entre os irmãos, como no livro anterior. A novidade é que alguns capítulos, onde temos uma visão maior dos planos do Único, estão em terceira pessoa, de maneira a situar melhor o leitor. Permanece a linguagem jovial, que busca capturar o público adolescente, com muitas tiradas bem humoradas e referências culturais de bandas e livros. Os capítulos curtos, fazem a leitura ser fluída, li em uma tarde. No livro anterior eu senti falta de uma inserção do leitor no cenário da trama, neste aqui percebi uma melhora significativa neste quesito, o que é algo muito bom.

Além de ter esta evolução na narrativa, os personagens sofreram mudanças, desta vez não achei os irmãos alienados, nem levando sua situação grave na brincadeira. Ambos estão maduros e conscientes de tudo, sabem quem são e lutam por ideais definidos. Claro que não viraram adultos do dia para noite, eles ainda fazem brincadeiras típicas de sua idade, e cometem erros na mesma proporção, mas pelo menos transmitem uma credibilidade que não consegui ver em Bruxos e Bruxas. Em relação ao desempenho na trama, Wisty tem maior aparição e importância em tudo, e Whit ficou focado demais em pensar na namorada morta, deixando assim as maiores decisões para a irmã.

Me senti menos perdida desta vez, eu consegui saber o que estava acontecendo, sem ter a sensação de uma história jogada em meu colo, mas mesmo assim a trama não tem consistência, o enredo é superficial e muitas vezes senti que ia de um lado para o outro, para no final terminar no mesmo local. Alguns pontos evoluíram, sim! Personagens e narrativa, mas em termos de a história desenrolar e seguir em frente, deixou a desejar.

Pelo final deu para perceber que a aventura dos irmãos Allgood não está nem na metade, e que no próximo livro eles terão que seguir separadamente.

Enfim, a série não conseguiu me conquistar, e acho que desta vez terei mesmo que deixar algo pela metade. É o mais provável, vamos ver até o lançamento do próximo. Eu dei uma estrelinha a mais na classificação final por conta da melhora nos pontos citados, não pelo meu interesse ter aumentado, mas sei reconhecer que houve algo a mais em relação ao anterior. Ah! Não posso deixar de citar as capas, a editora está caprichando, são muito lindas.

Como sempre digo, leiam e tirem suas conclusões, vi resenhas bem empolgadas, então para muitos a leitura foi ótima.

“…mas os loucos são os novos normais nessa sociedade dominada pelos malucos da Nova ordem.” (Whit)

2leep.com

26 comentários:

  1. Oi Cida tudo bem, olha depois de ler algumas resenhas negativas de Bruxos e Bruxas depois de todo aquele Marketing fiquei realmente com receio de comprar o livro e me arrepender, na verdade ele me atrai muito, capa o autor James Paterson que tem uma boa escrita, mas que não colou nesse livro, qdo saiu O Dom fiquei mais tentada ainda, que capa linda, mas esperava ler uma resenha que me fizesse que crer que vale a pena , vc foi a primeira, já que a história do segundo melhora um pouco nas questões de assuntos perdidos e corridos no primeiro e que agora foram mais claro, vou dar uma chance para essa série, só o preço que deveria diminuir para ter mais acesso! Dei uma lida não entendi algumas coisas pois ainda não li, mas deu para ter uma noção do que esperar.
    Bjkas
    Dani Casquet-Livros, a Janela da Imaginação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani! Melhorou sim, mas mesmo assim não parece com os livros de Patterson que estamos acostumadas, parece até outra pessoa escrevendo.

      Excluir
  2. Por eu ainda está esperando o meu livro de Bruxas e Bruxos e O Dom então pulei o resumo que você fez do livro porque eu não quero correr o risco de spoiler e também porque eu não entenderia nada já que eu ainda não li Bruxos e Bruxas e não sei nada sobre os personagens...
    Enfim, você não é a primeira pessoa que não gostou muito do livro e a cada resenha que eu leio tenho menos esperança de gostar, o que é uma pena porque estava com a expectativa lá em cima. Eu nunca tinha tido interesse em ler algo do James Patterson, todos os livros dele sempre tinham algo que me incomodava na sinopse ou na capa e me faziam escapar mais uma vez. Porém Bruxos e Bruxas me fez lembrar vagamente Harry Potter por isto me encantei, mas pelo visto não é tão bom assim.
    De qualquer forma tenho que arriscar para saber o que vou achar. Preciso ler e tirar minha próprias conclusões porque também vi resenhas positivas.
    Eu realmente acho que essa mudança de co-autor vai deixar tudo meio confuso. Eu me pergunto porque eles mudaram? Tipo deveriam seguir um padrão se não assim as pessoas ficam meio perdidas com a mudança da escrita =/

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não parece em nada com HP, isso posso dizer. Mas leia sim, é bom ter sua experiência com o livro e tiras qualquer dúvida. Bjos!

      Excluir
  3. Oi Cida,
    estou receosa de ler este livro, tem muita gente dizendo que não gostou e nem vai continuar a série (como vc) e tem gente dizendo que adorou, não vi o meio termo ainda rsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van! Está assim mesmo, então você precisa ler para escolher sue time. :)

      Excluir
  4. Sou muito fã dos livros do James Patterson, mas me parece que essa série tem deixado muito a desejar neh?!
    Essa não é a primeira vez que vejo resenha sobre esse livro, e na maioria delas, vi que muita gente se decepcionou...
    Ainda não perdi a esperança, quero ler a série e decidir se vai ser boa ou não, hahaha.

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não consegui ler Bruxos e Bruxas e acho que vou demorar bastante tempo ainda para ler esse livro.
    A única coisa que posso dizer sobre a série é que acho a capa de Dom mais bonita do que a dor primeiro livro.
    Como você disse, vi algumas resenhas muito positivas sobre os livros e outras mais parecidas com a sua, acho que só lendo mesmo pra tirar uma conclusão rs
    bjs
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Essas capas são muito lindas mesmo rs
    Eu estava louca para ler esses livros, mas depois do lançamento do primeiro e da quantidade de resenhas negativas acabei deixando de lado!
    Quem sabe um dia eu crie coragem... Por enquanto não dá mesmo D:
    Principalmente sabendo que o segundo também não é essa coca cola toda..
    Beijinhos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  7. antipatizei de cara com a série, em nenhum momento tive vontade de ler, nehuminha, portanto o dom pra mim com certeza não dá!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie Cida
    não sabia que este tinha sido escrito em parceria com outro autor, acho que por isso que alguns pontos melhoraram né. Eu comecei a ler o primeiro e não me prendeu. Não sei se irei acompanhar a série, apesar de estar curiosa para saber o que vem a seguir.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida, eu não li Bruxos e Bruxas, mas não sinto nenhuma expectativa com essa série. Se tivesse lido faria como você e leria Dom, mas acho a narrativa desse livro fraca demais. Uma pena, pois a proposta dele era muito interessante.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu também não fiquei tão frustrada quanto da outra vez, mas me incomodei mais com os pontos que você diz que melhoraram ;~ A história tinha tudo para ser boa, uma pena.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Depois de todo aquele marketing da editora, fiquei bem decepcionada com a enxurrada de resenhas negativas. Eu até compre o primeiro livro, mas acabei sorteando no blog e não li rsrs
    Pela sua resenha o segundo volume continuou na mesma. Apesar das melhoras o livro permaneceu sem me garimpo. É uma pena =/

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  12. Nunca li nada do escritor, mas tenho vontade.Já tenho Bruxos e bruxas e ainda não pude ler, mas mais por dúvida por que já li resenhas essa série não foi aquilo tudo mesmo! Mas irei ler e tirar a prova!! Espero realmente gostar!!

    ResponderExcluir
  13. Apesar da resenha ser livre de spoilers, eu li ela bem por cima, porque eu ganhei o livro recentemente e ainda não li, então sei que alguma dica do primeiro livro eu vou acabar pegando e isso não seria nada legal! hahahaha
    Eu espero gostar do primeiro livro, se eu curtiu vou partir para O Dom com certeza! =)

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ufa,

    Fico mais aliviada, achei que eu estava criteriosa demais, embora eu tenha dado um rs !!

    Bjs

    Sara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara! Eu olhei no geral, por isso três, mas não que tenha me feito querer seguir em frente.

      Excluir
  15. Como ainda não li esse, pulei logo para tua opinião. E devo dizer que me animou um pouco. Saber que melhorou, e a história se desenvolveu, é um alívio!
    Espero gostar, nem que seja um pouco, também rsrs

    Beijos,
    Myris
    http://www.nacabeceiradacama.com.br

    ResponderExcluir
  16. O segundo livro -----> E eu ainda estou juntando dinheiro para comprar o primeiro. Estou esperando abaixar o preço. Como eu me arrependo de não ter comprado na bienal. A resenha está a coisa mais linda do mundo.

    ResponderExcluir
  17. Oie amiga
    Essa é uma série que não pretendo ler, mesmo gostando da escrita do James.
    Não consigo ficar curiosa em relação ao livro e depois de perceber o como foi difícil para você, ai que não quero mesmo ler.
    Parabéns pela sua resenha, muito boa.
    Beijos

    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Cida, infelizmente só escuto falar mal desses livros e não tenho a mínima vontade de lê-los.. ainda mais depois de saber da escrita terceirizada de James.. mas pelo menos que bom que você não achou este tão ruim quanto o primeiro.. mas sei como é chato abandonar uma série pela metade.. também não gosto, mas às vezes é melhor do que ficar perdendo tempo lendo livros ruins né?! Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Cida :)
    Ace leu o primeiro livro da série e não curtiu. Ele ainda não leu O Dom, mas acredito que a opinião dele não irá divergir muito da sua. Uma das coisas que ele mas focou foi no quanto se sentiu perdido na leitura e que as coisas eram meio que "jogadas" no leitor, faltando uma explicação melhor.
    Uma amiga me falou que em O Dom a história está um pouco melhor, mas parece que nem assim ficou tão bom, né?
    Parabéns pela resenha!
    Beijos
    http://www.coisasdemeninas.blog.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neyla! Comparado ao primeiro melhorou, mas falta consistência na trama, é tudo muito superficial.

      Excluir
  20. Oi, Cida!

    Quando Bruxos e Bruxas foi lançado, fiquei super animada em lê-lo, mas por conta das resenhas negativas, me desanimei e deixei de lado. Fico contente em saber que o segundo volume é melhor, apesar dos pesares, mas ainda assim não fiquei com vontade de ler a série. =/
    Que linda essa sua resenha livre de spoilers! ^^

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Li Bruxos e Bruxas em dois dias, quase que não termino haha é que foram dois dias estressantes com a narrativa rasa do livro. Não senti simpatia pelos irmãos e nem pelo enredo.
    Assim como você eu odeio deixar algo pela metade, por isso lerei Dom em breve. Fiquei feliz em saber que há uma melhora significativa na série (pena que ainda não seja suficiente rs) vamos ver se neste segundo livro a história me cativa de vez ou me faz detestá-la mais ainda hauahau

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!