{Resenha} Bruxos e Bruxas

Bruxos e Bruxas
Título Original: Witch & Wizard #1
Autor(a): James Patterson e Gabrielle Charbonnet
Editora:  Novo Conceito      Páginas: 288
Lançamento: 2013      ISBN:   9788581632216
Compare & Compre    Skoob    Facebook   

Bruxos e Bruxas, James Patterson
É como entrar em um pesadelo. Do nada, você é retirado de sua casa, preso, e acusado de bruxaria. Parece século 17, mas é o governo da Nova Ordem, e está acontecendo agora! Sob a ideologia da Nova Ordem, O Único Que É O Único mantém seu poder à força, sem música, nem internet, nem livros, arte ou beleza. E ter menos de 18 anos já é motivo suficiente para que você seja suspeito de conspiração. Os irmãos Allgood estão encarcerados nesse pesadelo e, para escapar desse mundo de opressão e medo, terão que contar um com o outro e aprender a usar a magia.

Este é o terceiro livro que leio de James Patterson e fui totalmente surpreendida com Bruxos e Bruxas. Comecei a leitura esperando todo aquele clima de magia, no entanto o que encontrei foi um cenário com características de um mundo distópico.

Temos aqui a Nova Ordem (NO), um regime político repressivo, governado pelo Único Que É O Único, que odeia tudo que é belo, diversão, música, livros, juventude e principalmente bruxos. Este maluco, está enviando para suas prisões de segurança máxima todos os jovens menores de dezoito anos e instaurando uma censura absurda, as pessoas não podem nem ao menos mascar chiclete em paz.

Wisty e Whit são irmãos, e no meio da noite têm sua casa invadida pela NO, são acusados de bruxaria e presos. Os dois não fazem ideia do que está ocorrendo, seus pais sempre disseram que ambos eram especiais, mas não citaram poderes mágicos, ou coisa do tipo. Julgados e condenados à morte, os dois não sabem o que fazer, e podem contar apenas com os dois objetos que puderam trazer de casa, uma baqueta e um livro com páginas em branco. Enquanto isso o mundo está sendo destruído e dominado pela NO e os pais destes jovens caçados como os mais perigosos criminosos da face da terra.

Eu não pensei que este livro fosse juvenil, acreditava em um enredo mais sério e denso, no entanto eu amo livros juvenis, e isso não seria um problema pra mim, o que na verdade me incomodou e me deixou surpresa, foi a forma que a história foi construída. A semelhança com os outros livros que li de Patterson, limita-se à narrativa fluida e capítulos curtos, os personagens carismáticos e consistentes que tive o prazer de conhecer em Lua de Mel e o Diário de Suzana Para Nicolas, e as tramas que mexem com as emoções, ficaram fora deste livro.

A narrativa em primeira pessoa, alternada entre os irmãos, é simples, com linguagem típica de uma garota de quinze anos e seu irmão de dezessete. Tudo o que sabemos é através dos comentários dos irmãos, não temos uma prévia do que levou o mundo a ficar assim, nem mesmo sobre a vida dos personagens, cada informação que nos permite formar uma ideia geral de tudo, vem juntamente com os acontecimentos. Achei esta falta de inserção no cenário ruim, deixando a história superficial e muito simples.

Outro ponto que me incomodou foi a velocidade da história, tudo acontece muito rápido, mas não é de uma maneira que deixa a trama dinâmica, e sim que deixa corrida. Senti falta de ficar em uma cena, de ver a situação sendo trabalhada. Os personagens passam de uma cena para outra num piscar de olhos, e estão tão perdidos quanto nós. Eles também não sabem a razão do que está acontecendo, é estranho este fato, seria aceitável o desconhecimento de serem bruxos, mas não o da existência da NO, afinal eles viviam lá desde sempre, como não sabiam do Único Que É O Único? Deu a impressão de serem duas pessoas alienadas.

A situação Wisty e Whit não poderia ser pior, condenados á morte e separados bruscamente dos pais, sem contar a verdade sobre si mesmos, mas parece que os protagonistas não sentem a dureza de sua realidade, encarando tudo na boa, não lutam e fazem piadas de tudo, isso quebra todo o clima de tensão da leitura, tira a seriedade e nos deixa sem acreditar no que está se passando. Eles não são pessoas chatas, o que aconteceu é que não foram bem trabalhados e suas pitadas de humor usadas totalmente fora de hora. 

Durante a leitura encontramos referencias à livros e cantores famosos como Edragão, A invenção de Bruno Gente, Raul Queixas, Carão Vermelho,  achei criativo, mas tentar "abrasileirar" isso não caiu bem, prefiro que a tradução atenha-se ao original, se eu escrevesse um livro falando da cidade de  São Paulo não ia querer que nos EUA fosse traduzido como Los Angeles.

No geral o livro não atingiu minhas expectativas, que foram elevadas ao grau máximo por conta de toda a propaganda feita pela editora ao falar da Nova Ordem, não foi só por ser diferente do que imaginei, isso poderia ter sido um fator positivo, uma grata surpresa, mas ter uma série de fatos acontecendo ao mesmo tempo, jogados no meu colo de maneira abrupta, não foi agradável. O começo e o fim se dão na mesma cena e o que achei que seria explicado ao final, ficou no ar. Faltou energia, adrenalina e profundidade, não parecia Patterson. Talvez agrade bastante o leitor iniciante, tanto que passarei para meus sobrinhos de onze e treze anos lerem, quero ver o impacto neles, acredito que funcione melhor. 

Não digo para não lerem, não mesmo. Conheçam este primeiro livro da série Bruxos e Bruxas e formem sua opinião. 






2leep.com

43 comentários:

  1. Bom dia Cida,

    Acabei de ler esse livro e logo postarei resenha dele no blog...eu também criei bastante expectativa nesse livro, mas sabia que era infanto juvenil por isso algumas coisas não me afetaram..poderia ser melhor sim, mas acho que vale a leitura...abraços.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi por ser infanto juvenil, eu gosto de livros deste estilo, foi a construção do enredo que me deixou decepcionada.

      Excluir
    2. Concordo com você, sabemos que o autor escreve bem mais do que isso..

      Excluir
  2. Nooossa, cida, realmente fiquei decepcionada com o livro só de ler sua resenha.
    Desanimei suuper agora ;(
    Acho q o que foi fatal para o livro a propaganda da editora, que exaltou tanto um livro só por ser do James e acabou nao sendo tudo aquilo. Uma pena, pq eu achei que ia ser O livro ;/
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa agora eu desanimei viu sinceramente como eu tenho também mais experiência na leitura estou com medo, mas vou ler para ver o que acho né, beijos :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  4. Ai Amiga,
    Entendo perfeitamente tudo isso que você relatou.
    Passei esse livro na frente de muuuuuito que tenho pois acreditei na campanha e quis conferir essa nova vertente de James.
    O que ele escreveu fora do suspense fez muito sucesso (O Diário de Suzana para Nicolas e Escola: os piores anos da minha vida) então acreditei nesse, mas me decepcionei, não me deixando dúvidas de que a obra foi escrita completamente pela co-autora. =(
    Triste pois foi uma mega produção, o kit é lindo, mas eu poderia viver sem ele.

    Beijos
    Chrys Audi
    Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  5. oi, tudo bom?
    adorei a sua resenha, ja estava vendo uns comentários não muito bons sobre esse livro..
    mas eu ainda tenho interesse em lê-lo hihi

    Seguindo seu blog, pode retribuir? Obrigada :]
    Beijocas, http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Cida ,

    Bom saber que não fomos só nós que ficamos de boca aberta ! De espanto tamanhos furos no livro,
    Realmente eles parecem dois alienados, porque com a NO tomando o poder como eles poderiam ficar tão , tão assustados com tudo que estava acontecendo
    Um tiro no pé , e James Patterson associar o seu nome a esse livro, não sei, mas esse fato ainda não desceu !!


    Um Beijo
    Sara
    www.todaaliteraturadomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara! Foi mesmo uma pena, eu não consegui acreditar na história. Bjos!

      Excluir
  7. Primeira distopia que estava curiosa para ler...

    Mas estou ficando desanimada com as resenhas, ainda mais agora que li esse trecho da sua resenha
    "Durante a leitura encontramos referencias à livros e cantores famosos como Edragão, A invenção de Bruno Gente, Raul Queixas, Carão Vermelho, achei criativo, mas tentar "abrasileirar" isso não caiu bem, prefiro que a tradução atenha-se ao original, se eu escrevesse um livro falando da cidade de São Paulo não ia querer que nos EUA fosse traduzido como Los Angeles."

    Mas o bom de visitar outros blogs e ler resenhas é isso, ainda mais quando encontramos opiniões sinceras, foi bom porque agora não irei mais priorizar essa leitura!

    Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
  8. Puxa... a editora fez uma baita campanha de lançamento em cima do livro, e pelo que ando lendo, ele não está agradando muito não... mas concordo em lermos para ver qual é... isso de "abrasileirar" não achei legal não... mas em outra resenha, li que poderia ser uma brincadeira... fazer tipo um "trocadilho" sendo assim, achei criativo! Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo sendo visto como brincadeira eu não gostei, foi como eu disse, se o livro fosse meu, eu ia querer a tradução original.

      Excluir
    2. É.... pensando na primeira lida, achei criativo, legal... mas dai com o seu exemplo, já acho que nãqo ficou bom mesmo! Beijos!

      Excluir
  9. É uma pena que tenham jogado tanta divulgação pra quase nada, sem contar que eu comprei o livro, então sente a pressão aí. hahaha
    Enfim, é uma pena que haja tanta decepção em relação a ele, é uma pena mesmo.
    eu espero gostar pelo menos um pouco, mas quando o livro já ganha esse caráter superficial... pra mim já era.


    http://clicandolivros.blogspot.com.br/
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Leia e veja o que acha, quem sabe por estar sabendo mais sobre o livro, aprecie mais.

      Excluir
  10. Eu estava louca de ansiedade pra ler esse livro depois de toda propaganda, mas só tenho lido resenhas negativas até agora ): Estou desanimando ):

    Beijos, Bianca
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Desanimei com a tua resenha. Eu acho que gostaria do livro porque não li nada do Patterson ainda e não sei como é a sua narrativa. A história me agrada, ela me chama atenção já que gosto de infanto-juvenil como você e também desse ar mais mágico. Quem sabe eu não curta mais que você né, vou ler depois.

    Abraços, Raquel.

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida!
    Estou louca para ler esse livro, mas agora vou abaixar bastante as minhas expectativas.
    Primeira resenha que leio dele, e detestei o fato do tradutor ter feito essas alterações. Também detesto quando mudam as citações e tentam se referir ao nosso país.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Cida!

    Que coincidência!! Eu também acabei de postar a resenha desse livro! :D E concordo com tudoooo o que você falou!
    Nossa, é muito superficial e sem sentido!
    Eu também me decepcionei muito! :(

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida.
    Meu exemplar chegou essa semana, não posso esperar para lê-lo.
    Ainda não li nenhum livro do James Patterson e, mesmo assim, só de olhar outros títulos que ele escreveu, também achava que seria um livro mais maduro, ainda assim, estou louca para ler Bruxos e Bruxas.

    Ótima resenha.

    Beijos
    glowofthemoonlight.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. É arriscado colocar tantas expectativas em um livro e com ele estou maneirando a ansiedade em ler-lo porque tenho lido algumas resenhas negativas e estou com um pouco menos de expectativas. Uma pena você não ter gostando tanto. Em breve vou ler e ver o que acho :)

    Beijos s2
    http://comoumrefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Cida
    Estou com uma expectativa bem grande com esse livro, mas depois de ler a sua resenha, vou pegar leve :)


    Beijinhos
    Renata
    Escuta

    Essa

    ResponderExcluir
  17. Acho que quando se apela muito em marketing como foi a forma acontecida com esse livro, eu logo desconfio. E de fato, pelo que tenho lido de resenhas de distintos blogs, minha desconfiança foi certeira. Eu havia me empolgado bastante com o livro, até o e-book em inglês eu havia adquirido (detalhe:não sou fluente no idioma), mas fiz por ânsia e compreendia algumas partes que lia, mas ao ver q não vale assim a pena, prefiro nem me arriscar a comprá-lo em português. A não ser que eu ganhe em um sorteio, acho que esse livro passará longe de minha prateleira.

    Beijos

    http://susanemd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Cida, tudo bem?

    Confesso que não li muitas resenhas sobre esse livro, até pq ele é um livro novo e tal, mas a sua resenha foia primeira negativa que eu li. To bem animada pelo livro até por nunca ter lido James Patterson, mas eu gosto de ler resenhas negativas, sabe? Ou pelo menos resenhas com bastante ponderação pq vejo que a pessoa tá sendo realmente sincera. Parabéns pela sua opinião.

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. cara asassa agora me deu medo. pq tipo eu nao curto o autor sabe, nao curto mesmo, mas pedi o livro pra poder ler.
    quero ver se mudo minha opinião sobre o autor, espero gostar nem que seja um pouco

    ResponderExcluir
  20. Oi Cida!
    Eu acredito que terei uma opinião parecida com a sua ao ler esse livro. Percebi que outros leitores também estão citando os mesmos pontos negativos que você citou.
    Assim como você, gosto da forma como o Patterson escreve e gosto de tramas infanto-juvenis também, mas acredito que ele não soube desenvolver bem a trama, como você citou.
    Enfim, espero ler logo e gostar.
    Parabéns pela resenha! (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Cida!
    Eu estou com muita vontade de ler este livro, mas também achei que tinha mais magia. Fiquei surpresa com a sua resenha, esperava mais do livro.
    Vou ler para poder opinar melhor.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  22. Oi, querida.

    Acabei de ler uma resenha desse livro, a blogueira o classificou com cinco estrelas. Bem, foi mesmo muita propaganda, mas ainda estou empolgada por lê-lo, ainda mais que eu amo distopias. Que pena ele não ter sido tudo que você esperava.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie


    ResponderExcluir
  23. Oi Cida,
    A NC fez tanta propaganda, né que fiquei curiosa.
    Nunca li Patterson então pode ser que goste desse. Quero ler um dia.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Cida, fiquei surpresa agora. :O Não sabia que o James escrevia livros com essa temática. Hahaha! Na verdade, não conhecia a trama em pauta... enfim, bacana ver que ele tá se aventurando por novos mares. Mas é uma pena saber que ele continua com o péssimo hábito de deixar toda a trama um tanto veloz. O único livro que li dele, não curti muito justamente por isso. Parece que ele não nos deixa saborear a história, e isso é realmente frustrante. Lamentável todos esses deslizes , principalmente porque me parece bastante superficial.

    Ótima resenha!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Tenho medo desses livros que geram grandes expectativas... O único que não me decepcionou até agora foi A Culpa é das Estrelas. Estou curiosa para ler esse e poder ver se é realmente o que dizem...

    Beijos!
    http://caheoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Ai, criei tantas expectativas e agora levo um balde de água fria. Que medo de ler este livro, talvez eu leia futuramente, mas por enquanto, prefiro evitar. Se te decepcionou tanto assim é porque realmente não foi bom o suficiente.
    E isso de traduzir para o português até os artistas me incomodou, não faz o menor sentido.
    Ótima resenha, Cida!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi Cida!
    Como falaram é triste, depois de tanto marketing, o pessoal não curtiu tanto.
    Até desanimei para ler agora, vejo tantas opiniões negativas.

    E que chato isso da tradução, prefiro original também. Até porque os autores não são brasileiros...

    Ótima resenha
    beijinhos :*
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  28. Já tinham me dito que o livro não era tão bom assim, mas eu ainda não sei o que esperar dele.
    Se com toda a divulgação da NC ele tinha ido quase para o topo da minha listinha de próximas leituras, agora ele está quase lá no fim.

    Será mesmo que eles 'abrasileiraram' o livro, eles dizem (a editora) isso no final do livro? Ou será que na história original o JP utilizou disso? Enfim, vai saber...

    Quando você falou em distopia eu já não quis mais ler, não gosto de distopias e já perdeu alguns pontos com isso, mas ainda darei uma chance ao livro, pode ser que eu goste (apesar de ter quase certeza que não!).
    Mesmo assim, não lerei agora, desanimei um pouco.

    Beijos,
    Letícia - Literature Diary

    ResponderExcluir
  29. Parece um livro legal, pena que deixe tanto a desejar :/
    Ainda quero ler, mas minhas expectativas caíram bastante... quem sabe melhore, afinal é o James.
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  30. Resenha perfeita, amei suas considerações. Esse era um livro que eu estava esperando com total ansiedade, mas até agora não vi nenhuma resenha positiva sobre a obra. A Novo Conceito se ferrou legal apostando na obra. Acho que o maior problema foi toda a jogada de marketing que fizeram e que acabou elevando as expectativas dos leitores nas alturas, para depois serem jogadas todas por terra por encontrar um livro simples e sem nada de especial. O tiro no fim saiu pela culatra. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  31. Concordo com vc sobre o fato das coisas acontecerem sem uma prévia explicação, igual pro exemplo os irmãos tinham a maior dificuldade em lidar com os poderes, ai do nada eles faziam algo e diziam que treinou e conseguiu, mas o treinamento em nenhum momento foi narrado no livro. Isso não foi legal. Mas gostei do livro e quero saber o que vem por ai no segundo volume rsrs.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Tenho tanto medo de pegar livros assim pra ler...
    »»» Emilie Escreve

    ResponderExcluir
  33. Ai ai, provavelmente colocando o bonitinho "sem pé nem cabeça" lá pro final da fila...
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  34. Ai, era esse o meu medo :@ Depois daquela divulgação toda o livro não cumprir o papel que eu esperava :(
    Fiquei com medo de ler agora kkkkkk

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  35. Poxa, tava tão animada para ler esse livro! Mas não é a primeira vez que leio uma resenha que me desanima sobre ele :(
    Beijos

    Karen Costa
    http://viajandonaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Já faz algum tempo que esse livro está na minha lista de desejados, e eu ainda não pretendo tirar ele de lá, eu li sua resenha, mas tentei não desanimar, eu não espero muito dele, até por que eu não ouço muito sobre ele, então eu apenas quero lê-lo por que a sinopse fez ele parecer muito interessante. Eu também escrevo, tenho duas histórias que gostaria que virassem livro, mas para isso, eu tenho que primeiro escrever a história de acordo com o que eu gostaria de ler... Agora, eu pergunto, se para você o livro teve lá o seu decaímento e você se decepcionou com o livro, o que pensa o autor? Será que ele escreveu um livro que ele gostaria de ler também? E que também faria as outras pessoas lerem e gostarem? Bom, é isso, a resenha ficou muito boa, parabéns, e sinto muito pela decepção... Uma droga quando essas coisas acontecem :/ Beijos ;*

    ResponderExcluir
  37. Quando eu comprei esse livro esperava ler algo super demais, pensei que fosse um daqueles livros que te dar até medo de sair na rua e ver que tudo aquilo é real e que um dia isso fosse mesmo acontecer no mundo. Pra mim foi uma decepção total. Para começar eu ODIEI cada capitulo, achei super desnecessário esses capitulos super curtos e a linguagem usado no livro é tão infantil que irrita. Equanto eu li o livro eu pensava, "não, deve ser mais que isso" mas o liro chegou no final e nada melhorou. Não gostei nada desse livro e nem pretendo ler os outros.
    Beijos :*

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!