[Resenha] A Maldição da Pedra

A Maldição da Pedra
Título Original: Reckless (Mirrorworld #1)
Autor(a): Lionel Wigram e Cornelia Funke
Editora: Companhia das Letras     Páginas: 248
Lançamento: 2011      ISBN:9788535919813

Compare & Compre    Skoob   Facebook   
a maldição da pedra
John Reckless, pai de Jacob e Will, sumiu sem deixar vestígios. Inconformado, Jacob gasta o dia procurando pistas que lhe deem alguma ideia do seu paradeiro. O garoto vasculha cada canto do escritório do pai, até que um dia descobre um espelho que servia como um portal para um mundo mágico - um mundo que lhe oferece a perspectiva de liberdade e aventura. Mantendo segredo do seu achado, Jacob passa cada vez mais tempo do outro lado do espelho. Após doze anos, o mundo sombrio se torna seu verdadeiro lar, onde tem amigos e inimigos e é reconhecido como um dos melhores caçadores de tesouros que já existiram por ali. Will, o caçula, sente falta do irmão e estranha aqueles sumiços prolongados. Um dia, consegue burlar sua constante vigilância e o segue através do espelho, ato que tem uma consequência terrível. Ferido pelos goyls - homens frios e violentos, que têm pele de pedra e olhos de ouro -, ele acaba vítima de uma maldição: vai se transformando lenta e dolorosamente em uma dessas sinistras criaturas. Numa corrida contra o tempo, Jacob precisa encontrar o antídoto para o feitiço. Para empreender essa jornada, ele conta com a ajuda da raposa Fox, sua companheira de muito tempo, e Clara, a namorada de Will, que atravessa o espelho para encontrá-lo. Juntos, eles vão enfrentar os perigos e as armadilhas do Mundo do Espelho - antes que seja tarde demais e Jacob perca o irmão para sempre.


A Maldição da Pedra é o primeiro volume da série Reckless, de Cornelia Funke, publicada no Brasil pela Editora Companhia das Letras, nela vamos conhecer o mundo do espelho, um lugar fantástico, belo, mas também bizarro.

Jacob Reckless perdeu o pai, mas tanto ele, quanto nós, não sabemos o motivo.  O que temos aqui, é um garoto que espera a mãe e o irmão caçula Will, adormecerem, para invadir o escritório do pai em busca de pistas. Em uma de suas buscas percebe que um espelho antigo possui um segredo, ele nada mais é que um portal para outo mundo, o mundo do espelho.

Jacob depois desta descoberta, passa sua vida entre dois mundos, mas após doze anos, seu irmão descobre suas idas e vindas e resolve segui-lo. O resultado é desastroso, Will é ferido por uma criatura conhecida por goyl e amaldiçoado. Em breve ele será como seu algoz, um homem de pedra. Inconformado, Jacob resolve viajar por todo aquele mundo em busca de uma cura para a maldição da pedra, não importando o risco e o preço disso, até mesmo que seja necessário pagar com a vida pela cura do irmão.

Meu primeiro contato com Conelia Funke foi em O Cavaleiro Fantasma (resenha aqui), e achei um livro muito bom, embora com ressalvas. Mas Cornelia sabe escrever fantasia e em A Maldição da Pedra, os elementos que achei estranhos em sua narrativa, acabaram soando familiares e ao final, ideais para o desenvolvimento e desfecho desta obra. A experiência aqui foi diferente e muito especial.

Narrado em terceira pessoa, sem enrolação e floreios, este livro nos apresenta uma aventura sem igual, em um mundo fantástico, com referências à grandes clássicos dos contos de fadas, mas de uma maneira bem bizarra, madura e impiedosa. É uma leitura de descobertas, uma trama que vai se revelando aos poucos, envolvendo e encantando o leitor.

Eu não imaginava o quanto este livro iria me prender, comecei a ler e nem percebi as páginas passando, vivi tantas emoções e conflitos, que fiquei até sem fôlego. Cornelia é dinâmica e mesmo dando detalhes, não fica presa nos mesmos, ela gosta de ação, atitude e se você quiser entender o que está acontecendo tem que seguir com a história. Ela não apresenta o cenário, ela faz você viver e sentir os mesmo com os personagens. Ou seja, não há introdução, é acompanhando a busca da Jacob, que sabemos como tudo aconteceu, por meio de suas lembranças.

Os personagens são maduros, mesmo jovens, já passaram por poucas e boas na vida e nosso herói é bem intenso e amargurado, não uma pessoa dramática, apenas realista e com nenhuma ilusão de um pote de ouro no fim do arco-iris.

Amei Jacob, ele é tão resistente e também tão sensível, dedicado aos que ama, esquecendo sempre de si. Ele é um herói, sem dúvidas. Também gostei muito de Fux, a raposa-menina e do anão Valiant, um trapaceiro, mas que ajudou muito. Agora Will e sua namorada foram personagens que me deixaram chateada, ele por ser muito sem sentimentos, nem parecia reconhecer o amor de Jacob e ela por ser muito apática, sem tempero.

E o mais especial é a magia, diferente em tudo, e as fadas aqui são cruéis, astutas, poderosas demais e belíssimas. Gente, as bruxas más são aprendizes perto delas.

É fantasia pura, bem construída e trabalhada, é daquelas que te fazem acreditar que existem, e isso é o que mais aprecio em livros do gênero, a capacidade de me fazer acreditar em sonho e no impossível. A autora é tão maestra em tecer sua teia, que consegue te levar através do espelho. Quem já viajou pelo guarda-roupa vai sentir-se em casa aqui.

Fadas, bruxas, unicórnios e tritões, o castelo da Bela Adormecida e a casa de doces da bruxa. Tudo junto e mesclado com amor, coragem, lealdade e amizade. Será que Jacob quebrou a maldição? Qual o preço da jornada que ele resolveu fazer? Seu pai apareceu? São muitas perguntas, e algumas garanto que não têm respostas muito fáceis. Leia e encontre suas respostas, o final é conclusivo para esta aventura, mas abre a porta para uma muito mais perigosa.

Contagem regressiva para Sombras Vivas. Preparem-se.


2leep.com

28 comentários:

  1. Apesar de gostar de magia e fantasia, não sei dizer por que o livro não me chamou atenção, nem a capa, nem a sinopse. Mas você falou com tanto carinho dele, enaltecendo seus pontos positivos e sua magia, que fiquei tentada a lê-lo. Valeu a dica. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi MI, não julgue pela capa, a história é muito boa, um mundo de fantasia gostoso e que te faz acreditar em tudo que há lá.Magia pura e uma história bem amarrada.

      Excluir
  2. Oi Cida,
    não conhecia o livro, mas parece ser interessante. Fadas más? Bem diferente!

    Bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie:)
    Adorei a resenha, mas não sei se o livro me chamou a atenção:(
    Mas quem sabe eu não dou uma chance.

    Beijoss
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu tive a mesma sensação que a Mi.
    Apesar de gostar muito de fantasia o livro não me chamou a atenção, mas conforme fui lendo a sua resenha e conhecendo um pouco do mundo do espelho.. você foi despertando a minha vontade de conhece-lo melhor!
    Então acho que seu papel foi cumprido. O livro entrou para minha lista de prováveis leituras =)

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, mas gostei da ideia. Adoro fantasia!

    Beijos
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  6. Resenha linda Cida!!
    Adoro livros que encantam, cheios de descobertas, uma verdadeira aventura..
    Sua resenha está quase poética e senti que gostou muito ao ler sua resenha..
    Fiquei curiosa quanto as fadas e bruxas, aíi quero ler!!
    Adoro a literatura Fantástica!!

    Beijos Mila
    PS: Resenha nova no Daily
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila! Faz tempo que eu queria ler o livro e agora que saiu o segundo resolvi acelerar a leitura, me arrependi de não ter lido antes, é muito legal e foi além das minhas expectativas.

      Excluir
  7. Oiii Cida
    Eu adoro a escrita da Cornélia, mas ainda não li este livro, só a serie Mundo de Tinta. Este livro em especial vem me despertando interesse a algum tempo... acho que eu iria gostar. Adorei sua resenha..

    Beijao

    TeLa
    http://www.penseiraliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida,
    Eu não conhecia o livro, mas gostei da temática. Livros com portais e viagens para outros mundos sempre me agradam.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Sua resenha definitivamente me deixou muito curiosa!
    Eu já conhecia o livro, mas não sentia vontade alguma de ler... e agora realmente fiquei com muita vontade! Eu amo fantasia então isso já é um ponto inicial, porém foi mesmo a sua resenha que me fez adicionar nos desejados do skoob hahaha
    Beiijos,
    Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Também não conhecia o livro, mas esse tipo de tema me agrada muito.
    Gostei, e quero ler sim!! ^^

    ResponderExcluir
  11. Amei a resenha. Eu já tinha visto esse livro por aí mas pela capa nunca me chamou a atenção nem para ler a sinopse.
    Mas pela sua resenha eu fiquei super interessada. Adorei saber que os personagens são jovens mas maduros, e também que tem referências a clássicos de forma bizarra.
    Fiquei super interessada. Já está na lista de desejos.
    Bjo

    ResponderExcluir
  12. Hey!

    Que coincidência, é a terceira resenha desse livro que leio hoje! Heheh pelo visto está fazendo sucesso! Todas elas me deixaram na maior vontade de ler! Curti a capa e a sinopse, e a autora já é consagrada por conta de Coração de tinta, sempre tive vontade de ler um de seus livros!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Cida :)
    Morro de curiosidade em ler esse livro (apesar dele ser mais o estilo de Ace - rs), mas ainda não tive oportunidade. Parece ser uma história bem gostosa de ler e estou bem precisando disso pq ultimamente tenho lidos histórias fortes demais. rs
    Beijos
    http://www.coisasdemeninas.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neyla, agrada as meninas também, tem aquela pitada doce de romance que fica mais intensa no segundo, então acredito que você vá gostar sim.

      Excluir
  14. Oi Cida, eu ainda não li nada da autora, mas sempre vejo comentários sobre as obras dela. Parece que sempre têm esse toque de fantasia e magia, e desta vez parece que você foi conquistada. Eu não tenho tanta curiosidade pelos livros dela, mas sei que se a oportunidade surgisse, leria com o maior prazer.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Amo livros de Fantasia <3
    E sou louca pra ler algum livro dessa autora, esse livro vai para a minha lista de desejados!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  16. Ciiida *-* Desculpa pelo sumiço, mas agora estou de volte :)
    Adorei a resenha, esse é meu gênero preferido, mas acredita que o livro não me encantou muito?

    Beijinhos :)
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Fantasia pura ? *-*
    Eu fiquei tão curiosa com essa mistura de todos os seres em um livro só, nossa... as fadas do mal, esse livro eu tenho que ler. Quero muito conhecer todo esse mundo mágico!

    ResponderExcluir
  18. Eu sou completamente apaixonada por Fantasia, e me apaixonei por está capa, estou tentado o máximo possível fugir de séries, mas assim fica difícil...
    Adorei a Resenha.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. O livro parece ser bem agradável, parece ter bastante aventura. Mais no momento eu estou em uma fase de livros extremamente hots. Acabei de ler Lúxuru e amei, um romance quente e avassalador, mas quando eu necessitar de aventura que eu amo, acho que esse vai entra na lista

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Não conhecia o livro, e confesso que pela sinopse eu não fiquei tão interessada. Não sou de ler muito esse gênero, mas a resenha foi despertando a minha curiosidade, parece bem diferente!
    E quando você mencionou ter fadas, bruxas, unicórnios e todo resto num só livro aí mesmo que fiquei curiosa... Fadas cruéis? Sério? Bem diferente mesmo! rs

    Bjs :*
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu gosto muito de ler histórias de fantasias. Primeira vez que ouço falar do livro e já me apaixonei.
    Que essa história me tire o fôlego também porque a resenha já me fez ficar querendo muito ler e conhecer esse espelho ai.

    ResponderExcluir
  22. Olá amiga
    Confesso que não conhecia essa série nem a autora, mas fiquei muito curiosa.
    Pretendo ler essa série. Gostei muito da temática do livro, parece ser uma história fantástica e cheia de magia.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Jéssica - Leitora Sempre
    http://www.leitorasempre.com/

    ResponderExcluir
  23. Uau Cida, adorei! Amei ainda mais as palavrinhas mágicas "sem enrolação e floreios" rsrsrs... vou indicar pra Samantha, mas acho que eu também não resistirei em visitar essas fadas más ;)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai curtir os livros da Cornelia Elis, não ficam presos em longas descrições, ele age e coloca ação e você que curte algo mais dinâmico, vai gostar sim.

      Excluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!