{Resenha}Mariah Mundi, A Nau dos Insensatos

Mariah Mundi - A Nau dos Insensatos
Título Original: Mariah Mundi and the Ship of Fools
Autor(a): G. P. Taylor
Editora:  Planeta      Páginas: 304
Lançamento: 2012       ISBN: 9788576658726                 
Mariah Mundi e Jack Charity estão navegando para a América a bordo do magnífico navio Triton. Mas não se trata de um cruzeiro de recreio. O Triton está apostando uma corrida com seu concorrente, o Ketos, tendo por prêmio algo pelo qual os homens são capazes de matar: ouro . Mariah e Jack foram enviados para proteger essa carga preciosa. Mas quem protegerá Mariah do assassino que o persegue? Quem está por trás do plano de explodir o navio? Poderá Mariah confiar em Bia DeFeaux, a estranha filha do dono do Triton? Encurralados no meio do oceano, com uma bomba tiquetaqueando e, algum lugar do navio, será que esta será a última aventura de Mariah?
E estou de volta com mais uma resenha de um livro da série Mariah Mundi. Não é segredo para quem acompanha o blog que caí de amores por este personagem estranho e suas aventuras bizarras, então imaginem a expectativa que fico a cada novo livro que começo a ler, afinal posso me decepcionar, mas antes de falar deste livro, vamos falar da série.

Esta é uma série infanto- juvenil, que tem como protagonista o menino orfão, Mariah Mundi, que após deixar o colégio foi trabalhar em um hotel beira mar, o Prince Regent. Este hotel pode ser considerado um personagem, tamanha sua importância no desenrolar da história, é um local cheio de segredos, usado por homens perigosos em experiências únicas e arriscadas. Um lugar sensacional, de dar medo, prova da criatividade do autor.

Cabe a Mariah desvendar os segredos que o hotel guarda e lutar contra os homens ardilosos e vis que vão aparecendo em seu caminho. Mundi desmonta grandes organizações perigosas, luta contra vilões, tendo sempre ao seu lado a amiga Sacha e o capitão Jack Charity, um amigo da família. Sua vida sempre fica por um fio e entre criaturas sombrias, tentativas de assassinato e muito mistério, Mariah Mundi cativa e diverte o leitor.

Os livros anteriores, Mariah Mundi - A Caixa de MidasMariah Mundi - Os Diamantes Fantasmagóricos, já resenhados aqui, tem o hotel como palco, mas neste terceiro livro o autor resolveu inovar e trazer um novo cenário, o navio Triton. Mesmo sendo uma série, os livros trazem histórias independentes, que apresentam elementos anteriores, mas não estão ligadas. Temos aqui novos vilões e novos personagens. Sacha que foi a maior companheira de Mundi em sua trajetória, desta vez ficou fora de cena, na verdade dos livros anteriores temos apenas o capitão e os detetives atrapalhados Grimm e Grendel.

Eu vejo este livro como o mais distante do enredo inicial, já que o Prince Regent deixou de ser o centro dos acontecimentos. Eu senti muito pela troca de cenário, o hotel era muito assombroso e misterioso, trazia um clima diferente para a história, único. A saída de Sacha também foi sentida, embora eu não tenha gostado da maneira como ela agiu no segundo livro, estava na expectativa de algo mais entre ela e Mundi.

A trama cruza o oceano, e vamos da Inglaterra até Nova Iorque, mas a maior parte do tempo a história se passa em alto mar e mais uma vez a narrativa bem detalhada de G. P Taylor se fez presente e de forma excelente. Ele nos passa claramente a sensação de estar navegando, mas claro que não em um navio comum, tudo que ele usa como cenário vai além da imaginação, da mesma forma que o Prince Regent foi um hotel ímpar, o navio Triton não poderia ser diferente, é outro local que tem um propósito maior do que o de uma embarcação e esconde muita coisa.

O autor que  no início de cada história, sempre nos apresentou uma série de fatos aleatórios, que depois são unidos, agora preferiu usar tudo em uma sequência, como seguindo os passos de um plano meticulosamente engendrado.

Novamente Mundi está em perigo, mas desta vez não por estar atrapalhando os planos de alguém, o vilão que temos agora , é movido apenas por um grande instinto de vingança, contra o jovem, obviamente. 

Falando do protagonista, ele está bem melancólico, aquele ar alegre e altivo, adquirido anteriormente foi embora, a empolgação de encontrar alguém que conheceu seus pais e de ter sido um herói, dão lugar ao vazio de finalmente perceber que seus pais deixaram mesmo este mundo e que ele é um rapaz solitário, sem família. Por mais jovem que Mariah Mundi seja, a vida foi dura com ele, temos aqui um menino com o coração e o olhar de um homem.

A Nau dos Insensatos é a aventura mais difícil para todos, uma viagem de perdas e revelações, muitas pessoas morrem e verdades vem à tona. É também uma história de otimismo, pois só este sentimento poderá levar os personagens adiante.
"Estava em guerra e sabia que na guerra os homens costumam conquistar o mundo por meio de violência. A batalha parecia-lhe dura, estranha, angustiante e tinha sempre como companheiro o medo e o sofrimento."
Fui surpreendida pelo novo cenário, estranhei muito no começo, mas percebo que o autor quis inovar e talvez se permanecesse no mesmo lugar perderia o encanto de sua criação. Esta história não possui o mesmo ritmo alucinado das anteriores, é mais madura, dado os conflitos apresentados e leva Mariah Mundi à novos horizontes. Aceitei no decorrer da leitura a troca de cenário, mas  em relação a ausência de Sacha, o autor deixou a desejar. Outro detalhe que achei falho, foram algumas cenas que lembram Titanic, totalmente dispensáveis.

Enfim, no todo, eu gostei da leitura. Acho que um quarto livro será muito bem vindo, pois a independência dos anteriores, permite que Mundi continue conosco, dei uma olhada, mas não achei nada sobre a continuação, porém torço muito por isso. Por enquanto ficamos na expectativa do filme que está sendo produzido com base no primeiro livro.

É isso gente, uma série que recomendo para todos os amantes de fantasia e entrou para minha lista de livros queridos.
"Eles são jovens e imprudentes e querem mudar o mundo"


2leep.com

34 comentários:

  1. Cida, mesmo sem ter lido o primeiro livro da série, li a sua resenha (muito bem redigida, aliás) e gostei de cada coisa que você destacou a respeito da série. Acho que tudo nela conspira para torná-la interessante. Desde o título, a propósito, fui cativada. "Nau dos Insensatos" soou muito bem!
    A respeito da história, acho que alguns juvenis têm esse poder de nos cativar. E é tudo bem autêntico, visivelmente.
    Adorei a última quote!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oie Cida,
    eu não conhecia o livro, mas parece que é bom neh?? Apesar que estou meio que fugindo de séries rsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. As capas desta série são lindas! Eu as adoro.
    A cada resenha sua que eu leio, fico mais animada. Gostei de saber que neste terceiro livro o autor inovou e ambientou a história em outro lugar.
    Ótima resenha, Cida!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida!
    Ultimamente só encontro novidades por aqui,mais uma vez não conhecia o livro e parece ser uma ótima série de fantasia mesmo.Agora por incrível que pareça,de toda a resenha o que mais me tocou foi a frase "Eles são jovens e imprudentes e querem mudar o mundo",os personagens parecem ter ideais de vida e passar uma bela mensagem.

    Bjos

    http://www.roubandolivros.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Cida!
    A sua resenha foi muito bem escrita, confesso que você tem um talento maravilhoso. Sua escrita é interessante e faz com o que o leitor deseje por mais e mais, parabéns! A sua resenha me conquistou e eu decidi dar uma chance a este livro, parece-me ser uma estória muito legal.

    Enfim, vou tentar encontrar este livro para iniciar a leitura, espero que eu goste tanto quanto você.

    Um beijo, http://umleitoramais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leo! Espero que sim, foi uma ótima série no meu caso, que me agradou demais. Bjos!

      Excluir
  6. Eu estou bem curiosa para ler ao menos um desses livros, mas no momento não tenho capital para comprar e quando eu tive tal capital eu não achei os livros :(
    O que houve com a Sacha?? Ela sumiu, morreu, evaporou... o que aconteceu? rsrs

    Bjs
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  7. Cida
    Não conhecia esse livro.
    Realmente parece ser uma grande aventura!
    Beijinhos
    Rizia-Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie Cida!!

    Essa capa não me convenceu muito não, mas a sua resenha tratou de fazer isso. Apesar de não ser um tipo de história que eu leia muito, fiquei curiosa.

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  9. Cida, desde sua resenha do segundo livro da série, eu fiquei extremamente interessada na leitura. Percebi que muitas coisas mudaram nesse terceiro volume, tanto o ritmo de aventuras quando a maturidade dos personagens.

    Beijão

    ResponderExcluir
  10. Eu sou apaixonada por livros infanto-juvenis. Foram eles que me fizeram criar gosto pela leitura *--* Não conhecia essa série, me interessei :)

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida tudo bem?
    Desde a primeira resenha sinto vontade de ler essa série. Parece ser eletrizante, mas queria comprar todos os livros juntos, pois acredito que assim que ler vou querer sempre mais.
    Espero que o Autor presenteie os leitores com mais livros sobre ele. Eu nem li e já estou me sentindo curiosa, imagine quando eu ler rsrsr.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Também quero muito que tenham outros livros, como eu disse, por serem aventuras independentes, dá para continuar sem ser cansativo.

      Excluir
  12. Oi Cida.
    Adorei a capa desse livro e não conhecia.
    Me falta dinheiro pra comprar todos os livros que quero rs.
    Gostei da resenha e me deixou curiosa. São 3 livros já publicados é?
    Achei bem interessante.
    Resenha #67 - Bem Profundo.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia esse livro, mas sua resenha me encantou!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Parece ser bem interessante, gostei bastante da resenha, o livro realmente parece ter uma boa estória, só desanima um pouco por ser série, mas um dia talvez eu ainda faça a leitura dele.
    Beijos;
    Tici - ObsessionValley;

    ResponderExcluir
  15. Oi Cida o/
    Não conhecia essa série mais já me interessei !!
    ótime resenha cm sempre! =)
    Já vai pra minha listinha (que não tem nada de "INHA" o.O kkk)
    Obg pela visita lá no blog!
    Tem caixinha de Pandora lá...
    Se vc quiser ir lá dar uma passadinha e
    deixar um comentário eu ficaria muito feliz =)
    -Fallen In Me
    -Rê

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia ainda a série, mas parece ser interessante.
    Adoro livros de fantasia e fiquei surpreso em saber que não são livros que seguem uma história em si. Não é comum encontrar sagas assim, com livros independentes, rs.
    Só não gostei da capa D:

    Um abraço! :)

    João Victor, Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Estou bem curiosa a respeito desta série, não conhecia antes.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie Cida
    bizarro é meu sobrenome rs e adoro histórias assim.
    Depois de ler suas resenhas, já coloquei todos os livros na lista de prioridades.
    bjos

    ResponderExcluir
  19. Fico feliz que, mesmo tendo achado esta continuação um tanto fraca com relação às outras por se distanciar do característico hotel, você tenha gostado! Acompanho seu blog já há algum tempo, mas não vira nada a respeito de Mariah Mundi! Eu AMO AMO AMO histórias de suspense independentes com algumas relações entre os volumes, e sinto que DEVO ler estes!
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Eu acho que esse livro talvez não seja tão bom quanto os anteriores. Eu conheço a série e pela sinopse dos anteriores, esse talvez não consiga superá-los.
    O bom mesmo é que são histórias independentes; não é preciso ter que comprar desesperadamente o próximo livro.
    Parabéns pela resenha, Cida! (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  21. Olá
    Gostei muito da sua resenha
    Não conhecia o livro, mas no momento estou fugindo de séries, comecei muitas e não as terminei.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá, Cida!
    Não conhecia o livro, mas depois da sua resenha fiquei super instigada. Adooroo vim aqui conferir suas resenhas.
    clicandolivros

    ResponderExcluir
  23. Olá Cida,
    Venho acompanhando todas as resenhas desta série aqui no blog e me apaixonando por todas. Quero ler urgentemente - ótimo, ótimo.

    Lucas / Era uma vez
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Flor, a sua resenha ficou até legal, o problema é que eu não me interessei pelo livro, a capa também não ajudou muito, tudo bem que não podemos julgar um livro pela capa, mas mesmo assim... não me interessei.

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  25. Ei, Cida!
    Eu adoro fantasia e pelas resenhas acho que ia gostar bastante desses livros!
    Fiquei super curiosa!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  26. Oi Cida,
    Adorei a sinopse do livro e fiquei muito curiosa para ler a trama, gostei muito da dica pois não conhecia o livro.
    Parabéns pela ótima resenha

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  27. Li sua resenha mais "por cima", pois eu ainda não li nenhum livro da série e morro de medo de spoilers. Fiquei feliz em saber que você continua gostando da série, já que eu morro de vontade de lê-la também. Espero ter oportunidade em breve! :)
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  28. Oi Cida, eu tenho acompanhado suas resenhas sobre essa série e tenho gostado muito.
    Serei obrigada a ler ela. rsrs
    Excelente a resenha.

    Beijokas
    Jaque - Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  29. Boa noite Cida,

    Na primeira resenha que li aqui dessa série fiquei com muita vontade, agora depois dessa excelente resenha quero muito ler toda a série...parabéns...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Exatamente o que eu quero: um quarto livro. Esse último da trilogia não terminou nada bem, G. P. Taylor perdeu o fio da história, a exclusão de Sacha foi algo bem ruim e colocar tantos personagens novos deixou a narrativa pesada... Resumindo: o 3º livro perdeu o encanto que tinha nos outros. O vilão da história poderia ter sido algum outro personagem que apareceu nos livros passados, sem ter que tornar a história dependente desses dois livros anteriores. Fiquei muito decepcionado, gostava bastante da série; mas aguardo o autor anunciar um próximo livro!
    Você fez uma ótima resenha!

    ResponderExcluir
  31. Oi Cida!
    Numa série nem todos os volumes agradam da mesma forma, espero que o próximo livro traga o encanto de volta em todo o seu potencial =D
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!