{Resenha} Amor Contra o Tempo

Amor Contra o Tempo
Título Original: Hourglass
Autor(a): Myra McEntire
Editora:  Galera Record      Páginas: 368
Lançamento: 2012       ISBN: 978501096520                 

Emerson Cole sempre achou que algo estava errado com ela. Quando passou a ver pessoas deslocadas da realidade – que eram, na verdade, projeções do passado – e que, ao tentar tocá-las, elas desapareciam como fumaça, Em teve certeza. E então vieram os remédios, a depressão, o colégio interno. Agora que seu período no internato chegou ao fim e ela está de volta ao lar, Emerson vê sua sensação de paz prestes a desmoronar. Alguns fantasmas não estão mais desaparecendo com um simples toque. E com a chegada de Michael Weaver, o consultor de uma misteriosa organização que promete ajudá-la a se libertar dessa condição, um simples toque poderá condicioná-la a algo ainda mais perigoso: a paixão.
Quando este livro foi lançado vi uma grande euforia ao seu redor, muitas pessoas animadas que a série Hourglass finalmente havia chegado ao Brasil. Eu fiquei meio que boiando, mesmo sendo antenada no mundo da literatura, eu não conhecia a série, então resolvi comprar o livro e descobri o motivo de tanta empolgação.

Emerson Cole ou apenas Em perdeu muito cedo os pais, além de ter que viver com esta dor, tem que suportar as visões que fazem parte de sua vida. Ela vê pessoas estranhas, não sabe bem se são pessoas reais ou fantasmas, sabe apenas que não fazem parte de nosso tempo. Se ela toca estas aparições, é como se espetasse uma agulha em um balão de ar, as pessoas simplesmente estouram.

A união das visões e da morte dos pais, levou Emerson à cair em uma profunda depressão, ela foi internada em uma clínica psiquiátrica e viveu em total letargia, dominada por remédios durante um bom tempo. Ao sair de lá, acabou indo viver com o irmão mais velho e sua esposa, mas a vida continuou sendo complicada, ela é tida como esquisita pelos jovens de sua idade e o seu círculo social é composto apenas pelo irmão, a cunhada e a melhor e única amiga Lily.  

Thomas, o irmão de Em, preocupa-se demais com ela, um fato super positivo do livro. A relação de família que temos aqui é muito linda, nada de famílias atormentadas e problemáticas, apesar dos pesares, a união prevalece e sentimos claramente o amor naquele lar. Na busca pela "cura" da irmã, se é que podemos chamar suas visões de doença,  Thomas leva para a vida da menina o belo e intrigante Michael. Este rapaz é consultor de uma instituição chamada Hourglass e garante que entende o problema de Em, além de poder ajudá-la. O pior é que Michael não só entende, mas também consegue ver as mesmas coisas que a garota, ele irá mostrar para ela a amplitude de suas visões e a grandiosidade deste dom.

Amor Contra o Tempo não é mais um romance sobrenatural, em seu livro de estreia, a escritora Myra McEntire, nos traz um enredo que mistura romance, mistério e ficção científica  de uma maneira muito interessante. As visões de Em não são fantasmas, na verdade são "dobras", pessoas  vindas de outras épocas, de outros tempos. 

Temos aqui o tema viagem no tempo trazido a baila e abordado de uma maneira que  eu nunca tinha visto antes. Em outros livros que li, o tema foi apresentado como uma grande criação do homem, com máquinas do tempo e até mesmo em outros tipos de invenções, nunca associado à uma herança genética. Eu achei esta nova abordagem bem mais envolvente, pois por se tratar de pessoas que tem esta herança, o fato não é muito divulgado, criando toda uma aura de mistério. Na verdade o enredo lembra bem X-Men, pois existem outros jovens além de Em e Michael, com habilidades especiais, os dois são viajantes dos tempo, mas os outros podem fazer milhares de coisas, tal como os pupilos do professor Xavier da famosa animação.

Conforme a protagonista dá os primeiros passos para entender esta novidade, o leitor pode acompanhá-la em sua jornada, afinal nós também ficamos surpresos ao saber que não temos fantasmas na história e sim pessoas reais. O livro é narrado em primeira pessoa por Em, e mesmo preferindo as narrações em terceira pessoa, pois não gosto de ficar presa nos devaneios de um único personagem, acabei curtindo bastante esta leitura, fato decorrente do carisma da protagonista.

Em é muito divertida, mesmo com seu histórico de depressão e com os problemas que tem, sabe manter uma conversa bem humorada com todos que a cercam, seu humor ácido é o melhor. Ela vive se policiando, dizendo que precisa colocar seu botão de editar em funcionamento, pois a falta de papas na língua sempre a coloca em situações constrangedoras. Em fala cada coisa que vocês nem imaginam e ainda fica corada, dando uma doçura à sua personagem. Ela consegue despertar várias emoções no leitor, além de nos fazer rir, também emociona, saber mais sobre suas dificuldades para superar a depressão, me comoveu muito. Menina de coração enorme, sempre que pode evita que os outros sofram.

E claro que alguém tem que ser a vítima da língua solta de Em, e quem melhor que Michael para ocupar o cargo. Ele ao contrário dela, sabe muito bem o que falar, escolhendo bem cada palavra que irá dizer e revelando bem pouco sobre si e sobre seu trabalho na Hourglass. Pelos olhos de nossa protagonista, ele é um rapaz belíssimo, de deixar as mulheres de queixo caído.

" Realmente desejei que ele fosse um pouco menos modelo e um pouco mais auditor fiscal. Já estava me sentindo distraída demais."

Mas confesso que ele me tirou do sério, muito misterioso, tanto que me deixou até na dúvida se sentia algo ou não por Em, nem seus sentimentos ele deixava transparecer. Na verdade achei ele muito frio. Eu gostei muito de Kaleb, um outro rapaz super dotado que faz parte da trama, ele pelo menos é mais sincero.

O enredo é muito bom mesmo, envolvente, consegue prender o leitor do começo ao fim. Os capítulo curtos acabam sempre de maneira impactante, deixando o clima de suspense no ar. Eu queria saber mais sobre a Hourglass, as razões que levaram Michael à entrar na vida de Em, pois logo fica claro que ele não é nem médico, nem terapeuta e sobre muitos outros mistérios que nos são apresentados no decorrer da trama, encontramos até mesmo um assassinato, ou melhor dizendo "um quase assassinato" no livro (lendo dá para entender o quase). Achei que faltou algo no quesito romance,  mesmo Em estando caidinha por Michael, como eu disse achei ele frio, certas horas ele parece estar envolvido, mas eu queria mais.

"Se ele já não estivesse segurando meu coração na palma da mão, eu o teria tirado e lhe dado naquele momento."

Também senti falta de saber como Em nasceu assim, já que seu irmão é normal. São no entanto dois pontos que podem melhorar no próximo livro, Michael que ganha um rival neste aqui, pode resolver ser mais emoção do que razão e as origens de Em com certeza deverão ser explicadas. Eu acho que ela foi adotada. Quem leu, tem alguma teoria?

Foi por estes dois motivos que não favoritei o livro, mas classifiquei em 5 estrelas. Espero que não demore para sair a continuação, principalmente por saber que os tormentos de Em não acabaram e quero muito vê-la feliz. Para quem curte um YA, fica a dica.


2leep.com

35 comentários:

  1. Eu achei a história real do livro bem diferente do que eu esperava a início.
    Já tinha visto outra resenha dele, que do mesmo jeito que a tua, conseguiu me deixar extremamente desejosa de lê-lo.
    Principalmente porque me pareceu diferente das publicações que tem surgido atualmente.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie Cida!

    Estou bastante curiosa para ler esse livro, já que até agora só tenho lido resenhas positivas dele.

    Todas comentaram essas "falhas" no enredo, mas pelo fato de ele abordar uma tematica diferente da que vemos por ai, acho que isso não tira o valor do livro e o fato de ele ter uma boa história.

    Adorei a rsenha!

    Beijos e uma ótima semana!
    ;***

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  3. Oie Cida :)
    Já estava de olho nesse livro pela capa, adorei sua resenha. Realmente é ruim quando se tem 'falhas' no enredo, mas é bom quando as mesmas não comprometem a leitura.
    Gosto de ficção científica envolvida em um romance, acho que vou adorar esse livro.

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro, mas adorei sua resenha hihi.
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha lido uma resenha deste livro e confesso que achei bem interessante.
    OBS: Obrigada por comentar lá no meu blog.
    sucessoparaseublog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Cida, eu na estava sabendo deste livro nao, mas eu gostei da historia. Viagens no tempo me confundem, e acho q a narrativa tem q ser mto boa pra nao deixar o leitor confuso em temas assim ;s
    beeijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu amo X-men, adorei saber que este livro tem uma certa semelhança. Eu tbm não conhecia a série, mas eu adorei a capa e do tema. Quanto as duvidas, será que não é proposital por se tratar de uma série? Eu fiquei com vontade de conhecer este livro!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Cida,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog e achei interessante e sua resenha me deixou bastante curioso...parabéns...abçs.



    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  9. Oi, Cida!

    Não estou tão empolgada quanto a esse livro, mas já vi muita gente como você que gostou bastante... Talvez eu dê uma chance algum dia, quem sabe?

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oiii Cida...
    Comprei este livro e é minha próxima leitura. Li a sinopse quando divulguei no blog e me apaixonei, fui correndo comprar. Adorei sua resenha, é a primeira que vejo do livro.

    Beijão

    TeLa
    http://www.penseiraliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida,
    Eu ainda não li ,mas gostei muito do enredo principalmente por não ser mais um livro sobrenatural e sim ter algum mistério envolvendo viajantes do tempo.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida!
    Que resenha GENIAL. Eu também fiquei boiando quando veio o alvoroço de que essa série ia ser lançada e tal. Mas quando li a sinopse, a primeira coisa que eu disse foi: PRECISO ler esse livro. É uma necessidade que eu nem sei explicar.
    Mas é exatamente por ele fazer parte de uma série que eu vou esperar. Sabe como é, sempre ficamos naquela tensão de querer saber o que vai acontecer.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  13. Ótima dica, acho que esse livro tem uma receita infalível! Sobrenatural + romance + muito mistério + personagens cativantes! Gosto muito dessa capa e sobre o que voce perguntou, acho que ela ser adotada é uma boa teoria para explicar ^^

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida,
    Adoro suas resenhas que são sempre bem completas.
    Nunca tinha ouvido falar desse livro mas gostei bastante. Fiquei bem curiosa!!
    bjs

    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela resenha, Cida!
    Gostei bastante de suas impressões. Pelo visto é um livro bacana, e a personagem é bem simpática. Já havia visto esse livro em algum outro blog, só não lembro se foi em postagem de lançamento, e havia ficado um pouco curiosa quanto à ele.
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Sempre tive curiosidade de ler essa estória.
    Primeiro pq me chamou logo a atenção essa capa e depois de "saber um pouco mais afundo" lendo sua resenha só aumentou mais.
    Adorei!
    Resenha #68 - Morte Súbita
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Oie Cida,
    eu não conhecia o livro, mas gostei da sua resenha, paece ser mto bom.
    Anotado!!

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  18. eu fiquei bem curiosa para ler esse livro :) gostei bastante da resenha e nao é a primeira que eu leio positiva :)

    ResponderExcluir
  19. Eu adorei ler sua resenha, já não é de hoje que quero ler este livro, na verdade foi quando eu vi a capa original, que eu acho mais bonita que esta...
    Parabéns pela resenha ^^

    beijos mila
    Tem resenha nova no blog
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/2013/02/resenha-viagem-do-tigre.html

    ResponderExcluir
  20. Oi Cida!
    Não gosto muito de história com viagens no tempo,porém pelo que entendo a abordagem feita pelo autor é diferente e envolvente.Afinal,se destes 5 estrelas para obra,é um caso a se considerar.

    Bjos

    http://www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  21. Não estou muito afim de ler esse livro, X-men? rssrsrs Única coisa que me instigou para lê-lo. Não é bem meu estilo, mas pela curiosidade quero adquiri-lo.

    Beijos, querida.

    ResponderExcluir
  22. Cida!
    Não conhecia esse livro! A capa dele é linda!
    Amo romances de me apaixonei pelo 2º quote!
    Beijos
    Rizia-Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Já queria muito ler este livro a sua resenha me deixou ainda mais ansiosa. A estória parece ser muito interessante e diferente, eu estou bem curiosa. Parabéns pela resenha, ela ficou ótima!
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Cida, realmente é grande a euforia em torno desse livro. Tenho um pouco de curiosidade de ler, mas nada que me faça criar altas expectativas. A história parece bem montada, e com um romance, então... eu gosto de homens misteriosos, mas também não podem ser insensíveis.

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Uma ponto de vista bem diferente de outra resenha que li. Você achou que o romance não foi tão bem explorado na história. Em outra resenha que li, dizia o contrário.
    Preciso urgentemente ler esse livro. Acredito que seja bom e que gostarei da protagonista, já que ela tem um humor ácido (adoro!). rs
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  26. Oi flor, amei sua resenha, como sempre nos deixa mega curiosos em ler o livro, mas ando com tantooooos desejados em minha lista que não sei quando vou conseguir chegar nesse.rsrs

    Beijinhos da Táta
    http://www.umdiaacadalivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Não conhecia esse livro, mas gostei bastante da resenha
    E essa capa é muito linda, chama bastante atenção

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Que capa LINDA! Me apaixonei e sempre escolho meus livros pela capa, haha.
    Adorei a sua resenha, o gênero me atraiu muito, certeza que vou procurar para ler *-*

    http://vidradaemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi Cida, tudo bem?
    Adorei a dica. Não conhecia a série e pra falar a verdade a sua foi a primeira resenha que li, e já fiquei curiosa. Esse livro já esta anotado como uma boa dica com certeza.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  30. Oi Cida!
    Eu quase comprei esse livro no sábado passado, mas acabei escolhendo o "Gata Branca".
    Agora sua resenha me faz querer voltar à livraria e comprar esse também!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  31. Gosto muito da premissa central desse , essa mistureba de ficção científica, romance etc. Só acho que a arte de capa não é lá muito apropriada: parece um romance romance, ou auto-ajuda...

    ResponderExcluir
  32. Oi Cida!
    O último livro que li com desdobramentos no tempo foi "Tempest", que adorei. Acho que iria gostar muito de "Amor Contra o Tempo" também, pois curti bastante a resenha =D
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis! Eu também li Tempest e amei, mas este aqui é diferente, mais calmo que o outro, mas muito envolvente. Mais doce.

      Excluir
  33. Oie amiga.
    Esse livro já está na minha lista desejados faz um tempinho. Eu me empolguei primeiramente com a capa , achei ela linda, depois li algumas resenhas e fiquei encantada com a história.
    Pretendo ler em breve esse livro.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Jéssica
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. É tipo X-men né? Algo semelhante, ou sei lá, gostei de saber.
    Apesar de não gostar muito de fantasia, alguns livros assim me chama atenção.


    Beijinhos
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!