Autor(a): Daniel Silva
Editora: Arqueiro Páginas: 304
Lançamento: 2012 ISBN: 9788580410808
Do Holocausto às crise no Oriente Médio.Em Glastonbury, na Inglaterra, um restaurador de arte é assassinado e a obra em que trabalhava – um quadro de Rembrandt nunca exposto – é misteriosamente roubada. O renomado negociante de arte Julian Isherwood sabe que só existe uma pessoa capaz de encontrar o quadro e levar os criminosos à justiça: o espião israelense e restaurador de arte Gabriel Allon. Ao seguir meticulosamente as pistas que o levam a Amsterdã, a Buenos Aires e, por fim, a uma mansão às margens do lago Genebra, Gabriel descobre segredos perturbadores relacionados ao roubo. Neste intricado quebra-cabeça, a pintura de Rembrandt é a peça-chave que o ajudará a desmascarar uma conspiração capaz de pôr em risco a paz mundial.
O que despertou meu interesse em ler este livro foi a proposta do roubo de obras de arte, já li livros com este tema e sempre foram boas leituras, histórias que vão dando pistas ao leitor e nós vamos tentando descobrir quem é o culpado. Aqui o roubo não é o centro da trama, pelo contrário, é apenas o começo de algo muito maior.
O protagonista do livro é Gabriel Allon, um restaurador de quadros e também um agente do serviço secreto israelense aposentado, mas para ajudar um amigo a encontrar um quadro roubado, ele resolve deixar seu descanso de lado e voltar à ativa. Ao lado de sua esposa Chiara, também agente, ele começa investigar o caso e o que era apenas um roubo, mostra ser na verdade uma trama internacional que começou entre as atrocidades do Holocausto e continua nos dias de hoje, nas crises do Oriente Médio.
O que seria apenas um favor ao amigo, leva Gabriel a reunir sua antiga equipe de agentes secretos e a trabalhar não só com uma agência, mas com três agências de espionagem, a israelense, a britânica e a americana. Ele descobre que o quadro esconde um grande segredo, que para ser desvendado, será necessário unir relatos vindos da Holanda, Argentina, Inglaterra e Suíça. Uma investigação minuciosa tem início, onde o menor deslize poderá causar até mesmo a próxima grande guerra.
De forma alguma fiquei decepcionada por não ser o que imaginei, pelo contrário, eu fiquei imensamente feliz em ler este livro, fã de 007, achei aqui uma história de espionagem muito bem construída e enriquecida com fatos históricos. O Rembrandt citado é uma obra fictícia, mas o cenário que ele foi inserido é totalmente real. Os trechos que falam da época do Holocausto são muito fortes, fiquei com um nó na garganta ao ouvir as narrativas dos sobreviventes de guerra, foi uma época atroz, onde o pior lado da humanidade foi mostrado, choca, mas nem por isso deixo de gostar de ler sobre o assunto.
Gabriel é um homem de poucas palavras, cruel com seus inimigos, mas também capaz de demonstrar um coração enorme e um espírito de justiça incomparável com as vitimas destes. Forma com Chiara um casal com uma grande sintonia e bem equilibrado, seu amor pela esposa é evidente. Ele é charmoso, como todo bom espião e um personagem que cativa, tanto nós leitores quanto os demais personagens do livro.
A narrativa é em terceira pessoa, o livro começa apresentando vários personagens, situações e locais distintos , mas logo todos são ligados, para que assim esta trama se desenvolva plenamente. Os capítulos, que são muitos, começam com uma indicação da cidade e país onde a história vai acontecendo, já que viajamos o mundo todo nestas 304 páginas. Não é uma leitura cansativa, mesmo tendo muitos capítulos, este são breves, o que é necessário é a atenção do leitor, para juntar as peças deste inteligente quebra cabeças.
Há uma nota do autor no final do livro que fala sobre a imensa pesquisa realizada para escrever O Caso Rembrandt, inclusive junto a pessoas ligadas ao serviço secreto das agências da trama, ou seja, um livro que nos apresenta muitos fatos reais.
Foi o primeiro livro que li de Daniel Silva, que não é brasileiro, apesar do nome, ele é norte - americano, e virei fã, fiz uma pesquisa sobre seu trabalho, e acabei sabendo que Gabriel Allon é protagonista de outros livros dele, mas podem ficar tranquilos, não é uma saga, são casos independentes. Torço para que a Editora Arqueiro publique mais obra dele.
Enfim, para aqueles que apreciam um bom caso de espionagem, misturado à fatos reais, este livro é super recomendado. Eu amei.
Capas dos livros de Daniel Silva, incluindo O Caso Rembrandt.















Fonte: http://danielsilvabooks.com/
Todas as capas são fascinantes.
ResponderExcluirPensei em pedir esse livro, mas acabei deixando pra lá.
A resenha me deixou curiosa, gosto dessa trama do leitor ficar tentando descobrir quem foi o assassino. É muito legal!
Resenha - Um Olhar de Amor
Passa lá!
Manuscrito de Cabeceira
Bjs.
O livro parece muito bom, e bem na linha que me pareceu pelo título. Obrigada pela resenha!
ResponderExcluirAdorei sua resenha, fiquei com vontade de ler!
ResponderExcluirUm beijo.
http://livrodagarota.blogspot.com.br/
Oi Cida!
ResponderExcluirNão sabia que ele já tinha essa quantidade de livros publicados! rs
Acredito que o livro seja muito bom mesmo. E sim, fiquei um pouco interessado, não muito.
Parabéns pela resenha!
Abraço!
"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.com
Fiquei surpresa também, não era um escritor que eu conhecia.
ExcluirNunca li um livro de espionagem, e tenho bastante interesse, desde que comecei a gostar de romances policiais. Achei a capa do Caso Rembrant linda linda mimi ^^
ResponderExcluirE isso da pesquisa no final do livro é bem legal, nunca tinha visto nenhum livro com isso. Bem criativo.
David - Leitor Compulsivo
Eu prefiro espionagem, do que policiais, acho mais instigantes.
ExcluirAmei a resenha,amo livros de espionagens e coisas que temos que descobrir, com certeza lerei esse livro.
ResponderExcluirbeijos
Espero que leia em breve. Bjos!
ExcluirOii Cidaa!!
ResponderExcluirNossa, fiquei super curiosa agora. Além de adorar casos de suspense policial, adoro fatos históricos, como as guerras, o holocausto, e pelo que pude perceber esse une perfeitamente as duas coisas. Imagino quão sensacional deve ser o livro para você ter virado fã do autor imediatamente, rs. Quero ler, com certeza. Ps: Concordo com o charme intrínseco ao agente secreto, haha
Beijo!
Verdade Ingrid, foi uma leitura excelente, tanto que estou torcendo para que sejam publicados mais livros dele aqui.
ExcluirOie,
ResponderExcluiramei a resenha. Não sou mto fã de livros de espionagens o ultimo que li me desagradou mto, mas esse parece ser legal :)
bjinho
http://blog.vanessasueroz.com.br
Dá uma chance para este Vanessa, você não vai se arrepender.
ExcluirOi, Cida!
ResponderExcluirParabéns pelo blog, já estou seguindo!
Hey, hey quem diria que eu fiquei mais interessada nesse livro depois de sua resenha \õ. Meu pai me deu este livro de presente, mas como tenho alguns na frente não sei se lerei logo. A temática que ele aborda é bem a minha cara. Adoro, adoro mesmo! Impressionantemente, logo que vi o nome dele pensei logo que ele fosse brasileiro, mas fiz uma pesquisa que nem você e descobri que não. ><
Parabéns pela resenha!
Beijos :*
Natalia.
http://musicaselivros.blogspot.com.br/
Oi Natalia! Seja bem vinda ao MB. Bjos!
ExcluirImagino que deve ter dado um trabalhão essas pesquisas (acho que toda pesquisa pra livros dão trabalho).
ResponderExcluirAdorei as capas!
eu nunca li um livro nessa tematica :) gostei da resenha e quando puder vou dar uma chance
ResponderExcluirQue bela resenha cida, adorei a dica e já anotei, e também adorei as imagens dos outros livros, já escolhi alguns preferidos ali, tem uns que parecem ótimos!!
ResponderExcluirbeijos
http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/
Oi Mila! Eu quis colocar os livros para o pessoal ver quantas obras ele já tem.
ExcluirAs capas são lindas, foi a primeira vez que ouvi falar do autor e gostei da sua resenha. É bom misturar em um livro fatos reais.
ResponderExcluirhttp://leituramagnifica.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirEu sou super fã de livros de espionagem, sério! E a sua resenha me deixou com gostinho de "quero mais", parabéns!
Eu vi o seu link em outro blog e resolvi visitá-lo! Tudo bem organizadinho por aqui e suas postagens são muito bem escritas!
Já estou seguindo e se quiser retribuir, pode ficar a vontade! haha, tá rolando lá no blog uma enquete para me ajudar a decidir o novo nome! Se quiser me ajudar também, é só clicar no que você mais gostou!
Beijos
http://raiseyourheadandread.blogspot.com/
Seja bem vinda sempre. Bjos!
ExcluirOi Cida, tudo bem?
ResponderExcluirGostei muito da sua resenha e fiquei sem folego e com muita vontade de ler o livro.gosto de livros do gênero,e pretendo saber mais sobre o autor, e também espero que a Arqueiro invista nele, assim como investiu no Coben.
Abraços,
Amanda Almeida
Cida, sou extremamente apaixonada pelos livros da Arqueiro e não sabia da existência deste autor. Que pecado o meu, hein!
ResponderExcluirObrigada pela resenha maravilhosa e este livro já entrou para os meus desejados! :)
Um beijão,
Pronome Interrogativo.
www.pronomeinterrogativo.com
Oi Thaís! Que bom que trouxe novidades para ti, espero que tenha a oportunidade de ler eme breve. Bjos!
ExcluirEu não costumo optar por este tipo de leitura, mas acho que é porque eu nunca tentei ler nada assim!! Essa é uma boa dica, espero poder ler algo do gênero logo para dizer se faz ou não o meu tipo!!
ResponderExcluirxoxo
http://amigadaleitora.blogspot.com.br/
Quem sabe este não será o primeiro de muitos. Bjos!
ExcluirOlá!
ResponderExcluirEu confesso que não conhecia ainda esse autor! Mas foi bom conhecê-lo, ele parece ser do gênero Harlan Coben... apesar de eu não ter boas experiências com esse tipo de livro.
Parabéns pela resenha!
Beijos
Andressa
umdiaacadalivro.blogspot.com.br
Eu prefiro a escrita deste aqui Andressa, é mais elaborada do que Harlan
ExcluirOi Cida!
ResponderExcluirQue bom que a Editora Arqueiro esteja apostando em autores tão talentosos, apresentando sempre novidades para os amantes de mistério e suspense. Ótima resenha ;)
Beijos... Elis Culceag.
* Arquivo Passional *
Verdade Elis, existem excelentes autores por aí e pouco divulgados no Brasil.
ExcluirDefinitivamente o meu tipo de livro.
ResponderExcluirEu amei, não conhecia, vou correr atrás já (:
Amei as capas!
Beijos,
Marinah | Blog Marinah Gattuso - @blogmarinah_g - INSTA do Blog: marinahgattuso
Ainda não conhecia esse livro e, mesmo sendo do tipo que não costumo ler muito, fiquei bem interessada. Parece ter uma trama bastante eletrizante. :)
ResponderExcluirBeeeijos
Oi Marina! Tem uma trama inteligente, só por isso vale a pena ser lido.
ExcluirMuito show a resenha, eu amo esse tipo de livros, com história, obras de arte, viagens mundiais, pistas complexas e ameaças a paz mundial e pelo que li esse livro contem tudo isso. Me lembrei dos livros de Dan Brown, apesar de nunca ter ocorrido roubos naqueles livros, o enredo parece ser semelhante.
ResponderExcluirHaha, juro que quando corri o olho pela página antes de ler a resenha, achei que o autor fosse brasileiro, mas que vivesse no exterior por causa dos títulos em inglês, fiquei surpresa no fim da resenha.
Dan Brown usa de uma narrativa que mescla a ficção com fatos reais, isso realmentre acontece aqui, mas o enredo é bem diferente. Bjos!
ExcluirOi!
ResponderExcluirAinda não li nenhum livro do tipo. Confesso que quando vi o livro não senti tanta vontade de ler, mas acho que talvez eu leia. Uma experiência nova e cheia de suspense talvez me mostre o que eu ainda estou perdendo. E tentar descobrir quem é o culpado acho que me prenderia um pouco, só pelo fato de querer saber quem é.
Beijos.
Ticia - ObsessionValley
Oii!!
ResponderExcluirQuando vi esse livro não senti muita vontade de lê-lo, acho que porque ainda não li nada do tipo. Mas querer saber quem é o culpado deve ser ótimo, acho que vou dar uma chance e ler em breve.
Ah, eu achei que o autor fosse brasileiro rsrs
Sua resenha está ótima!
Beijos;
Ticia - ObsessionValley
Oi! Cheguei aqui através de outros Blogs amigos ;)
ResponderExcluirGostei do seu cantinho e já virei seguidora!
Que tal entrar 2013 com um Layout único e personalizado? Confira nossos preços!
Juliane Gonçalves - Designs
Beijos
Oi Cida!!!
ResponderExcluirEu adoro livros que colocam fatos reais junto da estória. Eu sou fã do Rembrandt, adoraria ter seus quadros se fosse milionária (sonho *.*) kkkk
Bjocas e bom feriado!!!
Eu também, enquanto isso curto em um bom livro.
ExcluirOi Cida!
ResponderExcluirPela sinopse também imaginei algo meio 007 :D
Já tinha visto esse autor por aí mas não tinha lido nenhuma resenha dele ainda. Agora fiquei curiosa para ler os livros, também gosto de histórias desse tipo.
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Boa noite Cida,
ResponderExcluirMais um excelente livro que fico conhecendo aqui no seu blog....gostei e achei bem interessante...parabéns pela resenha....abçs.
http://devoradordeletras.blogspot.com.br/
Eu estava ansiosa para ler esse livro. Aí então, eu ganhei o livro numa promoção e consegui fazer minha leitura. Na verdade eu esperava muito do livro e tive uma pequena decepção, mas isso não quer dizer que não gostei do livro. Gostei sim, assim como gostei de sua resenha.
ResponderExcluirNossa, nem sabia que existia o livro! Assisti ao filme há muitos anos e me apaixonei!
ResponderExcluirMais um para lista!
http://saberes-literarios.blogspot.com.br/