{Resenha} Ainda Não Te Disse Nada

Ainda Não Te Disse Nada
Autor(a):  Maurício Gomyde
Selo Editorial: Porto 71       Páginas: 236
ISBN:9788591184019


"Ninguém mais escreve cartas hoje em dia", Marina pensava. Até que um dia uma caiu em suas mãos por engano e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que ela sempre sonhou. E a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou, da forma mais improvável do mundo...

Este é o segundo livro do escritor e músico Maurício Gomyde e também o segundo que li, posso dizer que é um daqueles livros que você termina de ler e fica com um sorriso bobo nos lábios.

Vamos conhecer Marina, uma jovem que sonha em ser uma famosa estilista de moda e mesmo tendo como tradição de família a administração de uma padaria, não teme deixar seu lar  e este negócio para trás e vir morar sozinha em São Paulo para realizar seus sonhos. Ela trabalha como atendente do correios, passa suas tardes em um café lendo revistas de moda, estuda durante a noite e ainda reserva um tempo para se divertir ao lado das amigas Francesca e Thais. Nossa! Quase esqueço, Marina também é blogueira, não um blog de livros como este, mas um de moda. 

Vocês podem perceber que a vida dela é bem agitada e durante esta correria, uma carta de amor chega as mãos de Marina, devido a impossibilidade de ser entregue ao seu destinatário a jovem fica com esta carta e acaba lendo a mesma, não imaginando o quanto sua vida mudaria a partir daquele momento.
Uma carta de dois amantes, que infelizmente não poderá ser respondida, porém seu conteúdo, belo e romântico encanta Marina e com pena de deixar aquele amor morrer, ela resolve responder a carta.

Assim Marina passa a ser Milena, a amada de Heitor, um homem solitário, que vive em um asilo em Portugal e encontra nestas cartas a alegria de seus últimos dias. Marina que sempre sonhou em encontrar um grande amor, percebe em certo momento, que Milena não existe mais, que cada palavra escrita vem de si, a mulher apaixonada que agora escreve é ela mesma. As cartas trocadas são pura poesia, delicadas e singelas, são acompanhadas com pétalas de rosas e muita emoção. Eu ficava na expectativa, junto com Marina, para ler as próximas.

"Saudade é amar um passado que ainda não passou; é recusar um presente que nos machuca; é não ver o futuro que nos convida..."


Logo tudo muda e Marina precisa decidir o que fará com este amor.

Ainda não te disse nada é um livro com uma bela história de amor e com personagens extremamente humanos, dá até vontade de convidar todos eles para tomar um chocolate quente na sua casa. 

A protagonista é vibrante, sonhadora, romântica e muito batalhadora, ela transmite sua energia ao leitor, nos deixando super animados.
Marina é cercada de pessoas incríveis, suas amigas por exemplo são super alto astral, querem que ela namore um professor gatão de qualquer maneira; suas tentativas de convencer a jovem são hilárias, bem como todas as conversas entre elas. Temos também o Sr. Patrício, um velhinho camarada que sempre tem a palavra certa na hora certa e a Dona Jane fiel amiga de trabalho. Não posso esquecer Otavinho, o vizinho paquerador, cheio de frases de efeito, que vão dos pensamentos de Bob Marley, passando por Bob Dylan e terminando com Bob Esponja.

A narrativa é leve e flui super bem, tem uma linguagem muito atual e real, permite ao leitor se ver naquela situação. O universo feminino foi muito bem retratado, acho que o Maurício andou ouvindo muitas conversas de garotas.
O que mais admiro em sua escrita, é a mistura de música ao enredo, não apenas como uma trilha sonora, mas como parte da história, você não lê apenas, você  escuta o livro, canta e dança com os personagens.
O título do livro é parte de uma canção que confronta Marina no decorrer na história, a letra desta desafia a moça a encarar a verdade. 

O livro ainda resgata o prazer de ler e escrever cartas e  mostra a triste situação dos idosos esquecidos em asilos por seus familiares. Também nos questiona sobre o ato de mentir, em certos momentos podemos considerar a mentira de Marina errada, mas levando em conta a alegria que dá ao solitário Heitor, pensamos se realmente seus atos não são justificáveis. É uma situação difícil de julgar, no meu caso ainda sou a favor da verdade absoluta, por melhor que tenha sido a intenção.


Este é um livro que me fez suspirar, rir, chorar e acreditar na força dos sonhos e de um grande amor. Com certeza um dos melhores que li, recomendo.

"Nunca havia sido o sonho de Marina trabalhar numa agência dos Correios. Ela não queria levar e trazer histórias. Queria ser uma história..."

Trilha Sonora, mais detalhes aqui

Participem da promoção de Natal.

2leep.com

47 comentários:

  1. Parabéns pela divulgação do Livro Ainda Não Te Disse Nada parece ser um livro agradável,leve que dá vontade de ler todo depois de conhecer a protagonista Marina, que quer realizar seus sonhos,uma carta de amor mexe com seu coração, e as cartas trocadas já são um charme a parte.
    O livro com essa bela história de amor é um bom convite para seguir Marina,já que você a descreve como:vibrante, sonhadora, romântica e muito batalhadora, ela transmite sua energia ao leitor,que acaba torcendo por um final feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Vanessa, não há como não torcer por Marina.

      Excluir
  2. Linda estória!
    Já ouvi falar desse livro, mas ainda não li.
    Gostei muito da sua resenha! Fiquei interessada em conhecer mais o livro! Talvez um dia eu o leia. Vai depender do andamento da minha fila de leitura.

    Tem post novo no meu blog:
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    Passe por lá para ler e comentar!
    Desde já agradeço a visita!!

    Beijusss;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale passar na frente, é super rápido para ler e muito bom.

      Excluir
  3. Eu quero muito ler esse livro! Desde que li uma resenha dele fiquei super curiosa. Agora acho que vou comprar ele logo *--*

    Será que o autor resolveu escutar conversas de garotas? eu fico pensando, como um autor escreve esse tipo de coisa tão bem. Acabei de ler um livro que a protagonista é uma adolescente de 17 anos, e fiquei pensando: como o autor conseguiu acertar direitinho os pensamentos dela? kkkk
    Escritores são gênios!

    Adorei a resenha, me deu ainda mais vontade de ler o livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que demanda muita pesquisa para escrever sobre certos temas, mas a sensibilidade também faz parte.

      Excluir
  4. Parabéns pela resenha Cida! Já li Ainda Não Te Disse Nada e amei! Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida!
    Esse livro é muito bom mesmo. Quando o li, fiquei emocionado, não só pelo fato de o livro ser emocionante, mas por ser de um autor nacional. Concordo com vários pontos que você citou na resenha.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois livros dele que li me emocionaram muito, um dos melhores nacionais que conheço.

      Excluir
  6. Oi,

    Recebi esse livro a algum tempo, mas devido ter alguns outros na fila, acabei nem lendo ainda. Adorei sua resenha, e estou bem curiosa para lê-lo!

    Glaucia - www.leitorait.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Glaucia! Espero que você leia em breve, é lindo.

      Excluir
  7. Oi Cida,
    Ah já li tantas resenhas desse livro que cada vez fico com mais vontade e curiosa por essa leitura, mas vou ler o último livro dele e depois esse que já está na minha lista :)
    Parabéns pela resenha.
    Beijos
    http://marifriend.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também comecei pelo último Mari, e ambos são emocionantes

      Excluir
  8. Olá!
    Eu não conhecia esse livro ainda, e nem o autor, mas amei a sua resenha! A estória é tão diferente parece ser um tema super abordado (romance), mas de uma forma completamente inusitada. Amei.
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa! Ele tem três livros publicados, dá uma ohada no site dele depois.

      Excluir
  9. resumindo *--* o livro é a fofura em pessoa
    adorei demais a resenha viu
    fiquei mega ansiosa pra ler ele

    ResponderExcluir
  10. Cida! Que resenha ótima!
    Eu me apaixonei por esse livro, é incrível e caso tivesse que descrevê-lo em apenas uma palavra, com certeza seria "mágico" ou "encantador", algo do gênero, rsrs! Amei como o Mauricio abordou a questão das cartas, dos idosos e do próprio 'universo feminino"! Com certeza entrou para os favoritos!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, ele conseguiu colocar temas sérios neste belo romance.

      Excluir
  11. Oi,

    tenho esse livro!!! Eu amei a história, ela é muito linda!! A escrita do Mauricio é mesmo ótima!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Cida,

    Li e resenhei esse livro no blog, muito bom e recomendo a todos...parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Tenho os livros dele, mas ainda não li nenhum :/
    Vou começar a ler logo HAHHAHA

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso - @blogmarinah_g - INSTAGRAM: marinahgattuso

    ResponderExcluir
  14. Oie Cida
    eu amo esse livro,e mal posso esperar para ler todos os livros do Mauricio, pois sou fã dele.
    ótima resenha
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho que ler o primeiro Jaque, estou ansiosa.

      Excluir
  15. Me pareceu um livro bem leve, mas totalmente cativante.
    Parabéns pela divulgação.
    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi diva ;)
    Amei sua resenha, adorei a história!
    É tão bom encontrar autores nacionais tão incríveis assim *-*
    Eu tó bem no clima pra livros lindos assim! #Quero

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diva está esperando o que para ler? Bjos!

      Excluir
  17. Oi Cida!

    Gosto de personagens assim, a leitura sempre é prazerosa. Trazer um pouco a escrita das cartas é ótimo, pois email nunca vai se equiparar com uma carta. Estou com esse livro aqui, espero começar a ler ele logo no começo do ano..

    Beijos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gil! As cartas andam meio esquecidas mesmo, mas tem uma magia sem igual.
      Bjos!

      Excluir
  18. Oiee,
    eu li esse livro e tenho ele autografado em casa, adorei!
    mto fofo!
    Pricipalmente por ser nacional rsrsrs

    adorei a resenha

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom ter um talento assim por aqui.

      Excluir
  19. Olá.
    Estou doida para ler esse livro.
    Gostei bastante da história e achei a capa muito linda *-*
    Adorei os quotes, agora mesmo que estou doida para ler rsrs
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Cida! Só pela resenha, já estou suspirando aqui por esse livro, estou com um livro do Mauricio para ler ainda, "o rosto que precede o sonho", mas depois da sua resenha pretendo ler esse dele também!

    beijos!

    Jéssica - Strawberry de livros e filmes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este também é muito bom Jeh, e chorei bem mais.

      Excluir
  21. Oi Cida *-*
    Sim estou de volta. \o/
    Adorei demais a resenha desse livro, os livros do Mauricio parece ser simplesmente lindo, cada um tem a história mais encantadora que o outro, estou torcendo para ler algum livro dele logo.
    Espero que caso consiga esse, eu sinta tanta emoção com a leitura quanto você sentiu.

    Beijos da Lua =*
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero o mesmo Luna, eu gostaria que todos pudessem ler este belo livro.

      Excluir
  22. Cidaa!!
    Se eu já estava curiosa para ler um livro do Maurício, imagine agora?
    Adorei a sua resenha, a história do livro e tudo mais. Me lembrou um pouco o filme Cartas para Julieta, já assistiu? Bom, essa história de responder a cartas que não foram enviadas para você, rs, é mais ou menos isso. Achei bastante legal a atitude de Marina em responder a carta, mas ao mesmo tempo louca, pois, como ela irá sair dessa sem magoar o senhor Heitor? Preciso ler para conferir, rs
    Beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti sim, nossa é verdade. Você nem imagina o que ela vai passar para contar a verdade ao Heitor.Bjos!

      Excluir
  23. Quanta coisa bonita reunida em um livro.
    Fiquei com muita vontade de ler agora.
    Psiu, adorei a resenha! rs

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas, quero muito que você tenha oportunidade de ler este livro, vai amar.

      Excluir
  24. Ahh esse livro é lindo. Li e aprovo. Com certeza acabamos de ler e ficamos com um sorriso bobo nos lábios! Super lindinho.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  25. Oi Cida, ameii a resenha.
    Eu estou louca pra ler os livros do Mauricio.
    Parece ser uma leitura leve, gostosa... Eu ri só com a sua resenha, imagino a historia em si.

    Beijokas, flor.

    Jaque - Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pela resenha.

    Excelente livro, leitura agradável e em muitos momentos senti como se estivesse, no café, na faculdade e até em Portugal.

    Para quem ainda não leu recomendo.

    ResponderExcluir
  27. Oiee Cida =)
    li esse livro e simplesmente amei!!
    Até ri pois no inicio tem uma passagem que pergunta quem escreve cartas nos dias de hoje, estava indo justamente ao correio com 5 cartas rsrsrs e o Ricardinho, que menino peste igual meu sobrinho rsrs gostei muito do livro.
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Coisas que me Acontecem
    Felicidades nos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mah! Eu li outras resenhas dele e percebi que muitas pessoas viveram situações próximas a história.
      Bjos!

      Excluir
  28. Adorei a resenha e fiquei com muita vontade de ler. Pelos quotes e seus comentários, o livro deve ser incrível! Beijinhos, StarGirlie.

    www.babistargirlie.blospot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!