Neste suspense macabro que conquistou o Japão, imagens aparentemente simples e inocentes envolvem o leitor em uma rede perturbadora de mistérios não resolvidos. Em Imagens estranhas , fenômeno internacional de vendas, Uketsu convida o público a assumir o papel de investigador e mergulhar em uma trama impossível de abandonar. As ilustrações feitas por uma gestante e publicadas por seu marido em um blog escondem um alerta temeroso. O desenho que uma criança faz da própria casa carrega uma mensagem sombria. O retrato feito por uma vítima de assassinato em seus momentos finais conduz um detetive amador em uma caçada eletrizante. Com uma história estruturada por desenhos com aspecto infantil ― todos com sua própria pista perturbadora ―, Uketsu convida os leitores a montar o quebra-cabeça por trás de cada imagem e o grande arco que as conecta. Best-seller internacional com mais de três milhões de exemplares vendidos no Japão e direitos de publicação adquiridos em mais de trinta territórios, Imagens estranhas é um livro inquietante, em que elementos triviais assumem um sentido macabro e desenhos ingênuos escondem realidades aterrorizantes.
Imagens Estranhas, lançamento da Suma, reúne quatro pequenas histórias de mistério que, aos poucos, vão se entrelaçando e formando um enigma maior. Em comum, além de personagens relacionados, essas histórias compartilham imagens simples, mas estranhas — e que, quando decifradas, revelam não apenas a verdade por trás dos mistérios, como também algo sinistro.
Peguei a obra com a intenção de só dar uma espiadinha nas imagens, mas acabei lendo metade em uma sentada só. A narrativa é envolvente e bastante intrigante. Me vi completamente imersa, querendo desvendar tanto os mistérios quanto o significado das imagens.
Na primeira história, O Desenho da Mulher ao Vento, um homem cria um blog para registrar os dias felizes ao lado da esposa. No entanto, tudo muda quando ela engravida. Vivendo uma gestação de risco, a esposa faz quatro desenhos que, mais tarde, revelam ao marido uma história apavorante — entrelaçando presente, passado e futuro.
Em seguida, temos O Desenho do Quarto Encoberto com Neve, sobre um garotinho que faz um desenho sombrio, que alerta a professora e a "mãe" dele sobre o que ele sente. O Desenho Final do Professor de Artes, é sobre um professor misteriosamente assassinado. Por fim, O Desenho da Árvore que Protege o Passarinho encerra a trama, amarrando os elementos presentes nas histórias anteriores.
Embora uma ligação vá surgindo entre as histórias, conduzindo o leitor para um final que surpreende de maneira inesperada, a primeira foi a minha favorita. Já a mais chocante, sem dúvida, foi a do professor — há tanta crueldade nessa , fiquei chocada.
A segunda história é bem triste, e a última traz a grande surpresa — não por finalmente entendermos o que aconteceu, já que isso já fica evidente após a terceira história, mas pelo choque de perceber do que um ser humano, com a alma e a mente totalmente distorcidas, pode ser capaz. Como alguém consegue destruir, matar e ainda justificar tudo dizendo que só queria proteger, não fazer o mal? Fiquei chocada. Pode até ser julgado por alguns como loucura, mas, para mim, foi pura maldade.
Gente! Eu amei essa leitura. A inserção das imagens foi uma sacada genial do UKETSU, já que faz o leitor se sentir parte do que está acontecendo. Eu fiquei aqui virando as imagens em todas as posições, tentando entender o que elas queriam transmitir. É preciso interpretá-las para captar a mensagem — e admito que falhei em desvendá-las. Só matei a charada da última história.
E eu, que amo esse recurso narrativo de pequenas histórias conectadas, achei esse aspecto mais um ponto positivo da obra. Não é fácil descrever as sensações que tomaram conta de mim durante a leitura — fiquei curiosa, tensa, emocionada e assustada na mesma medida. Amei o livro e acredito que todo fã de suspense psicológico com crimes vai curtir muito. Então, só digo isso: LEIAM esse quebra-cabeça em forma de livro!
UKETSU é uma presença enigmática no YouTube, onde reúne milhões de seguidores, e uma pessoa que escreve livros de horror e mistério. Aparece em vídeos usando uma máscara branca e roupas pretas, com a voz distorcida digitalmente. Sua verdadeira identidade é desconhecida e seus romances são fenômenos no Japão, onde mora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por seu comentário.
Sua participação é muito importante.
Um grande beijo!