
UMA JORNADA MÁGICA E ACONCHEGANTE CAPAZ DE CURAR UMA RESSACA LITERÁRIA. Hiro, um jovem japonês em seus vinte e poucos anos, herda do avô uma pitoresca livraria em uma charmosa viela de Tóquio. Ignorando os conselhos da família, que considera o negócio não lucrativo, ele decide assumir o comando da loja. Lá, Hiro descobre a presença de yokais – criaturas mágicas do folclore japonês ― e que tem a capacidade de ver e conversar com elas. Enquanto tenta entender o negócio herdado e preparar a reabertura, um jovem estrangeiro entra na livraria, cheio de curiosidade. A simpatia é quase imediata e logo estabelecem uma amizade intensa que integra também as criaturas misteriosas e seus dilemas. A dupla inicia uma jornada de autoconhecimento que se mistura com elementos mágicos, na qual amor, sentido da vida, destino e a relação com os elementos da natureza se conectam e indicam o caminho a seguir. E os jovens atendem a esse chamado... Deixe-se envolver pela atmosfera calorosa da livraria e pelas criaturas fascinantes que nela habitam. Uma história sobre empatia, amizade e a magia de encontrar-se no mundo em meio aos mistérios da vida. Um passeio surpreendente pelos encantos do Japão!
Hiro herdou a antiga livraria do avô. A princípio, não apreciou muito a herança, mas viu ali a oportunidade de ir para Tóquio e viver sozinho em uma grande cidade. No entanto, sozinho ele não ficou. A livraria era habitada e frequentada por vários tipos de yokais e Hiro, diferente de 99,99% das pessoas, conseguia ver esses seres.
A vida do rapaz, até então pacata e sem grandes acontecimentos, deu uma guinada. Interagindo com os yokais, ele aprendeu coisas novas e antigas, fez amizades improváveis, tomou gosto por administrar a livraria e até encontrou um amor. Os dias de Hiro ganharam novas cores, sons e emoções.
Esse livro já havia me encantando desde a Bienal, quando a Andrea da Faro e o autor falaram sobre ele. Sou fascinada pelas histórias, lendas e costumes do Japão. Eu assisto vários animes e ver nessas páginas muito do que já vi nas telas, foi incrível.
O livro me lembrou muito dois animes que adoro: Fukigen na Mononokean e Natsume Yujin-cho (que, aliás, estou assistindo agora). Ambos têm tramas centradas em yokais, essas criaturas sobrenaturais do folclore japonês, como espíritos, demônios e monstros.
Hiro encontra essas criaturas e acaba ajudando-as em situações complicadas. No livro, vemos várias situações do cotidiano de Hiro em que ele resolve problemas, e até um pequeno oni acaba se tornando seu companheiro. O Mochi é simplesmente a coisa mais fofa desse mundo! Ao longo dessas interações, histórias antigas são compartilhadas, misturando o passado com o presente. Cada uma delas me tocou profundamente, especialmente a da yokai apaixonada pelo homem da casa de chá e a do kami, um ser divino, que perdeu seu caminho após as pessoas perderem a fé nele.
É uma história calorosa, feita para confortar e que passa uma sensação gostosa de acolhimento. Podemos saber mais sobre lendas e tradições japonesas e ainda acompanhar um romance entre Hiro e um jovem brasileiro que trabalha no Japão.
Eu adoraria ler mais sobre Hiro e os yokais, e torço para que Eliel escreva um segundo volume dessa história. Gostei muito do livro e não posso deixar de destacar o quanto a edição é caprichada, desde a capa até as lindas ilustrações internas. Eu recomendo!
Oi!
ResponderExcluirEssa onda de livros de livros aconchegantes que se passam no leste asiático vem me chamando a atenção, mas ainda não li nada do tipo. Achei uma graça a premissa e que legal que a edição é caprichosa.
Beijão
https://deiumjeito.blogspot.com/
Beautiful review. I would love to read this book. Thanks for sharing. Have a great week.
ResponderExcluirAnnie,
Annies Food Diary
Parece ser uma leitura boa! Vou levar a sugestão!
ResponderExcluirBjxxx,
Pinterest | Instagram | Linkedin
Já gostei desse livro mesmo sem ler. Livros que são capazes de curar uma ressaca literária tem minha total admiração.
ResponderExcluirAcho muito bacana e acho super válido a leitura.
Beijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Amei a dica de leitura e já coloquei ele na minha estante do Skoob para não esquecer! Adorei também a dica dos dois animes. Amo o tema yokai, inclusive, a temática do livro me fez lembrar de Kamisama Hajimemashita por causa da interação entre um protagonista humano e os yokais.
ResponderExcluirBjs
Kamisama também é um anime excelente.
ExcluirAh, tem tudo para ser uma leitura encantadora mesmo, Cida. Adorei saber mais sobre o livro (que eu não conhecia), pois me deixou bem curiosa.
ResponderExcluirBjks!
www.mundinhodahanna.com.br
Oi Cida, tudo bem? Estou gostando muito desses livros com essa vibe de autoconhecimento, mas com uma pegada mais acolhedora. Ainda não li nenhum com essa temática, mas se não me engano já coloquei alguns na minha lista.
ResponderExcluirAté breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)