[Resenha] Evidências de Uma Traição

Evidências de Uma Traição
Título Original: Evidence of the Affair
Autor(a): Taylor Jenkins Reid
Editora: Paralela                  Páginas: 160 
Lançamento: 2023               Romance, Drama
Tradução: Alexandre Boide
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

Com prefácio de Pam Gonçalves, a novela de grande sucesso da autora best-seller Taylor Jenkins Reid ganha uma edição especial em capa dura. Querido estranho... Uma jovem desesperada no sul da Califórnia se senta para escrever uma carta para um homem que ela nunca conheceu -- uma escolha que mudará sua vida para sempre. Meu coração está com você, David. Apesar de não nos conhecermos. Pouco a pouco, a correspondência entre Carrie Allsop e David Mayer revela os detalhes de um caso devastador entre seus cônjuges. Ao longo das cartas, eles confessam seus medos e compartilham sentimentos escondidos no fundo de suas almas, tentando decidir como seguir em frente. Contada inteiramente por meio de cartas, Evidências de uma traição é uma história de decepções, mágoas e segredos, mas também de perdão e recomeços, e de como, no caso de algumas pessoas, a dor pode libertar.

Evidências de Uma Traição, de Taylor Jenkins Reid, foi lançado primeiro apenas em e-book e felizmente a Paralela resolveu lançar em edição física, com capa dura, para os fãs de Reid terem toda sua obra na estante. 

Eu ainda não havia lido, mas assim que chegou aqui em casa essa semana parei para folhear e só soltei quando terminei. E terminei mais uma vez satisfeita com uma obra da autora, uma história curtinha, mas completa e com um final de aquecer o coração.

Eu adoro narrativas em forma de cartas, não é a primeira vez que Reid apresenta uma narrativa fora do convencional (vide Daisy Jones em formato de entrevista) e ler toda história através da troca de mensagens entre pessoas dá um tom mais íntimo para a leitura, nos faz parecer pequenos espiões da vida alheia. 

Carrie Allsop descobre que o marido tem uma amante e escreve para o marido da outra mulher revelando o que seus cônjuges estão fazendo. David Mayer fica surpreso, mas responde  a carta e os dois passam a se comunicar assim durante vários meses. Os dois, sem coragem de confrontar os companheiros sobre a situação, ficam esperando que o caso acabe e as coisas voltem a ser como antigamente. 

Mas será possível esquecer algo tão grave? Não acredito que relacionamento sem confiança possa se sustentar. No entanto, não é algo tão simples assim para Carrie e David, mesmo os dois vendo o quanto estão sendo humilhados e desdenhados. 

Em especial para ela é mais complicado abrir mão da estabilidade do casamento. Ela que largou estudos, chance de independência e sonhos para ser apenas esposa. E uma esposa frustrada, que vê o marido a julgando por não conseguir engravidar após quase dez anos de casamento. 

Carrie está na casa dos trinta, mas ainda assim tem medo de ser ela mesma e ir contra o que esperam de uma mulher. O absurdo dos absurdos ser julgada por não ser mãe, se sentir inadequada por esse motivo. Hoje ainda acontece esse horror, imaginem em meados de 1970 quando a história se passa.

E David não é alguém que sente realizado também. Ele ao contrário dela, teve quatro filhos, mas percebe que embora os ame, isso o fez desejar menos a esposa, se afastar dela e perceber que é bom ser pai, mas ainda assim os gastos exuberantes com a família são um lado negativo desta condição. 

Eu amei esse pensamento honesto de David, para alguns pode soar algo reprovável, mas para mim foi honesto, sensato e ele deu voz ao que muitos pensam e não tem coragem de dizer em voz alta. 

Ele e Carrie começam trocando cartas apenas para falar da traição, mas por fim sentem o desejo de conhecer um ao outro. Ambos abrem o coração, mostram a alma e nos deixam saber o que sentem. Cada carta é impactante, é dolorosa, é verdadeira, traz tanta coisa para refletirmos e nos conectar com estes dois de maneira especial. 

Eu torci demais por ambos e queria que os cônjuges traidores fossem muito infelizes. Eu sofri, chorei e consegui também sorrir com Carrie e David e vi nestas páginas suas vidas mudarem, eles mudarem e um deles se reinventar e recomeçar de maneira maravilhosa. 

Em certo momento eu vi a história caminhando para certo desfecho, mas não acabou como imaginei, embora em partes eu não tenha estado tão errada. Ainda assim, a autora reserva uma grande surpresa para o leitor. 

Contada totalmente por cartas, a história de Evidências de Uma Traição é mais uma da autora que apresenta um mulher forte, que mesmo tendo vivido de maneira difícil, precisou decidir se continuava seguindo o que achavam certo para ela ou o que ela achava melhor para si. 

Carrie Allsop, assim como Evelyn Hugo, Daisy Jones e Carrie Soto teve que derrubar barreiras, esquecer estereótipos e achar sua própria maneira de viver e ser feliz, parando de tentar agradar os outros e agradar a si mesma. Recomendo!



9 comentários:

  1. Ainda não tive a oportunidade de ler os livros de Taylor, é um pouco diferente do estilo que geralmente leio.
    Sempre tenho a impressão de que conseguimos nos conectar mais com os personagens quando enredo é de forma epistolar, torna o relacionamento mais próximo
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Eu não ando querendo ler tudo da Taylor Jenkins Reid ultimamente, mas esse está na minha meta de leitura por ser narrado em formato de cartas!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Acredita que nunca li nenhum livro da autora? Por conta do hype tenho receio de não gostar tanto então nem me atualizo muito sobre seus livros. Já vi esses pelas redes mas nunca tinha lido sobre o que se trata e fiquei bem curiosa.

    Beijo!
    https://muitoamorpelaspaginas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Também gosto bastante de histórias em cartas e achei o tema desse livro bem interessante. Adorei mais ainda que o final é surpreendente. Obrigada pela dica!!

    ResponderExcluir
  5. Oi
    só li dois livros da autora até agora, mas esse é um dos que quero ler, que bom que a história te pendeu do inicio ao fim, é bom quando isso acontece com um livro.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Interessante a narrativa em forma de carta, deve ser uma leitura diferente. Não conheço a autora ainda, mas o livro parece muito interessante.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida, tudo bem?
    Que bom que curtiu a leitura. Eu tenho curiosidade de conhecer outros livros da autora e "Evidências de Uma Traição" parece ser interessante.


    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Acho que esse é o único trabalho da TJR que ainda não li, mas quero demais!
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida, tudo bem?
    Eu adoreeei esse livro, li em e-book numa sentada!
    Lembro que o final me deixou de queixo caído, e eu também fiquei contente pela Carrie (mas curiosa pra saber a reação do David).
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!