Sem querer, Sam é transportada no tempo e vai parar no início anos 90. Agora, para conseguir voltar ao presente, ela vai ter que unir forças com quem jamais imaginaria: sua mãe. Samantha King está prestes a terminar o ensino médio. A pressão sobre o futuro não é nada perto das brigas com a mãe, Priscilla, que desaprova todas as suas escolhas. Após uma discussão, Samantha pede um carro de aplicativo que a transporta no tempo direto para os anos 90 ― mais especificamente, para a adolescência de sua mãe. Nessa nova realidade, Sam precisa se adaptar a um mundo com pouca tecnologia, roupas estranhas e preconceitos menos velados, enquanto tenta ajudar sua mãe a impedir um trauma que a marcou pelo resto da vida. Como se tudo isso já não fosse o suficiente, Sam ainda precisa lidar com seus próprios sentimentos amorosos, que atravessam as épocas. Entre calças jeans de cintura baixa e celulares sem internet, Maurene Goo nos apresenta o romance perfeito sobre relações familiares e como às vezes precisamos chegar nos lugares mais inusitados para descobrir quem somos ― e quem queremos nos tornar.
Samantha King é uma jovem descendente de coreanos que vive nos EUA e gosta de uma militância. Tudo para ela vira tema de uma discussão. Sam analisa as pessoas em cada gesto e palavra e critica sem dó o que ela ache que é preconceituoso.
No entanto, as maiores discussões de Sam são com a mãe. Ao passo que Sam se sente bastante confortável com a avó, a relação com a sua mãe Priscilla, é espinhosa e incomoda. Quando Sam está ao lado da mãe, sente como se estivesse vestindo uma roupa apertada, tamanho o sufocamento que a atinge.
Quando a avó de Sam entre em coma, ela fica muito mais incomodada com o jeito perfeccionista e frio da mãe, o que leva a uma discussão que acaba com Sam dizendo que odeia Priscilla.
Nervosa, triste e embaixo de uma chuva torrencial, Sam chama um táxi para ir para a escola e o Retrotáxi a leva em uma viagem inesquecível, uma viagem no tempo, para 1995. Lá, Sam recebe a missão de consertar algo e só assim ela poderá voltar para 2025. Ela encontra a mãe adolescente e ganha a chance de conhecer a jovem que se tornou a mulher que ela tanto tem dificuldade de entender.
De Volta Aos Anos 90 é o terceiro livro de Maurene Goo que leio e novamente encontro um enredo muito digno de Sessão da Tarde. A história da filha adolescente que conhece a mãe adolescente tem momentos divertidos, um pitadinha de drama e até um romance aparentemente impossível e fofo.
Sam é uma menina que foi mimada e na minha opinião, não sabe valorizar a vida boa que a mãe lhe deu. Sam para mim foi muito ingrata em boa parte do tempo e a forma com colocava a avó em um pedestal e criticava a mãe, foi bem injusta. Para mim a avó não era tão boazinha assim e só Priscilla sabia o que era ter sido criada por aquela senhora.
É só ao conhecer a Priscilla, que teve essa mãe complicada, vida difícil e limitada, que Sam percebe que os pais lhe deram muitas regalias e privilégios. Pouco a pouco ela vai enxergando que a forma como a mãe age é fruto de sua criação e que ela quer evitar que Sam passe pelo mesmo.
Sam encara a verdade sobre o que tronou a mãe a mulher que é anos depois,. Ela demora um bocado para se convencer que a avó não era a perfeição que acreditava ser, mas por fim entende Priscilla.
Entre mãe e filha, eu não vou negar que não gostei de Sam e fui totalmente time Priscilla do começo ao fim. Não a achei uma mãe cruel, nem insensível, Acho que por ser uma pessoa não muito dada a demonstrações exageradas de sentimento, eu entendi bem essa mulher contida e também entendi sua postura após ter que lutar para ter o que tinha, sem contar com muita liberdade para isso.
Sam tinha tudo muito fácil e não valorizava, não tinha empatia pela mãe e teimava em ver Priscilla como vilã. Fiquei feliz de ver que no final a jovem tenha se redimido, aberto o coração e se colocado nas pele dos outros, sem viver sempre julgando as pessoas.
Uma surpresa na história é o romance que surge, quem diria que a autora ia trazer uma reviravolta tão empolgante dentro de uma história de relações entre mães e filhas.
De Volta Aos Anos 90 é bem nostálgico para quem viveu nessa época, mostrando coisas que hoje esquecemos. Para os mais jovens vai soar meio bizarro certas particularidades daquele tempo. Eu me vi várias vezes lembrando e pensando como era possível viver sem as facilidades de hoje. Mas era e dava para ser feliz também. O ser humano sabe como ninguém se adaptar as mudanças.
Um livro leve e divertido, que nos mostra que as vezes é bom tentar entender as pessoas antes de julgá-las, que empatia torna a convivência mais fácil e melhor.
Adorei a premissa! Sou nascida nos anos 90 e acredito que tenha sido uma ótima época.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirFui uma criança dos anos 90 então sei vou adorar o climinha de nostalgia e as referências.
desejo um feliz natal e um próspero ano novo :D
até mais,
Canto Cultzíneo
Oi!
ResponderExcluirNão gostei tanto do livro da Maurene Goo que li, por isso mesmo tendo achado essa capa bonita não fui atrás de ver do que se trata. Gostei do que mencionou da premissa e de como serve bem para a protagonista conhecer melhor outras gerações da família.
Beijão
https://deiumjeito.blogspot.com/
Oi Cida, nossa, anos 90 já servindo de destino pra viagem no tempo. Gostei da ideia e fiquei com vontade de fazer essa viagem. Só o conflito do livro em si, relação mãe e filha, não me atrai muito, mas acho que leria se tivesse oportunidade.
ResponderExcluirAté breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com
https://universo-invisivel.blogspot.com
Já fico imaginando a nostalgia lendo o livro. Já fiquei curiosa pela narrativa que deve ser bem envolvente, já que tem o estilo sessão da tarde, como você falou :)
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Olá Cida, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o livro e nem a autora. Normalmente não gosto de histórias com viagem no tempo mas achei a premissa dessa bem interessante, e de certa forma importante. E nem preciso falar da nostalgia de quem cresceu lá na década de 90, né?! rs
Beijo!
https://muitoamorpelaspaginas.blogspot.com/