[Resenha] Antes de Virarmos Estranhos

Antes de Virarmos Estranhos
Título Original: Before We Were Strangers 
Autor(a): Renee Carlino
Editora: Paralela                  Páginas: 264 
Lançamento: 2023               Romance
Tradução: Alexandre Boide
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

Um romance forte e emocionante sobre segundas chances, tempo perdido e um amor que se recusa a morrer. Era um sábado quando Matt e Grace se conheceram no alojamento estudantil da NYU. Matt estudava fotografia, e Grace, música. Logo eles se deram bem e, ao longo do último ano na faculdade, se tornaram inseparáveis, primeiro como amigos, depois como namorados. Seu amor era tão intenso, tão profundo, que eles achavam que duraria para sempre. Após a formatura, entretanto, algo aconteceu. Matt partiu para um estágio da National Geographic na América do Sul e, quando voltou, Grace estava em turnê na Europa como violoncelista. Depois disso, eles não se viram ou se falaram mais. Quinze anos depois, Matt é um renomado fotógrafo, ganhador de um Pulitzer, mas sente que sua vida não tem sentido. Em uma quarta-feira qualquer, ele está esperando o metrô quando seu olhar cruza com o de uma mulher dentro do trem e ele a reconhece imediatamente: Grace. Mas é tarde demais, o trem já está se movendo ― eles se perdem mais uma vez. É então que Matt decide publicar um anúncio numa página de Conexões Perdidas, na esperança de que Grace o leia e entre em contato com ele. A partir daí, memórias, sentimentos e segredos devastadores preenchem as páginas de Antes de virarmos estranhos.

Antes de Virarmos Estranhos, de Renée Carlino, é um romance que apresenta um casal que se conheceu na época da faculdade, se apaixonou loucamente, mas por uma série de acontecimentos se desencontrou. 

Matt e Grace tinham muitos planos juntos, mas tudo deu errado sem nem eles mesmos entenderem a razão. 

A história não começa nesta época da vida deles e sim quinze anos depois, onde conhecemos o renomado e premiado fotógrafo da National Geographic Matt, que deveria estar colhendo os louros de sua fama, mas ao contrário, está apenas existindo ao invés de vivendo. 

Ele cansou da vida, não aguenta mais trabalhar no mesmo local que a ex-mulher e o atual marido dela (que é também seu ex-melhor amigo), ouvir sobre o filho que ambos vão ter e tal... O êxtase de ver o mundo pelas lentes de uma câmera não existe mais e Matt nem lembra como é estar feliz e empolgado. No entanto, quando no metrô, vê de longe a primeira e única garota que amou, Matt percebe que deseja muito Grace de volta em sua vida.

Ele a procura sem muito sucesso, mas um postagem na internet acaba o ajudando a retomar esse contato e eles se encaram novamente, sem saber se mesmo ainda amando um ao outro, poderão continuar de onde pararam. 

E antes de sabermos se no presente eles vão se entender, a autora volta ao passado e mostra os dois na faculdade e como tudo começou. Foi ótimo ter esse flashback na trama, pois só assim entendemos como o amor deles se formou, mas ainda não vamos saber como tudo deu errado. 

Essa história é muito filme de Sessão da Tarde, com amantes na juventude que se desencontram e se reencontram anos depois cheios do mesmo amor. Contudo os dois agora são menos sonhadores, mais desiludidos e cheios de mágoas. 

Eu gostei tanto de seguir os acontecimentos do presente, como os dos passado. No entanto, o presente foi o que mais me encantou. A Grace jovem era um pouco sem sal para mim como protagonista, mas a mulher madura, essa sim tem uma força impressionante, ainda mais quando você sabe pelo que ela passou. E o legal é que mesmo ainda gostando muito do Matt, ela age com cautela e não revela certos segredos. 

E até quase no final, nem fazemos ideia do que os separou, a impressão que dá é que o Matt foi muito infantil e canalha, mas não julguem antes de saber todos os fatos. 

E outro elemento do presente que encanta é a personagem Ash. Não vou dizer quem é a garota, mas ela é de longe, a melhor personagem da história e fundamental para fazer esses dois encararem o que sentem e desejam. 

A minha única ressalva é que eu gostaria de também ter acompanhado os anos que ambos viveram separados, a autora fala por alto sobre, só que eu queria ter lido algo mais detalhado dos quinze anos de separação. Não atrapalha o desfecho, mas eu fiquei curiosa sobre esse tempo.

Um romance com partes fofas e também com certa dose de drama, protagonistas com problemas familiares, encontros, desencontros, sonhos desfeitos e novas chances. Se gosta de histórias com esse clima, se curte filmes Sessão da Tarde, Antes de Virarmos Estranhos é para você. 



8 comentários:

  1. Eu gosto de romances de segunda chance
    Não conhecia o livro, mas achei fofo e acredito que sua ressalva foi bastante pertinente, também ficaria curiosa para saber o que aconteceu com eles enquanto estavam separados. Será que não rola nenhum capitulo extra por parte da autora?
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida, romance não é meu gênero favorito, mas eu gosto de me aventurar com cautela. O fato de ter essa vibe sessão da tarde instigou muito minha curiosidade. Não penso numa leitura imediata, fim de ano já tem conflito emocional suficiente..hahaha... mas vou adicionar à minha lista de desejados do Skoob pra não esquecer do livro.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com
    https://universo-invisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, finalmente estou voltando com minhas leituras! Romance fofo meio Sessão da tarde é sempre bom, nunca decepciona!!

    Bjs, Mi

    https://nanossaestante.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida, concordo com você! 15 anos de separação dá muito pano pra manga, eu também gostaria de saber o que aconteceu com eles durante esse tempo. Gosto de reencontros, fiquei curiosa pra saber porque ele foi um canalha com ela no passado. 💜

    Até mais!
     www.relatosdalih.com.br 💜

    ResponderExcluir
  5. Oi
    não conhecia esse livro, mas pelo que falou ele contém vários elementos que eu gosto na medida certa. Que bom que curtiu a leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ah!!! Parece ser uma leitura bem fofa e, ao mesmo tempo, que faz o leitor chorar muito hahaha. Quer ler agora. Mesmo com a ressalva, fiquei curiosa para embarcar e saber mais dessa história. Dica anotada! ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  7. Oi!!
    eu particularmente AMO esses livros que alternam entre o passado e o presente, mas, por incrível que pareça, nunca li um romance nesse estilo. Pelo que vc contou, esse com certeza seria uma boa opção para começar!
    Gostei muito da resenha! Um abraço,
    https://oterceiroparagrafo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida, tudo bem?
    Achei a trama interessante, e com bons ingredientes para proporcinar uma boa leitura. Dica anotada!!

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!