[Resenha] Olhos Vazios

Olhos Vazios
Título Original: Those Empty Eyes
Autor(a): Charlie Donlea 
Editora: Faro                                   Páginas: 320
Lançamento: 2023                          Thriller
Tradução: Carlos Szlak
||Skoob||  ||Goodreads||

 

 

ELA MUDOU O NOME E A APARÊNCIA... MAS NADA PODE APAGAR O QUE TESTEMUNHOU. Alex Armstrong mudou tudo sobre si mesma: seu nome, sua aparência, sua história. Ela não é mais a adolescente aterrorizada que apareceu na TV, algemada, sendo conduzida da casa onde vivia até a noite em que sua família foi massacrada. Apelidada de Olhar Vazio pela imprensa, ela foi acusada dos assassinatos, teve a vida duramente exposta pelos veículos de comunicação, mas lutou com todas as suas forças para limpar o seu nome. Dez anos se passaram e Alex nunca parou de procurar pela verdade, mesmo tendo de esconder sua identidade da horda de fanáticos por crimes reais e repórteres desesperados por qualquer notícia sobre seu paradeiro. Agora como investigadora, ela trabalha incansavelmente para garantir justiça para outros acusados. Pessoas como Matthew Claymore, que é suspeito do desaparecimento da namorada, uma estudante de jornalismo chamada Laura McAllister. Laura estava prestes a divulgar uma grande história sobre estupro e acobertamentos em sua faculdade. Alex acredita que Matthew é inocente e descobre revelações impressionantes sobre o corpo docente da universidade, alunos e pais poderosos dispostos a fazer qualquer coisa para proteger os filhos. Mas ao iniciar sua investigação, Alex encontra conexões surpreendentes com o assassinato da própria família. Por mais diferentes que os crimes possam parecer...

Alex Armstrongantes Alex Quinlan, aos dezessete anos, viu sua casa ser invadida e toda a família assassinada. 

A polícia, em uma investigação muito ruim, acusou a jovem de ser a culpada. No entanto, com a ajuda de um bom advogado, ficou claro que a acusação não tinha fundamento e Alex foi não apenas inocentada, mas também indenizada pela acusação injusta e danos colaterais. 

Em posse de uma soma de dinheiro considerável, ela mudou de nome e tentou recomeçar, mas os ávidos por crimes reais continuaram a persegui-la, ainda acreditando que ela era a assassina fria da família. 

Alex cresceu vivendo no anonimato, com medo de novamente ser perseguida e assunto de tablóides sensacionalistas, contudo, nunca deixou de lado a vontade de descobrir a verdade por trás da tragédia que marcou sua vida. 

Eu sou fã das história do Charlinho e não via a hora de conferir esse novo livro. A história me fisgou fácil desde a primeira página, mostrando uma trama que não se resumia apenas aos fatos que estavam sendo apresentados tão claramente e tão brutalmente. A cena inicial, do extermínio da família de Alex, é chocante e fica claro que algo muito intenso está oculto por trás disso. 

O autor intercala passado e presente para construir a narrativa, não apenas focando em Alex, mas também em diversos personagens que vão tendo suas histórias conectadas pouco a pouco. Sem soltar spoiler, só posso adiantar que todas essas vidas, de alguma forma, se ligam com a tragédia da família de Alex. E ela, com muito afinco e até arriscando a própria vida, vai encontrar a verdade.

É uma história para colher detalhes, são eles que farão toda a diferença no saldo final, que vão te ajudar a entender o que aconteceu e quem está por trás de tudo. 

Donlea mostra diversos dramas e cenas fortes, destaco o gatilho para abuso sexual. Constrói uma história que vai nos prender até a última página em busca de respostas. São muitas pontas para conectar, mas as ligações serão mostradas e nada fica ao acaso. 

Eu acertei parte do mistério, mas ainda assim o que não desvendei me deixou surpresa. Na verdade, mesmo sabendo quem estava por trás de tudo, eu ainda fiquei de queixo caído com o final. 

Se você nunca leu os livros do autor, mas aprecia o plot suspense/mistério/assassinato, vai curtir esse thriller. E se você, assim como eu, já leu todas as obras anteriores dele, vai ter o prazer de não só encontrar uma história que Donlea mostra que continua evoluindo como escritor, mas também rever personagens de outras obras e isso foi bem nostálgico. O Dr. Lane Phillips continua muito astuto.

Li em uma tarde, aproveitei o apagão em São Paulo que durou todo um final de semana e mergulhei na história. Em suma, recomendo muito Olhos Vazios. 


7 comentários:

  1. Oii, premissa é muito interessante. Amo livro de suspense, mistério.
    Bjs
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Não li nenhuma obra do autor, mas deu para sentir que o suspense é muito envolvente. Gostei da premissa desta história e fiquei curiosa para conhecer.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, tudo bem?
    Sempre que vejo comentários sobre os livros do autor, eu lembro que preciso ler algo dele. Fiquei curiosa sobre o mistério.


    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    É raro eu ler thrillers, mas gostei dessa proposta envolver de alguma forma os fãs de crimes reais (é todo um nicho nos podcasts né?). Esse apagão também afetou minhas leituras, fazia tempos que eu tinha finalizado um livro em uma sentada e consegui no apagão!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida, tudo bem?
    Estou tendo minha primeira experiência com o autor lendo Não Confie em Ninguém e tô adorando. Ele sabe fisgar o leitor! Já fiquei curiosa pra conferir Olhos Vazios também, o plot pareceu ótimo.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida, tudo bom?
    Que saudade de ler um bom thriller, que me surpreenda e me tire da casinha, sabe?
    O único autor que conseguiu fazer isso comigo até hoje foi o Donlea, quero ler esse em breve.
    beeeijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida, ainda não li nada do Charlie Donlea. Até tenho 'A garota do lago', mas ainda não peguei pra ler. Eu adorei o mistério da trama, mas não estou num momento muito bom pra ler algo com gatilho de abuso sexual. Talvez mais no futuro.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com
    https://universo-invisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!