[Resenha] Vermelho, Branco e Sangue Azul

Vermelho, Branco e Sangue Azul
Título Original: Red, White & Royal Blue
Autor(a): Casey McQuiston 
Editora: Seguinte                 Páginas: 416
Lançamento: 2022               Romance, LGBTQ+
Tradução: Guilherme Miranda
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

O que pode acontecer quando o filho da presidenta dos Estados Unidos se apaixona pelo príncipe da Inglaterra? Quando sua mãe foi eleita presidenta dos Estados Unidos, Alex Claremont-Diaz se tornou o novo queridinho da mídia norte-americana. Bonito, carismático e com personalidade forte, Alex tem tudo para seguir os passos de seus pais e conquistar uma carreira na política, como tanto deseja. Mas quando sua família é convidada para o casamento real do príncipe britânico Philip, Alex tem que encarar o seu primeiro desafio diplomático: lidar com Henry, irmão mais novo de Philip, o príncipe mais adorado do mundo, com quem ele é constantemente comparado ― e que ele não suporta. O encontro sai pior do que o esperado, e no dia seguinte todos os jornais do mundo estampam fotos de Alex e Henry caídos em cima do bolo real, insinuando uma briga séria entre os dois. Para evitar um desastre diplomático, eles passam um fim de semana fingindo ser melhores amigos, e não demora para que essa relação evolua para algo que nenhum dos dois poderia imaginar ― e que não tem nenhuma chance de dar certo. Ou tem?

Faz um tempinho que esse livro foi lançado, mas só agora com a adaptação iminente chegando no Amazon Prime, foi que li. 

E posso dizer que foi uma grata surpresa, não só pelo romance, mas pela forma como se aprofundou no cenário politico, relações entre duas nações, candidatura de presidentes x alianças politicas e uma eleição americana, que funciona de maneira bem diferente da nossa. 

Vermelho, Branco e Sangue Azul, publicação da Seguinte, traz  Alex e Henry, ambos são símbolos da juventude de seus países. Alex é filho da presidenta americana e Henry um dos príncipes da Inglaterra. 

Os dois sempre se encontram em grandes eventos, mas não nutrem nenhuma afeição um pelo outro, podemos dizer que praticamente de odeiam. Na verdade temos certeza disso através de Alex, já que a história vem pelo ponto de vista dele. 

No casamento do irmão de Henry, os dois tem uma pequena troca de farpas e acabam despencando em cima do bolo de casamento. Logo o ocorrido vira notícia, colocando em dúvidas as boas relações entre as duas nações. As equipes de governo dos dois países entram em ação e armam para a imprensa encontros entre os dois para mostrar que são muito "amigos". Grande mentira!

E se não eram, acabaram sendo. Os encontros falsos acaba aproximando os dois e Alex deixa de achar Henry tão pomposo e arrogante. Logo, mesmo com  a distância, os dois passam a conversar muito, trocar mensagens, confidências e quem sabe onde essa relação pode chegar. Ah! É claro que nós sabemos. 

Eu nunca havia lido nenhum livro de Casey McQuiston e nesse livro notei uma autora com uma escrita envolvente, que sabe prender o leitor. E olha que os capítulos desse livro são bem longos (algo que sempre me incomoda), mas consegui ler de maneira fluida e nem vi as páginas passando. Acabei sendo facilmente tragada para dentro da vida dos personagens, envolvida em seus dramas e acreditando que aquilo ali fosse tudo verdade. A autora consegue dar um tom bem realista para sua trama. 

Não nego que nas primeiras trinta páginas eu não curti muito a história, estava tudo focadao em Alex, sua irmã June (a única personagem que não me cativou) e a amiga deles Nora. Todos jovens ligados a Casa Branca. A vida deles, cheia de muitas ceninhas para impressionar, me deixou um tanto descontente. Eu acho que era um modo de vida bem falso, assim como foi a armação de encontros entre ele e Henry. 

No entanto, conforme os dois rapazes se aproximam e passam a conversar fora dos holofotes, surge a verdade de quem são, aquilo que não pode ser mostrado para o povo. Notamos então um honestidade maior na história, uma sinceridade que conquista.

Já sabemos que a história vai trazer um romance entre os dois rapazes e eu queria muito ver como isso seria conduzido dentro de um universo de estratégias políticas. Além disso, eu estava torcendo muito por ambos, em especial por Henry que na minha opinião foi privado praticamente em toda sua vida de amor. A realeza britânica o tratava mais como uma ferramenta de marketing e não como pessoa que sente e tem sonhos e desejos. 

Alex, ao contrário, embora tenha medo de revelar que está envolvido com outro rapaz, tem uma família e amigos muito amorosa e recebe apoio de todos ao revelar seu romance. A reação da presidente foi de longe a melhor e mais divertida. 

É um romance bonito de ver sendo construído e embora tenha até um começo simples, com o passar do tempo enfrenta diversos obstáculos. O envolvimento dos dois vai causar um grande impacto na opinião pública, tanto na conservadora monarquia, como na campanha de reeleição da mãe de Alex. Vamos ver os dois enfrentarem conflitos e precisar decidir se o que têm é para valer ou se pode ser descartado. 

Eu gostei bastante da leitura e fui cativada por esse casal. Henry é meu queridinho da dupla, mas foi Alex que surpreendeu mais durante a história. Eu achei que ele seria o que levaria o romance com menos intensidade e por fim foi quem teve coragem para lutar pelo dois. Eu não vejo a hora de ver essa química e amor todo na tela. 

Se houve algo que não curti muito, foi a questão que já mencionei de como a vida da juventude americana se mostrava ao povo um tanto artificial e também pelo excesso de bebida que há em algumas cenas. Eu sei que vida real é assim mesmo, mas não aprecio muito esse tipo de situação. 

O que mais gostei além do romance, foi ver todas as intrigas ocorridas na corrida para a presidência americana. 

E não posso deixar de mencionar que há cenas um tantinho picantes entre os rapazes. Não é uma história teen, e sim um livro voltado para jovens adultos.  Eu não me espantei com isso, como leio muito mangás boys love e lá é tudo gráfico e você vê bem os detalhes, já me acostumei com esse tipo de cena mais picante. Vi que muitos leitores se espantaram com isso no livro, mas para mim foi tranquilo. 

Em suma, eu curti demais e recomendo. O romance é o foco, mas a autora desenvolve bem vários assuntos propostos, dá espaço para histórias de personagens secundários e cria um cenário empolgante de intrigas politicas. É ótimo! Leiam!

Embora eu fuja de adaptações, a desse livro eu quero ver, o trailer me conquistou e curti a escolha dos atores. 



5 comentários:

  1. eu não tenho um super interesse em política estadudinense e isso talvez fosse um ponto que não gostasse muito, mas eu fico vendo as fotos da série pipocando na minha timeline e fico bastante curiosa e achando bem fofo. Se tiver a oportunidade, lerei sim.

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Li ele bem próximo da época do lançamento e me diverti bastante com a história, mesmo tendo achado um pouco chato os capítulos longos.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, eu conheci esse livro pela série por conta do hype que está na internet, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Não sou muito de romance, mas já reparei que eu funciono com momento, então pode ser que um dia eu leia. Quando a parte política, não gosto muito, mas acho que não será o suficiente para me incomodar.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida, tudo bem?
    Eu não sabia muito sobre a trama, até ver comentários sobre a adaptação. Gostei de saber que apesar do romance ser o foco, a autora consegue trabalhar bem outros assuntos.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ah, fico feliz que a leitura tenha sido positiva para você, apesar das ressalvas do começo. Eu também iria revirar os olhos a cada cena "de impacto" como essa e só iria desejar que todo mundo sofresse combustão instantânea, haha. Mas que bom que depois a trama ganha um rumo decente e funciona. Eu ainda nem li o livro, ou vi a adaptação. Mas espero que faça jus à versão original.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!