[Resenha] Mansão Gallant

Mansão Gallant
Título Original: Gallant
Autor(a): V.E. Schwab 
Editora: Galera Record                Páginas: 320 
Lançamento: 2022                      Suspense, sobrenatural, fantasmas
Tradução: Paula DiCarvalho
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

Da autora best-seller de A vida invisível de Addie LaRue, o novo livro de V. E. Schwab, Mansão Gallant, é uma história gótica e envolvente sobre um lugar onde as sombras encontram a luz e onde a morte encontra a vida. Leia com as luzes acesas (ou apagadas, se tiver coragem). V. E. Schwab, autora best-seller número 1 do New York Times, em uma história sinistra e original sobre o lugar onde o mundo se encontra com as sombras, e sobre a jovem que é atraída para lá. Uma mistura de O jardim secreto com Crimson Peak, é a leitura perfeita para fãs de Holly Black e Neil Gaiman. Olivia Prior sempre sonhou em ter uma família que se importasse com ela. Mas, em vez disso, ela está confinada na Escola Merilance para Garotas Independentes, com as suas governantas severas e com as outras alunas que a excluem por ser muda. Sua única fonte de conforto é o diário deixado pela mãe que nunca conheceu, com o qual consegue ter lampejos de uma vida desconhecida. Quando recebe uma inesperada carta de um tio, Arthur Prior, convidando-a para morar com ele na Mansão Gallant, Olivia imediatamente agarra a oportunidade. Porém, ao chegar em Gallant, ao invés de uma recepção calorosa, a garota é recebida com espanto. Além do mais, todos parecem viver com medo, e ninguém quer explicar o motivo para Olivia. Decidida a não abrir mão da família recém-descoberta, a jovem terá que desvendar, e enfrentar, os mistérios que envolvem como uma névoa a Mansão Gallant.

Ler V. E. Schwab é sempre a garantia de ter uma viagem por um universo diferente. Ainda que a história em si traga elementos que já possamos ter visto em outras obras, a autora consegue criar um mundo único, um ambiente que só a imaginação dela poderia apresentar para seus leitores. 

Em Mansão Gallant conhecemos Olivia Prior, uma jovem sem pais, que foi deixada confinada em um internato de moças para ser educada até a maioridade. Lá não é um lar. Olivia é tratada com desprezo pelas outras garotas e as mulheres que tomam conta da na Escola Merilance Para Garotas Independentes são rígidas e não tem apreço por nenhuma das jovens. 

Olivia não fala, vive seus dias na solidão lendo o diário da mãe. Ali, naquelas páginas, ela busca entender quem foi a mulher que lhe deu a luz e depois foi consumida pela insanidade. O dom que ambas possuem enlouqueceu a mãe e Olivia não sabe se seguirá pelo mesmo caminho. As duas veem  fantasmas, espectros de pessoas já mortas. 

Um dia algo surpreende Olivia, existe uma casa onde há uma família que é sua, o lar onde sua mãe cresceu, a Mansão Gallant. Um tio distante a descobre e providencia tudo para que a sobrinha o encontre. 

Uma garota órfã que descobre ter uma família. Uma garota que tem o poder de ver fantasmas. Uma família vivendo em uma mansão antiga cheia de segredos. Uma família destruída por algo semelhante a uma maldição. 

Esses são os elementos principais da história. O dom de Olivia, o relacionamento dos pais, o passado de sua mãe e tudo que envolve Gallant são mistérios que a autora vai soltando no decorrer da narrativa e vamos tentando entender o que de fato tudo isso significa e o que aconteceu com a família Prior. 

Olivia de cara não é aceita pelo primo e apenas os empregados da casa a recebem bem, mas com o tempo ela entende a razão de seu parente ser como é e também o que seu dom significa. 

É uma história de clima sombrio, por vezes melancólico, que tem boa dose de drama. Os Prior carregam muitas tragédias em sua trajetória e nenhum teve um final feliz. Olivia descobre em Gallant que o mundo deles vai além do que todos vemos, os Prior têm acesso a outro mundo, que traz muita escuridão. 

Eu gostei muito da história, desse clima sombrio que por vezes me deu alguns sustos. A história dos Prior e de Gallant é intrigante na medida certa e não nego que queria outros livros com mais membros desta família e suas desventuras em Gallant.

Apesar dos temas principais da história não serem inéditos para mim, Gallant é inédita. Um lugar assustador, opressor e triste, que precisa da energia de uma jovem como Olivia para ser salvo. 

E nisso a autora surpreendeu novamente, me fez viajar por uma dimensão dentro da nossa assim como aconteceu em A Guardiã de Histórias, onde existiam portas em nosso próprio mundo que levavam para outros. Ambos os livros te tiram do chão e fazem acreditar na possibilidade de que se simplesmente você pular um muro ou abrir uma porta, vai encontrar algo totalmente inacreditável e além do possível.

A história é bem conduzida e bem resolvida em apenas um volume. É para quem gostou de Coraline, de Neil Gaiman, apesar de eu achar Mansão Gallant mais triste. 

Em resumo, mais uma vez fiquei satisfeita de ler algo V. E. Schwab. Ela não me decepcionou, me fez ficar empolgada da primeira a última página. Eu recomendo! 


7 comentários:

  1. Oi Cida, tudo bom?
    Menina, eu queria amar a Schwab como a maioria dos leitores, mas algo não flui totalmente comigo... Não sei te explicar o motivo, já li 2 livros e nenhum me satisfez completamente. O que é uma pena, porque eu amo essas premissas dela!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não tive a oportunidade de ler nada da autora, mas sua resenha foi tão sensível, chamou bastante minha atenção. Se não fosse por ter medo de fantasmas embarcaria nessa história rapidamente.
    beijos
    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi
    que bom que gostou da obra, faz tempo que não leio nada da autora, preciso ler outros livros, inclusive esse que já li muitas resenhas positivas.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida, tudo bem?
    Fiquei curiosa pra saber como ela lida com o dom dela e como ela consegue sair da escola e encontrar a casa que sua família morava. É bom tomar alguns sustos de vez em quando rsrsrs. Não conhecia o livro, quero lê-lo posteriormente.

    Até mais!
     www.relatosdalih.com.br 💜

    ResponderExcluir
  5. Que interessante. Gosto muito da guardiã de histórias, mas desse livro eu nunca tinha ouvido falar. Já quero ler com certeza!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida, tudo bem?
    Apesar da história não ter me chamado tanto a atenção, me lembrou um pouco uma vibe meio Família Addams, só que sem o toque de humor. Viajei? rs De qualquer modo, fico feliz que tenha sido uma boa experiência!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. Ah, que bom que você gostou da leitura, Cida. Eu ainda não li nada da autora, mas tenho bastante curiosidade, viu? Esse está na minha lista de desejados. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!