[Resenha] 10 Dates Surpresa

10 Dates Surpresa
Título Original: 10 Blind Dates
Autor(a): Ashley Elston
Editora: Alt                           Páginas: 328 
Lançamento: 2019               Romance, Young Adult
Tradução: Isabela Sampaio
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Medium_2238

 

Divertido e envolvente, Dez dates surpresa é uma história sobre crescimento, família e amizade Sophie planejava aproveitar as férias de fim de ano para ter uma folga de seus pais e passar mais tempo com seu namorado - ela só não esperava que ele quisesse uma folga dela. De coração partido, ela corre para a casa dos avós, onde sua grande família italiana já está reunida para as festas. E é lá que sua Nonna bola um plano para fazê-la seguir em frente: a família deve arranjar dez encontros às cegas para a garota. De dates legais e engraçados aos verdadeiramente bizarros, Sophie passa a entender melhor quem realmente é, e que nem sempre o que achamos querer é o melhor para nós...O livro vai virar filme pela mesma equipe de Para todos os garotos que já amei.

Procurando por uma leitura leve e despretensiosa, encontrei 10 Dates Surpresa, da autora Ashley Elston. Uma história alegre e divertida, de uma adolescente de coração partido com uma família enorme, cheia de ideias “brilhantes” para ajudá-la a esquecer o ex.

Os pais de Sophie vão passar o Natal com a irmã dela que está grávida e a garota resolve ficar para passar as Festas na casa da avó, mas antes de ir para lá, pretende curtir alguns momentos com o namorado.

No entanto, ele não tinha os mesmos planos e Sophie acaba descobrindo que o namorado está cansado do relacionamento e dela. Ela rompe o namoro e chega na casa da avó chorando desesperadamente. E, para ajudar, a vovó tem a ideia de a neta triste ter alguns dates para se distrair. 

Vão ser dez dates até o final do ano e cada rapaz será escolhido por um membro da família. Sophie só saberá quem é o escolhido na hora do encontro. E mesmo com receio disso ser loucura, vendo todo o amor que a família empenha neste plano, ela concorda e começa viver esta aventura.

Pode parecer apenas uma história de uma garota em busca de um novo namorado, mas não é isso que encontramos aqui. Sophie até então tinha se afastado da família e a história é muito mais focada em trabalhar o resgate da relação de Sophie com os primos, com a avó, com o restante da família e com um velho amigo de infância. Além disso, nesta jornada de encontros, ela acaba por reencontrar a si mesma.

Eu achei uma história aconchegante e acolhedora, o clima da trama é ótimo e dá uma aquecida no coração. A casa da avó é uma loucura, cheia de parentes por todos os lados e sempre com muita comida boa para desfrutar. Naquele lar, Sophie percebe que seu namorado não era o universo e também que ter deixado aquele lado familiar de sua vida em segundo plano foi um erro.

Os ditos encontros algumas vezes vão ser ótimos, em outros muito vergonha alheia e engraçados, além de desastrosos em algum momento. Vai ter até bolão de apostas para ver qual o melhor date.  Mas nada disso chega a ser ruim, a protagonista consegue se divertir bastante e amadurecer a cada nova experiência. E fica claro que nenhum daqueles rapazes é quem vai lhe roubar o coração, pois Sophie começa a se sentir balançada é pelo velho amigo de infância.

Apesar de ser adolescente, Sophie não é uma garota imatura. Cada assunto abordado e problema, por mais simples que seja, não tem um aspecto fútil e infantil. Ela não é uma adolescente tola e superficial, ao contrário, Sophie encara a vida de maneira séria e é muito cuidadosa em cada passo. Além disso, tem um coração gentil, o que me cativou bastante.

Eu senti até vontade de ser parte daquela família, pois por mais malucos que sejam, são pessoas que se preocupam uns com os outros e se unem quando necessário. Claro que há uma tia meio chata e suas filhas megeras, mas quem não tem na vida um parente mala. Ainda assim, vovó, vovô, os primos Olivia e Charles e os tios malucos são encantadores e muito gente boa.

Encontros, desencontros, lágrimas, risos, vexames, brigas, abraços, beijos e até uma irmã em uma gravidez de risco, tudo isso vai fazer parte da vida de Sophie na época do Natal e Ano Novo. Vão ser dias agitados, o que faz a história ter um ritmo dinâmico e boas surpresas.

10 Dates Surpresa tem romance fofo? Sim! Têm incríveis laços familiares e amizade? Sim! E acima de tudo, mostra como devemos ser nós mesmos sempre, em especial quando estamos em um relacionamento, não deixando de lado nossa essência, opinião e aquilo que queremos.

Sophie tinha se anulado durante o namoro, mas esses dates malucos, a reaproximação com suas raízes e sua coragem, permitiram que ela se reencontrasse e assim pudesse fazer escolhas melhores para seu presente e seu futuro. 

É uma história que deixa o leitor alegre, de coração aquecido e com um sorriso no rosto. Ótimo livro para ler depois de algo mais pesado ou mesmo quando tudo que procura é uma história com clima de Sessão da Tarde. E me senti bem nostálgica, lembrando a época da adolescência. Recomendo!  


7 comentários:

  1. Achei bem interessante, já vi algumas pessoas lendo esse pelo twitter, skoob, mas não li ainda.
    Gostei da resenha.
    Beijos!
    https://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu ganhei o e-book do pessoal do Skeelo final do ano passado, mas tanta coisa chata acontecendo aqui que nem consegui focar pra ler, mas ainda quero muito esse ano.
    Fiquei rindo imaginando as figuras que escolhem pra ela. Eu jamais deixaria parente, principalmente meu pai, escolher partido pra mim HAHAHAHA

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Esse título nunca me chamou muito a atenção, mas confesso que fiquei curiosa com o fato da protagonista ter família grande, pois é onde tenho quase garantia de ter uma trama mais divertida com confusões de família grande.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida! Tudo bom?
    Esse é um livro que eu gostaria de ler sim! Fofo e rapidinho, né?
    Está na minha lista desde o lançamento!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida, tudo bem?
    Eu até tenho estado numa vibe para essas histórias fofas, mas ver uma adolescência assim só vai me dar gatilho pelo que a minha nunca foi. Não sei se leria essa história, apesar da trama e da sua resenha ter me deixado curiosa.

    Te espero nos meus blogs!
    Mente Hipercriativa (Livros, filmes e séries)
    Universo Invisível (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Amei sua resenha! Já li esse e lembro de ter me sentido exatamente assim: acolhida e de coração quentinho! Por ter uma família tão acolhedora, a experiência de leitura acaba sendo leve e bem gostosa.. sua resenha me fez lembrar como é bom ler livros assim! <3

    https://aspaginasdevidro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Que história mais amorzinho, S2. Eu já tinha ouvido falar dela, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha. E acho que gostaria bastante da leitura, especialmente por ser leve e despretensiosa. Além das relações familiares sendo reconstruídas aos poucos.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!