[Resenha] Natureza Morta

Natureza Morta
Título Original: Still Life (Chief Inspector Armand Gamache #1)
Autor(a): Louise Penny 
Editora: Arqueiro                 Páginas: 304
Lançamento: 2022              Crime, Mistério, Policial 
Tradução: Natalia Sahlit
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

Em Natureza morta, Louise Penny apresenta o inspetor-chefe Armand Gamache, que conduz esta brilhante e premiada série de mistério. O experiente inspetor-chefe Armand Gamache e sua equipe de investigadores da Sûreté du Québec são chamados a uma cena do crime suspeita em Three Pines, um bucólico vilarejo ao sul de Montreal. Jane Neal, uma pacata professora de 76 anos, foi encontrada morta, atingida por uma flecha no bosque. Os moradores acreditam que a tragédia não passa de um infeliz acidente, já que é temporada de caça, mas Gamache pressente que há algo bem mais sombrio acontecendo. Ele só não imagina por que alguém iria querer matar uma senhora que era querida por todos. Porém, o inspetor-chefe sabe que o mal espreita por trás das belas casas e das cercas imaculadas e que, se observar bem de perto, a pequena comunidade começará a revelar seus segredos. Natureza-morta dá início à série policial de grande sucesso de Louise Penny, que conquistou leitores no mundo todo graças ao cativante retrato da cidadezinha, ao carisma de seus personagens e ao seu estilo perspicaz de escrita.

Natureza Morta, é o volume um da série Inspetor Gamache, de Louise Penny e aqui encontramos aquele tipo de investigação de assassinato ambientada em cidade pequena, cheia de moradores com segredos e com um clima bucólico. Nada muito sangrento.

O protagonista, Inspetor Gamache, é um policial veterano, muito responsável e bem casado. Seus subordinados o admiram demais. Ele é aquele tipo de pessoa que transmite paz, conforto e consegue fácil que aqueles ao seu redor desabafem sobre problemas, acreditando que o inspetor pode ter uma boa solução. 

É um personagem agradável, não segue o tipo melancólico e desanimado com a vida e com a carreira, mas notamos que tem um remorso em seu passado relacionado com um antigo caso. 

A história se passa no Canadá, algo que achei interessante por a autora utilizar disso para focar nas diferenças culturais existentes no país em decorrência da ocupação inglesa e francesa. Eu mesmo não lembro de ter lido nada ambientando por lá e gostei de poder conhecer mais do local e sobre seu povo histórica e culturalmente.

Em relação ao caso, já que cada volume desta série traz o protagonista em uma investigação diferente e desta forma conta com final fechado, ocorre na cidade de Three Pines, um vilarejo pitoresco do Quebec.

Jane Neal, um professora na casa dos setenta anos, gosta de pintar, mas nunca mostrou seus trabalhos para nenhum dos amigos do vilarejo. Além disso, Jane também nunca convida qualquer um deles para visitar sua casa. É estranho, mas ninguém questiona os motivos.

Quando Jane aparece morta em uma trilha na floresta, em circunstâncias que podem ser tanto de um acidente, como intencionais, a polícia é acionada e Gamache assume o caso.

O comportamento estranho de Jane parece ser a chave para sua morte, mas também o motivo pode ter sido a herança dela. São diversas hipóteses que Gamache vai investigar, enquanto seguimos com ele neste vilarejo conhecendo seus moradores e seus segredos.

É uma história gostosa de ler, não tem grandes reviravoltas, mas se você aprecia seus moldes, de investigação criminal em cidade pequena, deve acabar gostando da leitura. É uma fórmula que conheço e sempre me garante bom entretenimento.

Eu consegui descobrir o culpado, mas o motivo não foi fácil e gostei da surpresa. Foi engenhoso, eu admito.

Os personagens não me despertaram nenhuma grande afeição. Eu simpatizei com eles, mas não achei que tenham uma personalidade marcante. Em relação ao protagonista, vi em Gamache uma pessoa boa, interessada nas pessoas e não apenas na resolução do caso e quero ver como será seu desenvolvimento nos próximos livros.

Os volumes dois a quatro já foram lançados no Brasil e, pelo que vi, as histórias também continuam sendo ambientadas no mesmo vilarejo. Quero muito conferir e tomara que a editora publique todos os volumes da série, que é bem extensa lá fora. 

Além dos livros, você pode conferir a história nas telas, o seriado Three Pines, estrelado por  Alfred Molina, é uma adaptação dos livros. 

Recomendo!





9 comentários:

  1. Não conheço os livros, e nem sabia que tinha uma série, interessante. Não sou muito fã de séries muito longas, e torço junto com você para a editora trazer e publicar todos os livros... porque é triste ficar esperando...

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amo um suspense em cidade pequena, mas não sei se vou ler esse. Eu quero mesmo é conferir a série, parece que está bem boa
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi
    eu tenho esse e-book e ainda não li, que bom que curtiu a leitura mesmo não tendo tanta afeição pelos personagens, parece uma leitura que me deixaria curiosa.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Acho que vou acabar assistindo a adaptação primeiro. Não sei, acho que tenho e-book desse que a arqueiro deixou free outro dia? hahaha mas eu AMO mistérios assim de cidade pequena, então capaz de simpatizar com a leitura.

    Pelo que notei os episódios são divididos pelos livros... espero que seja melhor que a adaptação de Will Trent da Karin Slaughter q tá fraquinha, tadinha.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida, o Canadá sofre um preconceito que não entendo como isso persiste até hoje. Também achei muito legal a autora explorar a cultura dos nativos. Não sou acostumada a ler suspense, tenho certeza que não ia conseguir descobrir quem foi o culpada ainda mais porque não estava na cara quem foi. Irei conferir o filme e o livro depois.

    Até mais.
    https://www.relatosdalih.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Interessante que nem toda leitura precisa ser super especial e diferente, às vezes só queremos um divertimento singelo...

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida, tudo bem?
    Eu amo séries policiais, mas estou fugindo um pouco das que são muito longas, por sentir que demoro demais a evoluir nelas. Ainda assim, achei a trama interessante e fiquei curiosa por assistir a adaptação.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida, tudo bem?
    Mesmo sem grandes reviravoltas a trama parace conseguir prender o leitor do inicio ao fim. Vou dar uma olhada em "Three Pines" e ver o que acho.

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que já vi o cartaz da adaptação, mas nunca vi. Assim como também não conhecia o livro. Eu mega leria, ainda mais por se passar em um país que não está presente em minhas leituras.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!