[Resenha] Dark One: Assombroso

Dark One: Assombroso
Título Original: Dark One (Dark One #1) 
Autor(a): Brandon Sanderson
Editora: Faro (Poseidon)                Páginas: 224
Lançamento: 2023                          Quadrinhos, Dark Fantasy
Tradução: Delfin
||Skoob||  ||Goodreads||

 

 

Paul é um jovem assombrado por visões de um mundo sombrio e fantástico – visões que ele inicialmente acredita serem alucinações. Mas quando descobre que são profecias de Mirandus, um mundo ao qual ele está fadado a se tornar um temível destruidor, ele terá que abraçar o medo, se erguer como o Assombroso, com a capacidade de ser tanto um salvador quanto um implacável destruidor.

Brandon Sanderson é autor de vários livros, mas até então não havia lido nenhuma de suas obras. 

Quando vi Dark One, lançamento do selo Poseidon da Faro, resolvi conhecer a escrita do tão famoso autor e posso dizer que não me arrependi. 

Paul é um jovem que tem visões e acredita esta enlouquecendo. Ele até passa por consultas frequentes para tentar se conter. Paul acredita ser perigoso e teme o dia que poderá surtar e ferir pessoas. 

Ele é acompanhado diariamente por uma garota. Só ele pode vê-la. Não dá para saber se de fato ela é fruto da imaginação dele, uma lembrança ou mesmo um fantasma. No começo o autor não entrega muito sobre Paul, cabe o leitor ir criando teorias. 

Enquanto isso, vamos também ter partes da história ambientadas em um lugar chamado Mirandus. Uma terra que se rege por algo conhecido por narrativa

Essa tal narrativa guia Mirandus. Um lugar onde o povo é formado por seres estranhos e outros semelhantes a nós humanos, que vivem pela crença que um grande vilão vai surgir e acabar com tudo. Um herói deverá sempre estar pronto para enfrentar o vilão quando ele aparecer. 

E ainda vamos ter um terceiro foco, muitas partes centradas na mãe de Paul e em seu trabalho como defensora de um serial killer. Qual a ligação entre tantas pessoas e seres diferentes? Qual a ligação entre nosso mundo e Mirandus. 

Gosto bastante de histórias que apresentam vários núcleos e os conectam aos poucos. Traçar as ligações entre cada um deles é sempre como montar um quebra cabeças. Acho bem fascinante. 

Sanderson soube bem como criar algo que prende o leitor facilmente dede a primeira página da HQ. Não apenas por criar cenários atraentes e muito complexos, mas também por deixar vários mistérios para serem resolvidos a cada nova página da história. O leitor se pergunta o que ali pode ser real ou fantasia. Especialmente no caso de Paul.

Mas não se preocupem, vamos ter quase todas as perguntas respondidas e logo as conexões se formam. O gancho para uma sequencia fica apenas ao redor da mãe de Paul e do serial killer que ela estava defendendo. 

Falando em Paul, com certeza a parte da narrativa que mais me agradou foi a dele e Mirandus. A ligação que existe do garoto com este mundo é muito boa e levanta vários questionamentos. 

Em Mirandus, Paul finalmente descobre se é ou não um maluco e o significado da visão da menina que o segue para todo lado. 

Tantas coisas acontecem quando Mirandus e Paul se conectam. Em parte são acontecimentos tristes, mas ainda assim esclarecedores. Mirandus é um mundo que poderia ser cenários de muitas histórias. É um universo cheio de potencial. 

Lá existe a profecia do Assombroso, que sempre foi tido como vilão. No entanto, na minha opinião não é bem assim. Não o vi como vilão, acho que ele buscava certa igualdade naquele mundo e aqueles que lutavam contra ele nunca se preocuparam em ouvir o que o povo do Assombroso desejava. Em suma, o verdadeiro vilão, para mim, estava disfarçado de mocinho. 

Dark One abre portas para uma história que tem muito para nos apresentar. Se neste volume já tivemos tantas surpresas e reviravoltas, nem imagino o que pode vir pela frente. É uma fantasia obscura, de pessoas que não temem morrer ou matar. Traz questionamentos muito interessantes sobre certo e errado, sobre seguir cegamente doutrinas e não pensar que pessoas são mutáveis e que então antigos legados também precisam evoluir. 

O que mais gostei foram os questionamentos levantados, essa história nos faz pensar muito sobre cada acontecimento apresentado. E, sim, eu sou #teamassombroso. 

E não posso deixar de mencionar o quanto as ilustrações também são impressionantes e traduzem bem o clima denso e obscuro da história. A edição nacional é em capa dura e um pouco maior que um livro. É bem caprichada. 

Eu quero ler mais!




6 comentários:

  1. Oi, acredita que não conhecia o autor? meu colega de trabalho que está lendo a resenha comigo quase me xingou, diz ele que é obrigatório conhecer as obras dele. Então...que bom que não se arrependeu! Eu sou péssima para criar teorias. Acho ótimo a oportunidade de o autor ter a opção de expandir o universo criado por ele. Vou querer conhecer com certeza.

    Até mais! 💜
    https://www.relatosdalih.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida, tudo bem?
    Adoro uma boa fantasia, ainda mais quando o universo e os personagens são bem construídos. Fiquei ainda mais curiosa por saber que você é #TeamAssombroso!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, tudo bom?
    Não conhecia essa nova série da Faro e capa dura? UAU!
    Confesso que não sei se leria, não faz tanto meu estilo....
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Gosto disso de vilão que não nos parece vilão e mocinho que parece vilão.
    Acho que se tiver oportunidade, quero dar uma chance a esse livro. A história parece envolvente e com muitos mistérios para desvendar.

    beijos


    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Eu adoro personagens que têm visões, então já é um ótimo ponto pra conhecer.
    Também nunca li nada do autor, e só leio elogios.
    Gostei de como explora outros universos.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  6. Que bom que gostou da leitura. Eu vejo muitos comentários positivos a respeito das obras do autor, mas ainda não nenhuma. Mas o valor desse bendito ainda está bem salgadinho, né?
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!