[Resenha] A Menina No Escuro

A Menina No Escuro
Título Original: The Moonlight Child
Autor(a): Karen McQuestion
Editora: Faro                                   Páginas: 288
Lançamento: 2022                          Drama, suspense
Tradução: Adriana Krainski
||Skoob||  ||Goodreads||

 

 

Você sabe quem são os seus vizinhos? Só um eclipse lunar faria Sharon sair para o quintal de sua casa naquela noite fria. A lua estava linda, mas o que realmente chamou sua atenção foi a silhueta de uma garotinha lavando a louça na casa vizinha. Os Flemings não tinham filhos pequenos, mas a pergunta que se fazia era: por que alguém colocaria uma menina fazendo tarefas domésticas quase de madrugada? Intrigada, Sharon se aproxima para fotografá-la, e acaba presenciando uma cena ainda mais perturbadora. Ela tenta esquecer o que viu, mas sua mente cria várias teorias sobre o que teria acontecido naquela noite. Em meio a um turbilhão de pensamentos, os dias passam e Sharon recebe em sua casa a visita de uma jovem de um abrigo. Nikita, que cresceu em lares de acolhimento, logo se une às suspeitas de Sharon e juntas decidem investigar. Então elas descobrem alguns segredos dos Flemings que as colocam numa rota de perigos que não seriam capazes de imaginar.

A Menina no Escuro foi o primeiro livro de Karen McQuestion que li e posso dizer que gostei bastante da narrativa da autora, que soube misturar bem drama e suspense. 

Ela se utilizou de um aspecto que sempre me agrada em livros de suspense/drama, que é o de apresentar na trama várias histórias paralelas e aos poucos ir costurando umas nas outras. 

A história se inicia mostrando um casal que vê a filha Morgan se rebelando mais e mais a cada dia, se envolvendo com drogas e com um namorado violento. O resultado para Wendy e Edwin é ter a filha desaparecida. Será que Morgan continua viva?

A seguir vamos conhecer Sharon, uma senhora aposentada que após criar a filha sozinha, vive seus dias tranquilos sem muitas novidades. Isso até que em uma madrugada vê pela janela da casa dos vizinhos, uma menina bem pequena fazendo serviço doméstico. 

O estranho não é apenas a menina estar acordada aquela hora fazendo limpeza, mas a família ser apenas formada por um pai, uma mãe e um garoto adolescente. Quem seria aquela menina?

E temos Nikita, a jovem que vivia em lares de acolhimento e que Sharon passa a hospedar em sua casa a pedido de sua filha Amy. 

Sharon e Nikita acabam conversando sobre a garota na casa dos vizinhos e chegam a conclusão que ali há algo suspeito. Nick com sua longa lista de passagens por diferentes lares, já experimentou acontecimentos bem amargos e reconhece de longe um comportamento abusivo. Ela acredita que na casa vizinha os Flemings estão fazendo algo de muito errado.

E a autora nos leva para dentro desta casa, mostrando que de fato, a garota Mia, é um segredo bem guardado. E não apenas isso, mostra como a realidade daquela família é doentia. 

A autora vai unindo estas vidas pouco a pouco, enquanto nos apresenta cada personagem em detalhes e vai construindo também a existência deles dentro da trama. 

Há espaço para mostrar Sharon e sua relação com a filha, espaço para mostrar a dura jornada de Nick sendo uma garota órfã e dependente da bondade alheia e como os Flemings são a família mais errada deste mundo. Os pais de Morgan não ganham tanto destaque, mas isso foi proposital. 

Eu gostei muito de Nick e Sharon, não apenas individualmente, mas especialmente da relação que surgiu entre ambas. Nick sempre desconfiada não acredita que pela primeira vez na vida alguém a está recebendo em sua casa sem interesse ou malícia. Contudo, é a verdade. Sharon tem um coração de ouro e é sinceramente bondosa com a garota. E ver as duas bancando as detetives deixou tudo ainda mais interessante. 

O mistério ao redor da menina não demora a fazer sentido e foi fácil para mim entender a conexão dela com as outras pessoas da história. No entanto, mesmo descobrindo essa verdade, eu fiquei aflita para saber o que iria acontecer naquela situação tão desconcertante. 

A história mescla bem momentos ternos, com momentos mais pesados, onde há claras demonstrações de abusos físicos e psicológicos. Há um drama intenso sendo desenvolvido e você torce para que cada envolvido encontre um caminho de salvação ou punição. Podem ter certeza que há gente bem ruim por aqui. 

Ainda que exista um clima tenso no ar, que pode os levar a pensar em tragédia, eu não consegui perder a esperança de que algo bom poderia acontecer. E no desfecho, mesmo nem tudo sendo de fato um felizes para sempre, eu achei que a autora mostrou o resultado mais coerente e realista possível. 

Na verdade não há um felizes para sempre, não é um conto de fadas. Os problemas não acabam sendo resolvidos em um passo de mágica e sim como são possíveis de se resolver. Vamos ver, sim, soluções com perdas e ganhos. 

Embora em muitas partes exista o drama, para mim a leitura não foi triste, como mencionei eu tive esperança de ver algo bom acontecendo e posso dizer que vi. 

A Menina no Escuro pode até ser uma obra de ficção, mas mostra fatos e acontecimentos que vemos facilmente no mundo real. E vida real é agridoce, com momentos bons e ruins. Há pessoas boas e ruins ao nosso redor. Todos com defeitos e virtudes. 

O que engrandece a história são as pessoas que enxergam além de si mesmas, que têm a capacidade de não apenas estender a mão para ajudar alguém a levantar, mas também de lutar por quem precisa de ajuda e não consegue pedir.  É muito interessante ver as diversas faces do ser humano retratadas na obra.  Não deixem de conferir! 



5 comentários:

  1. Oi Cida, tudo bem?
    A trama parece bem interessante, fiquei curiosa para saber como as histórias dos personagens se mesclam.


    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oii, nossa percebi que esse drama é carregado por emoções fortíssimas. Confesso que eu também ficaria aflita por respostas e que todos paguem por seus pecados. Realmente, um final feliz não cai bem para histórias assim, legal que a autora tentou fazer o melhor, mas nunca maquiando os fatos. Vou tentar conferir o quanto antes!

    Até mais! 💜
    https://relatosdalih.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha. Quero muito ver como cada história se cruza e seus desfechos, parece um ótimo livro.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da dica! Irei colocar o livro na lista pois tenho buscado mais suspenses para ler.

    ResponderExcluir
  5. O livro chamou minha atenção pela capa, e lendo a sua resenha fiquei ainda com mais vontade de embarcar nessa história. Não sou muito fã de tramas realistas, mas com esse clima de investigação, por que não? Acho que encararia a leitura!

    Te espero nos meus blogs!
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com/ (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!