[Resenha] Manual de Assassinato para Boas Garotas

Manual de Assassinato para Boas Garotas
Título Original: A Good Girl's Guide to Murder (A Good Girl's Guide to Murder #1)
Autor(a): Holly Jackson
Editora: Intrínseca              Páginas: 448 
Lançamento: 2022               Suspense, YA, Crime
Tradução: Diego Magalhães e Karoline Melo
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

Uma investigação obsessiva, cheia de reviravoltas e com um final de tirar o fôlego Todos em Little Kilton conhecem essa história. Andie Bell, a garota mais bonita e popular da escola, foi assassinada pelo namorado, Sal Singh, que se suicidou após o crime. Na época, não se falava em outra coisa. Cinco anos depois, Pip ainda vê as marcas que a tragédia deixou na cidade, desde as matérias tendenciosas da imprensa local até o ostracismo da família das vítimas. Mas a garota tem a impressão de que há peças faltando nesse quebra-cabeça. Ela conhecia Sal desde a infância, e ele sempre foi gentil. Por que teria se tornado um assassino? E será que Andie era mesmo tão angelical quanto a imagem construída após a sua morte? Prestes a se formar no Ensino Médio, Pip decide analisar o crime em seu projeto de conclusão de curso e questionar alguns pontos da versão oficial. Porém, quando a pesquisa revela segredos aterrorizantes, ela percebe que se aproximar da verdade pode custar sua vida. Nessa investigação obsessiva e repleta de reviravoltas, Pip começa a se questionar se ainda é uma boa garota, no fim das contas. Porque, com a ajuda de Ravi, irmão mais novo de Sal, ela está disposta a tudo para fazer seu dever de casa, proteger quem ama e reescrever a história de sua cidade.

Manual de Assassinato Para Boas Garotas, de Holly Jackson, traz um tipo de história que adoro. Assassinato/desaparecimento ambientado no ensino médio e uma adolescente curiosa bancando a detetive. 

É um enredo bem usado e muitas vezes cheio de clichês, mas esta obra me fisgou muito fácil ao trazer uma protagonista meio sem noção de perigo e bastante inteligente. 

Pip não é uma adolescente deslumbrada e imatura. É uma garota determinada a desvendar um mistério, que não teme colocar a própria vida em risco em busca da verdade. 

Em seu projeto de conclusão de curso, Pip decide investigar o desaparecimento e possível assassinato, ocorrido há cinco anos em Little Kilton, da jovem  Andie Bell.

Ela não quer apenas ter um tema interessante para seu trabalho escolar, quer também ter a chance de provar que Sal Singh, namorado de Andie Bell, não é o culpado.

Quando do desaparecimento, Sal foi visto como principal suspeito. De começo ele tinha um álibi, mas logo caiu por terra e antes mesmo da investigação evoluir, ele se matou.

Pip não acredita muito nisso, ela conhecia Sal e o achava gentil demais para matar alguém. Infelizmente, mesmo sem provas concretas, a cidade o condenou e a família de Sal é tratada com muito desprezo. Pip cria coragem, procura o irmão de Sal e começa a mexer no passado.

É claro que já dá para imaginar o que vem com isso. Cidade pequena, pessoas cheias de segredos e muitos mistérios envolvendo a vida de Andie Bell. Aos poucos Pip vai descobrindo que a doce garota não era tão doce assim. Ela uma verdadeira megera, que cometia algumas maldades e crimes. Sal não tinha motivo para fazer nada com Andie Bell, mas muita gente daquela cidade tinha razão para se vingar.

A investigação envereda por caminhos que mostram não apenas uma menina má, mas também relações familiares tóxicas, estupro, tráfico de drogas, bullying e, claro, assassinato.

Na verdade há assassinatos, mas eu não tinha certeza se Andie Bell estava mesmo morta. Não dá para ter certeza de nada e a cada entrevista que Pip ia fazendo para elaborar teorias, eu ia desconfiando de mais pessoas culpadas. Ainda que eu não tivesse certeza da morte de Andie, não dava para isentar totalmente a possibilidade de que algo foi feito com ela e algo ruim.

A investigação, mais que o desvendar do mistério, é o ponto alto da trama. Pip consegue fazer coisas incríveis, buscando pistas de maneira criativa e muito inteligente. Ela consegue elaborar planos ótimos e seu destemor nos deixa empolgados. 

Pip não tem noção de perigo e vai longe nesta busca, o que cria um clima tenso, como uma contagem regressiva que empolga e nos faz temer o desfecho.

A parceria dela com o irmão de Sal é outro bônus. Ravi é um garoto divertido e junto com Pip cativa o leitor.

O mistério é bem montado, a investigação bem conduzida e a história instigante. É um suspense excelente, que faz o leitor devorar a obra.

O final me surpreendeu muito, ainda que eu tenha achado que em partes foi um pouco menos detalhado do que eu esperava, ainda assim o desenvolvimento da história para chegar até ele é excepcional. Eu acertei uma parte do enigma, mas o restante eu não cheguei nem perto.

Pip é uma das melhores detetives amadoras que conheci. Os interrogatórios dela são os melhores. Ela vai direto ao ponto e aperta o suspeito contra a parede. A pessoa até treme quando a enfrenta. Ela faz inimigos, recebe ameaças, mas não desiste.

Apesar de abordar muitos assuntos pesados, a história em si não é tão dramática e em muitos momentos é divertida, sem nunca perder a seriedade da investigação. Eu adorei e recomendo muito. 



7 comentários:

  1. Ótimo artigo! Conteúdo rico em informações interessantes e úteis. Obrigado por compartilhar.

    https://tubemate.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida, tudo bem?
    A trama parece ter bons ingredientes para conquistar o leitor. Dica anotada!!

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi
    eu estou curiosa para ler essa trilogia, porque estou vendo muitas resenhas positivas e o Victor do canal geek freak ama, que bom que o final te surpreendeu, mesmo não sendo tão detalhado, quem sabe algum dia eu leia.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Gosto de histórias YA com mistério e essa trilogia estou esperando o hype dar uma esfriada para não ir com muitas expectativas. Não fazia ideia que era uma história que lidava com tantos temas pesados!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida, tudo bem?
    Pra ser honesta, acho um pouco inverossímil adolescentes conseguindo investigar tão a fundo. Mas eu adoro mesmo assim hahaha! Quero ler esse livro e estou curiosa porque vão adaptar em série de tv também, né?
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida, desde que vi esse livro pela primeira vez chamou minha atenção. Adoro histórias desse estilo. A única coisa que me desanima um pouco é o fato de ser uma trilogia, mas a sua resenha aguçou ainda mais minha curiosidade.

    Te espero nos meus blogs!
    Mente Hipercriativa (Livros, filmes e séries)
    Universo Invisível (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Estou bem curiosa pra conhecer os livros da autora. A Pip me lembrou um pouco a Nancy Drew, então já sei que vou curtir em uma parte.

    p.s.: muito obrigada pela ajuda lá no canal :D

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!