A estratégia do charme é uma comédia romântica encantadora sobre amores improváveis, aparências enganosas e personagens que precisam superar traumas e preconceitos para viver um conto de fada de verdade. Dev Deshpande tem o trabalho dos sonhos: como o mais bem-sucedido produtor da história do reality show Para todo o sempre, ele cria contos de fada e ajuda os participantes a viverem uma história de amor perfeita. Mas seu histórico impecável fica ameaçado quando Charlie Winshaw é escolhido como protagonista da nova temporada. No papel, o empresário e prodígio da tecnologia parece o Príncipe Encantado perfeito, mas, na realidade, Charlie é o pesadelo dos produtores – ele não acredita em amor verdadeiro e só aceitou participar do programa para recuperar sua imagem profissional após alguns incidentes. Enquanto o programa os leva para destinos paradisíacos ao redor do mundo, Dev tenta ajudar Charlie a se conectar com alguma pretendente. No entanto, conforme os dois se aproximam, fica claro que a química entre eles não pode ser ignorada. Agora, precisam decidir qual história de amor contar: a que Dev fabricou diante das câmeras ou a que viveu com Charlie nos bastidores.
.
Que romance delicioso! A Estratégia do Charme, de Alison Cochrun, lançado no Brasil pela Paralela, traz um romance bem construído entre dois rapazes durante as gravações de um reality show.
Dev Deshpande é produtor do Para Todo o Sempre, um reality que busca criar na TV a história de amor perfeita, colocando uma pessoa para ser disputada por mais de uma dezena de participantes, tudo isso com um toque de contos de fadas. Ele acredita piamente que o amor nasce ali, mas parece ser o único com tal fé.
Charlie Winshaw é um gênio da área de TI, mas infelizmente foi expulso da própria empresa e adquiriu uma imagem bem ruim em seu mercado de atuação. Ele acredita que participar do programa é uma solução para melhorar sua reputação. No entanto, ele não acredita em amor e nem está em busca dele.
Os ideais destes dois homens entram em conflito quando se conhecem, mas Dev como produtor de Charlie precisa tirar o melhor do participante pelo bem do programa e isso os aproxima de maneira sem igual.
Parece uma proposta fria colocada desta maneira, mas esta história de frieza não tem nada. Ela esbanja sentimentos que aquecem o coração do leitor. É uma história capaz de nos fazer rir e também chorar.
Dev e Charlie, ambos, sofrem com certos transtornos e isso não facilita sua vida diária. As dificuldades de Charlie de se relacionar, de se entregar as emoções, de se deixar ser tocado, ficam evidentes logo de cara e Dev acaba por sentir que precisar protegê-lo a todo custo.
Enquanto as pessoas querem arrancar de Charlie sorrisos perfeitos e um jeito sedutor, Dev quer que ele sinta-se bem na própria pele e confie nele para desabafar. Claro que isso gera problemas para Dev, pois vai contra as regras do programa que ele trabalha.
Os dois passam a morar juntos durantes as gravações e um sentimento até então estranho para Charlie surge. Apesar dele nem saber bem o que é romance, foi muito bem neste sentido e ganhou meu coração com toda sua ingenuidade, doçura, sensibilidade e força. Não pensem que Charlie é fraco, ele vai se mostrar bem mais forte que o Dev que estava querendo ajudar.
E então no meio das conturbadas gravações, Dev percebe que Charlie é interessante demais e não sabe lidar com isso. Dev afunda e percebemos que ele tem uma forte depressão escondida perfeitamente atrás de muitos sorrisos.
Os dois são pessoas que precisam de ajuda, mas surpreendentemente é Dev quem mais precisa e nesta hora Charlie é imponente e decidido. Ele tem uma força incrível, mesmo tendo que lidar com seus próprios traumas e não há coração que não exploda de emoção ao ver esses dois interagindo, se apaixonando, se ajudando e tentando entender tantos sentimentos.
O reality show é uma parte que foge da fofura, na verdade é revoltante o que as pessoas fazem pela fama de um lado e pela audiência de outro. É tanta falsidade! Eu não curto este tipo de programa. Aqui em cada eles não têm audiência, mas sabemos que, infelizmente, existem.
A história aborda com delicadeza e respeito transtornos mentais, sem colocar que um amor pode fazer o milagre da cura. Ao contrário, a autora ressalta a cada página que as pessoas nesta situação precisam buscar ajuda e não simplesmente ignorar que não estão bem e se esconder. E acima de tudo que não precisam ter vergonha de si mesmas.
Há também forte abordagem sobre representatividade. Nada exagerado, mas de uma maneira que mostra a importância de respeitar quem está ao nosso redor pelo que são e pelas escolhas que fizeram para viver.
A Estratégia do Charme é uma romance cheio de ternura, mas também mostra que não é bem um conto de fadas. É bem pé no chão, com personagens verossímeis, com situações realistas e abordagens sérias sobre assuntos de suma importância. É sobre amor, mas acima de tudo sobre respeito e aceitação. Excelente leitura!
Olá, uma comédia romantica que ainda aborda uma temática tão importante nos dias de hoje me parece muito boa. Reality shows não são muito minha praia, fico meio receosa, embora valha a pena as vezes.
ResponderExcluirBjs
Imersão Literária
Adorei sua resenha e a premissa do livro. Especialmente por não ser um conto de fadas e manter o pé no chão, já quero ler esse livro. Ando em busca de mais romances para minhas leituras. Então vou adicionar esse na minha lista, =)
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Oi Cida, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei a resenha e tô com esse livro aqui na fila. Só não comecei ainda porque também não sou a maior fã de realities (pelo mesmo motivo de falsidade que você citou). Reality pra mim tem que ser "do bem", tipo Queer Eye, que foca em ajudar as pessoas e suas autoestimas. ♥
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas