[Resenha] Lore Olympus: Histórias do Olimpo

Lore Olympus: Histórias do Olimpo
Título Original: Lore Olympus: Volume One (Lore Olympus Volumes #1)
Autor(a): Rachel Smythe
Editora: Suma                        Páginas: 384
Lançamento: 2022                 Romance, Mitologia
Tradução: Érico Assis
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

Amizades, fofocas, mentiras, festas glamorosas e amores proibidos fazem de Lore Olympus um retrato dos deuses gregos como jamais visto ― mais humano do que nunca. Finalista dos prêmios Eisner e Hugo e fenômeno absoluto no WEBTOON, o webcomic é uma releitura deslumbrante, envolvente e revolucionária da mitologia grega. Perséfone, a jovem Deusa da Primavera, acabou de chegar no Olimpo. Criada no reino mortal pela mãe de pulso firme, Deméter, ela recebe a permissão para viver no mundo dos deuses enquanto se prepara para seguir a vida como uma virgem sagrada. Quando a amiga Ártemis leva Perséfone para uma festa, sua vida muda completamente: lá ela conhece Hades, e o charmoso e incompreendido líder do Submundo desperta nela uma chama. Agora, Perséfone precisa aprender a lidar com as relações e as políticas confusas que regem o Olimpo, enquanto descobre seu lugar e seu próprio poder. O primeiro volume da série reúne 25 episódios do webcomic, além de um conto exclusivo e inédito.

Eu adoro releituras da história de Hades e Perséfone. Os dois deuses têm uma das histórias de amor que mais me atrai e quando vi esta releitura em forma de quadrinhos, soube que precisava muito ler Lore Olympus.

E que grata surpresa foi esta obra! Já começa com o primor que são as ilustrações. A autora usa cores fortes, traços marcantes e desenha os deuses do Olimpo de uma maneira muito cheia de emoção e expressividade.

Se você olha para a figura de Perséfone consegue sentir sua fragilidade, doçura, sensibilidade, meiguice, insegurança, ingenuidade e a enorme vontade de ser aceita e querida.

Hades vem com aquela aura sombria e muito sedutora, mas diferente de outros Hades que vi em outras histórias, ao invés de ser dominador e um pouco amargo, este Hades de Lore é meio atrapalhado, não muito altivo, nada assustador e um bocado fofo. O que foi este homem carregando Perséfone nos braços ou mesmo levando um bolo de outra mulher em uma festa?

A forma que Rachel Smythe se utilizou para retratar os deuses do Olimpo é bem moderna, mais leve e descontraída. Ela optou por lhes dar também personalidades mais acessíveis e quando vemos as cenas deles todos juntos, embora um ou outro ainda seja bem egocêntrico, na maior parte do tempo eles são pessoas engraçadas e uma família atípica no caso de Hades e seus irmãos.

Ele e Perséfone se conhecem em uma festa e por causa de uma brincadeira maldosa executada por outra deusa, Perséfone cai bêbada e acaba no submundo, mais precisamente na casa de Hades. Apesar de ser um lugar assustador para muitos, ela só enxerga beleza lá. E a forma gentil que Hades a trata, a faz desenvolver sentimentos por ele, embora ela não saiba bem o que está sentindo. Da parte dele é bem claro. Hades está caidinho pela Deusa da Primavera.

Os dois não passam muito tempo juntos, tivemos apenas a introdução deles um na vida do outro e depois cada uma passa a interagir com outros personagens, mesmo que passem todos o tempo pensando um no outro.

Nesta fase de cada um vivendo sua vida separadamente, conhecemos a dinâmica de Hades com sua família, que é simplesmente maravilhosa. Alguns deuses de seu círculo, que sempre achei muito deploráveis, acabaram ganhando minha total simpatia na forma como Smythe os apresentou. Hades é zombado pela família, por ser tão crédulo quando se trata de sentimentos, mas percebemos que a zombaria é cheia de carinho.

Por outro lado, se Hades tem um núcleo familiar aconchegante, Perséfone veio de um lar complexo, onde sua mãe sempre a pressionou e até mesmo praticou um tipo de terrorismo psicológico com a própria filha.  

Perséfone sofreu muitos abusos desde cedo e infelizmente ainda vai ser vítima de outros. Ela é ingênua demais, não faz ideia de como o Olimpo é perigoso e malicioso para pessoas inocentes como ela.

Apesar da história ter muitos momentos agradáveis e divertidos, vamos também encontrar algumas cenas fortes de abuso, incluindo estupro. E a protagonista não é a única que vai sofrer. 

É uma história divertida? Sim! É uma história que aborda temas mais pesados? Sim! Tem um romance que promete ser fofo? Sim! Tem gente aqui que é ruim? Sim! Tem gente boa? Sim! Tem gatilhos? Sim!

Tem de tudo um pouco e se aproxima bastante no mundo humano. Há um bom equilíbrio entre o lado de luz e o lado de escuridão que formam o Olimpo.

No geral, eu curti muito. Ainda que o romance não tenha ido muito longe, eu estou ansiosa para ver a relação de ambos se desenvolver e saber como vão lidar com certo acontecimento do final da história envolvendo Apolo.

Estou torcendo muito por Hades e Perséfone, um casal que esbanja carisma. Que venha logo o segundo volume de Lore Olympus. Recomendo! 



6 comentários:

  1. Olá, achei interessante e fiquei com vontade ler este livro!
    Parabéns pelo seu cantinho ♥ voltarei mais vezs =*

    https://www.namoradanerd.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida! Lá no blog a Ari leu e amou! Eu gosto muito da história da Perséfone, já quero conhecer essa também!

    Bjs, Mi

    Na Nossa Estante

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cida! Tudo bem?:
    Eu sempre gostei muito de mitologia grega. Antigamente me jogava em todo tipo de série, documentário ou filme que tivesse base nisso.
    Fiquei bastante curiosa a respeito do livro, não conhecia e acho que nunca li nada da autora.
    Meu único receio são os gatilhos mesmo.

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi
    eu to com um e-book no kindle pra começar a ler que é releitura de Hades e Perséfone chamado Os jardins de hades, mas estou enrolando para ler. Esse Lore Olympus eu estendo vendo bastante nas redes sociais e no youtube, que bom que gostou da história hoje mesmo eu tinha visto um comentário no youtube que acharam uma leitura morna, espero que o segundo não demore para ser lançado.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu li sua resenha no Insta e curti bastante a ideia dos quadrinhos. Eu até conheço a história de Hades e Perséfone, mas por desenho animado e nunca corri atrás de outras versões dela. Achei essa releitura bem interessante e quero ler também. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  6. Oie, achei incrível a história antes mesmo de ler, adoro esse tipo de releitura, então fiquei encantada.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!