*O primeiro volume da série de livros da Turma da Mônica Jovem com o selo Milkshakespeare!* Sucesso de público e crítica, a série animada da Turma da Mônica Jovem, exibida e coproduzida pelo Cartoon Network, chega aos livros numa versão livro com ilustrações. Neste primeiro volume, são três histórias: um incrível torneio de games chacoalha as estruturas do bairro do Limoeiro, duas festas rivalizam a atenção da turma na noite em que a Superlua aparecerá no céu e o misterioso Rei dos Trolls faz ataques virtuais a todos os amigos da Mônica, que decide descobrir quem é ele.
Eu leio as histórias da Turma de Mônica desde criança e sempre me diverti demais com os personagens criados por Mauricio de Sousa. Tenho até uma pequena coleção das HQs aqui em casa.
No entanto, nunca havia lido nada da versão jovem e olha que faz um tempinho que esta versão dos personagens já transita por aí. Neste ano a Faro começou a publicar a coleção de livros e finalmente resolvi conferir as histórias.
O primeiro volume da série Turma da Mônica Jovem pelo selo Milkshakespeare, traz o livro Mudando o Jogo. Temos na obra três curtas histórias vividas por Mônica, Magali, Cascão e Cebola, que vou continuar chamando de Cebolinha, ainda que ele já seja um adolescente apaixonado.
Apaixonado? Sim!!! Mas vamos por partes.
São três curtas histórias que acontecem sequencialmente umas as outras, mostrando não apenas como estes quatro amadureceram, mas também fortificaram mais os laços de amizade que os unem.
Quem sempre leu as histórias na versão deles como crianças vai ser surpreendido por alguns aspectos, eu ao menos fui e não foi pouco. O primeiro aspecto que me deixou surpresa foi a aparência. Embora o Cascão tenha permanecido praticamente igual, o Cebolinha ganhou mais cabelo e as meninas estão ainda mais mudadas. Só reconheci a Mônica pelos dentes, já a Magali só pelo nome mesmo. Continuam fofos, mas muito mais estilosos.
A outra mudança significativa foi no comportamento, ainda que exista certa rivalidade entre a Mônica e o Cebolinha, a amizade deles é muito mais evidente e eles conseguem conviver na boa, sem mais perseguições. Isso foi o que mais gostei, afinal morria de dó de ver o garoto apanhando.
E o terceiro aspecto mais surpreendente foi ver Mônica e Cebolinha apaixonadinhos, embora ambos não tenham se dado conta do que é este sentimento que nutrem um pelo outro. Adorei isso, se adorei!
Sobre as histórias, na primeira, Torneio de Games, há um torneio em andamento e o Cebolinha insinua que não dá para jogar com a Mônica. Para ele é impossível devido ao que sente, mas ela acha que é por ela ser menina e aí vem a tona a antiga rivalidade. A garota não descansa enquanto não derrota o garoto. É divertido ver a determinação dela e mais ainda ver as atitudes da Magali e do Cascão como observadores. Adorei a disputa e mais ainda o final, que foi fofo demais. Sem surras, ainda bem.
Na segunda história, A Balada da Superlua, a amizade dos personagens é posta a prova. Eles que sempre foram inseparáveis, acabam se afastando um pouco e quem mais sente isso é a Mônica. Ela de começo fica meio perdida, bem chateada, mas após uma boa conversa com um garoto que os conhece e acaba se tornando mais um amigo, ela percebe que ainda que tomem caminhos diferentes ou nem sempre estejam juntos, vão sempre ser grandes amigo.
E a terceira história, O Caso do Rei dos Trolls, foi a minha preferida. Tem um mistério no ar. Uma pessoa anônima que está postando nas redes sociais segredos dos alunos da escola da Mônica. São segredos em sua maioria bem vergonha alheia e a Mônica decide descobrir quem está prejudicando ela e os amigos. Como adoro um clima de investigação, curti demais ver a Mônica detetive e não acertei o culpado. Foi uma aventura engraçada e muito divertida.
As três histórias me apresentaram ao universo Turma da Mônica Jovem e gostei demais da experiência de leitura. Não vejo a hora de conferir mais volumes desta série, que indico para todos os fãs da Turminha que também cresceram e vão adorar ver seus queridos personagens amadurecendo também. Recomendo!
Oi Cida, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirAh! Fiquei com saudades agora, eu também lia os gibis dessa turminha. Fiquei emocionada, pois na última Bienal do Livro que eu tive a oportunidade de ir conheci o Mauricio de Sousa, ele estava autografando livros. Realmente as novidades são surpreendentes, mas eles são tão queridos e marcaram a minha infância que dá vontade de conhecê-los agora mais jovens. Adorei sua resenha, quero muito ler.
beijinhos.
cila.
https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/
Oi Cida, tudo bem?
ResponderExcluirCom o perdão do trocadilho, o carinho que tenho por Turma da Mônica não tá no gibi hahaha! Nossa, que saudade da infância, lendo os quadrinhos. Amo muito! Se tiver a oportunidade de ler algo da turma jovem, certamente daria uma chance. ♥
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Olá, Cida.
ResponderExcluirAcabei de publicar a resenha dele lá no blog também. Eu amei essa edição. Também não tinha lido nenhuma ainda com eles jovens e adorei saber como ficaram depois de crescidos.
Prefácio
Eu acabei de ler outra resenha sobre esse livro ~ que eu achei uma graça aliás! Quero muito comprar para presentear um pré-adolescente louco por Turma da Mônica, acho que ele vai gostar MUITO. :)
ResponderExcluirNão Me Mande Flores ♥
Oi Cida, tudo bem? Eu acho que não vou me surpreender por tudo que já vi na internet da turma da jovem. Eu gosto bastante dos personagens, a minha edição chegou essa semana, estou doida pra conferir!
ResponderExcluirBjs, Mi
Na Nossa Estante
Oi Cida, tudo bem?
ResponderExcluirJá conhecia a "Turma da Mônica Jovem" e achei bem legal acompanhar a turma nesse novo universo.
*bye*
Marla
https://loucaporromances.blogspot.com/
Oi, Cida! Tudo bem?
ResponderExcluirEu também amo a turma da Mônica e sim também continuo chamando o Cebolinha de Cebolinha. Não tem como mudar isso.
Adorei a resenha. Eu já tinha lido algo da turma jovem, mas adorei a ideia de ter livros. Espero ter a oportunidade de ler em breve.
beijos
https://duquesaazarada.blogspot.com
Eu sou apaixonada pela Turma da Mônica, e a versão jovem deles ficou muito linda. Eu tenho alguns gibis deles já mais crescidinhos, então não me foi novidade as mudanças que você comentou, haha. Especialmente a da paixonite do Cebola, que eu já desconfiava desde que eles eram crianças, haha.
ResponderExcluirJá quero esse livro pra mim, =)
Bjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob