[Resenha] Os Amadores

Os Amadores
Título Original: The Amateurs (The Amateurs #1)
Autor (a): Sara Shepard    
Editora: Rocco                                      Páginas: 320 
Lançamento: 2020                              Suspense
Tradução: Regiane Winarski
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

Depois do sucesso de Pretty Little Liars e The Lying Game, Sara Shepard volta às livrarias com série Os amadores, em mais um suspense dinâmico que prende a atenção do leitor! Há cinco anos, a estudante do ensino médio Helena Kelly desapareceu do quintal de sua casa, em Dexby, Connecticut. Ninguém nunca mais ouviu falar dela e sua família ficou sem respostas sobre quem sequestrou e matou Helena ou o porquê. Quando Seneca Fraiser, de dezoito anos, vê uma postagem desesperada no site Caso Não Encerrado, ela sabe que é hora de mudar isso. Afinal, o desaparecimento de Helena é o motivo de ela ter ficado obcecada por casos não resolvidos e estar nesse site. Determinada a desvendar esse mistério, ela resolve passar o recesso de primavera em Connecticut trabalhando nesse caso junto com Maddy Wright, sua principal conexão do site Caso Não Encerrado. Mas desde o momento em que ela sai do trem, tudo começa a dar errado. Maddy não é quem ela esperava que fosse, e Aerin, a irmã de Helena, parece não querer nenhuma ajuda. Além disso, Seneca tem um segredo que pode colocar em cheque toda a investigação. Junto com outro usuário do site, Brett, eles vão descobrindo aos poucos os segredos que Helena mantinha até as semanas que antecederam seu desaparecimento. Mas o assassino está por perto... e está determinado a manter esse caso sem solução.

Eu fui totalmente enganada!

Os Amadores é o primeiro volume da série de mesmo nome, da autora Sara Shepard, publicada no Brasil pela Rocco. Sarah é bem conhecida pela série Pretty Little Liars e sempre gosta de apostar no plot de mistério/desaparecimento/suposto assassinato ambientado entre jovens.

Helena Kelly desapareceu há cinco anos atrás do quintal de sua casa. Algum tempo depois o corpo da jovem foi encontrado, mas nunca seu assassino. A irmã caçula de Helena jamais se conformou com este crime e resolve colocar um apelo em um grupo online que debate/investiga crimes reais, o site Caso Não Encerrado.

Aerin não pensou que alguém a ajudaria, mas logo Seneca Fraisier e Maddox Wright estão batendo em sua porta dizendo que querem ajudar a descobrir o que aconteceu com Helena. Aerin reluta ao ver pessoas quase da mesma idade que a sua, mas acaba aceitando ajuda e o grupo passa a revirar o passado em busca de respostas.

Seneca também tem em sua vida um caso não encerrado, a morte de sua mãe. Maddox mora na mesma cidade que Aerin e sempre conheceu a família dela. A irmã dele, Maddison,  acaba também se juntando ao grupo e para completar o placar de detetives amadores, outro membro do site Caso Naão Encerrado vem ajudar. Brett perdeu a avó.

Eu amo este tipo de premissa. Se vejo uma história com jovens dando uma detetives para descobrir algo que a policia não conseguiu, embarco sem medo de ser feliz. Por já conhecer o trabalho da autora e apreciá-lo, fiquei muito empolgada com este leitura.

E não me decepcionei. A história já começa com a cena do desaparecimento de Helena e na sequencia o avanço de cinco anos no tempo nos deixa encucados com o que aconteceu com a jovem. Conforme o grupo começa a investigar, vamos tendo uma ideia geral do ocorrido e como todos, além de Helena, têm segredos não revelados.

A autora nos insere totalmente na trama, com maestria consegue fazer o leitor se sentir parte do grupo de Aerin juntando pistas. Enquanto investiga, também nos apresenta estes personagens. Aerin, Seneca e Maddox são fáceis de entender, cada qual lidando com determinados problemas. As duas garotas com a perda de pessoas que amavam e ele com uma chantagem e uma recém descoberta paixão.

A irmã de Maddox é uma personagens bem simples sem muita influência na trama geral e Brett é um cara bonitão, sempre querendo ver o melhor lado de tudo e acha que uma boa festa pode ajudar. Ainda que também tenha perdido alguém, é mais positivo em relação a vida do que Aerin e Seneca.

O cenário geral é uma cidade pequena, mas os jovens acabam viajando para Nova Iorque, onde também há respostas sobre Helena. A jovem não era bem quem aparentava ser e quanto mais se descobre sobre sua vida, mais perigo eles correm. Alguém tenta feri-los todo o tempo como um alerta para parar de buscar a verdade.

Apesar de toda a quantidade de pistas que surgem e de algumas vezes eles terem sorte em fazer certa ligações, eu nem passei perto de descobrir o que de fato havia acontecido com Helena do momento que desapareceu até o dia de sua morte.

A autora tece uma rede complicada, há muito ali para enganar e precisamos prestar atenção no que de fato é parte do quebra cabeças geral. Eu desconfiei muito de uma pessoa e por fim estava totalmente errada, esta pessoa não passou nem perto do crime. As reviravoltas que foram surgindo ( e olha que são várias), me surpreenderam bastante e quando achei que o caso estava solucionado veio a bomba final.

Sério! Eu não acreditei quando foi revelada a identidade da pessoa responsável pela morte de Helena e mais ainda, como isso impactou em alguns membros do grupo. Foi uma ideia genial que a autora teve e me deixou feliz demais por ter sido completamente enganada. Passei longe da verdade e preciso do próximo volume já!

Se você gosta de thrillers protagonizados por jovens agindo como detetives amadores, no estilo PLL, não pode deixar de conferir. Eu recomendo. 

  



5 comentários:

  1. Oie Cida!!!

    Ainda não li nada da Sara SHerpard, da série PLL só vi dois episódios, PORÉM achei a ideia benm interessante e parece que a construção foi interessante e se te deixou ENGANADA, gente, DEVE SER LEGAL HEHEHEH
    é legal quando a gente vai se surpreendendo com a leitura ,né??

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  2. Eu tomei esse tombo também com a revelação. Esse livro me surpreendeu bastante. Ele é bem rápido e envolvente. A continuação me decepcionou um pouco, mas eu vou finalizar a série
    Beijos
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie, fiquei genuínamente surpresa com as revelações desse livro hahaha, quero muito ler o segundo volume.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Olá, Cida.
    Eu assisti a série PLL e quando descobri sobre os livros corri ler. Mas achei eles muito fracos. A série é enorme e praticamente não acontece nada. Então fico na dúvida ainda se quero me aventurar em mais alguma série da autora.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada da autora, nem assisti a série, na real, haha. Mas até que gosto de jovens bancando os detetives e se metendo onde não são chamados (nem sou fã de Scooby-Doo, haha). Mas vou anotar a dica e conferir o livro depois. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!