[Resenha] Mentiras Incendiárias

Mentiras Incendiárias
Título Original: Lies Like Wildfire
Autor(a):  Jennifer Lynn Alvarez 
Editora: Faro                                   Páginas: 320 
Lançamento: 2022                          ISBN: 9786559570980
Tradução: Sarah Bento Pereira
||Skoob||  ||Goodreads||

 

UM PACTO DE SILÊNCIO... E A RELAÇÃO ENTRE AMIGOS É POSTA À PROVA Todos os anos as montanhas da Califórnia sofrem com uma temporada de incêndios. Ninguém leva isso mais a sério do que Hannah, a filha do xerife. Até este verão... Quando ela e seus melhores amigos provocam um incêndio de forma acidental, o instinto os leva a fugir, mentir para a polícia e para os investigadores. Mas o que era um pequeno fogo toma proporções gigantescas, devorando tudo o que encontra pelo caminho: casas, animais, pessoas. É nesse momento que as relações de amizade se estremecem e cada um vai revelando faces de suas personalidades até então desconhecidas. O QUE ALGUMAS PESSOAS SÃO CAPAZES DE FAZER DIANTE DO MEDO, DO DESESPERO OU POR INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA?

Mentiras Incendiárias é um dos novos thrillers da Faro lançados em 2022. Posso dizer que eles acertaram em cheio ao abrir os lançamentos do ano com essa obra eletrizante.

No primeiro capítulo sabemos que alguém desapareceu, que possivelmente esta pessoa está morta e foi assassinada. Na sequencia, a narrativa tem início, voltando algumas semanas antes deste desaparecimento para entendermos como isso aconteceu.

A história começa nos apresentando cinco jovens vivendo o último o verão juntos antes de seguir pós ensino médio. Alguns deles vão para faculdade, longe da cidade onde viveram a vida toda e outros vão ficar ali mesmo trabalhando e sobrevivendo.

Gap Mountain fica perto de uma região onde o risco de incêndios é altíssimo e quando Luke acende na mata um cachimbo de maconha, não esperava que Hannah avançasse nele e sem querer eles ateassem fogo na floresta. Desesperados, os cinco, Luke, Hannah, Mo, Drummer e Violet, tentam conter as chamas.

Infelizmente, sem sucesso, as chamas se espalham e tem início o maior incêndio já visto naquela região.

Eles cometeram um crime e optam por manter segredo para não encarar a lei e perder o futuro que os aguarda, mas quando o número de vítimas vai aumentando e  a culpa começa a pesar na consciência de um deles, o desejo de confessar se torna mais forte e os outros parecem dispostos a tudo para impedir tal confissão.

A história é dividida em duas partes: A Mentira e O Desaparecimento. Na primeira vemos os cinco observando toda a tragédia causada pelo incêndio e como eles vão tentar esconder o ocorrido. Hannah é a filha do xerife local e lidera os demais nos subterfúgios. Já na segunda parte, um deles desaparece e vamos tentar desvendar como isso aconteceu.

Eu gostei bastante da história. É uma daquelas tramas que você não consegue largar até saber o que vai acontecer com os personagens. Eu queria saber até onde manteriam a mentira e como conseguiriam se safar por tanto tempo.

E já adianto que eu queria ver cada um deles atrás das grades, exceto por Violet, os demais não ganharam nenhum pouco da minha simpatia, em especial a Hannah.

Acho que ela vai ser a personagem mais detestável das minhas leituras do ano, isso se não for uma das mais detestáveis de todos os tempos. Essa garota é ruim, tem um gênio do cão e uma maldade intrínseca em cada parte de si. Ela finge ser a grande amiga, aquela que só quer salvar todos, mas no fundo só pensa em si. É manipuladora, invejosa, rancorosa e não aceita que Drummer e Violet possam se amar. Ela é obcecada pelo rapaz e acha que pode ser a dona dele.

A inveja que Hannah nutre por Violet ultrapassa os limites do bom sendo e é doentia. Ela finge amar a amiga, mas na verdade quer a vida e aparência da outra para ela. A obsessão de Hannah por Drummer é insana e isso molda sua personagem em uma pessoa que ao invés de vítima, é uma grande vilã.

Percebemos a força do dom de manipulação da garota na forma como ela convence todos que esconder a verdade sobre o incêndio é o melhor. Ela consegue a façanha de os direcionar para onde quer. Sendo filha do xerife, se acha muito esperta sobre a lei e os demais acreditam nela piamente.

O incêndio é brutal e desesperador. A autora consegue nos envolver em cada momento que as chamas vão consumindo a cidade e moradores, parece que estamos ali vendo tudo em tempo real. É algo angustiante e com isso vamos querendo justiça mais e mais a cada segundo.

Estes cinco, que nomeiam seu grupo desde a infância como monstros, mostram com clareza como a pessoa é capaz de mudar de caráter do dia para noite para salvar a própria pele. De fato, apenas um deles se arrepende, mas não consegue ir longe no seu desejo de confessar. Esta pessoa desaparece e ao que tudo indica foi assassinada.

E o plot do incêndio já tão bem construído migra para uma investigação do desaparecimento/ suposto assassinato. Esta parte foi melhor ainda do que a primeira. Um dos monstros some e os demais passam a se ver com desconfiança e jogar acusações veladas para cima um do outro. O castelo de cartas de amizade de infância, pactos juvenis e lealdade até o fim vai ruir e é bom demais ver a forma como isso acontece.

Eu já imaginava quem fosse a pessoa culpada, mas não sabia se tinha agido sozinha ou em parceria com outro membro do grupo e nem como havia se dado o momento em que um deles passa a ser carta fora do baralho . Não vou falar quem foi a vítima e nem quem sobrou, mas adianto que é ótimo ver esta rede de intrigas sendo tecida e cada reviravolta que a autora preparou nesta trajetória para nós leitores.

É uma trama envolvente demais, que me prendeu desde a primeira página e me fez sentir uma avalanche de sentimentos. Todos os tipos de emoções foram despertas em mim e surtei geral com a história. Eu queria mergulhar dentro do livro para dar um sacode em meio mundo de gente, entregar esses cinco e fazer justiça. Não dá para ficar indiferente, parece coisa real.

Os momentos finais são mais desesperadores, pois não sabemos se vai ter punição ou não para os monstros. E vou dizer que não acreditei na ousadia da autora no desfecho. Até agora estou tentado digerir a decisão dela e foi para mim um final estarrecedor. Sinceramente queria uma continuação, não por a história ter final aberto, mas por eu acreditar que para um certo alguém as coisas não deveriam ter ficado como ficaram.

Um excelente suspense que empolga, intriga e nos deixa agoniados. É ótimo e recomendo.

10 comentários:

  1. Oi Cida, tudo bom?
    Eu adorei essa capa assim que bati o olho!
    Só preciso de um descontinho, porque como é lançamento, está bem salgadinho ainda. rs
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. oi, tudo bem?
    Numca li nada da autora, mas parece ser uma história de tirar o fôlego. Fiquei bastante curiosa no desfecho e no que vai acontecer com a filha do xerife já que ela parece ser uma das grandes vilãs da história.

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Cida.
    A Faro começou o ano com tudo com esse livro. Fiquei de cara com ele. E aquele final então. Como assim? Levantei um monte de teorias e quando surgiu o urso na história até pensei que ele tinha sido chamado de propósito hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida, a forma como se constrói a trama é muito mais importante do que adivinhar o assassino, né? Parece uma boa leitura!

    Bjs, MI

    Na Nossa Estante

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida, tudo bem?
    Pela sua resenha a autora parece ter criado uma trama empolgante. Já fiquei curiosa para saber o que vai acontecer com os amigos.


    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    Eu amo forte os thrillers da Faro *-* e com esse livro não foi diferente, coloquei o título na minha lista de futuras leituras por que gostei bastante da base da história, e a autora tem mesmo que ser muito boa pra criar uma rede de intrigas que não entregue pontas soltas no final. Enfim, sua resenha só me deixou com ainda mais vontade de conferir a leitura do livro.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  7. Gente, eu senti seu ódio pela personagem daqui. Eu gosto e não gosto de livros assim porque eu acabo me envolvendo demais e fico com raiva de todo mundo kkkkkkkk mas eu fiquei bem interessada na história
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Oi
    essa editora está publicando vários livros de suspense que parece ser bom, fiquei curiosa ainda mais para saber se eles se entregam ou se alguém consegue escapar da verdade.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Rindo demais com o ~gênio do cão~ haha acho que peguei ranço dela só de ler seu desabafo. Esperando o meu chegar, e já me preparando pra esses sentimentos com esse povo irresponsável.

    até mais :D
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  10. Oi Cida, sua linda, tudo bem?
    OMG! Que livro é esse? Já quero para ontem! Você disse algo na sua resenha que chamou minha atenção. Eu gosto muito do assunto da natureza humana e sempre fico estarrecida em descobrir até aonde alguém é capaz de chegar para se proteger ou aos seus interesses. Por isso já vi que irei amar esse livro! Não vejo a hora de ler. Adorei sua resenha!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!