[Resenha] O Milésimo Andar

O Milésimo Andar 
Título Original: The Thousandth Floor (The Thousandth Floor #1) 
Autor (a): Katharine McGee  
Editora: Rocco                                      Páginas: 416 
Lançamento: 2018                               ISBN: 9788579803970
Tradução:  Ana Carolina Mesquita
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

Quanto mais alto você está, pior é a queda. Com direitos de publicação vendidos para 28 países, várias semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times e adaptação para a TV em desenvolvimento, O milésimo andar é a bem-sucedida estreia de Katharine McGee na literatura. Um romance young adult eletrizante que acompanha a vida de cinco jovens da elite de Manhattan em 2118. Neste “Gossip Girl futurista”, uma torre de mil andares abriga os moradores de uma Nova York radiante, divididos de acordo com a sua posição social – os mais ricos ocupando os andares mais altos. Neste cenário de luxo high-tech, histórias e possibilidades que se esticam até o céu, Leda Cole, Eris Dodd-Radson, Rylin Myers, Watt Bakradi e Avery Fueler, a garota geneticamente preparada para ser perfeita que parece ter tudo o que deseja e vive no milésimo andar, tentam encontrar seu lugar no topo do mundo. Mas quando se chega tão alto assim, não há mais aonde ir além de para baixo.

Primeiro volume de uma trilogia escrita por Katharine McGee e publicado no Brasil pela Editora Rocco, O Milésimo Andar é um ya futurista, ambientado na cidade de Nova Iorque no ano de 2118. Lá as pessoas vivem em um torre de mil andares e sua posição social e financeira é definida pelo andar que estão alocados. Quanto mais alto, mais rico e poderoso.

A história gira em torno de um grupo de jovens que vivem nesta torre. Eles estão distribuídos por todos os andares, então não apenas os ricos e poderosos vão formar esta trama.

Avery Fueler vive no milésimo andar e apesar de toda riqueza que possui, não é completamente feliz. Ela nutre sentimentos conflitantes por seu irmão adotivo Atlas e não sabe como lidar com isso. Sua melhor amiga Leda também está de olho no rapaz. No entanto, este não é o único problema de Leda. Ela acabou de sair de uma clinica para viciados e precisa aprender a viver sem drogas.

Há outros jovens nesta torre que vão compor a história. Temos Rylin Myers a jovem pobre que se apaixona pelo rico Cord, mas  que para proteger sua vida e a da irmã caçula pode abrir mão deste amor. Há Watt Bakradi  um hacker eficiente. Eris Dodd-Radson que viu sua vida despencar (literalmente) dos andares superiores para os inferiores e outros mais. Todos eles interligados por algo que pode culminar em um final desastroso.

Eu sempre quis ler esta série com ares de Gossip Girl num ambiente megatecnologico. O clima de intriga que permeia as relações, o perigo que paira no ar desde a primeira página e as relações conturbadas destes jovens são combustível bastante para uma história envolvente e que me prendeu do começo ao fim.

Há muitos caminhos que a autora trabalha. Ainda que cada personagem esteja fortemente ligado ao outro, cada um deles tem uma vida própria sendo desenvolvida e boas viradas nos aguardam seguindo o caminho de cada um deles.

Eu achei todos importantes e meu interesse se manteve igual em todos eles, mas claro que gostar não gostei de todos. Para ser justa, Leda foi a personagem que mais me tirou do sério. Ela é uma garota extremante insegura, perigosa, stalker de carteirinha e desprezível. Vejo-a como a vilã deste cenário e espero sinceramente que  pague por tudo o que causou.

Não dá para falar muito dos pormenores da vida deles sem liberar spoilers, mas garanto que este mundo de intriga dos moradores da torre é bem fascinante.

Eu me vi torcendo por alguns e querendo que outros quebrassem a cara. Achei empolgante seguir seus dilemas e ver como a cada hora se afundavam mais e mais em confusões. Há intrigas amorosas, adultério, sexo, drogas, filhos ilegítimos, “incesto”, mentiras, corações partidos, dinheiro, mortes, fugas e assim por diante. Tem de tudo.

E apesar de parecer que podemos ter jovens fúteis aqui, isso não acontece. A autora os aprofundou, lhes deu características marcantes e os colocou em situações onde ganharam densidade. Seus problemas não são banais, cada um lida com coisas pesadas e isso os amadurece no decorrer da história.

O melhor é que dá para sentir que no final algo grande e ruim vai acontecer e nem de longe acertei o que seria ou melhor com quem seria, afinal o prólogo meio que entrega a tragédia . Eu apostei em uma personagem, mas foi alguém bem diferente que teve o pior desfecho. Este acontecimento acabou por ligar de maneira ainda maior os personagens centrais e uma rede de caos se formou.

Um segredo grandioso foi criado, mas existem pessoas que estão dispostas a desvendá-lo e fazer justiça se assim for necessário. O que vai acontecer, nem imagino.

Além disso o cenário é maravilhoso. A autora foi bem criativa. A torre é um mundo e a forma como sua descrição foi colocada a tornou bem realista. Apesar de ser algo que nunca vi, consegui imaginar bem e acreditar naquela realidade.

Estou ansiosa pela sequencia, torcendo muito por dois casais e esperando que outros dois personagens sofram muito! Adorei a história e recomendo. Se joga!

    

8 comentários:

  1. Oi Cida,
    Quando esse livro foi lançado e eu vi GG futurista, pensei: QUEROOOOOOO!
    Mas acabou que fui adiando a leitura por conta da falta de continuações, mas agora vi que o 1 está no KU!!!!!!!!!!!!! VOU LER!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie, livros futurísticos sempre me interessam e pela capa eu jurava que esse tinha uma proposta diferente. Fiquei curiosa sobre o andamento dos acontecimentos e espero ver a sequência em breve.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Oii. Nossa, fiquei muito curiosa pra fazer essa leitura.
    Na resenha você já tirou uma dúvida minha, pois pela sinopse e pela capa eu já fiquei imaginando que seriam personagens fúteis.
    Muito curiosa mesmo, adorei os pontos que você destacou.
    Beijos,
    Anni

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    É tão bom quando a gente consegue se manter interessados em todos os personagens do livro, mesmo que não gostemos de todos, né? Isso é um sinal que a autora fez um excelente trabalho. Fiquei com vontade de ler!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Cida.
    Fiquei bastante interessada nesse livro. O enredo é muito interessante e adoro livros onde a gente fica assim querendo que os personagens se deem muito mal hehe. Vou anotar aqui para uma futura leitura.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Quando vi que estavam comparando esse livro com GG eu quis manter distancia dele, pois não curti muito os livros. Mas na sua resenha você disse que a autora trabalhou bem os personagens e isso me deixou com vontade de ler, já que eu amo histórias "character driven"

    Abraços
    http://www.auniversitaria.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cida! Tudo bom?
    Essa coisa de 'torre ser o mundo' me lembrou o expresso do amanhã, com o trem sendo o mundo das pessoas que sobreviveram (e ainda estão tentando sobreviver). Eu vi muito desse livro em questão, mas não tinha pesquisado nada a respeito e agora tô curiosa!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida,
    Gostei da resenha, acho bacana esses livros distópicos que conseguem trazer reflexões válidas também para o momento atual. Baixei o livro no Kindle, pois ele está no KU e futuramente vou conferir a leitura.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!