[Resenha] As Sombras de Outubro

As Sombras de Outubro
Título Original: The Chestnut Man
Autor(a): Søren Sveistrup
Editora: Suma                        Páginas: 416 
Lançamento: 2019                 ISBN: 9788556510877
Tradução: Natalie Gerhardt
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

É outubro e a neve de outono começa a cair em Copenhagen, deixando os dias mais curtos e as noites mais sombrias... e pelas ruas geladas e escuras, um psicopata aterroriza a cidade. Em uma manhã tempestuosa em um tranquilo bairro de Copenhagen, a polícia faz uma descoberta sinistra: o corpo de uma mulher brutalmente assassinada, com uma das mãos faltando. Sobre ela está pendurado um pequeno boneco feito de castanhas. O caso é entregue à ambiciosa detetive Naia Thulin e a seu novo parceiro, Mark Hess, um investigador introspectivo que acabou de ser expulso da Europol. Logo se descobre uma evidência ligando o sr. Castanha a uma garota desaparecida há um ano: a filha da política Rosa Hartung. O homem que confessou tê-la sequestrado e assassinado está atrás das grades e o caso foi encerrado há tempos ― e qualquer insinuação contrária causa disputas e inimizades na corporação. No entanto, quando novas vítimas e novos bonecos aparecem, Thulin e Hess acham cada vez mais difícil ignorar a conexão entre o caso Hartung e o novo serial killer. Mas que conexão seria essa? E como impedir o assassino de continuar sua caçada, se ele parece sempre um passo à frente da polícia? As Sombras de Outubro traz o melhor do estilo thriller noir, acrescentando ao suspense clássico uma boa dose de energia. Sveistrup retrata seus personagens com sensibilidade e mostra como romances policiais podem fazer críticas contundentes às realidades sociais.

As Sombras de Outubro, lançado aqui pela Suma, é uma obra escrita por Søren Sveistrup, roteirista da série The Killing. A série é muito boa e eu estava curiosa para saber o que seu roteirista tinha reservado para nós nesta obra sobre assassinatos em série.

Eu adoro história de serial killers e comecei a leitura bem empolgada. Já alerto que esta  história é bem violenta e traz um conteúdo pesado.

O que temos aqui é um assassino de mulheres, que não apenas mata, mas mutila suas vítimas. Fica claro em cada cena criminal, que antes de morrer, as vítimas foram torturadas, apanharam muito e por fim tiveram membros amputados enquanto ainda estavam vivas. São mulheres que a princípio não têm nada em comum, mas conforme a polícia começa a investigar, vai notando um padrão de comportamento, semelhanças em suas vidas que parecem ser o que leva o assassino até elas.

Naia Thulin é um detetive que quer sair de seu posto atual, mas para que seu chefe a recomende, vai precisar resolver esses assassinatos. Mark Hess, seu parceiro, foi obrigado a deixar seu antigo departamento e voltar para um departamento que só lhe trazia lembranças ruins.

Os dois, a princípio, não tem uma parceria muito boa. No entanto, Mark é um excelente policial e por mais que não queira estar ali, não consegue fechar os olhos para crimes tão brutais. Ele se empenha na investigação e consegue identificar os pontos chave que mostram as motivações do criminoso. Pena o departamento e a própria Thulin não lhe darem a merecida credibilidade.

A história se apresenta como um enorme quebra cabeças e eu demorei para conseguir ir juntando as peças, ou melhor, demorei para ver o sentido do quadro que estava sendo formado. Embora o motivo dos assassinatos seja logo descoberto, sabemos que há algo mais além disso. O criminoso é movido por algo, mas o que não sabemos. Para Mark, fica claro, que estes assassinatos estão intimamente ligados com o desaparecimento da filha de uma política famosa. Só que ninguém acredita em sua teoria!!!

O detalhe que mostra a ligação são pequenos bonecos feitos de castanha encontrados nas cenas dos crimes. No original a obra se chama O Homem de Castanha.

Então é esta ligação entre o desaparecimento da garota e os assassinatos que nos intrigam. Eu fiquei aqui imaginando mil teorias e tentando descobrir quem entre aqueles personagens era o culpado. Nem passei perto, nem da ligação e nem do culpado. Que maravilha não desvendar o mistério até a última página.

A história é muito envolvente. A leitura fluiu muito bem, com seus capítulos curtos que terminavam em mais enigmas, instigando o leitor a querer ler mais um e mais outro. Eu me vi grudada em cada página do começo ao fim. A história me deixou bem contente com seu desenvolvimento, com a forma minuciosa que cada ponto foi conectado e com o desfecho.

Sobre os personagens, eu dificilmente me apego à algum neste tipo de obra, mas Mark Hess conseguiu me cativar. Eu gostei bastante deste policial fora dos padrões, honesto, inteligente e destemido. Pena sua parceira não ter tido um desempenho tão bom quanto o dele. Quem sabe o autor se anime a escrever mais histórias com os dois e ela se corrija. A Thulin só teve uma ação na história toda que me impressionou e valeu a pena por salvar o Hess, no mais, ela não era uma policial de presença marcante e nem muito empenhada.

Apesar deste detalhe sobre a detetive, a história não foi prejudicada e, como mencionei, me agradou bastante em diversos aspectos.

Para quem gosta de histórias de serial killers, em cenários cobertos de neve, com assassinatos chocantes e um ótimo mistério, vai com certeza curtir esta obra. Adorei!!!

No dia 29 de outubro estreou na Netflix a adaptação do As Sombras de Outubro com o título de O Homem das Castanhas. Vocês já viram ou pretendem ver?



11 comentários:

  1. Oi Cida, tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro e nem a adaptação, mas fiquei curiosa para conhecer a trama e entender o significado dos bonecos feitos de castanha. Dica anotada!!

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cida.
    Eu peguei o ebook desse livro e assim que der vou ler ele. Eu gosto muito quando o mistério fica até o final do livro, o que é dificil de acontecer com a gente que lê muitas histórias do gênero. Pena que cancelei minha Netflix e não vou poder assistir a adaptação hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, fiquei curiosa com o livro porque estão elogiando bastante a série, que também pretendo conferir em breve!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cida! Tudo bom?
    Vi muita hype em cima desse livro por causa da adaptação chegando. Não conhecia até então, mas me interessei bastante! Vou assistir e, se curtir, procuro pelo livro pra conhecer a história mais a fundo.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oii, adorei a resenha. Adoro livro de investigação e gostei de saber que vai gue ter adaptação😊
    Bjs
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Eu comecei a ler o e-book quando lançaram, mas nem me prendeu tanto na época pra terminar. Mas pretendo retornar à leitura pq não deixo mistério nórdico passar facilmente. haha

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  7. Oie, gostei da proposta do livro, e obras assim me cativam bastante.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    Só de saber que o livro possui capítulos curtos e que terminam com enigmas já me faz querer esse livro, pois, amo leituras instigantes assim.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá...
    Só de saber que o livro possui capítulos curtos e que terminam com enigmas já me faz querer esse livro, pois, amo leituras instigantes assim.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Não sei se vou ler o livro, mas pretendo conferir a série em breve. Mas pelo menos a história terminou fechadinha, porque eu sempre me decepciono com histórias assim já que autor sempre deixa a desejar em algo
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  11. Caramba, eu vi o cartaz de O homem das castanhas, mas não sabia que era adaptação desse livro. Agora já quero conferir ambos. Pela sua resenha, é bem do jeito que eu gosto, apesar do aviso de ser uma trama mais pesada.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!