Best-seller instantâneo do New York Times, o novo romance do autor de Um homem chamado Ove é um "romance engraçado e emocionante". A busca por um apartamento não costuma ser uma situação de vida ou morte, mas uma visita imobiliária toma tais dimensões quando um fracassado assaltante de banco invade o apartamento e faz de reféns um grupo de desconhecidos. O grupo inclui um casal recém-aposentado que procura sem parar, casas para reformar, evitando a verdade dolorosa de que não é possível reformar o casamento. Há um diretor de banco rico, ocupado demais para se preocupar com outras pessoas, e um casal que, prestes a ter o primeiro filho, não concorda sobre nada. Acrescenta-se uma mulher de 87 anos que já viveu demais para temer uma ameaça à mão armada, um corretor imobiliário assustado, mas ainda disposto a vender, e um homem misterioso que se trancou no único banheiro do apartamento, e assim completamos o pior grupo de reféns do mundo. Cada personagem carrega uma vida de reclamações, mágoas, segredos e paixões prestes a transbordar. Ninguém é exatamente o que parece. E todos — inclusive o ladrão — estão desesperados por algum tipo de resgate. Conforme as autoridades e a imprensa cercam o prédio, os aliados relutantes revelam verdades surpreendentes e desencadeiam eventos tão inusitados que nem eles próprios são capazes de explicar.
Gente Ansiosa, de Fredrik Backman, foi um livro de ação que a Rocco enviou aos parceiros e confesso que até a chegada dele aqui, não tinha lido nada deste autor. E agora eu quero ler até a lista de compras dele.
Esta história fala sobre muitas coisas, mas sobretudo de idiotas…
Esta chamada na orelha do livro me levou a abrir para dar uma espiadinha básica nas primeiras páginas e não consegui largar mais o livro. Gente! Que história envolvente, diferente e cheia de emoções.
Em primeiro lugar o que chama atenção é a narrativa diferenciada, que se dirige diretamente ao leitor e conversa conosco. E nesta conversa vamos tendo ideia do que a história vai abordar. Tudo começa com um assalto à um banco que não dá certo e um assaltante invadindo um apartamento que estava sendo visitado por potenciais compradores e fazendo de todos reféns.
Se você espera que vai se tratar somente da resolução deste crime, se engana. Há sim envolvimento de policiais para solucionar a situação, mas a trama vai além, mostrando profundamente o íntimo do assaltante, dos reféns e até dos policiais.
A história é cheia de divagações. O autor viaja por suposições de maneira natural e envolvente. O assalto é o ponto chave, mas o que cerca esse acontecimento é que forma a história.
A história se alterna entre situações passadas, presentes e futuras, mostrando a vida de cada personagem de uma maneira bem minuciosa. As frustrações, mágoas, ânsias, medos, sonhos, desejos de cada um são expostos e percebemos o quanto cada um deles está na corda bamba na vida, meio que sem saber para que lado seguir ou se vai pular. Alguns tomam boas decisões, outros não e ainda temos aqueles que ficam sem saber o que fazer e sofrem parados em sua própria existência.
A história diverte em vários momentos. Os depoimentos na delegacia sobre o ocorrido são coisas de outro mundo, pois as “vítimas” não ajudam, elas na verdade querem mesmo atrapalhar os policiais. Fazem-se de idiotas, mas na verdade não o são. Eu vi estas pessoas como generosas e de muito bom coração.
Algumas situações são alarmantes, bastante sérias, mas a maneira caricata como são narradas acabam por nos fazer ver por uma ótica mais positiva do que pessimista. Ainda assim, eu senti o coração apertado diversas vezes, especialmente no tocante ao assaltante.
A situação de reféns se torna mais um situação de desabafo coletivo, onde vemos várias pessoas, todas praticamente estranhas, se unindo por um bem comum e abrindo seus corações. Há desentendimentos, em especial entre os casais, mas as trocas de experiências que vivenciam são de extrema importância para contribuir na forma como passam a ver a vida daquele dia em diante. Ser refém na véspera do Ano-Novo foi um marco na vida de todos.
No entanto, não são só sorrisos que surgem, a história tem vários gatilhos e neste ponto parte o coração. O autor mescla bem situações mais leves, com outras bem pesadas e mostra como é difícil simplesmente existir. Há vários gatilhos na obra, então estejam preparados para emoções conflitantes.
Eu não sei se foi a forma que a narrativa conversou comigo, se foi o tom divertido inicial que estava preparando terreno para algo mais sério ou ainda se foi a forma como cada personagem é tão real que senti como se os conhecesse de verdade, que tanto me fez amar Gente Ansiosa. Eu me senti ali, ao lado de cada um compartilhando momentos importantes. Eu torci por alguns, quis dar umas sacudidas em outros e no fim quis abraçar todos eles. Foi genial a construção da história, a forma como me fez sentir parte de várias vidas.
É uma história profunda. Que começa com graça, mas na verdade é muito sobre medos, desilusões e solidão. Senti muita solidão em cada personagem e como eles se recusavam admitir que se sentiam sós
Esta é uma história de um assalto que não deu certo, de um assaltante que desaparece sem deixar vestígios, de pessoas desconhecidas mas com muito em comum, que precisavam se encontrar e encontrar algo e alguém. É sobre amor, desespero, perda, fuga, amizade, esperança e coragem para seguir adiante. Tem diversas surpresas reservadas para o leitor. Boas reviravoltas e um desfecho que derrete o coração.
Acima de tudo, é uma história muito humana, afinal é sobre pessoas e o que elas trazem em seus corações. Cheia de sacadas geniais. É realista e sobre vida real Eu amei!
Oi Cida, tudo bem?
ResponderExcluirUau! Depois dessa, ele vai ter que furar a fila. Tava esperando ali quietinho, mas o hype tá tão grande que acho que vou ser recompensada em puxar ele como próxima leitura! ♥
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Aiiii
ResponderExcluireu já queria ler antes, mas cada vez que vejo uma pessoa falando bem, quero ler mais em breve rsrsrsrs
gosto de livros com sacadas assim é uma historia atipica, quero!
Beijos!
Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Oie, a vontade de ler esse livro aumenta cada vez mais e to aguardando meu exemplar chegar. Espero gostar da leitura.
ResponderExcluirBjs
Imersão Literária
Oi Cida, eu fiquei curiosa demais com o título e depois quando li a sinopse mais ainda porque os personagens me parecem ótimos. Gosto de livros que ficam tensos com o passar da leitura, acho realmente que esse vai me agradar!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Olá, Cida.
ResponderExcluirEu achei o enredo desse livro muito interessante. E o autor usar desse premissa para levar os leitores a vários sentimentos é de se elogiar mesmo. É um livro que me interessa muito.
Prefácio
OIe
ResponderExcluirPelo título eu imaginava um outro enredo, mas sua resenha me deixou curiosa. Parece ser uma história bem envolvente, adoreii.
Beijinhos
https://tecendoaliteratura.blogspot.com/
Oi Cida, tudo bem?
ResponderExcluirAchei interessante o fato da narrativa, se dirigir ao leitor, acho que não li nenhum livro, assim. Fiquei curiosa para conhecer melhor os personagens e suas histórias.
*bye*
Marla
http://loucaporromances.blogspot.com/
Oi, Cida! Tudo bom?
ResponderExcluirEu vi muitos comentários a respeito desse livro e tô cada vez mais curiosa com ele! Não esperava nada, mas o hype tá crescendo cada vez mais. Espero conseguir ler até o fim do ano.
Beijos, Nizz.
www.queriaestarlendo.com.br
Olá,
ResponderExcluirNossa, o livro é bem diferente de tudo que pensei quando marquei no skoob. Fiquei ainda mais curiosa com a leitura e descobrir o motivo dos reféns agirem assim.
Certamente há uma boa descoberta e lição ao concluir.
até mais,
Canto Cultzíneo
ah to super curiosa pra ler esse livro, adorei conferir sua resenha por aqui
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
https://www.instagram.com/liviaalli/
Oi Cida,
ResponderExcluirPoxa que legal que o livro tem uma pegada diferente e que funcionou bem com a história. Achei o estilo de narrativa bem interessante e fiquei curiosa para ver como tudo funciona.
Eu não tinha colocado na lista de leitura, mas vou por.
Bjs
https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/
Eu vi muita gente sofrendo por esse final e já to até com medo, mas acho que vou adorar a leitura
ResponderExcluirBeijos
Balaio de Babados
Olá...
ResponderExcluirEu estou muuuuuito ansiosa pra realizar essa leitura! Sério, pelo que venho lendo a respeito desse livro parece ser aquele tipo de livro que amo e que vai se tornar especial... Expectativas é o que não faltam, né?
Pretendo ler o mais breve possível!
Bjo
http://coisasdediane.blogspot.com/
Oi Cida,
ResponderExcluirPronto, coloquei esse livro na minha lista!
Pela capa/título, não seria um livro que eu olharia 2x, mas você falando dessa maneira apaixonada, eu quero para ontem!
beeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi Cida, tudo bem?
ResponderExcluirAcabei de terminar de ler As Sombras de Outubro (que virou série na Netflix como O Homem das Castanhas) e vou iniciar Gente Ansiosa. ♥
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Confesso que não sabia nada e agora eu to na espera de uma boa promoção depois dessa resenha!
ResponderExcluirO precinho ainda tá salgado
Beijos!
Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Eu já tinha visto esse livro circulando pelas redes sociais, mas pelo título, confesso que esperava algo bem diferente, hehe. Agora, pela sua resenha e pela sinopse, parece ser uma leitura bem divertida, apesar do tema que aborda, hehe. Mas gostaria de ler, agora que sei do que se trata.
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob