[Resenha] De Repente Adolescente

De Repente Adolescente
Autor(a):  Camila Fremder, Clara Alves, Iris Figueiredo, Jim Anotsu, Julie Dorrico, Keka Reis, Luly Trigo, Olívia Pilar, Socorro Acioli e Vitor Martins   
Editora: Seguinte                 Páginas: 272
Lançamento: 2021               ISBN:  9788555341472
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

A chegada da adolescência vem sempre acompanhada de momentos que podem marcar nossas vidas para sempre. Afinal, é nessa época que começamos a pensar em quem somos e o que queremos para o futuro, além de nos darmos conta de que, às vezes, a vida simplesmente foge do controle. Nesta antologia, Camila Fremder, Clara Alves, Iris Figueiredo, Jim Anotsu, Julie Dorrico, Keka Reis, Luly Trigo, Olívia Pilar, Socorro Acioli e Vitor Martins narram com honestidade experiências típicas do início da adolescência ― a mudança de escola, a separação dos pais, o despertar de um sentimento inesperado, o amadurecimento às vezes precoce… O resultado são contos diversos, que emocionam, fazem rir e promovem a reflexão ao mostrarem que, mesmo que a adolescência venha de repente, a gente sempre acaba se encontrando no meio do caminho.

De Repente Adolescente é uma antologia de contos lançada pela Editora Seguinte, que reúne vários autores nacionais contando histórias sobre experiências comuns nesta fase, que impactam de maneira significativa na vida de cada jovem.

O leitor vai se identificar facilmente com algumas situações, com outras talvez não. No entanto,  ainda que certo conto não esteja próximo de nossa realidade, tem o poder de mexer com o leitor. Em suma, são histórias que mesmo aparentemente simples, possuem certo grau de profundidade.

Eu gostei bastante da leitura, me surpreendi ao ver que em alguns contos a história tinha muita seriedade e temas que nos levam a refletir. Na verdade os contos são bem mais densos que imaginei e foi ótimo encontrar algo assim.

A minha escolha pela leitura se deu por gostar de histórias adolescentes e por querer conhecer a escrita dos autores desta antologia.

A Ultima Suspeita, Camila Fremder - Traz uma garota ansiosa por sua primeira menstruação. Eu achei a situação divertida, apesar do desespero da menina, pois eu adoraria ter escolha neste ponto e nunca passar por isso. Eu lia e pensava em como são dias ruins do mês que eu torço para passar rápido. Não fui uma garota que ansiou por isso na vida, mas vi meninas achando este um marco importante e acreditando que não se encaixavam entre as amigas até chegar nesse momento. A protagonista é assim e penso que há quem deseje com altas expectativas passar por tal acontecimento.

Eu Estou Aqui, Clara Alves - Amei este conto! A protagonista precisa escrever uma redação, mas se vê bloqueada por conta da situação de sua família. Ela não consegue colocar para fora como a separação dos pais, a briga do irmão com ela e a mãe, a afligem. É doloroso ver o quanto ela sofre e achei que a autora soube mostrar muito bem os sentimentos da personagem e me contagiar com a angustia dela. É bem bonito e tocante.

A Revolta dos Salgados, Iris Figueiredo - Eu já havia lido um livro da Iris e amada sua escrita, então seu conto foi um dos que eu mais queria conferir e não decepcionou. Usando o ambiente de uma escola, ela aborda de maneira inteligente, os meandros da política e como afetam de maneira positiva e negativa as pessoas. Mostra sim que há corrupção, propostas absurdas para ganhar votos, mas ainda existem aqueles que lutam por direitos iguais e querem um bem maior. Excelente!

A Batalha das Mamonas Verdes, de Jim AnotsuFoi a maior surpresa que tive. O personagem central é a cidade de Belo Horizonte e a mesma conta situações que viu desde quando ainda nem tinha esse nome. De começo, não nego, a linguagem diferente usada pelo autor me deixou não muito a vontade com a história, mas conforme fui lendo me acostumei e ao fim me vi espantada com o que BH narrou. Ela fala sobre as injustiças sofridas pelo povo, da discriminação pela cor da pele e pelo que você possuía. É um relato chocante do passado de nosso Brasil. E se duvidar, de nosso presente.

Casa Nova, Keka Reis -  Um conto cheio de sentimentos conflitantes sobre uma filha abandonada pelo pai e como retomar esta relação é complicado. Ele tenta fazer de tudo para a filha deixar a mãe um pouco de lado, mas no final o que temos é que uma boa mãe é insubstituível. Ele abriu mão da filha quando partiu e certas coisas não podem ser recuperadas.

Segunda Chance, Luly Trigo -  É outra autora que já conhecia e sua história também me cativou. É também sobre separação, mas daquelas que os pais usam os filhos para se atacar e ver quem tem mais força em uma separação cheia de rancor e vontade de vingança. Foi uma narrativa bem forte, marcante e me deixou de coração partido pela filha que ficou no meio dos dois sem nem ser notada. Eu senti muita raiva desses pais que não viam a filha incrível que tinham e como a estavam magoando. Mas a menina é muito foda e toma atitudes admiráveis.

São muitos contos que falam de diversidade, outras culturas e problemas sociais e emocionais. É uma antologia rica, gostosa de ler e que merecia até um novo volume. O time de autores reunido foi feliz na escolha das histórias.

Tem conto de Julie Dorrico (Menina Moça) sobre a cultura Macuxi. Tem o conto da Olivia Pilar (Entre algodões-doces e Montanhas –Russas) mostrando uma adolescente que tenta entender se sente atração por meninos ou meninas.

Tem Socorro Acioli,  do maravilhoso A Bailarina Fantasma, com A Maior Artista de Maraguape,  uma história sobre sonhos, sobre driblar as dificuldades e imprevisibilidades da vida, fazendo limonada com os limões que ela nos dá. Quem não conhece esta autora, não sabe o que está pendendo.

Tem Vitor Martins, com Agulhas e Bolinhas fechando a antologia com uma história que é só carisma ao mostrar um neto/filho que ama o legado deixado pelo pai/avô e com isso criando coragem para fazer aula de bordado, mesmo achando que poderá ser zombado pelos colegas de sua idade. Lá ele não aprende apenas a bordar, ele descobre o poder de novas amizades e como voltar a se comunicar com a avó depois que ambos perderam aquele que tanto amavam.

De Repente Adolescente é recomendado para o leitor de todas as idades. Para o jovem que pode se encontrar nestas páginas, para o adulto que pode ver que não está agindo bem com seu adolescente em casa e para todo leitor que quer se emocionar e lembra desta fase tão complicada da vida. 




 


12 comentários:

  1. Eu não conhecia esse livro, mas que bom que te foi uma boa leitura. Eu acho que me identificaria com alguns desses contos também. Mas certamente o da menstruação não iria combinar comigo, eu sempre esqueço que ela existe até o dia em que desce... haha
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  2. Oii, esse livro parece muito divertido
    . tenho boas lembranças da minha adolescência rs.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, tudo bem?
    Achei a proposta do livro interessante, fiquei curiosa para conhecer os contos. Dica anotada!!

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Eu fiquei bem curiosa com essa antologia pq adoro contos. Esses parecem adoráveis.
    Alguns dos autores eu já conheço e adoro a escrita; outros adoraria conhecer.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cida! Tudo bom?
    Eu tô bem curiosa com esse livro, os contos parecem super criativos (o do Jim me deixou muito interessada! Bem vibes de N.K. Jemisin com Nós somos a cidade!) e eu adoro todos os autores da coletânea.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida, tudo bem? Eu não peguei pra ler pelo tema, confesso, mas estou vendo tantas resenhas positivas que já mudei de ideia rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante


    Beckett

    ResponderExcluir
  7. Gostei pela ideia de serem contos e pelas váriass histórias maravilhosas que parecem ser. Curti bastante a capa. Espero ler algum dia.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    Esse livro parece ser aquele que traz aquela nostalgia da nossa adolescencia... mesmo não sendo o publico alvo, fiquei com muita vontade de ler e, como você disse, tenho certeza que vai me fazer lembrar de momentos meus nessa idade.
    Amei a resenha! Dos autores dos contos, só conheço a escrita da Iris Figueiredo e amo demais.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Parece uma coletânea bem divertida e interessante, mas acho que eu não iria aproveitar tanto a leitura... meio que já passei dessa vibe de histórias para adolescentes.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Olá, Cida.
    Eu fui surpreendida positivamente com esse livro. Achei que por ter essa pegada pré-adolescente fosse tudo mais infantil, o que não desgosto. Mas acabou que amei quase todos os contos.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida, tudo bem?
    Não lembro se esse livro esteve disponível pela editora no NetGalley mas, se sim, me arrependi de não ter pegado rs. Lendo sua resenha achei os temas dos contos muito legais. E também não fiquei "uau" quando minha menstruação chegou - achei bem chato, inclusive hahahahaha!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  12. Vi esse livo esses dias e ele me chamou atenção pela capa.
    Adoro livros assim de contos, parece ser bem divertido. Amei sua resenha e saber um pouco mais de cada história, já me deu vontade de ler!

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!