Ele fará de tudo para estar perto daquela garota... até mesmo salvar a vida de seu namorado idiota. Steve é um idiota. Ok, isso não é algo legal de dizer sobre uma pessoa que acaba de descobrir um câncer, mas é a verdade. Steve é um fanfarrão, dá festas muito loucas, faz brincadeiras e piadas de mau gosto e não leva nada a sério. Mas o pior de tudo: ele está namorando Kaia – a garota dos sonhos de um cara superdobem como Cam. Ao descobrir que o namorado está com câncer e que precisará de um tratamento pelo qual não pode pagar, Kaia pede ajuda justamente a Cam, que logo decide organizar a maior e mais viral campanha de arrecadação de fundos. Talvez assim ela finalmente o veja como o cara perfeito pra ela. Mas Steve percebe o plano de Cam e fará de tudo para impedi-lo de roubar sua namorada. É quando tem início a disputa... e uma batalha silenciosa e feroz acontece ao redor de Kaia. A mistura cômica de A culpa é das estrelas com um triângulo amoroso.
Dos mesmos autores do excelente Desgrávida, Jenni Hendriks e Ted Caplan, Estúpida Promessa é mais um young adult divertido lançado pela Faro, que nos mostra o quanto ser adolescente é incrivelmente complicado.
Cam é apaixonado pela colega de escola Kaia e faz de tudo para estar ao lado da garota. Ela gosta de participar de movimentos sociais, o mais recente para salvar um tubarão, e ele participa de todos só para ter a chance de dividir algo com ela.
Kaia, como logo notamos, não vê Cam desta forma. Na real ela só passa a reparar nele quando ambos assumem um projeto em conjunto e até lá ele é só um garoto que ela tromba de vez em quando. Isso não a impede de ser gentil e o convidar para uma festa na casa do maior baladeiro da escola, Steve Stevenson.
Chegou a hora! É agora que Cam vai chamar Kaia para sair. Na festa ele não a encontra, mas conhece Steve e este o leva para todo o lado de uma maneira bem ridícula. Steve quer provar algo para o nada popular Cam e logo todos saberemos exatamente o que é. Kaia e Steve estão namorando.
Nossa! Que baque foi esse para o protagonista. Eu já estava esperando que ele fosse ter uma desilusão com Kaia, mas o pior nem é isso. Cam é insistente e não desiste. Quando descobre que Steve está com câncer, resolve organizar uma arrecadação de fundos para o tratamento. Cam almeja com este projeto impressionar Kaia e fazer com que ela veja que ele é o cara certo para ela.
Gente! Que paixão doida, mas acho que quando somos adolescentes cometemos certos exageros achando que aquele amor vai ser para a vida toda. Eu mesma já fiz algumas loucuras por amor, mas vamos lá, quem nunca pagou um mico deste nesta fase da vida. Ainda bem, que já adulta, aprendi a conter melhor minhas ações movida por emoções. Dá até vergonha lembrar, haha.
Cam ainda não aprendeu a se conter e acaba mergulhando em confusão atrás de confusão nessa arrecadação, pois Steve descobre que ele está fazendo isso apenas para ganhar o coração de Kaia e começa então a sabotar Cam. Steve é criativo, maldosamente criativo. Cam acaba só entrando em roubadas.
Eu não nego que perdi a paciência com Cam inúmeras vezes. Eu queria muito que ele deixasse para lá o projeto, mas o cara tinha paixão por sofrer e abraçava cada armadilha de Steve com um sorriso no rosto. A Kaia nem percebia e achava tudo lindo. Eu estava aqui quase surtando com o protagonista e seu amor platônico.
No entanto, em determinado momento, Kaia ser conquistada perde o foco e vamos vendo uma relação se formando entre Cam e Steve. Eles acabam se aproximando e mesmo Steve sacaneando muito o outro, vamos vendo que apesar de fanfarrão, está cheio de medos com o que o cerca. De maneira tortuosa é Cam quem ouve seus desabafos e algo próximo de amizade surge.
Os três personagens estão em franco desenvolvimento e amadurecimento nesta trama, os autores mostram o quanto podemos aprender com nosso erros e criar tempos melhores para nós mesmos. Apesar de toda a rivalidade entre os garotos, não há ódio nesta história. Há, sim, brincadeiras não tão legais, mas o desfecho não segue para um briga eterna e sim para amizades duradouras.
Eu tive uma surpresa bem grande da metade da história em diante. Não esperava ver Steve mudar tanto e nem Kaia ter o surto que teve. Minha nossa, a Kaia se libertar do estereotipo de menina prestativa foi a melhor cena da obra.
De maneira inusitada e divertida, entre erros e acertos, Cam vai se encontrando e revendo seus sentimentos. Ele tem motivos para ser tão intenso, isso se mostra quando seu histórico familiar é exposto e percebemos o quanto isso o moldou.
Apesar de sentir raiva de ver as pegadinhas de Steve com ele, foram justamente elas que ajudaram o protagonista a se soltar, a rever o que o incomodava e conseguir falar abertamente, inclusive com a mãe. Ele guardava tudo para si e isso o consumia.
O final foi ótimo. Nada do que eu esperava para os três personagens centrais. Fugiu do óbvio e nos presenteou com algo revigorante, que mostra que infinitos caminhos estão a nossa frente para serem trilhados. Esse trio ainda vai ter muitas aventuras para viver.
Uma história leve para ler entre livros mais densos e que ficaria bem nas telas. E com quem Kaia ficou? Corre e vai ler para descobrir!
Apesar de ter uma trama chamativa, acho que não leria no momento, mas não descarto a possibilidade de dar uma chance depois. Gosto de histórias que exploram mais sobre amizade.
ResponderExcluirBjs
Imersão Literária
Oi, Cida! Tudo bom?
ResponderExcluirA história parece bem cativante, com foco em amizade e tudo mais. Mas dificilmente seria algo que eu leria por agora. Não tô muito de olho em contemporâneos no momento. Quem sabe no futuro!
Beijos, Nizz.
www.queriaestarlendo.com.br
Oi Cida, puxa lá no blog a Nat não curtiu tanto, mas eu fiquei interessada porque eu amei Desgrávida!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Já tinha lido uma resenha sobre esse livro, mas foi com a sua que fiquei com vontade de ler, hehe.
ResponderExcluirEstou curiosa!
Adorei a dica de livro e quero ver o surto da Kaia, hahahaha.
Beijoooos
Teca Machado
Casos, Acasos e Livros
Olá, Cida.
ResponderExcluirLendo a resenha espero que ela tenha ficado com nenhum dos dois hehe. Eu não solicitei esse livro para editora porque não estava na vibe de livros do gênero no momento do lançamento, mas talvez futuramente eu venha a ler ele.
Prefácio
Olá,
ResponderExcluirEu gostei bastante de Desgrávida e fiquei super curiosa com esse.
Sempre curti o humor dos autores quando assistia a HIMYM, então estou adorando a fase 'livro' deles
até mais,
Canto Cultzíneo
Oi Cida, tudo bem?
ResponderExcluirAcho que meu interesse foi fisgado quando você diz que o livro foge do óbvio. De início parece um pouco estereotipado, mas fiquei curiosa pra saber os caminhos diferentes que ele toma.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Eu não sabia desse livro, mas adorei, ja quero um exemplar dele.
ResponderExcluiradorei a indicação. bjs bjs
https://beperes.blogspot.com/
Descobri este site essa semana e já estou adorando os conteúdos, são ótimos!
ResponderExcluirParabéns! 👏
Meu Blog: Significados dos Sonhos
Oi Cida,
ResponderExcluirO livro parece ser legal, mas essa pegada de ''triangulo amoroso'' não chama tanta atenção nesse momento. Fica para uma próxima.
Bjs
https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/
Oi querida,
ResponderExcluire resumo rápido: vamos precisar de terapia depois do livro. Kkkkkkkkk, eu amei a resenha mesmo com os altos e baixos, achei o enredo bem inovador, e até anoite o nome do livro para ler futuramente. Espero gostar do livro tanto quanto você gostou, e quero saber o babado com Cam, Kaia e Steve.
Beijoss, Enjoy Books
Oi Cida,
ResponderExcluirO final não foi nada que você esperava para os três? HUMMM, isso me deixou curiosa!
Vou deixar a dica anotadinha aqui!
beeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/