[Resenha] A Maldição do Mar

A Maldição do Mar
Título Original: The Wicked Deep
Autor(a): Shea Ernshaw 
Editora: Galera Record                 Páginas: 320 
Lançamento: 2021                       ISBN: 9788501119469
Tradução: Octavia Alves
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

Quando corpos de garotos começam a aparecer no litoral da cidade de Sparrow, alguns moradores se perguntam se a antiga lenda sobre as bruxas vingativas seria verdade. Mas até onde essa caça às bruxas pode levar? Há dois séculos, três irmãs foram condenadas à morte por, supostamente, cometerem bruxaria. Pedras foram amarradas em seus tornozelos, e elas morreram afogadas nas águas profundas que margeiam a cidade. Agora, por um breve período de tempo – a cada dia primeiro de junho até o solstício de verão –, diz a lenda que as irmãs retornam, roubando os corpos de três meninas para que, por meio deles, possam buscar sua vingança, seduzindo e afogando meninos até a morte. Como muitos habitantes locais, Penny Talbot, conhece a lenda de cor. Mas, neste ano, quando a cidade se prepara para o anual retorno das irmãs, um rapaz desconhecido, Bo Carter, chega à cidade buscando suas próprias respostas. E Penny o acolhe. Mas quando corpos de meninos locais começam a aparecer no litoral, o clima de desconfiança e medo atinge a cidade, dando início a uma verdadeira caça às bruxas. A narrativa alterna, os eletrizantes eventos do presente com relatos do diário das jovens condenadas por bruxaria, resultando em um thriller sobrenatural inesquecível.

A Maldição do Mar acabou de ser lançado no Brasil e logo chamou minha atenção por mencionar uma história sobre bruxas. Eu sempre curti obras sobrenaturais e quando são com estes seres me empolgam bastante. Assim o livro furou fila aqui e mergulhei em sua história.

Na cidade de Sparrow, no Oregon, em meados de 1822, três irmãs chegaram de navio e mudaram a rotina dos moradores locais. As irmãs Swan, Marguerite, Aurora e Hazel, possuíam muito charme, encanto e uma aura mística ao seu redor. Os homens da cidade logo se viram seduzidos e não tardou para que os boatos começassem. Alguns achavam que tanto encanto e poder de sedução não eram normais, só poderia ser obra de bruxaria. Não tardou para que fosse armada um Inquisição e as três fossem atiradas no mar, com seus corpos amarrados em pedras. Elas foram condenadas por bruxaria.

Então, após este cruel assassinato, todo dia primeiro de junho, data de nascimento e morte das irmãs, ela voltam e lançam uma vingança sobre a cidade. Possuindo os corpos de moças locais, elas afogam homens durante algumas semanas e depois voltam para o mar, esperando o próximo ano para continuar com a matança.

Essa é a premissa central da obra e vamos então entrar em Sparrow, nos dias atuais, para ver mais um período onde as Swan estão executando sua incansável vingança. Quem narra a história para nós, é a jovem Penny Talbot, que acredita mais do que qualquer um nas bruxas.

Eu esperava uma grande história de bruxas, cheia de feitiços e afins, nos moldes de O Círculo Secreto, mas na verdade esta história é mais um mistério envolvendo a maldição destas bruxas, sem feitiços e sem magia. Na verdade, eu nem acredito que as Swan fossem mesmo bruxas, acho que estavam mais para assombração. Não é a grande história que esperei encontrar, foi uma leitura mediana.

Elas de fato possuem corpos de jovens e saem afogando rapazes. Penny é uma das pessoas que mais acredita nisso. Ela sempre levou bem a sério as Swan e seus efeitos, embora muitos só vejam a lenda como motivo de encher a cidade de turistas e fazer festas com muitas bebidas.

O motivo de Penny ser assim não é claro de começo, sabemos apenas que ela é uma garota que vive sozinha em uma ilha com a mãe e que o pai sumiu faz alguns anos. Só quando chega um garoto novo na cidade, Bo, e a garota se apaixona por ele, é que as coisas em relação à ela vão ficando claras. 

Por medo de perder Bo, Penny vai tomando coragem de enfrentar as Swan e com isso acaba revelando um aspecto muito curioso sobre si mesma.

A maldição e como a mesma pode ser quebrada são pontos de interesse, não nego isso. No entanto, acho que não me empolguei mais com a leitura por ter esperado um tipo de história e encontrado outro. Ainda assim, a leitura fluiu bem, li bem rápido e fiquei curiosa sobre os segredos da protagonista. Em determinado momento eu entendi o que ela escondia e até que isso foi bem estruturado dentro da história.

É um romance sobrenatural ambientado em uma pequena cidade banhada pelo mar. Tem um clima sombrio e sua cota de adolescentes agindo por conta própria e tomando decisões bem ruins. Acredito que daria um bom filme ou série de TV, é aquele enredo que combina com adaptações. 

Embora não tenha sido como esperei, por fim achei o desfecho convincente e acredito que vocês devam ler e tirar suas conclusões. Não é uma série, o que surpreende atualmente neste tipo de obra. Essa foi minha opinião e a sua pode ser bem diferente. Como mencionei, eu tive ressalvas por conta de criar expectativas, mas no geral foi uma leitura agradável. 

 

11 comentários:

  1. Que bom que, apesar dos pesares, foi uma leitura agradável. Eu fico bem chateada também quando a sinopse promete uma coisa, mas o livro mesmo vem de outro jeito. Me sinto enganada, sei lá. Entendo sua frustração... =/ A capa dele é bonita ao menos e que bom que não é uma série, coisa rara hoje em dia, de fato.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida! Confesso que não é um livro que me chame muito atenção, mas é bem complicado mesmo quando a gente espera uma coisa e encontra outra!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Olá, Cida.
    Eu fiquei bastante empolgada com esse lançamento. Mas com tantas decepções que ando tendo ultimamente preferi deixar para comprar depois de ler algumas resenhas da obra. E ainda me interesso pelo livro, ainda mais por ser único, mas vou ler sem muitas expectativas.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Amei tanto a capa desse livro. Também está na minha lista de leituras e espero gostar da história.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida, tudo bem?

    A premissa de Maldição do Mar é bem interessante que com certeza me chama bastante a atenção. Adoro histórias que se passam em cidades pequenas e se tem bruxas como personagens, melhor ainda.

    Mesmo com as suas ressalvas, acho que ainda darei uma chance para a história.


    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha. Esse livro já está na minha listinha. Que pena que a história não foi como você pensou.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  7. tbm adoro história de bruxas, o tema e a capa super ja me chamaram a atenção

    www.tofucolorido.com.br
    https://www.instagram.com/liviaalli/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Cida! Tudo bom?
    A Bibs leu esse livro e não curtiu tanto quanto esperava também. Acabei perdendo o hype pra ler, porque achava que ia ser nessa vibe de bruxaria e magia e mistérios envolvendo essas coisas, e não sendo o foco principal.
    Um dia no futuro procuro de novo pra ler.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Confesso que não sou fã de obras sobrenaturais, mas não julguei as irmãs ao ler a sinopse sobre o relato da vingança delas, haha. Acredito que o livro tenha sim seu valor, só foi uma pena ele não ter suprido suas reais expectativas né?!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Bruxas e fantasia em geral não é muito meu tipo de leitura, mas gostei da capa e de conhecer a história através da sua resenha. Mesmo com as ressalvas.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida, tudo bem?
    Nesse caso acho que as expectativas foram um ponto contra o livro mesmo, lendo sua resenha. Gostei muito de saber sobre o que de fato a obra trata, porque achei a premissa mega interessante, então é bom ter em mente o que irei encontrar caso leia.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!