[Resenha] Clube do Livro dos Homens

Clube do Livro dos Homens
Título Original: The Bromance Book Club (Bromance Book Club #1)
Autor(a): Lyssa Kay Adams   
Editora: Arqueiro                 Páginas: 320 
Lançamento: 2021               ISBN:  9786555650655
Tradução: Regiane Winarski
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

 

O que acontece no clube do livro fica no clube do livro. A primeira regra do clube do livro é: não fale sobre o clube do livro. Gavin Scott é um astro do beisebol, devotado ao esporte. No auge de sua carreira, ele descobre um segredo humilhante: a esposa, Thea, sempre fingiu ter prazer na cama. Magoado, Gavin para de falar com ela e acaba piorando o relacionamento, que já vinha se deteriorando. Quando Thea pede o divórcio, ele percebe que o orgulho e o medo podem fazê-lo perder tudo. Bem-vindos ao Clube do Livro dos Homens. Desesperado, Gavin encontra ajuda onde menos espera: um clube secreto de romances, composto por alguns dos seus colegas de time. Para salvar seu casamento, eles recorrem à leitura de uma sensual trama de época, Cortejando a condessa. Só que vai ser preciso muito mais do que palavras floreadas e gestos grandiosos para que Gavin recupere a confiança da esposa.

Clube do Livro dos Homens, de Lyssa Kay Adams, lançamento da Editora Arqueiro, é primeiro volume da série Bromance Book Club. Este livro já vinha fazendo fama por aqui antes mesmo da edição nacional ser lançada e minha curiosidade estava em alta para conferir esta história com uma premissa tão peculiar.

Peculiar? Sim! Eu achei bastante peculiar uma história com homens reunidos em um clube de livros, lendo romance de época para reconquistar suas garotas. Isso só poderia resultar em algo hilário e de fato foi assim.

Gavin Scott é um jogador do beisebol da primeira divisão que deixou a família em segundo plano para se dedicar a carreira. Ele deixou de enxergar a esposa Thea e como ela se sentia no decorrer dos anos de casamento. Quando se deu conta de o quanto ela estava insatisfeita com tudo naquela relação, ao ponto de fingir ter prazer na cama, Gavin não soube lidar com a situação e com o orgulho ferido.

Ele ao invés de lutar, aceitou a derrota e saiu de casa quando ela pediu. Dias depois seus amigos o encontram bêbado em um quarto de hotel e decidem fazer uma intervenção. Assim Gavin é convidado a entrar no Clube do Livro dos Homens, para ler romances de época e entender como as mulheres pensam e se sentem sobre romance e a vida no geral. Será que essa é a melhor solução?

Olha, eu não colocava muita fé no começo, mas me diverti horrores vendo Gavin tentando aceitar a leitura de uma obra que sempre encarou como exclusivamente feminina e vendo os conselhos dos caras membros do clube. 

Eles são muito espontâneos, sinceros e cheios de boas intenções. Gavin nem imaginava que outros próximos dele tivessem tido uma crise no casamento e compartilhando dessas experiências ele vai mudando sua visão sobre as coisas e até mesmo passa a confiar que ler “Cortejando a Condessa” vai ser a solução de seus problemas conjugais. O lorde do livro era um mestre na sedução e sua situação com a esposa se assemelhava muito com a de Gavin.

Não pensem que as coisas se arranjam do dia para a noite, apesar deste ponto divertido que é levar a vida seguindo as dicas de um romance de época, a história em si tem muitas passagens sérias e Gavin e Thea passam por muitos desafios no decorrer da trama.

A autora explora a crise do casamento deles em detalhes, não apenas desde o dia que se conheceram e o que os levou ao altar. Adams vai além, mostrando o que os moldou a ser quem são hoje, em especial Thea que teve um passado familiar complicado com os pais e isso a marcou por toda a vida.

A cada nova tentativa de Gavin de se aproximar, ele dá dois passos para trás. Sabemos que ambos se amam muito, mas parece que só amor não basta quando uma relação teve falta de diálogos, companheirismo, cumplicidade e excesso de egoísmo. Thea abriu mão de muito de sua vida para ser a esposa de um grande jogador e este homem não reparou em como ela estava se perdendo no caminho e sofrendo. Quando Gavin saiu de casa, ela viu a história de seu passado de volta e entendeu o quanto a solidão de um casamento era a pior solidão do mundo.

Os dois precisam se esforçar bastante para recuperar esta relação e é bem realista a forma como os problemas são abordados e a autora vai mostrando a mudança que ocorre gradativamente com cada um dos protagonistas.

Apesar de tudo indicar Gavin como principal responsável pela degradação da relação, eu não posso fazer vista grossa e ignorar que Thea também teve sua parcela de culpa. Ela cedeu demais, deixou de se impor e não abriu sua coração para o marido. Ele é um cara legal e acho que teria entendido o quanto ela esta se sentindo insatisfeita. Talvez assim Gavin tivesse percebido antes seu egoísmo, se Thea não tivesse sido tão conformada.

A obra nos faz pensar sobre os dois lados de um relacionamento, em como temos que ceder em determinados momentos, mas não se esquecer de nós mesmos. Também nos faz pensar que não estamos sós na relação e precisamos dedicar atenção ao outro, não apenas querer ser confortado, mas confortar.

A narrativa em terceira pessoa se intercala entre capítulos mostrando a situação pelo lado de  Gavin e outros pelo lado de Thea, além de ter capítulos onde ambos estão juntos. É ótimo para ter uma visão maior do cenário e sermos mais imparciais.

Sobre o Clube, ele  é cheio de homens daqueles que você nunca imagina correndo atrás de mulher, mas todos eles têm seus segredinhos. O meu preferido desta turma foi Braden Mack e acho que ele vai fazer par com Liv, a irmã de Thea, no próximo livro. Os dois são tão maravilhosos que ouso dizer que gostei mais de ambos do que do casal de protagonistas e olha que Gavin e Thea são bem carismáticos.

Se preparem para rir muito com estes homens cheios de conceitos muito engraçados como a escala EL, masculinidade tóxica e outros. Eles agem como garotas ajudando outra a superar o término, fazem compras juntos, ajudam a escolher a roupa do outro para um encontro e até tem as noites só dos rapazes.

Ri (os caras são ótimos), me emocionei (o passado da Thea e da irmã é bem tenso) e também passei raiva (Gavin deu muitas mancadas e a Thea também), fiquei esperançosa. Eu senti de tudo um pouco durante a leitura. É bem envolvente e fluiu bem. Clube do Livro dos Homens é um romance moderno, que mescla momentos leves com momentos mais sérios e faz a gente torcer por um final feliz. Os personagens são carismáticos e batalhadores, fáceis de gostar.

A história é criativa e inova no quesito romance, quem ama comédias românticas, não pode deixar de conferir. Não vejo a hora de ler os próximos volumes, Undercover Bromance, Crazy Stupid Bromance e Isn't It Bromantic?. Recomendo! 

15 comentários:

  1. Oi Cida, tudo bem?
    Acho que relacionamentos são 50/50, então concordo com você que ambos têm sua parcela de culpa. Mas eu adorei a premissa desse "reencontro" dos dois, mediado pela leitura de romances de época hahaha! Achei a proposta divertidíssima e, se der, vou querer ler.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Vi esse livro nas redes alguns dias atras, mas é a primeira resenha que vejo, curti bastante e vou dar uma chance.
    Parece ser algo bastante novo haha

    Bjos
    https://quemevcbrubs.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, tudo bem?

    Estou super curiosa para ler esse livro. Praticamente todas as resenhas que li, foram positivas e confesso que as minhas expectativas estão um tanto altinhas (rs...). Espero não me decepcionar.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida, tudo bem? Eu comecei a ler, mas ainda não me empolguei, eu espero que isso mude porque as expectativas estão muito altas!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem?
    Esse livro já está na minha listinha, em breve já quero ler!!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  6. Olá, Cida.
    Eu gostei bastante desse livro mas teve algumas coisas que achei que a autora poderia ter dado mais destaque. Como o clube por exemplo que basicamente só está ali no título do livro. E achei que ela "resolveu" as coisas muito facilmente, a impressão que deu foi que um orgasmo resolveu todos os problemas deles.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Adoro leituras envolventes e esse livro tem me chamado atenção por ser diferente e leve também.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca li esse livro, mas confesso que sou bem curiosa, depois de várias resenhas positivas a respeito dele. Que bom que a leitura te foi bem proveitosa. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  9. Oi! hahahha amei a premissa desse livro! Quero ler o mais rápido possível. Por esses problemas matrimoniais que vc citou, me lembrei um pouco de "Todas as suas (im)perfeições" da Colleen Hoover. É um livro que amo! Tenho certeza que vou amar esse que vc indicou por essa premissa do casamento ruindo e porque com certeza vou morrer de rir ahahah. Equilíbrio é tudo!
    Um abraço,
    https://asabelhices.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oie!

    Eu vi esse livro por ai e nem dei bola por conta do título, mas pelo seu post parece ser um livro bem divertido e é o que eu tenho procurado ultimamente.

    Boas leituras,
    Apesar do Caos

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida, tudo bem?
    Pelos seus comentários a trama parece proporcionar uma agradável leitura. Quero ler em breve.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Cida! Tudo bom?
    Eu tô pra ler esse livro faz tanto tempo e ainda não arranjei espaço na TBR. Quero fazer isso ainda esse semestre! Parece o tipo de dramédia ótima pra dar uma relaxada e desligada da vida.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá....
    Adorei a sua resenha!
    Esse livro está na minha lista de desejados e estou simplesmente loooooouca pra ler! Seus comentários a respeito me fizeram desejar a leitura ainda mais... amo comédias românticas e ultimamente tantos leitores vem me recomendar esse livro que acho que preciso ler!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Aff eu amo tanto esse livro que nem sei!
    Legal você pontuar também a parcela de culpa da Thea. Eu também tenho essa mesma visão, mas vejo poucas pessoas comentando.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  15. Oi Cida,
    Eu também li esse livro há pouco tempo e acho que estava tão empolgada com os comentários, que no fundo, esperava algo mais, sabe? Super recomendo, foi divertido, leve, rápido, mas não perfeito, como eu queria que fosse. Quero ler os próximos, gostei da ideia e da escrita da autora!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!