[Resenha] Custe O Que Custar

Custe O Que Custar
Título Original: Run Away
Autor(a): Harlan Coben  
Editora: Arqueiro                 Páginas: 336 
Lançamento: 2020               ISBN:  9786555650297
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||  

Até onde você iria para salvar a sua filha? Simon Greene tinha uma família perfeita. Até perder a filha mais velha para as drogas. Depois de receber todo o apoio necessário na luta contra o vício, Paige desapareceu com o namorado abusivo, sem deixar vestígio. Um dia, ele a reencontra no Central Park, em Nova York, tocando violão por uns trocados. Ela parece outra pessoa: está fora de si, assustada e claramente em perigo. Quando Simon vai falar com ela e lhe implorar que volte para casa, Paige foge mais uma vez. Então ele faz o que qualquer pai faria: vai atrás dela e acaba entrando em um mundo sombrio e perigoso em que gangues de rua ditam as leis, drogas são a moeda corrente e assassinatos são acontecimentos corriqueiros. Enquanto tenta resgatar a filha, Simon se vê enredado em uma trama de mentiras que abre uma porta sombria para o passado. Em pouco tempo fica claro que não é só a vida de Paige que está em risco, mas a dele próprio também.

Custe o Que Custar, de Harlan Coben, acabou de chegar por aqui e já corri para ler. Quem me conhece sabe o quanto sou fã do autor e como gosto de perder o sono lendo suas histórias.

Nesta nova obra, inédita no Brasil, Harlan nos apresenta Simon Greene, um homem de negócios de sucesso e pai de família que viu sua filha mais velha mergulhar em um relacionamento abusivo e se perder no mundo das drogas. Simon não aceita perder Paige. Mesmo quando ela foge de casa e desaparece na cidade, ele vai em busca de pistas, acreditando que ainda pode salvar a jovem.

Ele, após muitas tentativas, a encontra tocando música no Central Park por uns trocados. Finalmente a achou, mas não demora para perdê-la novamente e de quebra se ver envolvido um um mundo violento, de assassinatos e muito segredos. Na busca por Paige, Simon pode perder a própria vida.

Paralelo a busca deste pai, temos uma detetive particular procurando um jovem desaparecido e também uma dupla de assassinos matando pessoas em todos os estados americanos, pessoas estas que em um primeiro momento parecem não ter nenhuma ligação aparente. É uma história que começa com mistérios e segue assim até as últimas páginas.

Quem conhece o trabalho do autor, já está familiarizado com esta estrutura de suas tramas. Ele tende a criar vários núcleos de personagens nas histórias e cada um tem focos que parecem distantes dos demais, mas conforme avançamos na leituras, os personagens acabam se cruzando e percebemos que todos estão de alguma forma ligados. Nada ali está acontecendo ao acaso, há um fator em comum entre cada acontecimento e nós leitores ficamos roendo as unhas de curiosidade tentando adivinhar o elo de ligação.

A narrativa é ágil, sem enrolação e uma avalanche de acontecimentos marcantes nos é apresentada. Não se surpreenda ao terminar cada capítulo com uma revelação bomba. Este artifício nos leva a querer ler mais um capítulo e logo outro e mais outro, por fim a leitura flui fácil e se torna bem envolvente.

Não posso detalhar muito o que acontece especificamente com cada grupo de personagens para não tirar o prazer da descoberta de quem for ler, mas posso dizer que a maior parte da história gira em torno de Simon e a busca pelo paradeiro da filha. Nesta busca é que a maior parte das ligações surgem e assim vamos conseguindo montar um cenário maior, ainda que os personagens permaneçam cegos.

O autor ainda se vale de personagens de outra obras para ajudar nesta nova narrativa, como uma advogada que aparece muito nos livros de Bolitar e o protagonista de Até o Fim. São breves participações, que são um toque nostálgico para quem leu muitas obras do autor. Se você não leu, sem problemas, não atrapalha o entendimento.

O suspense é ótimo e intrigante, mas senti falta de um carisma maior nos personagens. Em geral sempre sou cativada por alguns dos personagens de Coben, mas desta vez nenhum deles me ganhou.

O que fez a leitura interessante, ao menos para mim, foi a forte abordagem de temas atuais e relevantes e como afetam a vida das pessoas. Há um grande enfoque em relações familiares e como mesmo morando sob o mesmo teto não conhecemos totalmente uma pessoa, o problema das drogas e o absurdo do fanatismo religioso. Estes pontos nos fazem pensar e levantam questionamentos inteligentes sobre o impacto disso na vida das pessoas.

Eu gostei bastante da obra, ainda que tenha este detalhe sobre como não me liguei aos personagens, no geral me empolgou bastante. Não deixem de ler. 


16 comentários:

  1. Olá,
    Também sou apaixonada pelos livros do Harlan e sempre que lança um novo corro para pegar. Comprei esse livro na Feira de Livros aqui de Lisboa, na edição portuguesa, e assim que pude peguei. Estou gostando bastante da história e dos temas abordados, mas acredita que mesmo assim ele está quase abandonado aqui na estante? Acho que parei na metade da leitura e sua resenha me animou a voltar a ele.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  2. Eu sou doida para ler os livros de Harlan Coben. Só conheço algumas séries do Netflix que ele escreveu e são fantásticas. Eu já estou de olho nesse livro para dar uma chance a ele na literatura agora.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, tudo bem?
    Ainda não tive a chance de ler nenhum livro do autor, mas vi 2 séries dele na Netflix e achei ambas medianas, com muitas inverossimilhanças. Isso me desanimou com o Harlan num geral. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. To com uns livros do Coben pedindo para serem lidos na estante, mas ainda não li nenhum... Mas o que ouvi do autor foram só elogios!

    Blog Tagarelando Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida!! Eu queria ter lido Coben esse ano, mas veio a Pandemia e eu me desaminei bastante com algumas leituras! Uma pena os personagens não terem tantos carisma, mas eu ainda quero conferir as obras do autor!

    Bjs, Mi


    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi!

    Olha, me interessei pelo autor. Eu faço isso de criar núcleos que se cruzam depois (fiz isso na trilogia). Vou colocar na lista para conhecer...acho que o autor me instigou mais que o livro...rsrsrs. Adorei a resenha.

    Até!
    https://nsmoraes.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu amo quando há interação de outros personagens, como um crossover. Fico bem empolgada quando isso acontece kkk. Que bom que gostou da leitura. Quero ler algo do autor <3

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  8. Sou fã de suspense e mistérios, mas ainda não li nada do autor, na verdade, vontade não me falta né... tem vários livros dele na minha wish, e esse já foi pra lá também, haha. Uma pena que vc não tenha sentido carisma pelos personagens, mas ainda bem que isso não estragou a sua experiência com o livro.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  9. Olá, Cida.
    Eu também sou muito fã dele, mas não consigo acompanhar tudo o que ele escreve hehe. Esse eu nem comprei ainda. Não consegui ler ainda o ultimo dele que chegou aqui. E acredita que so reparei que ele coloca personagens dele em varios livros no último que li? Dai fui pesquisar e vi que em quase todos os livros tem.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. É meio chato quando a gente não consegue se conectar com os personagens... atrapalha demais na leitura. Mas pelo que vi, esse detalhe não te atrapalhou tanto assim, então a história deve ser muito boa mesmo.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  11. Oi, Cida

    Que bom que essa falta de conexão com os personagens não atrapalhou a leitura. Eu comecei os livros do autor recentemente e gostei muito das experiências, em dado momento lerei esse lançamento!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei saber mais sobre esse livro, essas histórias de relacionamento sempre podemos tirar muito proveito :D e boas lições
    www.mundodasmulheresbrasil.com

    ResponderExcluir
  13. Ei, Cida, tudo jóia? A trama parece muito interessante e cativante, principalmente com tantos mistérios envolvidos. Parece ter bastante drama presente também, né? Mas eu ouço muito elogios a esse autor e que bom que você gostou da leitura de maneira geral, beijos!


    Books House

    ResponderExcluir
  14. Menina, que trama intrigante, essa! Fiquei curiosa pra saber o que se passa com a filha dele. E que bom que a leitura valeu a pena, mesmo vc não tendo se ligado muito aos personagens como gostaria. Se eu tiver a chance, lerei com certeza!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  15. Oi Cida,

    Eu preciso ler livros do autor. Sempre vejo suas resenhas elogiando as obras dele e só me dá ais vontade de ler.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  16. Oi Cida,
    Aqui em casa, quem lê Harlan Coben é minha mãe. Eu nunca li nada dele, porque me decepcionei tanto com as séries da Netflix que vi que desanimei, mas já ouvi falar que os livros são bem melhores, só preciso de coragem, porque já tenho vários aqui no kindle.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!