[Resenha] Um Estranho Sonhador

Um Estranho Sonhador
Título Original: Strange the Dreamer
Autor(a): Laini Taylor 
Editora: Universo dos Livros      Páginas: 544
Lançamento: 2019                     ISBN: 9788550304366
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads|| 
O sonho escolhe o sonhador, e não o contrário – e Lazlo Estranho, órfão de guerra e bibliotecário júnior, sempre temeu que seu sonho tivesse escolhido mal. Desde os cinco anos, ele era obcecado pelos mistérios de Lamento, uma cidade mítica perdida. O que aconteceu lá duzentos anos atrás que a separou do restante do mundo? Que tipo de deuses existiam lá e foram mortos pelo Matador de Deuses? Essas respostas o aguardam em Lamento, mas também mais mistérios – incluindo a deusa de pele azul que aparece nos sonhos de Lazlo. Neste romance de tirar o fôlego – indicado para sonhadores dispostos a se aventurar em mundos mágicos, repletos de personagens marcantes e seus conflitos emocionais –, a sombra do passado é tão real quanto os fantasmas que assombram a cidadela de divindades assassinadas. Aventure-se em um mundo mítico de horror e maravilha, mariposas e pesadelos, amor e massacre.
Um Estranho Sonhador é o primeiro volume da duologia Strange The Dreamer, de Laini Taylor. Nesta história, a autora nos apresenta um universo de sonhos que escolhem sonhadores, de deuses, filhos de deuses, matadores de deuses, cidades perdidas e uma musa dos pesadelos.

Lazlo Estranho é um bibliotecário órfão que sempre teve uma vida humilde e simples. Nunca foi visto como uma pessoa importante, apenas como um jovem sonhador que vivia com a cara enfiada nos livros. O maior desejo do rapaz era conhecer uma antiga cidade mítica que teve sua existência considerada lenda e o nome verdadeiro apagado das mentes das pessoas, ficando conhecida apenas como Lamento.

No entanto, para Lazlo, tal lugar é real e um dia, quando se depara com a prova viva de sua existência e a oportunidade de ir até lá, ele não reluta em arriscar a própria vida em busca de seu maior sonho.

Lamento era uma cidade como qualquer outra, mas um dia criaturas poderosas a tomaram para si. Eram criaturas donas dos mais diversos poderes, que foram chamados de deuses e que torturaram e usaram os cidadãos de lamento com muita crueldade. Só um homem de Lamento teve coragem de lutar e ele eliminou os deuses poderosos, mas não conseguiu evitar as cicatrizes que eles deixaram no povo e na cidade. E também não conseguiu evitar que os descendentes destes deuses se salvassem…

Lazlo segue cegamente com este homem na busca para salvar Lamento e esta jornada, desde o começo, é cheia de magia e ambientada em um universo que apenas a imaginação de Laini Taylor poderia compor.

Eu já havia lido a trilogia Feita de Fumaça e Ossos da autora e me encantado com seus mundos de fantasia. Ao começar a ler Um Estranho Sonhador me vi novamente imersa em um lugar único, belo mesmo em suas monstruosidades, que apresenta muita história e é povoado por personagens cheios de camadas, de dores, sonhos e desesperos. A emoção que eles passam é palpável, o que dá muita profundidade à trama.

Laini Taylor gosta de conduzir uma narrativa que tem poesia nas palavras e segue de forma a permitir que o leitor vá criando em sua mente cenários, que mesmo sendo por demais fantasiosos, surgem em nossa mente com naturalidade. Eu acho esta autora uma excelente contadora de histórias, que é capaz de levar o leitor para outro mundo e fazê-lo acreditar em tudo o que ela imaginou.

A jornada de Lazlo é fascinante por si só, mas a história não é só dele. O matador de deuses não conseguiu eliminar os descendentes destes e Lazlo divide a história com uma destas crias dos deuses, a Musa dos Pesadelos, Sarai.

Sarai vive em uma cidade acima de Lamento, e quando digo acima, é acima mesmo. Ela está presa lá, mas seu dom permite que entre nos sonhos dos humanos e assim conhece Lazlo.

A autora mostra os sonhos de cada um destes dois de maneira individual, mas em certo momento a jornada deles se une e algo novo começa a tomar forma. Eu me encantei com  as interações dos dois e a forma singela que acabam se apaixonando, teria sido lindo, se não fosse trágico.

É! Assim como na outra obra da autora que li, os casais são encontram um final feliz fácil e nem há garantia que vai haver um no final. A história angustia por termos esta incerteza e apesar de belamente fantástica, é também dolorosa. Eu não esperava por certas escolhas da autora para o momentos finais. Eu até imaginei o que veio a ser revelado sobre Lazlo, mas nunca o que foi reservado para Sarai. Confesso que foi uma grande surpresa e a atitude final de Lazlo foi simplesmente frustrante e me decepcionou.

O rapaz é uma personagem que me cativou desde o começo, assim como Sarai. Ambos são pessoas muito diferentes e sonham de maneira a nos fazer sonhar com eles, a gente torce pela dupla. Só que o que ele fez no final me deixou mega chateada, pois para mim foi contra tudo o que Sarai desejava e apesar dele justificar com amor, pareceu mais egoísmo.

Ainda assim, é um livro que encanta e prende fácil pelas suas peculiaridades e trama interessante. Fiquei, sim, frustrada com o final e isso só me deu mais vontade de ler a sequencia e ver as coisas serem consertadas.

[Projetos de Leitura] 15 Livros Para Ler em 2020 

12 comentários:

  1. Oi Cida,

    Acho que foi um dos livros mais ''mágicos'' que já li.
    A autora mistura tão bem o mundo mágico com sonhos e desejos, achei a obra fascinante.
    Estou aguardando para ler o próximo quando a editora lançar o livro fisico.

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  2. Oiii Cida

    Eu preciso maratonar os livros dessa autora, sempre estão me indicando por conta justamente dessa escrita poética e envolvente dela. Ainda tenho Feita de fumaça e ossos pendente pra ler, depois dele quero conferir essa dualogia de Um Estranho Sonhador.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde :)
    Tudo bem :)
    Eu já li este livro *-*
    No começo não estava gostando tanto, mas quando começou de fato a jornada foi ficando bem interessante mesmo. O final é meio bad né?! kkkkk

    Beijos e se cuida
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida, caramba, tenho a trilogia Feita de Fumaça e Ossos e até hoje não li, preciso mudar isso... :(
    Amei sua resenha, e como adoro narrativa poetica e com boas descrições, nossa, já quero ler heimm!
    Ps: Nem sei a quando anda o meu projeto de 15 livros, tinha esquecido dele...

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro a escrita da autora e sou apaixonada pela Trilogia Feita de Fumaça e Osso. Tanto que cheguei a comprar Um Estranho Sonhador, mas ainda não tive um tempinho para ler. Ainda bem que o volume 2 já está lançado, quero ler o quanto antes!

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  6. Ai eu amo demais essa duologia! Um Estranho Sonhador foi uma das melhores leituras do ano passado. Lendo sua resenha, bateu saudade demais
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida,
    Eu fiquei animada quando esse livro foi lançado, mesmo não sendo tanto meu gênero, eu queria ler.
    Aí, vieram algumas críticas negativas e eu desanimei, porém como está no unlimited, agora posso dar uma chance, mas vou com menos empolgação para não me decepcionar.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Cida.
    Eu comprei esse livro desde que lançou mas ainda não li. Estava esperando lançar o segundo e ler de uma vez hehe. Mas ainda vou te que esperar porque quero ler o físico. Eu amei a trilogia Feita de Fumaça e Osso e esse pelo jeito está no mesmo nível.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida, tudo bem?
    Nossa, pela capa e pelo nome jamais chutaria que era uma fantasia. Achei bem criativo o universo trazido nesse livro. Pena que o final deu uma decepcionadinha.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  10. Eu amo a Laini desde que li 'feita de fumaça e ossos' e já quero muito ler esse novo universo dela. Na verdade, já tem um tempo que estou com esse livro no kindle e nem sei pq ainda não comecei.
    Amei sua resenha
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida, eu nunca li nada da autora, mas o feito de Fumaça e Ossos ganhou muitos elogios, quero conhecer a escrita da autora. Uma pena pelo final.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!