[Resenha] Simplesmente Blue

Simplesmente Blue
Título Original: A Different Blue
Autor(a): Amy Harmon    
Editora: Verus                      Páginas: 336
Lançamento: 2019               ISBN:  9788576864653
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Blue Echohawk não sabe quem ela é. A garota, que desconhece seu nome verdadeiro e sua data de nascimento, foi criada por um estranho e não frequentou a escola até os dez anos. Aos dezenove, quando a maioria dos jovens vai à faculdade ou segue em frente com a vida, ela é apenas uma veterana no ensino médio. Sem mãe, sem pai, sem fé e sem futuro, Blue é uma estudante difícil, para dizer o mínimo. Durona e sexy, ela é o oposto do jovem professor britânico que decide que está pronto para o desafio de levar a encrenqueira para debaixo de suas asas. Simplesmente Blue narra a história de uma transformação e fala de uma amizade improvável em que a esperança promove a cura e a redenção se torna amor.

Amy Harmon me conquistou em Beleza Perdida e desde então venho lendo suas obras e sempre me surpreendendo positivamente. As histórias de Amy são poéticas, sensíveis, com dramas reais e romance. Há vida e dor, começos e fins, sonhos e esperanças em cada linha.

Simplesmente Blue é uma história densa, que apresenta em suas páginas a jornada de uma jovem que desde cedo se viu perdida no mundo e busca se encontrar. Blue Echohawk, ainda criança foi abandonada pela mãe no carro de um desconhecido. Este homem, por uma série de motivos, acabou achando melhor criar a menina ao invés de entrega-la para as autoridades.

Blue viveu uma vida nômade com Jimmy, um índio que se sustentava da venda de suas esculturas de madeira. Ele sempre viveu com simplicidade e modéstia, e mesmo não sendo uma pessoa efusiva, tratou Blue com cuidado e amor, até mesmo a ensinou a entalhar madeira como ele fazia. No entanto, Jimmy se foi cedo demais e Blue se viu em outro lar e tendo que se virar praticamente sozinha muito cedo.

Blue entrou na escola tarde e em sua turma é uma das alunas mais velhas. Ela não é uma aluna exemplar, aparece por lá apenas para marcar presença. Tem fama de vadia, gosta de dormir com vários caras de forma a se anestesiar de uma realidade na qual não sabe seu verdadeiro nome, quem são seus pais e nem mesmo a data de aniversário.

Quando chega um novo professor de História na escola e este leva os alunos a pensar sobre suas próprias histórias, Blue se vê refletindo sobre a vida e o professor Wilson passa a ajudar nesta reflexão.

Eu adorei este livro desde as primeiras páginas. Blue é uma personagem complexa que a gente quer desvendar, torcendo para que ela se ache em algum momento. Neste meio tempo, vamos vendo as aulas de Wilson, que são uma forma excepcional de ensinar História, dá até vontade de estudar com eles. O trunfo de Wilson é saber como falar com os jovens. Ele tem um dom de ligar a vida real deles com a História mais antiga e o resultado é que atinge pontos certeiros, faz pensar e desperta especialmente Blue.

As aulas a modificam e aos poucos Blue se vê encarando a vida de maneira diferente. Ela se questiona, percebe que precisa mudar e luta por isso. No entanto, leva boas rasteiras da vida e isso nos leva a ansiar por ver se ela vai afundar ou lutar para sair do fundo do poço.

A autora apresenta uma trama realista, de personagens com dramas tão genuínos que podem ser os do leitor ou mesmo algo que nós tenhamos acompanhado. A jornada de Blue é dura, complicada demais e ainda assim dá esperança de que algo bom possa vir da luta.

Acho a protagonista uma personagem brilhante, que apesar de não acreditar muito em seu valor, não desistiu e se impôs. Ah! Como ela foi incrível quando tomou as rédeas de sua vida e se posicionou firme em suas decisões, especialmente no amor e em uma certa escolha.

Simplesmente Blue tem sentimentos viscerais em suas páginas, é pura emoção. Uma história sobre redenção, aceitação, raízes, passado, presente, futuro e perdão. A protagonista que começa interessante, se torna um enigma a ser desvendado e ao final é uma mulher admirável. Leiam e se encantem com mais este drama de Amy Harmon.

[Projetos de Leitura] 15 Livros Para Ler em 2020 


9 comentários:

  1. Oiii Cida

    Eu gostei do perfil da protagonista, como ela toma as rédeas da vida, e por ser um personagem realista e crivel. A trama parece ser bonita, envolvente. eu leria esse livro, vou anotar a dica.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    EU AMEI ESSE LIVRO!!!!
    implesmente Blue é um livro que possui sensibilidade em cada canto da história, as emoções se deslocam a cada virar de página e deixa o leitor totalmente absorto em sua história de um jeito que é impossível pausar a leitura. Simplesmente Blue é um livro sobre a descoberta de quem você é e, principalmente, de quem você quer ser. Fala sobre amizade, perdas e sobre entender que o passado não é a única coisa que nos define, mas o que queremos para o futuro é o que molda a nossa história.

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, curti a resenha, eu não conhecia este livro e achei de uma profundidade imensa, não sei se leria só pela sinopse, mas sua resenha me despertou muito o interesse viu!?

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  4. Taí um livro que não me conquistou pela capa, mas vendo sua resenha agora me deu vontade de conferir. Achei que seria somente mais um new adult, mas ele parece ser bem mais
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida, tudo bem? Infelizmente ainda não li nada da autora, mas pela forte trama talvez eu comece com esse!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida,
    Eu ainda não li esse livro, mas está na minha lista exatamente por ter amado Beleza Perdida. Acho que é o tipo de leitura certeira para mim, sei que vou amar!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Que resenha apaixonante

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro e fiquei com muita vontade de conhecer a estoria dessa protagonista .dica anotadissima

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida, tudo bem?
    Essa história parece incrível e emocionante, uma verdadeira imersão no amadurecimento e no perdão sobre si e seu passado. Adorei que o professor seja a figura que conduza Blue em melhorar a si mesma, a se esforçar. Me lembrou um pouco a Maeve em Sex Education.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida,

    Esse livro está na minha lista desde que saiu por aqui. Sinto que vou me encantar com a história.
    Que bom que gostou da leitura!

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!