[Resenha] Ao Seu Lado

Ao Seu Lado
Título Original: By Your Side
Autor(a): Kasie West 
Editora: Verus                      Páginas: 280
Lançamento: 2019               ISBN: 978-8576867654
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Depois de se ver trancada acidentalmente na biblioteca pelo fim de semana inteiro, Autumn Collins não acha que as coisas podem piorar. Mas ela percebe que não está sozinha. Dax Miller está trancado com ela. Autumn não sabe muito sobre Dax, só que ele é problema. Entre os rumores sobre uma briga em que ele se meteu (e o breve período no reformatório que veio a seguir) e sua fama de antissocial, ele não é exatamente a melhor companhia para um fim de semana. Ainda assim, Autumn tenta manter a calma e lembrar que é apenas uma questão de tempo até Jeff, seu quase namorado, perceber que a deixou na biblioteca e vir resgatá-la. Mas Jeff não aparece. Ninguém aparece. Diante disso, fica claro que Autumn terá que passar o fim de semana se alimentando de barrinhas de cereal e tentando conversar com um garoto que claramente não quer nada com ela. Até ela perceber que há muito mais em Dax do que ele deixa transparecer. Conforme Autumn e Dax vão se abrindo um para o outro, ela fica impressionada com a conexão entre eles. Mas será que os sentimentos vão sobreviver quando o fim de semana acabar e a vida de Autumn voltar ao normal?
Acho que todo amante de livros, se fosse preso e pudesse escolher uma prisão, com certeza seria em uma biblioteca. Não que eu queira ficar presa em algum lugar, mas se ficasse por acidente, assim como Autumn, uma biblioteca seria um lugar legal.

E é isso que acontece em Ao Seu Lado, de Kasie West. A protagonista, Autumn, vai estudar na biblioteca com um grupo de amigos na sexta, para depois todos poderem sair em um passeio no final de semana. Ela está empolgada com isso, já que vai ser a chance de passar um tempo maior com seu crush, Jeff. Quem sabe, finalmente, os dois possam se entender e começar um relacionamento.

Só que na hora de ir embora, Autumn se separa dos amigos para ir ao banheiro e acaba ficando trancada. Por ser um final de semana de feriado, a biblioteca não abrirá no sábado, apenas na segunda e ela se vê apavorada.

Autumn é uma pessoa que sofre de crise de ansiedade e é comum sumir quando fica ruim e não avisar ninguém. Assim os amigos nem se preocupam com a ausência dela e ninguém vai ao seu resgate. Ela busca uma saída e não encontrando procura alimentos na biblioteca e não demora pra descobrir algo maior. Há outra pessoa presa ali com ela.

Dax foi à biblioteca por motivos muito diferentes, mas acaba preso da mesma forma. Ele é conhecido como o deliquente da escola e Autumn fica com medo dele assim que o vê. O jeito rabugento e de poucos amigos do rapaz não ajuda a mudar a primeira impressão dela, mas com o passar das horas, os dois acabam se deixando conhecer e percebem que faziam uma ideia errada um do outro.

Ambos se entendem fácil e mesmo com relutância acabam por falar sobre coisas pessoais que não costumam conversar com os outros. Assim um laço surge entre eles. É uma relação curiosa, que nos faz pensar onde pode chegar.

Ao Seu Lado foi um dos livros que escolhi para ler no meu projeto 15 Livros Para Ler em 2020, pois queria muito ler Kasie West de novo. A autora, junto com Sarah Dessen, é uma das minhas queridinhas no gênero young adult. Suas histórias sempre são meigas, delicadas e trazem personagens que ganham o leitor fácil com seu carisma. Neste livro não foi diferente, Autumn e Dax são um amor e eu não nego que shippei os dois logo de cara.

Só que não é tão simples assim. Os dois se aproximam na biblioteca e acabam se tornando amigos, mas há aspectos em suas vidas que não permitem que ambos simplesmente aprofundem essa amizade a levem para algo maior. Não que seja impossível, mas conforme a história avança, muita coisa acontece e impede um possível romance de surgir.

Um dos problemas é Dax não querer se apegar a ninguém. Ele é um garoto que vive em lares adotivos e longe da mãe, uma mulher viciada que preferiu as drogas ao filho. Isso minou a confiança dele nas pessoas e relacionamentos não são algo que ele busque. Autumn é quem traz o outro impedimento para algo mais entre eles. Há o tal Jeff na vida dela e algo que acontece com o rapaz a faz temer admitir que ele não é mais seu crush.

São problemas realistas que cercam os protagonistas e fazem a gente pensar em como seria estar no lugar deles, mas ainda assim, a história não chega a ser um drama trágico e sim nos dá esperança que Dax e Autumn vão conseguir se encontrar nessa confusão e dar certo como casal.

Enquanto isso não acontece, a autora explora a amizade deles e as vidas individuais de cada um. Ambos têm medos a superar e achei a forma como essa luta deles foi conduzida muito convincente e emocionante. Tanto a abordagem do abandono de Dax, como da ansiedade de Autumn que ela escondia de todos os amigos, foram feitas de maneira delicada e assertiva. Sem melodrama, sensacionalismos e sim com a devida seriedade.

A história é doce na medida certa, com um casal adoravelmente fofo e uma pitada agradável de romance e drama. É um livro que dá para ser lido em poucas horas, muito envolvente e daqueles que faz a gente não ter vontade de largar até a última página.

A obra têm seus clichês, mas também traz boas surpresas. Surge na gente a torcida pelo romance e eu fui cem por cento time Dax. O Jeff apesar de ser um rapaz simpático, precisava de muita vitamina para chegar aos pés do charme e carisma do Dax.

Em suma, foi uma ótima leitura, que me emocionou muito e fez terminar o livro com o coração mais quentinho. Recomendo!

12 comentários:

  1. Oi Cida, tudo bem?
    A trama me lembrou um filme antigo , mas em vez de biblioteca era um supermercado em que os protagonistas ficavam presos. Gostei da dica!!

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida,
    Minha ansiedade não ia gostar nem um pouco desse lance de ficar presa também, mas se tivesse comida e água garantida aliviaria haha
    Eu fiquei curiosa com este romance, ainda mais pelo cenário. Espero conhecer em breve.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  3. Oiii Cida

    Não sei o que deu de errado pra mim com esse livro mas não gostei nadinha quando li, dei 2 estrelas. Achei que o drama do Dax ficou mal explorado e o Jeff me irritou com algumas atitudes dele. Ta que no final ele se redime, mas até lá ja tinha pegado um pouco de ranço dele. Enfim, não consegui conectar com nenhum personagem deste, mas não desisti da kasie West... quero ler mais livros dela porque ja tive experiências ótimas com as histórias da autora.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cida! Tudo bom?
    Nunca li nada da Kasey, mas morro de vontade porque as capas são uma gracinha e as premissas também! Parece aquele tipo de romance fofo pra desestressar, como sua resenha bem expressou.
    Espero conseguir ler em breve!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida, eu só li uma livro da autora e gostei demais! Gosto de leituras rápidas, já quero conferir!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. to querendo mesmo uma dessas leituras que nos deixam com coração quentinho, curti essa indicação

    www.tofucolorido.com.br
    https://www.instagram.com/liviaalli/

    ResponderExcluir
  7. Eu li só um livro da autora e curti.. então nem sei porquê não leio mais delas.
    Esse eu gostei da premissa, ainda mais os motivos do carinha não querer se pegar não ser apenas porque teve seu coração machucado por outra garota
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida,

    Eu adoro a autora e suas histórias.
    Quero muito ler ele e já está na minha lista de leitura!

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Cida.
    Eu só li um livro da autora até agora e gostei muito, li em uma sentada. E esse também está na minha lista. Acredito que o sonho do povo é ficar preso em um shopping, mas para os leitores é com certeza em uma biblioteca hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Olá...
    Já tive ótimas experiencias com essa autora, logo, é um livro que me chama a atenção e desejo muito a leitura. Gostei de saber que é uma história clichê, mas, que tem também suas surpresas.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida!
    Nunca li nada da autora, mas sempre vejo otimas resenhas dos romances dela. Tenho até um no meu kindle, Namorado de Aluguel que parece divertido demais. Esse parece tão fofo quanto <3 E eu amo as capas nem vou mentir.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Li um livro da autora uns anos atrás e desde então vivo me prometendo ler mais algum, coisa que vergonhosamente ainda não fiz. Quando li, a sensação que tive foi bem similar a que sentiu, e essa vontade de ler mais livros dela que ficou. Adorei conhecer mais sobre essa história, saber sobre os dramas reais, e saber que mesmo quando o romance não acontece a amizade fica. Adoro amizades assim.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!