[Resenha] Tempo de Regresso

Tempo de Regresso
Título Original: Between Sisters
Autor(a): Kristin Hannah
Editora: Arqueiro                 Páginas: 336
Lançamento: 2019               ISBN:9788530600044
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Meghann Dontess é uma mulher atormentada pela tristeza e pela solidão, e não consegue lidar com a difícil decisão que tomou na adolescência e que a fez perder tudo, inclusive o amor da irmã. Advogada de sucesso, trabalhando com divórcios, ela não acredita em relacionamentos – até que conhece o único homem capaz de fazê-la mudar de ideia. Claire Cavenaugh está apaixonada pela primeira vez na vida. Conforme seu casamento se aproxima, ela se prepara para encarar a irmã mais velha, sempre tão dura e arrogante. Reunidas após duas décadas, essas duas mulheres que pensam não ter nada em comum vão tentar se tornar algo que nunca foram: uma família. Sensível e divertido,Tempo de Regresso fala sobre os erros que cometemos por amor e as dores e as delícias que apenas irmãs podem compartilhar.

Em 2012 eu tive meu primeiro contato com Kristin Hannah com o livro O Caminho Para Casa e desde então suas obras vem me surpreendendo de maneira positiva e arrancando muitas lágrimas.

Tempo de Regresso é o mais recente livro dela lançado no Brasil pela Editora Arqueiro e foi uma das minhas primeiras leituras de 2020, já conseguindo nota máxima na estante. Que livro bom, gente! Eu adorei cada pedacinho desta história.

Meghann Dontess e Claire Cavenaugh são irmãs por parte de mãe e desde cedo sofreram com a negligência daquela que as colocou no mundo. Meg foi praticamente a mãe de Claire quando garotinhas, mas chegou um determinado momento em suas vidas que ela não tinha mais condições de cuidar da caçula e elas tiveram que se separar.

Hoje, já adultas, sentem ainda a dor e mágoa desta separação. A relação delas, antes tão próxima, agora é fria, distante e cheia de espinhos. Ela se falam eventualmente, mas não sabem mais como ser irmãs e mostra seu amor.

A história começa com Meg tendo uma consulta, deitada em um divã em busca de respostas. Ela é uma advogada rica e bem sucedida na carreira, mas não consegue ser feliz no amor e nem se relacionar com a irmã. Sua terapeuta tenta fazer Meg desabafar, encarar os fantasmas e se perdoar. No entanto, ela não tem coragem para isso até que um evento a faz entrar em choque e rever a vida. Se não bastasse tal evento, Claire anuncia um casamento relâmpago com um desconhecido e isso faz Meg criar coragem para ir até a irmã.

Deste encontro surgem vários momentos de muita emoção e finalmente o leitor começa a entender as feridas abertas destas duas mulheres e o que de fato as causou. A lista é longa e não vou desfia-la aqui, mas garanto que desvendar cada um de seus itens faz parte da maravilha de ler Tempo de Regresso.

Se Meg é a advogada rica e sofisticada,  Claire é a mulher simples que gerencia um resort no interior com o pai e não teme desentupir uma privada. Meg vive só, Claire tem o pai, uma filha, um grupo de amigas e agora um noivo. Meg não faz parte mais de sua vida, mas isso não impede que ambas sintam falta uma da outra e do que tiveram.

Não é claro de começo os detalhes da separação e a vontade de entender este aspecto da vida delas é enorme. Eu fui lendo e sendo absorvida por este drama e a cada página fui conhecendo melhor as duas protagonistas. Meg foi a minha preferida, embora ambas sejam pessoas incríveis, foi ela que conseguiu tocar meu coração com sua jornada, sua luta e o grande coração que possuía. Há quem a veja como uma pessoa fria, dura e egoísta, mas não é assim. Meg é uma mulher sofrida, solitária, insegura, que deseja ser amada e faz qualquer coisa por quem ama.

A história não se prende apenas no passado de ambas e na possível reconciliação. A autora trabalha os dias atuais das duas, mostra bem aqueles que fazem parte da vida delas, dá espaço para romances e por fim apresenta um reviravolta que abala todo mundo e deixa a gente de coração na mão. Eu estava esperando algo do tipo, por saber que Kristin Hannah não facilita a vida de seus personagens, mas nem por isso o impacto foi menor. Ah! Eu chorei como criança.

A saga de Claire e Meg é cheia de emoção e muito amor. Estas duas mulheres vão lutar muito nesta história, sofrer um bocado e mostrar o quanto amor e generosidade caminham juntos. A vida das duas é uma sucessão de altos e baixos, fins e recomeços. A autora soube apresentar estes dramas de maneira natural, inserindo-os conforme apresentava as protagonistas e aprofundando –os convincentemente e de maneira coerente. As coisas se casam bem na trama, envolvem a gente sutilmente e não dá vontade de largar o livro. Na verdade eu nem queria que ele acabasse.

A escrita de Kristin Hannah é gostosa, aconchegante e ela cria climas muito agradáveis em suas histórias. Os personagens se tornam reais, suas vidas genuínas e não há como evitar o apego. Tem muito carisma nestas páginas. Um livro excelente, que me emocionou e cativou em igual medida. Eu recomendo!  





  

11 comentários:

  1. Oi, Cida! Tudo bom?
    Tá ai um livro que nem capa, sinopse ou nome de autora me despertam curiosidade :v HASUHASUHASUHASUHAUH é o tipo de romance que infelizmente não combina comigo, ai nem tento porque sei que não vou curtir.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amo essas escritas fofas, delicadas e bem profundas^~^
    Bejinhos.
    WWW.newsfallenbooks.com
    Mesmero Aqui ^~^

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, tudo bem? Eu nunca li nada da Kristin Hannah, mas tenho curiosidade, ela parece escrever bons dramas! A lista de livros dela que quero ler tá enorme e esse é mais um rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Ainda não conhecia o trabalho dessa autora, mas o livro só pelo post já me deu aquele quentinho no coração. Quero muito conhecer! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida!
    Apesar de gostar de drama, eu me envolvo mais com a leitura quando ele não é apenar o foco, mas sim parte da história. Nunca li nada da Kristin Hannah e sinceramente não sei se tenho vontade de ler :( Quem sabe um dia eu de uma chance.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. gosto mt de livros que nos trazem essas histórias genuinas com personagens reais, fiquei mt curiosa com essa leitura

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida, tão bom pegar um livro que não te da vontade de largar, não é mesmo?!
    Passei por isso com O Ano da Graça, na verdade terminei hoje mesmo a leitura!
    Ler sua resenha foi ótimo, senti o quanto vc amou a leitura, e por isso eu gostaria de ler.

    Beijos Mila

    ResponderExcluir
  8. Olá, Cida.
    Eu só li um livro da autora e me acabei de chorar com ele. E foi o que bastou para eu querer ler tudo dela. Tem autores que sabem como emocionar e ela é mestra nisso. Esse eu ainda não tenho aqui na estante, mas assim que der vou comprar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida,
    Há uns tempos atrás esse livro estava muito barato e eu marquei bobeira em não comprá-lo.
    Já conheço a escrita da Kristin Hannah e foi bem envolvente, acho que gostaria dessa obra também.
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Cida,
    Espero conseguir conhecer a escrita da autora esse ano.
    Já até separei meu primeiro aqui. Gostei desse também, adoro dramas entre irmãs.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  11. Nunca associaria o nome em inglês com o BR kkkkk
    Enfim... gostei bastante do que você comentou do livro na resenha. Esse ano pretendo ler algo da Kristin e só estou anotando as dicas.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Rumo aos 4K no instagram

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!