[Resenha] Sobre a Escrita

Sobre a Escrita
Título Original: On Writing: A Memoir of the Craft
Autor(a): Stephen King 
Editora: Suma                      Páginas: 256 
Lançamento: 2015               ISBN:9788581052779
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempose vencedor dos prêmios BRAM STOKER e LOCUS na categoria Melhor Não Ficção, Sobre a escrita — A arte em memórias é uma obra extraordinária de um dos autores mais bem-sucedidos de todos os tempos, uma verdadeira aula sobre a arte das letras. O livro também não deixa de lado as memórias e experiências do mestre do terror: desde a infância até o batalhado início da carreira literária, o alcoolismo, o acidente quase fatal em 1999 e como a vontade de escrever e de viver ajudou em sua recuperação. Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King. E, junto a tudo isso, o autor oferece uma aula incrível sobre o ato de escrever, citando exemplos de suas próprias obras e de best-sellers da literatura para guiar seus aprendizes. Usando exemplos que vão de H. P. Lovecraft a Ernest Hemingway, de John Grisham a J. R. R. Tolkien, um dos maiores autores de todos os tempos ensina como aplicar suas ferramentas criativas para construir personagens e desenvolver tramas, bem como as melhores maneiras de entrar em contato com profissionais do mercado editorial. Ao mesmo tempo um álbum de memórias e uma aula apaixonante, Sobre a escrita irradia energia e emoção no assunto predileto de King: literatura. A leitura perfeita para fãs, escritores e qualquer um que goste de uma história bem-contada.
Sobre a Escrita é um livro de Stephen King no qual ele conta a história de um personagem real, de uma pessoa de carne e ossos que dá gosto em conhecer.

Nesta obra ele fala dele mesmo. King é o protagonista deste livro que vem para mostrar aos seus leitores fieis um pouco do ser humano responsável por histórias marcantes do gênero terror e suspense e da técnica usada para criação de histórias memoráveis.  

Aqui em casa somos fãs do mestre e este livro veio para nos mostrar mais dele, para contar como tudo começou. King inicia o relato falando de sua infância ao lado da mãe e do irmão mais velho. É divertidíssimo saber sobre as travessuras do pequeno King, dos experimentos mirabolantes ao lado do irmão e das ideias pouco comuns que o levaram a começar a escrever.

Também é maravilhoso ver como eles eram unidos e a forma como, mesmo vivendo uma vida simples e humilde, a mãe foi capaz de lhe dar algo de grande valor.

O que ela deu ao filho pequeno que se arriscava em escrever não foi nada que se compre, mas algo ainda mais valioso, que foi incentivo para continuar a escrever,  para movê-lo em frente, estimulando que ele poderia escrever e criar coisas melhores a cada nova tentativa. Isso foi crucial para King seguir em frente. 

Anos mais tarde, já um homem adulto, casado e pai, foi a esposa Tabitha que que continuou lhe apoiando e nunca o deixou abandonar seus sonhos de ser escritor.

King não teve uma vida fácil, não escreveu um livro e virou um grande autor do dia para a noite. Antes disso ele teve muitos trabalhos duros que pagavam pouco, foi professor, quase passou fome e muitas outras dificuldades antes de vender um grande trabalho e ter lucro. Ele vendia pequenas histórias, mas um livro foi algo que não veio do nada.

A trajetória exposta mostra a nós fãs uma pessoa de verdade, que enfrentou situações que se assemelham as nossas e que teve sucesso no final. Ainda assim, King não se torna uma pessoa arrogante. Eu o achei muito mais simpático do que esperava, bem humorado e inteligente. Seu humor nada ortodoxo é maravilhoso e dá um tom especial para a narrativa.

Há na obra também uma parte mais técnica, na qual ela fala sobre o escrever. É também interessante e continua revelando mais do modo de pensar e ser do mestre.

Estamos falando de ferramentas e carpintaria, palavras e estilo… mas, à medida que avançamos, você fará bem se não esquecer que também estamos falando de mágica.

Acredito que a obra satisfaça os fãs do autor no quesito que os leva a conhecê-lo melhor, tanto do âmbito profissional como pessoal. E também satisfaça aspirantes a escritor, com dicas de alguém que se saiu bem nesta profissão.

… escreva com a porta fechada, reescreva com a porta aberta. Em outras outras palavras, você começa escrevendo algo só seu, mas depois o texto precisa ir para a rua.

Para mim, o pessoal foi o que mais marcou. Ainda que as dicas de escrita sejam bem úteis, foi saber mais sobre King que me fez amar o livro e não conseguir parar de ler. Eu já havia ouvido falar de como a mãe o incentivou, de como a esposa teve que intervir em seus vícios e algumas coisas sobre o acidente quase fatal que teve, mas não sabia dos detalhes e finalmente a pessoa que mais sabia sobre os assuntos veio me contar.

Eu poderia passar horas dissecando Sobre a Escrita, tecendo elogios ao livro e ao mestre King, mas vou parar por aqui e recomendar que vocês leiam, que tenham o prazer que eu tive de saber como certas obras dele foram geradas, o significado delas para o autor e como muitas têm partes dele intrínsecas na história e nos personagens. É uma leitura indispensável para os leitores fieis de Stephen King. Eu adorei!

Oi! Aqui é a Jô! Já leram alguma obra de Stephen King? 






9 comentários:

  1. Oi Cida, parece um excelente livro para os fãs do King. Sempre tive receio das obras dele, mas agora, depois de ter lido O Iluminado, fiquei mega fã!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jô! Tudo bom?
    Eu vivo e respiro as obras do King e do jeito que esse homem escreve vai ser assim pra sempre. Como escritora, eu tenho muito interesse em ler essa obra em questão exatamente por coisa de técnica e dicas e etc. Ainda vou comprar!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Jô, eu li sim, mas tem muitos anos, hoje em dia esse tipo de livro não me agrada mais, só me assusta e passo longe disso hehehe
    Mas, curti a sua resenha, só não leria no momento..

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jô!
    Não sou muito de ler livros de não-ficção, mas como fã do King pretendo conferir essa obra algum dia. Eu pensei que ele seria mais técnico, sobre escrita mesmo
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Adorei conhecer sua opinião sobre a obra! Lembro de ter visto um vídeo da Pam Gonçalves falando sobre esse livro e ela era só elogios.
    Tenho certeza que esse livro é um prato cheio para os fãs do autor, mas, eu como nunca li nada dele acho que não é um livro pra mim.
    Vou indicar esse post para uns amigos que curtem o King <3
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Jô.
    Eu até teria lido esse livro antes de ter lido It. Mas depois da leitura eu que já não era tão fã do autor fiquei com tanta raiva dele que nem quero passar perto desse livro hehe. Mas quem é fã deve ser uma leitura maravilhosa.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Sou louca para ler esse livro dele. Amo a escrita do King e a sua genialidade ao criar histórias, ambientes e personagens.
    Silviane, blog Memento Mori• Siga no Instagram: @kzmirobooks

    ResponderExcluir
  8. Ele é magnífico!! Agora sim fiquei curiosa, eu não tinha conhecimento desse livro ainda. E vivo vendo entrevistas dele kkk sou muito apaixonada por ele. Parecia tão simples que ele havia se tornado famoso da noite por dia, que nem me toquei da vida difícil que ele tivera. Bora conferir a obra então <3
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  9. Ainda não conhecia, li pouquíssimas obras do autor. Espero ler mais no próximo ano.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!