[Resenha] As Três Partes de Grace

As Três Partes de Grace
Título Original: Far from the Tree
Autor(a): Robin Benway
Editora: Galera Record                          Páginas: 322
Lançamento: 2019                                ISBN:9788501114464
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Grace acabou de ter uma filha. E a entregou para adoção. Não foi uma decisão fácil, já que a própria Grace é adotada. Como escolher uma família para sua bebê? Como ter certeza de que ela terá bons pais? Era de esperar que tudo isso fosse emoção suficiente na vida de uma adolescente, mas ela também acabou de descobrir que tem dois irmãos. Maya é a única integrante de cabelos escuros naquela família de ruivos. As fotos pela casa mostram como ela é diferente de seus pais e de sua irmã Lauren, filha biológica do casal. Quando a família começa a passar por problemas e tudo parece prestes a desmoronar, Maya não consegue parar de se perguntar se aquele é o seu lugar. Quem é sua família biológica? Onde está seu lar? Joaquin é o irmão mais velho. Ele nunca foi adotado. Chegou muito perto por muitas vezes, mas algo sempre acabava dando errado. Agora ele vive com uma boa família acolhedora, cheia de amor e vontade de adotá-lo, mas o garoto, prestes a completar dezoito anos, não sabe se deve mesmo acreditar que o destino está lhe dando chances de ser filho de alguém. Criar laços afetivos não é fácil quando se passou a vida inteira sendo abandonado. Mas talvez suas irmãs possam lhe ajudar a vencer essa barreira. Em vista por amor familiar, companheirismo e, no fim das contas, por não se sentir sozinho no mundo, Grace, Maya e Joaquin vão contar uns com os outros na procura pela mãe biológica. E por si próprios.

As Três Parte de Grace, de Robin Benway, chegou aqui de surpresa e veio com a promessa de trazer uma história emocionante. Eu, há algum tempo, vinha procurando um livro que me tocasse o coração e resolvi conferir logo esta história e tirar a prova se de fato ela ia me fazer chorar.

Grace é uma jovem adolescente que ficou grávida ainda no ensino médio e teve que escolher entre seguir com os planos de um vida de estudos rumo a universidade ou criar a filha. Ela escolheu a segunda opção e entregou sua Pesseguinha (apelido carinhoso que ela dá ao bebê mesmo antes do nascimento) para um casal. Feito isso, tudo deveria seguir como sempre foi, mas Grace não é mais a mesma menina de antes da gravidez e sente um vazio enorme em si e uma falta de propósito ainda maior na vida.

Grace então decide ir em busca de respostas sobre toda sua existência. Ela precisa entender o que aconteceu e como seguir. Acredita que conhecer a mãe biológica vai ajudar, já que a mesma, um dia, também a entregou para a adoção. Grace conversa com os pais adotivos e pede informações sobre a mulher que a colocou no mundo e acaba por ter uma grande surpresa. Além da mãe de sangue perdida, tem também dois irmãos que foram entregues para adoção. O que virá desta busca e desses encontros inesperados?

Eu li pela recomendação e desta forma não conferi a sinopse. Assim, quando comecei a leitura, pensei que o foco central seriam as dificuldades de Grace com uma gravidez na adolescência e os desafios que viriam com a criança. Um clichê, eu imaginei, mas logo me vi surpreendida pela revelação sobre os irmãos de Grace e uma reviravolta na trama ligada a este fato me fez perceber que nada era um clichê.

Do momento que Grace descobre sobre Maya e Joaquin, a narrativa se divide pelo ponto de vista dos três adolescentes e vamos descobrindo não apenas como vai ser construída a relação deles conforme se conhecem, mas também como é a vida de cada um e o que sentem sobre tudo que os cerca.

Grace foi adotada por um casal legal e acho que é a que tem a família e situação mais estável. Maya foi adotada por um casal de boa condição financeira que teve uma filha após a levar para casa e as duas foram criadas como irmãs, apesar de Maya se sentir meio fora dos padrões naquela casa. E Joaquin não foi adotado em definitivo, passou por várias famílias acolhedoras e sofreu bastante. Só agora chegou em um lar que o casal o deseja, mas depois de tantos altos e baixos ele não consegue acreditar e confiar nas pessoas.

Eu nem sei dizer qual destes três me conquistou mais. Grace, Maya e Joaquin são personagens maravilhosos, que carregam um passado pesado em suas costas e tentam se encontrar no turbilhão que é suas vidas. Ainda que as meninas tenham sido adotadas por boas famílias, elas têm seus medos e inseguranças, lidam diariamente com isso e a cada hora parecem mais e mais sufocadas e sem saber para onde ir.

Eu nunca tinha lido um livro nestes moldes, que falasse de adoção tão profundamente, explorando não o processo em si, mas os sentimentos que tomam o coração dos envolvidos. Foi uma experiência que me comoveu e, sim, eu chorei várias vezes seguindo com Grace, Maya e Joaquin.

Robin Benway trabalhou muito bem seus protagonistas e a forma como eles dialogavam entre si e com o leitor. Nós nos conectamos facilmente com os personagens, conseguimos acreditar no que os aflige e até mesmo se colocar no lugar deles. A história deles é muito marcante e cada qual tem um desenvolvimento perfeito em seu núcleo. A junção do mundo dos três acontece de forma natural e convincente. Apesar de ser uma história dramática, não é apelativa, é realista e séria.

Entre os três, a jornada de Joaquin foi a que me deixou mais impactada. A forma como foi crescendo e não achando um lar e toda a quantidade de coisas ruins que aconteceram em algumas casas que viveu foi triste. O trauma emocional dele é muito acentuado, mas ele esconde bem e só quando se sente confiante em relação as irmãs é que abre o coração, chocando elas e nós.

Grace foi a que teve a segunda jornada mais marcante para mim. É muito triste ver o abalo da garota pela perda da filha e por ter sido rejeitada pelo namorado e pelos antigos amigos. Depois da gravidez ela não se encaixa mais no universo adolescente no qual vivia, mas também não encontra lugar no mundo dos adultos. Está em um meio de campo, sozinha, ainda que cercada de pessoas.

Maya, apesar de achar que está meio fora do padrão da família adotiva, lida com outro tipo de drama e acho que apesar de grave, não impacta tanto como o dos irmãos.

O encontro deles é essencial nesta fase da vida que estão em busca de respostas, de apoio. A forma como vão se ligando é muito bonita. Em momento algum é proposto que deixem o que tem para trás, ao contrário, eles formam uma nova família que se completa com a que eles já fazem parte e algo novo e importante surge.

As Três Partes de Grace é uma obra completa, que fala de vida, amizades, recomeços, família, pertencimento e laços de amor e de sangue. Eu adorei esta história, adorei seus personagens! A história é sensível, respeitosa e mostra com muita verdade as dificuldades que as pessoas têm para se expor, para se aceitar, para lutar e para não desistir. Para amar, se deixar amar e superar a dor da perda.

Grace, Maya e Joaquin se fazem ouvir e adoraria que vocês dessem à eles a oportunidade de contar suas histórias. São história tristes no começo, mas que aos poucos vão sendo iluminadas e, ao final, quem sabe, não tenha um sol nascendo para lhes iluminar. Um dos melhores livros que li esse ano. Recomendo!

Publicado no Brasil pela Galera Record, o livro chega em breve nas livrarias. Não deixem de conferir. 

11 comentários:

  1. Oi Cida, estou com o livro em mãos para ler, acho melhor me preparar e pegar uns lencinho, parece muito bonito!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cida! Tudo bom?
    Eu peguei esse livro sem saber o que esperar e acabou que se tornou um dos meus favoritos do ano. Que história linda, emocionante e sensível a desses três irmãos! Eu queria muito ver uma série/filme adaptando ela porque faria bem o que This is Us faz comigo que é me deixar chorando por longos minutos UHASUHASUHUHASUHASUH

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida,
    Esse livro parece ser tocante. To de olho desde que vi essa capa, quero mais ainda depois de ler as resenhas.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida,
    Eu estou morrendo a espera desse livro, rs.
    Não apenas pela capa, como pela premissa e pelas as resenhas que leio.
    QUERO PARA ONTEM!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida, gosto de livros que me toquem o coração também, porém não muito de chorar sabe, chorar demais rsrs
    Não conhecia esse livro e nem a autora, fico feliz que o livro foi mais do que esperou, isso é tão bom!
    Dica anotada ;)

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida!
    Eu vi uma resenha desse livro no insta e eu sinceramente me senti tocado. O drama parece envolvente e muito valido. Com toda certeza quero ler. Gosto de tramas mais sentimentais.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oiii Cida

    Eu não vejo a hora de começar ess elivro, foi uma tremenda surpresa quando ele chegou, de cara já morri com a capa linda e mega delicada e agora com essa resneha tão cheia de sentimento, ja sei que será uma estória que vai me marcar.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Cida.
    Em senti até melhor lendo sua resenha hehe. Eu achei o livro maravilhoso e por diversas vezes fiquei com os olhos cheios de lágrimas. Dai fui lendo a opinião dos parceiros lá no grupo e fiquei achando que eu era meio chorona porque ninguém chorou hehe. O personagem que mais me apeguei foi Joaquin.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Já vi outras resenhas e percebi que esse livro aborda temas que precisam ser trabalhados com cuidado. Pelo que sei a autora faz isso muito bem e fiquei bem interessada em ler a obra. Só não curto muito drama, e por isso estou receosa de iniciar ele.

    Beijos
    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  10. Oi Cida,

    Eu amei essa história e mesmo já tendo engatado em outro livro, só de pensar nela eu já fica emocionada.
    É um livro que merece ser lido por todos mesmo.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!