[Resenha] A Dieta Cetogênica

A Dieta Cetogênica
Autor(a): Amy Ramos
Editora: Planeta (Academia)                            Páginas: 224                          
Lançamento: 2019                                          ISBN: 9788542215533
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Dieta prática para perder peso e ser mais saudável de uma vez por todas Evite o efeito sanfona e reeduque sua alimentação a partir de um método low-carb simples e eficaz Perder peso, melhorar suas medidas ou ser mais saudável. Em algum momento, ao menos um desses objetivos já foi o principal alvo de sua vida. O início de qualquer processo de reeducação alimentar é muito mais difícil do que parece. Mas, com planos de refeições fáceis de seguir, listas de compras e informações sobre um novo estilo de vida, a dieta cetogênica será uma verdadeira revolução no seu prato. Além do conceito completo sobre esse novo sistema nutricional, que consiste basicamente em diminuir as quantidades de carboidrato e controlar os picos de glicose no corpo, o livro ainda contém: • 75 receitas low-carb práticas e rápidas que utilizam cinco – ou menos – ingredientes por refeição; • Plano de refeições de 14 dias para iniciar sua dieta com listas de compras e refeições balanceadas; • Listas para acompanhamento de calorias e informações nutricionais. Endossado por vários expoentes da comunidade médica dentro e fora do Brasil, a dieta cetogênica foi comprovada como uma maneira saudável e eficaz de alcançar a perda de peso, pois consiste em alimentos com baixo teor de carboidrato e gordura que estimulam o corpo a queimar gordura para gerar energia. Livre-se de uma vez por todas dos quilos a mais, tenha mais disposição e seja saudável sem sofrimento.
Nos últimos meses tenho ouvido muito falar sobre dieta cetogênica e como uma alimentação livre de carboidratos ajuda a perder peso e é mais saudável.  Eu fiquei curiosa, já que alimentos gordurosos sempre foram os que mais considerei como responsáveis pelo aumento de peso e busquei mais informações sobre esta dieta. Não é o tipo de livro que costumo ler, mas quis falar desta minha experiência com vocês.

O livro não se aprofunda muito no tema, mas serviu para me instruir sobre os princípios básicos e me fazer entender melhor esta dieta. Eu achei interessante os conceitos. A forma como são apresentados convencem dos benefícios. Se você quer ter uma noção do tema, é uma boa leitura para fazer.

A parte, por assim dizer, teórica desta obra é curta e a maior parte do livro é composta por receitas práticas para o leitor fazer em casa. Eu li cada uma e separei algumas que eu faria tranquilamente, pois são fáceis, rápidas e parecem gostosas. Não sou apegada a cozinhar, então praticidade e rapidez são mais atraentes do que algo elaborado. 

Eu pensei bastante sobre o assunto, e embora acredite que dê resultados, no meu caso eu prefiro balancear alimentos variados, comendo-os com moderação do que me abster totalmente de determinados alimentos. Lendo a obra, percebi que a maioria dos pratos e alimentos que mais aprecio, possuem carboidratos e no momento não estou pronta para tirá-los de minha alimentação. Eu não estou em busca de uma dieta, estou contente como estou, mas a curiosidade por um tema tão falado atualmente aliada a vontade de ter alimentação saudável me levaram a pesquisar sobre a dieta cetogênica.

Acredito ter sido uma leitura válida, conhecimento nunca é demais, mas não me vejo como uma praticante desta dieta.





2leep.com

7 comentários:

  1. Oi Cida, tudo bem?
    Eu sou bem contra essas dietas "da moda". Acho que o organismo funciona muito melhor com uma dieta balanceada, tanto a parte física quanto a parte mental. Por isso, passo esse título. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida =)

    Eu já tinha ouvido falar da Dieta Cetogênica, mas nunca cheguei a pesquisar mais sobre o assunto. Evito alimentos com muita gordura e até mesmo molhos pesados, pois são coisas que já percebi que me fazem mal.

    Não como carne há 16 anos e como sou hipoglicêmica quase não como doces. Ou seja, mesmo sem querer acabo fazendo uma dieta restritiva, mas que funciona bem para mim.

    A minha sugestão é sempre procurar um endocrinologista e um nutricionista para fazer exames e ver se o seu organismo está preparado para qualquer tipo de dieta.

    Beijos e uma linda semana para você!;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.


    ResponderExcluir
  3. Oi Cida,
    Também sou da opinião que conhecimento nunca é demais, mas sei que a leitura seria complicada para mim, rs.
    Eu gosto de histórias com personagens, sabe?
    beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida, tudo bem? Eu já tinha ouvido falar dessa dieta, mas não sabia que esse era o nome. Então, eu já fiz tanta dieta, por conta ou com nutricionista, mas no momento não estou conseguindo manter uma, apesar de precisar. Acho bacana que tenham livros sobre isso e, ainda mais, se forem assim, com menos parte teórica e mais receitas, afinal é o que se busca, a não ser que seja estudante da área.
    Beijos, Adri
    Espiral de Livros

    ResponderExcluir
  5. Olá, Cida.
    Eu nunca tinha ouvido falar dessa dieta hehe. Mas não acredito em dietas que exclui qualquer tipo de alimento. Até emagrece sim, mas depois ganha o peso de novo. Acho que é comer de tudo um pouco. A não ser que tenha alguma restrição alimentar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida!
    Gostei muito da sua resenha.
    Fiquei na maior dúvida e quase solicitei este livro, na parceria.
    Quero ler também.
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Essa ideia de que alimentos gordurosos causam o aumento da gordura corporal ainda é muito disseminada, infelizmente. Eu acreditei nisso por tanto tempo que até mesmo hoje, sabendo que não é assim, eu acabo evitando as gorduras boas.
    Também não tenho muita paciência pra cozinhar, por isso nem olho muito receitas assim e parto pro básico: frango e salada rs mas isso enjoa
    Eu já me conformei com o fato de que nunca vou conseguir viver totalmente sem carboidratos, então busco fazer jejum intermitente e reduzir o consumo sempre que possível - mas sem neura, porque já fui bem doente com isso

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!