[Resenha] Your Name

Your Name
Título Original: Your Name (君の名は 漫画/ Your Name/ Kimi no Na wa)
Autor(a): Makoto Shinkai     
Editora: Verus                      Páginas: 192
Lançamento: 2018               ISBN: 9788576867227
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
O romance do anime com maior sucesso de bilheteria de todos os tempos. Mitsuha é uma estudante que vive em uma pequena cidade nas montanhas. Apesar de sua vida tranquila, ela sempre se sentiu atraída pelo cotidiano das grandes cidades. Um dia, Mitsuha tem um sonho estranho em que se torna um garoto. No sonho, ela acorda em um quarto que não é dela, tem amigos que nunca viu e passeia por Tóquio. E assim aproveita ao máximo seu dia na cidade grande, onde ela adoraria viver. Curiosamente, um estudante chamado Taki, que mora em Tóquio, também tem um sonho estranho: ele é uma garota que mora em uma cidadezinha nas montanhas. Qual é o segredo por trás desses sonhos tão vívidos? Assim começa a fascinante história de dois jovens cujos caminhos nunca deveriam ter se cruzado. Compartilhando corpos, relacionamentos e vidas, eles se tornam inextricavelmente ligados ― mas há conexões verdadeiramente indestrutíveis na grande tapeçaria do destino? A um só tempo divertido e emocionante, Your name. é uma leitura inspiradora, capaz de dançar sobre o tênue fio entre a realidade, o sonho e o sobrenatural, conforme acompanha as inquietações de uma garota e um garoto determinados a se agarrar um ao outro.
Your Name encerrou minhas leituras de 2018 e não poderia ter sido uma escolha melhor. Uma história cheia de amor e esperança. Ótima para começar um novo ano com bons sentimentos no coração e se despedir do anterior com a sensação maravilhosa de que para todo fim, há sempre um recomeço.

Não foi gratuitamente que me senti assim. A história dos estudantes Mitsuha e Taki, é incrivelmente bela e cativante. Mitsuha era uma menina do interior que vivia cercada por tradições e sonhava em se aventurar em uma grande cidade. Um dia ela teve o estranho sonho de acordar em Tóquio, como um menino, e viver na grande metrópole a vida dele. 

Coincidentemente, em Tóquio, Taki tem a sensação de ter tido um sonho onde era uma garota do interior e quando acorda para viver sua própria vida, percebe que durante certo período de tempo fez coisas das quais não se lembra, mas que pode ver os resultado. Eram, de fato, apenas sonhos?

Embora Your Name tenha chegado em casa primeiro em formato de mangá e logo depois tenha sido lançado o anime, eu acabei conferindo a história primeiro pelo livro e não vejo a hora de revivê-la em suas outras versões. A princípio a situação de Mitsuha e Taki é confusa e não faz muito sentido, mas conforme vamos lendo, as peças vão se encaixando e entendemos o que está acontecendo com os dois.

Estas ocorrências que podem ou não ser sonhos, são muito interessantes. A forma como influenciam na vida deles é inteligente e divertida, além de dar uma profundidade imensa para a trama. Surge um laço transcendental entre Mitsuha e Taki, algo que nem de longe desconfiei e quando foi revelado a verdade sobre aqueles acontecimentos tão incomuns, me senti atordoada e em igual medida emocionada.

Talvez você já tenha assistido ao anime e conheça a história, mas eu recomendo muito a leitura do livro. Não é uma história cansativa e nem termina na última página. Ao contrário, é dinâmica e cheia de vida, fica conosco por algum tempo. 

Quando cheguei na última página já me vi querendo reviver cada pedacinho da história de Mitsuha e Taki. De sentir-me encantada pelas suas personalidades carismáticas, de dividir com eles a busca por respostas e depois por soluções, de sentir outra vez aquela vontade de vê-los se encontrando, de torcer para que tudo se encaixasse em suas vidas.

É uma história de amizades e amor. Explora as inquietações do ser humano em busca de sonhos e a forma como cada um tenta alcançá-los.  A determinação dos personagens nesta busca é marcante. Eles se mostram corajosos e até mesmo abrem a mente para o improvável, não se fecham jamais para as possibilidade. É muito inspirador e empolgante.

Em suma, Your Name foi uma grata surpresa para mim. Encantador e envolvente do início ao fim e muito inteligente em cada um de seus aspectos. Não deixem de ler!





2leep.com

16 comentários:

  1. Oi Cida,
    Só lendo resenhas bonitas sobre esse livro. Mas, bem capaz de eu assistir a adaptação primeiro - ou unicamente - pra conhecer.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  2. Oi!!!
    O meu está na pilha de leituras ☺

    ResponderExcluir
  3. Se não tivesse assistido o filme no cinema e vivenciado toda a experiência que você detalhou tão bem, iria procurar pelo livro agora.
    A história é realmente maravilhosa e, a princípio, um pouco confusa. Mas com o desenrolar da trama entramos no mundo dos personagens e vemos suas rotinas serem alteradas.
    Desde que assisti estou a procura do primeiro volume do mangá, que está esgotado. Mas a editora confirmou um relançamento, então fico no aguardo para poder comprar e me encantar novamente com essa história.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você encontre. Eu preciso assistir a adaptação, já me falaram que é ainda mais comovente.

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?

    Eu nunca li Anime, mas, esse livro me chamou a atenção pelo fato de ser no gênero romance.

    Quem bom que você gostou da história. :)

    www.depoisdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida,
    Acho que meu interesse por esse livro despertou depois que li uma resenha da Anne do My Dear Library, e agora vendo mais elogios, sinto que preciso ler logo!
    beijos
    estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá! Não li o livro, mas adorei o anime! A história é realmente única e transcendental e o toque de mistério que a acompanha é incrível. Your Name é um dos meus filmes de anime favoritos, daqueles que ficam na memória muito tempo depois de assistir.
    Não sei se conhece Koe no Katachi para mim é outra história do género incrivelmente mágica! Recomendo se gostou de Your Name :)
    Beijinho, Sónia
    Mundo da Fantasia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse outro eu conheço o mangá, não sabia do anime. Vou procurar. Obrigada pela dica.

      Excluir
  7. Oi, Cida!
    Como vi o filme, fiquei com medo de ler o livro e achar chato, sei lá... Depois da sua resenha e suas considerações, vou repensar em ler sim!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida, tudo bem?
    Assisti o filme no finzinho de 2017 e amei demais, fiquei muito emocionada. Tenho certeza que a leitura deve ser tão tocante quanto!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida,

    Eu quero muito ler e ver o filme, ultimamente só estou enrolando para pegar essa história, mas logo logo eu pego rsrs.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  10. Oi, Cida! Tudo bom?
    Apesar de o livro não me despertar taaaanta vontade de ler, ainda quero assistir o filme. A história é instigante e tem uma trama curiosa, além de ser tão elogiada. Espero conseguir fazer isso em breve!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não assisti o filme XD~~~
    Mas está na minha listinha. Espero conseguir ver logo, gostei da resenha e acredito que irei me emocionar bastante

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida!
    Eu to muito ansioso pra ler porque adorei demais o filme. Quero descobri se o livro é tão bom quanto.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Cida, tudo bem? Eu vi o filme e amei, chorei demais em alguns momentos! Doida pra ler o livro e me emocionar de novo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Eu assisti apenas o filme e já amei, imagina so ler haha'

    Beijos

    Abobrinha com Chocolate

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!