[Resenha] A Nuvem

A Nuvem
Título Original: Thunderhead (Arc of a Scythe #2)
Autor(a): Neal Shusterman 
Editora: Seguinte                 Páginas: 496
Lançamento: 2018               ISBN:9788555340543
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
No segundo volume da série Scythe, a Ceifa está mais corrompida do que nunca, e cabe a Citra e Rowan descobrir como impedir que os ceifadores que não seguem os mandamentos da instituição acabem com o futuro da humanidade. Em um mundo perfeito em que a humanidade venceu a morte, tudo é regulado pela incorruptível Nimbo Cúmulo, uma evolução da nuvem de dados. Mas a perfeição não se aplica aos ceifadores, os humanos responsáveis por controlar o crescimento populacional. Quem é morto por eles não pode ser revivido, e seus critérios para matar parecem cada vez mais imorais. Até a chegada do ceifador Lúcifer, que promete eliminar todos os que não seguem os mandamentos da Ceifa. E como a Nimbo Cúmulo não pode interferir nas questões dos ceifadores, resta a ela observar. Enquanto isso, Citra e Rowan também estão preocupados com o destino da Ceifa. Um ano depois de terem sido escolhidos como aprendizes, os dois acreditam que podem melhorar a instituição de maneiras diferentes. Citra pretende inspirar jovens ceifadores ao matar com compaixão e piedade, enquanto Rowan assume uma nova identidade e passa a investigar ceifadores corruptos. Mas talvez as mudanças da Ceifa dependam mais da Nimbo Cúmulo do que deles. Será que a nuvem irá quebrar suas regras e intervir, ou apenas verá seu mundo perfeito desmoronar?
Olá pessoas! Aqui é a Jô! Acho que quem escreveu o roteiro de Vingadores – Guerra Infinita leu este livro.

Neal Shusterman é um autor que você deve prestar atenção. Suas histórias fogem do comum e impressionam fortemente. Criativas, ousadas e assustadoras são boas palavras para descreve-las, embora não sejam do gênero de terror. O que abala as estruturas é a forma como ele retrata o mundo o os seres que o habitam. Shusterman é capaz de mostrar o melhor de ambos, mas é bom mesmo em revelar o pior de cada um. Suas tramas, em grande parte em cenários distópicos, mostram como ganância e sede de poder podem ser nocivas e mortais. No entanto, apesar disso, há nas entrelinhas a esperança que os bons triunfem e o amor sobreviva. 

O cenário da série Scythe é um mundo onde a morte deixou de existir, assim como miséria, fome e doenças. Uma inteligência artificial conhecida como Nimbo Cúmulo nos rege. Ela dita as leis, comanda e estabelece a ordem. Seu alcance, contudo, não é infinito. Até a Nimbo Cúmulo tem limites e este se chama Ceifa. A ordem formada pelos conhecidos Ceifadores visa manter o equilíbrio numa realidade na qual a morte é opção. Há necessidade de que para alguns não seja opção e os Ceifadores atuam para coletar os escolhidos e assim fazer com que o mundo não fique superlotado.

No livro um conhecemos os detalhes deste mundo e Citra e Rowan. Ambos jovens aprendizes da Ceifa, que descobriram em sua habilitação para ceifadores, que a corrupção existia, sim, neste mundo perfeito e a Ceifa estava ruindo. Eles tiveram bons mestres, se formaram como pessoas dignas, mas nem isso os poupou totalmente. Citra foi ordenada como Ceifadora Anastassia e Rowan, na tentativa de fazer justiça, foi considerado um criminoso e hoje é caçado. Ainda, que de lados opostos, ambos buscam a mesma verdade, a mesma justiça, buscam por fim no mal que esta tomando conta da Ceifa e, entre encontros roubados, viver um amor condenado pela morte iminente. É um romance sutil, sem cenas, mas que está ali em gestos, pensamentos e juras não ditas. É excelente, se fosse todo adocicado iria contra o clima da obra, então não se encaixaria bem. Convence, sem ser convencido.

E se ambos lutam por um lado, a Nimbo Cúmulo que não pode interferir nos negócios da Ceifa, ajuda sutilmente. Este volume dois não chama-se A Nuvem ao acaso. Se há um personagem destaque nesta sequencia é a Nimbo Cúmulo. Não que Citra, Rowan e tantos outros que conhecemos não tenham um crescimento evidente e tenham participação efetiva, mas é esta inteligência artificial quem rouba a cena.

A Nuvem parece viva e mais viva que nunca. Ela se vê com ares de importância, mesmo quando tenta refutar esta sensação em nós. Compara se com divindades.  Está escolhendo seus preferidos e cuidando ou derrubando.  Interferindo como não deveria. Isso acaba trazendo mais personagens importantes para a trama. Personagens como Greyson Tolliver que é um coringa. Tem importância, influencia, mas ainda não é revelado para que veio. Mas a Nimbo Cúmulo não é uma vilã, é contraditória, mas vejo como uma aliada. Sua caracterização é tão precisa, tão forte, que por vezes eu acreditava que fosse uma pessoa de verdade.

O acréscimo dos novos personagens e de outros aspectos deixa a trama bem enigmática, mais do que sempre foi e mesmo muitas respostas sendo dadas, muita perguntas continuam sem esclarecimento. Isso é incrível e intrigante, mostra o cuidado do autor em não deixar tudo fácil e assim manter a narrativa instigante.

É uma história de gelar a alma e causar arrepios. Você não sabe o que te espera, mas sabe que é algo pesado. E não apenas os atos que levam ao derramamento de sangue são violentos, a abordagem de caráter, honra, ética e humanidade causa o mesmo impacto. Não há como não ler e se questionar até onde podemos e devemos ir na busca pelo conhecimento e pela sobrevivência. A Nuvem é uma excelente sequencia de O Ceifador e vai tirar seu sono. O final, bem, lembra um certo filme mencionado no começo da resenha. Surpreendente.







2leep.com

13 comentários:

  1. Oi Cida, tudo bem?
    Todo mundo fala tão bem dessa série que coloquei na wishlist! Talvez não leia ainda em 2019, mas está no radar.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um otimo livro! Mas devo admitir que tem algo ai que está me lembrando um outro livro ou filme (cujo não sei dizer qual é).

    Amei o post
    www.umminutoparaocosmo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, tudo bem? Eu não dava nada por "O Ceifador" e hoje faltam palavras pra descrever o quanto essa história me impressionou e tudo o que gira em torno da trama que se mostrou ainda mais instigante do que imaginava. Não vejo a hora de conferir "A Nuvem", mas o preço anda meio salgado, por isso sigo na expectativa e babando nas resenhas que glorificam esse livro que deixou aniquilou a maldição do segundo livro, hahahaha.
    Beijos, Adri
    Espiral de Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida!
    Eu to muito curioso pra começar essa serie. Nao li O Ceifador ainda, mas desejo. Desse ano nao passa. So vejo resenhas positivas e ja tive contato com a escrita do Neil. To torcendo para gostar. Espero curtir.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Impossível ler sua resenha e não querer conhecer esse livro, sério. Ele parece ser surpreendente mesmo! Já anotei a dica.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida,
    Minha mãe comprou esse livro sábado passado, ela já leu O Ceifador e gostou muito, mas está mais otimista com este. Tomara que eu goste também!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Menina, muito sim! Os Irmãos Russo se inspiraram em A Nuvem para escrever Avengers hahahhaha
    Eu amei muito esse livro e estou bem ansiosa para o próximo! Louca por mais participações do Greyson.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra a quatro livros e mais um kit de marcadores no instagram

    ResponderExcluir
  8. Oi Jô e Cida,

    Estou com esse livro na lista de leitura para mês que vem e espero gostar muito, pois o primeiro foi incrível!
    Mas pelos elogios que venho vendo, sei que essa vai ser ainda melhor que o primeiro.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida, tudo bem? Eu ainda não li o primeiro, mas quero, tudo mundo só fala bem dessa série e gosto do autor!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Olá, Jô.
    Eu confesso que li a resenha meio por cima porque ainda não comecei a ler essa série e fiquei com medo de pegar spoilers. E ainda bem que não vi o filme citado também hehe. Os dois livros estão na minha meta de leitura desse ano e espero gostar como todo mundo que vi gostou hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Essa série é maravilhosa. Final de A Nuvem é surpreendente. Espero que finalize bem.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  12. Olá, Cida!

    Estava bem curiosa de começar essa série. Meu irmão começou a ler o primeiro livro e disse que era muito legal mesmo. Fiquei com vontade mas ainda não li. E pelo o que falou parece ser algo eletrizante e viciante.

    Parabéns pela leitura.

    Abraços.

    Ruby W.

    newsfallenbooks.com
    Instagram: @Blogfallenbooks

    ResponderExcluir
  13. Oi Jô e Cida, tudo bem?
    A trama me pareceu bem criativa e instigante. Vou tentar ler o primeiro livro e ver o que acho.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!