[Resenha] Sol Em Júpiter

Sol Em Júpiter
Autor(a): Lola Salgado 
Editora: Harlequin                 Páginas: 256
Lançamento: 2018               ISBN:9788595082298
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads|
Sol Leão é uma famosa youtuber de Florianópolis. Apaixonada pela sua “juba”, que dá nome ao canal, a jovem mostra ao mundo seu estilo e sua vida perfeita em vídeos divertidos e calorosos. No entanto, a vida real pode ser um pouco diferente disso, e um jovem com o estranho nome de Júpiter aparece para balançar o mundo de Sol e questionar as certezas que ela achava que tinha.

Sol Leão é uma famosa youtuber conhecida pelo nome de Juba. Ela, na adolescência, sofreu bullying e começou a fazer vídeos para desabafar. Incentivada pela melhor amiga, arriscou publicá-los e não demorou para ter uma legião de fãs e milhões de inscritos. Hoje, já uma mulher adulta, fez do canal seu ganha pão.

Sol, além de fazer vídeos que inspiram as pessoas a vencer medos e investir em si mesmas elevando suas auto-estimas, também promove diversos tipos de produtos e participa de vários eventos. Justamente no dia de um destes eventos, parece que ela acordou com o pé esquerdo e tudo deu errado, talvez o único acerto tenha sido entrar por engano no banheiro masculino do shopping e ter conhecido o Júpiter, um belo e gentil gerente de livraria.

Sol e Júpiter acabam se aproximando. Ele está muito interessado nela, mas há um problema nessa relação que parece ser tão certa e ideal. Sol tem namorado, melhor um noivo e pretende em breve se casar com o youtuber Andre (também conhecido por idiota supremo). E agora?

A escrita de Lola Salgado é jovem, atual e muito descontraída. A história de Sol se passa nos dias  de hoje e vamos nos sentir seguindo uma youtuber real e desvendando seus segredos por trás das câmeras.  A gente sabe que nas redes sociais sempre postamos o melhor, dificilmente queremos retratar um momento embaraçoso ou triste, mas sabemos que há mais por trás e que ninguém vive cem por cento do tempo brilhando. E Lola mostra como isso é complicado aos despir sua protagonista e revelar que ela não era tão bem realizada quanto mostrava em seus vídeos.

Sol teve uma adolescência traumatizante e nunca superou alguns acontecimentos de seu último ano do ensino médio. Embora tenha mudado bastante no decorrer dos anos, e sim, conseguido ter uma ótima relação consigo mesma (em especial ao seu padrão de beleza), ela ainda não é aquela pessoa mega realizada que diz ser. A maior parte das fotos que posta é mentira. Ela coloca roupas de ginástica e prega vida saudável quando nem ao menos frequenta academia. Exibe-se em looks caprichados com salto alto, quando na verdade odeia saltos. Ela segue a maré do que as pessoas acham legal, mas esquece de mostrar que o que a gente gosta é legal também, não precisa ser o que maioria curte. Em suma, Sol se anulou no decorrer dos anos e se vendeu ao marketing.

Vamos percebendo essas verdades da personagem no decorrer da leitura, pois quando ela começa a conviver com Júpiter deixa a celebridade de lado para ser uma pessoa comum. Sol vai se vendo, percebendo o quanto se distanciou do objetivo inicial de sua vida e até nota o quanto o noivado não é nada certo e que seu noivo é um belo aproveitador.

É uma história bem fofa e divertida, que vai nos ganhando a cada página e criando uma ligação bem real com os personagens. A autora os humaniza bastante, trabalhando detalhadamente não apenas os dilemas da protagonista, mas também dos demais e acaba que Sol não rouba a cena sozinha. Ok! Vou admitir que gostei até mais do Júpiter, não que a Sol não seja bem legal, mas é difícil resistir ao cara fofo que trabalha com livros.

A trama é previsível em alguns aspectos, mas nada que comprometa o seu desenvolvimento. Meu único parênteses fica por conta de uma cena hot de Sol com Júpiter, acredito que poderia ter sido algo mais sutil. No mais, eu amei seguir essa garota doidinha em suas aventuras e vídeos. O que importa mesmo é ver os personagens se encontrando, achando seus rumos e um final feliz.  









2leep.com

10 comentários:

  1. Oi Cida! Eu tenho lido resenhas bem positivas desse livro e eu adorei os nomes dos personagens rsrsrss Acho que vou gostar do Júpiter também!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida,
    Estou bem curiosa para ler esse livro.
    Parece ser bem divertido e to rindo porque tem um pessoal no Instagram que é bem assim...

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cida

    Eu tenho lido muitas resenhas a respeito desse livro. Não sou muito ligada em YouTube nem em histórias muito juvenis, então não leria por isso. E tenho lido algumas ressalvas a respeito dessa cena de sexo, uma pena ela não ter seguido o tom da narrativa.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Cida.
    Eu corri ler esse livro logo que chegou aqui em casa. E amei o livro. Apesar de ser voltado para um publico mais jovem não tem como não se identificar e torcer pela personagem. Amei a escrita da autora e quero ler outras coisas dela.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oooi! Eu fico feliz demais em ver que os autores nacionais estão ganhando tanto espaço, nas editoras, nos blogs e nas estantes em geral. Já vi muitos elogios quanto ao livro e a história me chamou a atenção. Fiquei curiosa para ler! ☺ Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida!
    Pela capa eu nunca compraria esse livro porque parece que é sobre astrologia. Mas depois da sua resenha vi que não tem nada a ver!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida,
    Eu só não o comprei, porque estava um pouco caro pelo número de páginas, mas quero muuuuuuuito conhecer essa história da Lola! <3
    Faz muito meu estilo e por ser nacional ainda... MUITO AMOR.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Tenho muita curiosidade com esse livro, tenho-o em ebook, está na minha lista de espera =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  9. oi Cida o livro tem me despertado bastante curiosidade, a trama parece bem leve do jeito que eu venho procurando no momento, vai ser bom dar umas risadas com Sol
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Cida, tudo bem? Quando li a sinopse do livro não pensei que a história teria uma trama que envolve bullying e romance. Achei bem interessante a premissa e, também, bem diferente do que já li.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!